Isolamento do sótão pelo interior, se a cobertura já estiver coberta: escolha do material e ordem da obra

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Estruturas de telhado
  3. Tipos de aquecedores
  4. Como escolher?
  5. Cálculo de espessura
  6. Como fazer isso sozinho?
  7. Dicas úteis

Na maioria das vezes, os sótãos são equipados para fornecer espaço adicional. Ao mesmo tempo, não é necessário habitar no sótão - todas as obras de isolamento do cômodo superior são realizadas com a expectativa de um isolamento térmico de alta qualidade da casa de forma a economizar energia. Além disso, estar em um sótão quente é muito mais confortável do que em um quarto sem isolamento.

Peculiaridades

O sótão residencial já não é um fenómeno raro na construção de uma casa privada com dois pisos. Cada vez mais atenção é dada às qualidades funcionais de cada centímetro da área do sótão. Portanto, é importante realizar reparos ou fazer um projeto da casa de tal forma que, se necessário, seja possível usar ambientes separados, torná-los funcionais e mais adequados para a habitação. A fim de se sentir quente e aconchegante sob o telhado em qualquer época do ano, são realizados trabalhos de isolamento levando em consideração as peculiaridades do sótão. Por exemplo, um isolamento especial é importante quando o telhado já está coberto.

Existem certas normas para a realização de tais trabalhos a partir do interior do sótão sob o telhado acabado. Vale a pena considerar que o sótão como tal não equivale ao espaço do sótão. O sótão tem sempre uma inclinação característica, e o ponto mais alto de altura geralmente fica a 2,5 m. Diferentes materiais podem ser usados ​​para o isolamento térmico de um cômodo como esse. Os mais comuns são lã mineral e espuma. Ao efectuar os trabalhos de isolamento do sótão, é necessário ter em consideração a aparência do quarto, se não perderá metros "extra".

Para um isolamento de alta qualidade do sótão pelo lado de dentro, se a cobertura já estiver coberta, a tecnologia correta é importante. Portanto, ao isolar paredes e tetos, um ou outro método de execução de trabalho é usado. Por exemplo, uma estrutura multicamadas é usada para isolar o telhado de um sótão (por exemplo, uma mesa de 5 camadas com cola de espuma).

Todos os trabalhos de decoração interior do sótão para efeito de isolamento são efectuados em cinco fases.

  • O telhado é isolado, o sistema de vigas é processado. Vigas feitas de vigas de madeira podem ser vistas sob os telhados de casas construídas de acordo com tecnologias de construção antigas. Normalmente, o telhado dessas casas é coberto com telhas ou ardósia. Os materiais têm uma condutividade térmica muito alta. Nesses casos, eles dizem que o telhado é simplesmente protegido do vento e das influências externas do clima.
  • Qualidade de impermeabilização É outro critério importante para garantir a confiabilidade da estrutura da cobertura como um todo. A impermeabilização é obrigatória no sótão. Para tanto, geralmente são usados ​​filmes de membrana, que podem passar vapor, mas não passam umidade. Em casas antigas, em vez de uma película especial, muitas vezes você pode ver um material de cobertura simples com propriedades semelhantes. A principal característica dos materiais isolantes é a proteção ideal do telhado nas juntas, evitando que a umidade entre no material isolante térmico. Os revestimentos impermeabilizantes hoje são caracterizados pela permeabilidade ao vapor.
  • Materiais isolantes. De meios modernos, utilizam-se aqueles que se caracterizam por baixa condutividade térmica. Os parâmetros de isolamento entre 0,03-0,04 Vi / mk em qualidade e durabilidade são comparáveis ​​à espuma reforçada.Minvata ou espuma de poliestireno extrudado (penoplex, penoizol) também são usados ​​ativamente para isolar o interior do sótão. Em termos de eficiência, o penoplex é avaliado mais alto do que outros, mas custa mais. Os materiais selecionados devem atender aos principais requisitos - fornecer troca de calor no inverno, para proteger contra superaquecimento no verão.
  • Materiais de barreira de vapor. Normalmente, estamos falando de um filme de membrana que ajudará a preservar as propriedades originais do isolamento. O material não deve provocar a formação de condensação, o que é um desastre para os isolantes térmicos.
  • Propriedades decorativas. O sótão isolado deve atender aos requisitos de projeto da sala, corresponder ao conceito geral do projeto da casa. É por isso que tanta atenção é dada ao revestimento. Placas de gesso, placas OSB ou outros tipos de materiais que podem ser colocados no teto, paredes e piso do sótão são frequentemente usados ​​como acabamentos decorativos.

