Araruta tricolor: descrição, plantio, cuidado e reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Aterrissagem
  3. Cuidados domiciliares
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas

Hoje, em casa, é possível cultivar muitas culturas exóticas e tropicais. Essas plantas incluem uma planta chamada Maranta tricolor, que se destaca pelo seu efeito decorativo e apelo visual.

Descrição

Alguns produtores se referem a essa cultura como o mantra tricolor ou fascinador. A planta pertence à família com o mesmo nome. Araruta é uma erva que não é muito grande. Em seu ambiente natural, a flor é encontrada nas florestas tropicais da América. Uma característica desta planta é a capacidade das folhas de mudarem de posição dependendo do grau de iluminação. Isso levou ao surgimento de outro nome para a cultura entre as pessoas - "planta de oração". Se o microclima for adequado para a araruta, as folhas ficarão localizadas quase na horizontal.

Uma perene se estende em comprimento por 30-40 centímetros, sua largura será aproximadamente a mesma.

A folhagem da cultura desenvolve-se em pequenos pecíolos, sua cor é verde rico, nas bordas a cor torna-se ligeiramente mais pálida. A massa verde da cultura também contém veios carmesins com um belo padrão e manchas claras. No verso, a folhagem terá uma tonalidade lilás-púrpura. Um adulto perene floresce com os devidos cuidados. As inflorescências com espículas podem ser brancas ou roxas.

Ao comprar uma safra em uma loja, você deve abandonar espécimes com vegetação altamente desenvolvida ou mudas muito jovens, uma vez que a planta velha viverá dentro de casa por um tempo relativamente curto, quando flores jovens imaturas podem não tolerar o estresse após a mudança de local e condições.

Recomenda-se o enraizamento do Tricolor em recipientes do tipo vasilha, atendendo ao pequeno tamanho das plantas.

O rizoma tem a forma de um tubérculo, por isso a cultura é muito utilizada para criar composições tropicais decorativas.

Aterrissagem

Se a araruta for cultivada separadamente, o vaso perene deve ser selecionado em um tamanho pequeno. Enraizar com outras culturas tropicais exigirá colocar as plantas em recipientes largos, mas rasos. Uma composição de várias culturas tropicais bulbosas deve ser enraizada respeitando a distância entre elas para o livre desenvolvimento do sistema radicular. As lâmpadas não devem entrar em contato umas com as outras.

As raízes da araruta não crescem profundamente no solo, mas precisam de espaço para um maior desenvolvimento.

Ao plantar em vasos ou vasos, deve-se cuidar para que haja drenagem no fundo. Para esses fins, você pode usar pequenas frações de seixos, argila expandida ou pedra triturada. No que diz respeito à composição do solo, para uma perene tropical recomenda-se o uso de um solo leve, com boa aeração e fraca acidez. O substrato pode ser adquirido na loja, um solo universal é adequado para a araruta tricolor. Além disso, um florista pode prepará-lo sozinho.

A mistura do solo consistirá nos seguintes componentes:

  • húmus - 2 partes;
  • toro - 1 parte;
  • casca conífera - 1 parte.

Musgo ou carvão também podem ser incluídos como uma adição benéfica. O último componente pode ser substituído por areia de rio calcinada.

Cuidados domiciliares

O fascinador araruta é muitas vezes cultivado em casa devido à sua despretensão em termos de cuidado.Porém, para obter uma planta bonita e saudável, o florista ainda precisará criar um microclima no ambiente próximo às condições naturais em que a perene perene cresce.

    Temperatura

    A temperatura ideal para uma flor de interior serão indicadores na faixa de + 20C a +26 8 graus nos meses de verão. No inverno, durante o período de dormência, é necessário baixar a temperatura para + 16-18 graus.

      Iluminação

      Em seu ambiente natural, a cultura prefere se desenvolver em áreas sombreadas da floresta sob as copas de grandes árvores. Quanto à flor que vai crescer em casa, é melhor colocá-la no peitoril das janelas do lado leste ou norte. Com luz muito forte e longas horas de luz do dia, as folhas de araruta podem encolher e sua cor também será prejudicada - ficará menos brilhante. Alguns produtores escolhem um local para a flor longe das janelas, minimizando a falta de luz com o uso de lâmpadas fluorescentes.

        Hidratante

        Um alto nível de umidade é importante para a planta, então a rega deve ser abundante e regular. Para umidificação, será mais correto usar água decantada em temperatura ambiente. Nos meses de verão, a rega é feita diariamente ou em dias alternados, o solo deve estar constantemente molhado. Nos meses de inverno, a rega da araruta tricolor é de 3-4 vezes por semana.

        No entanto, tentando dar uma boa umidade à cultura, vale a pena evitar o excesso de alagamentos, pois o rizoma da flor pode começar a apodrecer.

        No calor do verão e durante a estação de aquecimento, a planta perene precisará borrifar ou umidificar regularmente o ar ao redor da plantação. Para manter uma boa umidade, você pode colocar um vaso de flores em uma bandeja ou outro recipiente grande com argila expandida umedecida. Recomenda-se que as folhas de araruta sejam limpas regularmente com um pano úmido, o que terá um efeito positivo no brilho da cor das folhas.

        Poda

        Devido ao crescimento ativo dos rebentos laterais, a cultura necessitará de poda regular. Tais manipulações vão melhorar a aparência da planta, além disso, a retirada de partes da flor das laterais provocará o crescimento ativo de brotos no centro da araruta, o que terá um efeito positivo na percepção estética da cultura ambiente.

