Em que estilo decorar o sótão?
O espaço disponível sob o telhado, chamado sótão, é um ótimo motivo para criar um canto aconchegante, talvez até o mais querido da casa, e decorá-lo no estilo que você quiser. Lá você pode confortavelmente triplicar em um dia chuvoso com um livro debaixo de um cobertor e ouvir a chuva batendo no telhado. Você pode olhar as estrelas no céu noturno ou ouvir o canto dos pássaros pela manhã.
Aí pode equipar um escritório ou um pequeno ginásio, uma creche ou um quarto. Há muitas opções. Em que estilo vai decorar o sótão, você pode decidir se familiarizando com todas as sutilezas de cada direção.
O que é um sótão?
Uma casa com telhado inclinado pressupõe a presença de um espaço sob ela, que é comumente chamado de sótão ou sótão. Há uma linha entre esses conceitos, com a ajuda da qual você pode distinguir facilmente uma sala da outra. No sótão, a dimensão da parede desde o revestimento até ao cruzamento com o declive deve ser de um metro e meio. As paredes muito mais altas indicam a presença de um segundo andar completo, e mais baixas - que se trata de um sótão.
O sótão deve ser aquecido e isso requer isolamento do telhado.
Além disso, ar fresco e iluminação são necessários. Isso significa que o sótão deve ser equipado com janelas.
Peculiaridades
Se inicialmente a casa não está equipada com sótão na forma como deveria (com janelas, isolamento, aquecimento, janelas e iluminação), então não se trata de motivo de frustração. Qualquer sótão pode ser convertido em sótão e adicionar espaço útil à casa.
Para isso, basta isolar o telhado e fazer janelas. Claro, o custo de arranjar um piso residencial será mais do que apenas equipar um sótão aquecido para guardar coisas. Mas aí poderá dar asas às suas ideias criativas e organizar o sótão com as suas próprias mãos, escolhendo um estilo ao seu gosto, dependendo das funções que o sótão irá desempenhar.
Visão geral dos estilos populares
Você pode se confundir com a variedade de estilos existentes. Depois das obras no sótão, chega o momento mais emocionante: escolher um estilo e pensar nos pequenos e importantes detalhes na concepção do espaço. Qual estilo preferir - loft ou chalé, Provence ou inglês? Ou talvez combine dois em um ou, em geral, invente o seu próprio? Você deve entender bem como um estilo difere de outro antes de começar a comprar materiais de construção e elementos de decoração.
Loft
Paredes de concreto ou tijolo, e não tratadas de forma alguma, janelas sem cortinas, canos sem pintura e radiadores - todas essas são características distintivas do estilo. Implica tetos altos, portanto, a criação de dois níveis é incentivada aqui. Sem portas para limitar o espaço. Pode haver lugares para dormir, uma cozinha e uma sala de estar. Mas tudo isso é feito na forma de zonas, as partições não são fornecidas.
Racks de metal, vigas, estruturas de suporte abertas são apropriados aqui. O vidro e o plástico podem coexistir com pisos de tábuas e paredes de tijolo.
Deve ser lembrado: a presença de muitas janelas grandes é um dos principais diferenciais da direção. A gama de cores é limitada a tons frios e combinações de preto e branco.
Provença
Um dia de sol, o cheiro a ervas, ramos de flores silvestres - é a isso que se associa este nome.O estilo é simples no design e envolve a utilização de móveis rústicos simples, usados em alguns lugares, cortinas e colchas em tons esverdeados e azulados, como se ligeiramente desbotados.
Cores quentes, ornamentos florais, laconicismo, pinturas e fotografias em molduras de madeira são características deste estilo. O lustre e as luminárias devem ser leves e elegantes.
escandinavo
Este estilo é facilmente reconhecível por tons suaves e iluminação rica. Isso cria uma sensação de espaço ilimitado. É preferível fazer o piso com tábuas de parquete, geralmente a tonalidade é escolhida mais escura do que a cor das paredes.
O lugar principal aqui é ocupado por móveis. Deve ser simples, mas elegante ao mesmo tempo. Mesas de material leve, cadeiras com elementos de metal, sofás de couro leve. Deve haver pouca mobília. Lâmpadas incomuns, pinturas com imagens abstratas, instrumentos musicais são apropriados neste estilo.
Chalé
Materiais naturais naturais são inerentes a este estilo, portanto, estruturas de madeira, pedra, ladrilhos de cerâmica, gesso decorativo são usados no projeto. Os pisos são assentados em ladrilhos de pedra ou tábuas largas. As cores brilhantes são inadequadas aqui. Um detalhe de design interessante pode ser um lustre e uma luminária de chão de formato incomum.