Estruturas de telhado

A confiabilidade da casa também é determinada pela estrutura do telhado. O telhado pode ser de empena, quebrado, com inclinação diferente. Pelas características do projeto do sótão, é possível obter área útil adicional. Para tal, é necessário dispor de forma competente do espaço do sótão da casa, especialmente para edifícios baixos. Um papel importante neste caso é dado às características do telhado. Tradicionalmente, as estruturas de empena pentagonal com uma inclinação de diferentes tamanhos eram adequadas para organizar um quarto do sótão. Uma torção convexa em tais telhados foi formada devido à diferença nas inclinações.

Muitos esquemas de casas de campo correspondem às definições de telhado "quebrado". Hoje, a configuração de tais coberturas de mansarda sofreu muitas modificações. Agora não é apenas um pentágono e não apenas um telhado de duas águas. Mas suas principais características tecnológicas permanecem.

Externamente, você pode avaliar a forma da estrutura do sótão por vários parâmetros.

Por configuração de inclinação e telhado:

  • um telhado triangular com uma inclinação de vários níveis das partes inferior e superior em forma de estrutura em empena sem dobras;
  • variações pentagonais sobre o tema de um telhado com inclinações em cantos convexos (duas partes encaixadas são claramente visíveis na estrutura).

Os telhados do sótão têm um sistema de vigas de várias camadas. Na camada inferior, há uma área utilizável com uma altura de 2-2,5 m (um diagrama está sendo preparado com antecedência). Os parâmetros de altura são indicados para facilitar o movimento interno. A segunda camada é a forma do topo do telhado, que pode ter uma altura arbitrária. Embora aqui você possa experimentar com a altura para obter a forma ideal e confortável do telhado. Neste aspecto, é mais vantajoso utilizar um sótão pentagonal, em que os cantos parecem seguir um círculo imaginário. Vale a pena considerar que o sótão pode ser equipado não só com telhado de duas águas. Usando tecnologias básicas, é possível organizar e isolar o sótão em estruturas de telhado de uma ou quatro águas.

Assim, a característica principal do telhado do sótão deve ser reconhecida como duas estruturas de treliça adjacentes, que são conectadas em um triângulo ou pentágono, criando assim a forma desejada do telhado da casa.

As principais tecnologias para o dispositivo de um telhado inclinado, conhecidas hoje.

  • Inclinado. A parte inferior do sótão está sendo construída, depois a parte superior está sendo equipada.
  • Pendurado. Dependendo das características técnicas da estrutura do telhado, a parte superior está equipada. Com uma seção esquemática do telhado do sótão, você pode ver que na parte inferior parece um trapézio e na parte superior parece um triângulo.

Se você não precisa fazer nada com a forma do sótão, pode prosseguir diretamente para trabalhar no isolamento do ambiente por dentro, escolhendo um material adequado de alta qualidade.

Tipos de aquecedores

Ao escolher o melhor isolante para o sótão, deve-se levar em consideração as principais características do material, suas valiosas propriedades, os prós e os contras de uma determinada estrutura.

Como principais critérios para a seleção do isolamento, destacam-se os seguintes:

  • bom isolamento térmico (por exemplo, material revestido de folha metálica, isolamento com lã mineral, poliestireno expandido, material de basalto);
  • uso econômico (isolamento racional);
  • resistência e durabilidade;
  • propriedades repelentes de umidade;
  • insonorização;
  • facilidade de estilo.

É importante lembrar que o principal valor do material será sua capacidade de reter calor, ou seja, a condutividade térmica dos materiais isolantes de calor.

As melhores qualidades são as do isolamento, que possui menor coeficiente de condutividade térmica. Por exemplo, menos de 0,04 W / mS. Isso leva em consideração a espessura do material e as condições climáticas. A questão ainda permanece sobre a possibilidade de usar o mesmo material isolante de calor para revestimento de paredes e pisos. As qualidades mais universais do material apenas permitirão que você trabalhe em qualquer revestimento (paredes, pisos, tetos). Normalmente as paredes, frontões e pisos são "embrulhados" com esse material. Isso permite que você obtenha a mesma quantidade de isolamento em todo o perímetro da sala.