          Esses trabalhos devem ser realizados nos meses de primavera, bem como quando necessário com alongamento muito ativo dos brotos.

          Transferir

          As perenes devem ser enraizadas em solo novo a cada ano, aumentando o volume do vaso ou recipiente, já que as plantas jovens se destacam em um ritmo acelerado de crescimento. Ao atingir a idade de três anos, o crescimento da flor diminui, então ela pode ser transplantada uma vez a cada 2-3 anos. Normalmente, o trabalho de enraizamento de uma cultura em um novo recipiente é realizado na primavera. Junto com o transplante, a planta precisa cortar as folhas velhas e os brotos já secos para que não interfiram no crescimento dos brotos.

            Top curativo

            No verão, uma planta perene exigirá alimentação adicional na forma de complexos minerais ou orgânicos. Você precisa fertilizar uma flor de interior pelo menos duas vezes por mês. Ao comprar complexos universais para uma planta, você deve evitar compostos que contenham nitrogênio, pois esse componente pode afetar negativamente a cor da massa verde. De outubro a fevereiro, a cultura entra na fase de dormência, momento em que é necessário reduzir a rega, além de evitar baixar a temperatura do ar no ambiente.

            Métodos de reprodução

            A cultura pode ser propagada pelos seguintes métodos:

              Ao dividir o arbusto-mãe

              Dependendo do tamanho da planta, é selecionado o número de peças em que o agricultor poderá dividir a araruta. É importante que cada parte separada tenha raízes e algumas folhas. As plantas são enraizadas em recipientes com solo solto e cobertas com papel alumínio para criar um microclima ideal para a germinação. Em vez de polietileno, você pode usar o fundo de uma garrafa de plástico.Cuidar de safras jovens durante seu enraizamento independente será reduzido ao umedecimento regular do solo e à manutenção de uma temperatura confortável de pelo menos +20 graus.

                Estacas

                Para este método, são selecionados brotos perenes, cujo comprimento será de cerca de 10 centímetros. Também deve haver folhagem nas partes selecionadas. Após a remoção, as mudas são mantidas em um estimulador de crescimento e, a seguir, mergulhadas em um recipiente com água para posterior germinação. A água em um copo ou outro recipiente deve estar quente. A experiência mostra que as estacas de araruta criarão raízes em cerca de 1,5-2 meses. Em seguida, eles podem ser enraizados em solo composto de turfa e areia.

                É importante para as colheitas jovens garantirem irrigação regular.

                Em raízes aéreas

                Alguns produtores de flores preferem propagar plantas adultas obtendo uma cultura jovem dos caules das folhas murchas, nas quais aparecem as raízes. Na primavera, botões e folhas são formados nessas partes da planta. A roseta é geralmente separada junto com a massa verde e rizoma aéreo e enraizada diretamente no solo ou germinada por algum tempo na água. O método de propagação de sementes da araruta tricolor raramente é usado, pois requer muito tempo e trabalho do cultivador.

                Doenças e pragas

                Entre os insetos perigosos para uma flor de interior, vale destacar várias pragas.

                  Ácaro-aranha

                  O inseto representa a maior ameaça à cultura interna. Normalmente, as colônias de pragas se instalam no dorso da folha, como resultado de sua atividade vital, uma flor esbranquiçada e uma teia de aranha são formadas na planta. Depois de um tempo, a folhagem fica pálida e cai.

                  O controle da umidade do ar é considerado uma medida preventiva para excluir o aparecimento de uma praga de inseto.

                  É o ar seco que pode causar o aparecimento de um carrapato. Se uma colônia de insetos for encontrada, a cultura deve ser tratada com inseticidas comprados em lojas. Como meio eficaz de combate aos ácaros da aranha, vale destacar "Fitoverm" ou "Aktellik". Como alternativa às preparações químicas para a destruição da praga, pode-se usar o método de pulverizar a cultura com compostos de enxofre. No entanto, isso só deve ser feito ao ar livre.

                  Escudo

                  É possível determinar que a cultura é habitada por pragas pela formação de manchas marrons no caule e nas folhas da cultura, que irão se formar protuberâncias na superfície. O inseto prejudica as plantas perenes, em consequência do que as folhas da flor secam e se enrolam. Como um remédio popular para se livrar de uma praga de inseto, haverá uma chuva de sabão para uma planta. Para esses fins, apenas sabão em pó é usado. Com um grande número de insetos na flor, os floricultores são aconselhados a recorrer ao uso de inseticidas. Neste caso, o tratamento da araruta é efectuado com "Aktellik" ou com outro utensílio de armazém de composição semelhante.

                  Mealybug

                  O inseto causa o principal dano aos pecíolos das folhas. Se for encontrada uma praga, vale a pena tratar a planta com água e sabão para enxaguar os insetos. Além disso, haverá tratamento repetido de cultura ambiente com inseticidas. Como resultado de erros no cuidado da araruta tricolor, a cultura pode sofrer com a podridão do rizoma ou murcha das folhas.

                  No entanto, a planta tem uma imunidade bastante forte, portanto, como regra, não sofre de doenças bacterianas ou fúngicas graves.

                  Para dicas úteis sobre como plantar e cuidar da araruta tricolor, veja o vídeo abaixo.

                  sem comentários

                  O comentário foi enviado com sucesso.

                  Cozinha

                  Quarto

                  Mobiliário