País
Simples e natural, é popular hoje. Aqui, as apostas são feitas no aconchego e no conforto.
Decoração de parede ideal - papel de parede floral. Os pisos são de madeira, mas não de parquete ou laminado. Os tetos são geralmente brancos. Os móveis devem ser simples e discretos. Cortinas com um alegre padrão de bolinhas ou xadrez vão decorar perfeitamente as janelas, cujas molduras devem ser de madeira, mas não de plástico.
Decorações como abajures com abajures, artesanato em madeira, castiçais, toalhas de mesa e guardanapos decorados com bordados funcionam bem. O aconchego será criado por pratos de cerâmica, cestos de vime, buquês vivos colocados nas prateleiras.
Românica
Massividade e potência são as coisas principais neste estilo. Janelas semicirculares ou alongadas e com a mesma forma de porta. As paredes são acabadas com gesso veneziano em castanho ou bege. São possíveis decorações em forma de pintura com motivos religiosos.
Afrescos e vitrais também complementam o espaço muito sombrio. Os pisos são decorados com mármore, mosaicos e grandes azulejos estampados.
europeu
Não é difícil aderir a esse estilo, se você entender uma regra principal: deve haver um centro, isto é, em que a ênfase está. Se, por exemplo, o teto for feito em vários níveis, usando diferentes texturas, lindas lâmpadas e um lustre, então o piso deve ser o mais neutro possível.
Características distintivas são consideradas: espaço livre, sala e cozinha são geralmente separados por um balcão de bar.
É bom se houver muita iluminação e tudo for pensado ao mais ínfimo pormenor. Mas o esquema de cores deve incluir três tons básicos, às vezes você pode adicionar um quarto, mas não se destaca na paleta geral.
Moderno
O nome fala por si. E, neste caso, você pode fantasiar com segurança. O mais importante é que tudo isso pareça harmonioso e não haja sensação de amontoamento e caos. É até permitido misturar dois ou três estilos semelhantes em características básicas. Neste caso, são utilizados materiais modernos.
As paredes, o chão e o teto podem ser decorados usando uma variedade de texturas de materiais, eles podem ser combinados.
E as cores podem ser brilhantes ou suaves. O principal é que eles são combinados entre si.
inglês
O foco principal são os móveis. É ela quem cria a atmosfera necessária de severidade, contenção e, ao mesmo tempo, conforto relaxante. Carvalho, freixo e nogueira são bem-vindos. É a partir dessas espécies que devem ser feitas mesas, armários, cômodas e cadeiras. Este estilo é caracterizado por tons escuros como bordô e marrom ou verde escuro e azul.
Os elementos de decoração selecionados corretamente complementarão a imagem geral. By the way, haverá um relógio de pêndulo, uma lareira deve estar presente. Tudo isso vai criar a sensação de um lar, onde toda a família se reúne à noite.
Exemplos espetaculares
As casas com sótão são uma dádiva de Deus para quem sempre sonhou em equipar um aconchegante recanto sob a cobertura e pensou em tudo ao mais ínfimo pormenor. Qualquer sonho pode ser realizado em um pequeno espaço. Na verdade, existem muitos estilos.
Com custo mínimo, você pode recriar um canto japonês sob o telhado. O interior deve ser rigoroso em tudo. Clareza de linhas e um mínimo de detalhes. O design é baseado em tons creme e bege em contraste com o marrom escuro. Neste caso, as vigas e demais estruturas do teto são pintadas de cor escura e o restante das superfícies de cor clara.
Mesa baixa para chá, sofás pequenos. Nada extra.
E se você mostrar um pouco de imaginação, pode adicionar alguns detalhes e transformar o estilo japonês em étnico. Basta colocar uma pintura na parede, encontrar um lugar na sala para uma composição de pedras, fazer uma fonte artificial - e o quadro muda.
O enredo mediterrâneo parecerá muito impressionante e incomum. Espreguiçadeiras e colchões macios ajudarão com isso. Cortinas brancas sem peso nas janelas parecerão velas. Uma tonalidade azul combinará com as paredes.
Você pode criar um estilo oriental chique usando sofás macios, tapetes coloridos, um grande número de travesseiros e colchas.
O mais importante é decidir o que é mais bonito e confortável em cada caso.
Para mais ideias para o seu quarto no sótão, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.