Ao escolher os materiais de isolamento, não se deve esquecer as propriedades de absorção de som do material. Para entender essa questão, vale a pena imaginar o ruído em um telhado de aço, mesmo com uma chuva leve, especialmente quando se trata de um sótão residencial. Calma e conforto são os critérios mais importantes para a reforma da casa. Além disso, ao escolher um aquecedor, é necessário verificar a estrutura de suporte, de quais materiais ela é feita (metal, madeira, concreto armado). Os materiais combustíveis (caibros) não permitirão o uso de alguns tipos de isolamento. Mas, em geral, materiais de revestimento seguros e ecológicos são usados ​​hoje. Entre eles estão os tradicionais (lã de vidro) e os mais tecnológicos (ecowool, foil plate). Vamos dar uma olhada em alguns deles.

Pratos e esteiras

Para o isolamento interno do sótão, na presença de cobertura, são utilizados materiais ignífugos e repelentes de umidade, como lã mineral, lã de vidro, ecowool, penofol, poliestireno, uma torta de tábuas com serragem, espuma de poliestireno extrudida. O material de isolamento na forma de lajes e esteiras é adequado para telhados simples ou multifacetados. O torneamento é feito de forma semelhante. As placas são convenientes para transporte e instalação.

Lista

Muitas pessoas acham mais conveniente usar materiais em rolos. Você pode cortar facilmente uma peça no comprimento desejado. O isolamento de rolo feito de materiais tradicionais é adequado para telhados com vigas a uma distância padrão uns dos outros. Se necessário, o material pode ser preenchido no espaço livre restante.

Pulverizável

Os chamados materiais pulverizáveis ​​para forro de sótão não deixam juntas e áreas para a penetração de frio. Por exemplo, um método de pulverização de espuma de poliuretano pode ser usado. Para tal isolamento, não é necessária preparação prévia do sótão. O material é simplesmente derramado até uma determinada espessura (geralmente a espessura das vigas). Esses materiais se diferenciam pelo fato de serem resistentes ao desenvolvimento de mofo e bolor. A pulverização é conveniente tanto nas paredes como no teto.

Como escolher?

A qualidade e durabilidade do material dependem do fabricante, das condições de funcionamento e das características do material. O isolamento deve ser o mais resistente possível aos esforços mecânicos, portanto, você deve sempre escolher aquele que é melhor para indicadores específicos. O mercado de construção hoje está repleto de aquecedores modernos de diferentes marcas, diferindo em peso, cor e características de instalação.

É importante decidir sobre os parâmetros aqui:

  • o material pode ser leve;
  • o material deve ser suficientemente rígido;
  • é necessário escolher um aquecedor que seja resistente a qualquer deformação durante todo o período de operação.

A pequena massa de isolamento permite que seja utilizado entre as vigas da estrutura do sótão. Com uma moldura mais resistente, é possível utilizar materiais mais pesados ​​(lajes).Eles são montados em uma caixa ou em uma estrutura de viga. Dependendo da carga frequente no telhado (neve), você pode optar por um isolamento macio ou duro. Muito mole terá que ser reparado. Excessivamente duro pode perder propriedades de isolamento térmico, por exemplo, quando o teto é isolado. E, claro, o material isolante do sótão não deve rachar, deformar ou mudar com o tempo. Nem sempre é possível decidir de imediato sobre a escolha do material de isolamento do sótão do interior, mesmo quando não é necessário cobrir a cobertura.

Todos os materiais de isolamento térmico têm suas próprias vantagens e desvantagens. Com características únicas, esses materiais são avaliados de acordo com critérios universais.

  • Mesmo uma opção econômica para isolamento (por exemplo, poliestireno) deve manter a casa quente. Portanto, deve-se utilizar um material com espessura de pelo menos 10 cm. As placas da mesma espuma praticamente não pesam, não requer instalação especial, são adequadas para qualquer tipo de sótão. No entanto, o isopor é altamente inflamável. Portanto, ao escolher um aquecedor, nem sempre se deve dar preferência a analógicos baratos.
  • A espuma de poliestireno extrudado pode ser usada como isolamento interno e externo. Não deve ser confundida com espuma, esta última possui uma estrutura diferente. O poliestireno expandido não reage a reagentes químicos, tem baixa condutividade térmica, não absorve umidade. As placas de material podem ter densidades diferentes, mas podem ser altamente deformadas.
  • O Penofol é utilizado como meio mais moderno como aquecedor, mas também como meio mais caro. O isolamento em forma de rolo pode substituir facilmente a lã mineral. Não é afetado pela umidade. Acredita-se que este material tenha propriedades que podem proteger contra ondas radioativas.
  • Pulverizar com espuma de poliuretano líquida permitirá que você atinja a resistência desejada às correntes de ar. Em vez disso, não o serão, uma vez que o isolamento pode fechar as juntas e lacunas em qualquer superfície. Ao usar o material, não há necessidade de colocação adicional de material isolante de calor.
  • Ecowool para o sótão é usado há relativamente pouco tempo. Este material consiste em 80% de celulose. O resto são aditivos anti-sépticos. Ao usar ecowool, o encolhimento do material durante a operação é levado em consideração. O material moderno é resistente ao fogo, não se molha, não coleta bactérias.
  • Quase todas as mansardas das casas de campo são cobertas com lã mineral. Este material é muito popular devido às qualidades de isolamento térmico e acústico. Pode ser colocado em uma caixa ou em uma estrutura. A lã mineral não está sujeita à degradação, mas deve-se lembrar que o material é capaz de absorver umidade e, portanto, aumentar de tamanho. E isso dá peso adicional à estrutura.

Cálculo de espessura

Material com parâmetros universais - isolamento moderno, permite criar as condições mais confortáveis ​​e o microclima desejado na parte superior da casa, protegendo contra as perdas de calor. A instalação do isolamento depende de suas características técnicas. O consumo é determinado por sua espessura. Existem diferentes opções de instalação, uma vez que quase tudo é usado na construção civil hoje - de lã mineral a espuma. Você pode calcular a espessura necessária do material isolante de acordo com um determinado esquema e com base nos parâmetros principais do SNiP. Ao calcular a espessura, os artesãos são orientados por requisitos regulamentares. As características do isolador térmico e da estrutura do sótão são levadas em consideração.

Regras para cálculos.

  • Ao escolher um aquecedor para um sótão, a densidade operacional do material é levada em consideração. O isolador de calor é selecionado de forma a garantir a condutividade térmica geral dos materiais da parede.
  • O indicador de carga na estrutura deve ser levado em consideração ao instalar o isolamento. Os materiais de isolamento térmico diferem em peso - é maior com uma densidade mais alta do isolador.Portanto, se a estrutura for de pedra ou de tijolos, isso permitirá a utilização de qualquer material para revestimento. Para uma moldura de madeira, um isolamento de baixa densidade é adequado.
  • Determinação do ponto de orvalho. De acordo com este parâmetro, no cálculo da escolha de um isolador térmico, a qualidade da decoração das paredes, tanto interna quanto externamente, é levada em consideração. A presença de gesso denso, por exemplo, permite "economizar" no isolamento. Uma espessura de isolamento selecionada incorretamente levará ao acúmulo de condensado, o que afetará negativamente o desempenho de toda a estrutura.

Você pode calcular a espessura do material isolante de calor usando a fórmula: R = P / K, onde

  • P é um indicador da espessura do material;
  • K é o valor do coeficiente de condutividade térmica.

Ao escolher materiais isolantes de calor, os parâmetros de sua condutividade térmica são comparados. Portanto, o coeficiente de condutividade térmica do poliestireno expandido (que é o mais popular) é de 0,042 com uma espessura de 124 mm. Normalmente é usado material mais fino de até 100 mm. Minvata (o próximo mais popular) tem um coeficiente de condutividade térmica de 0,046, onde a espessura do material é 135 mm. O isolante térmico é utilizado na forma de placas ou rolos.

Blocos de cerâmica mais quentes, mais parecidos com tijolos, são colocados sobre cola especial. O índice do coeficiente de sua condutividade térmica é 0,17 com uma espessura de camada de até 575 mm. A madeira (por exemplo, madeira laminada colada ou madeira maciça) tem um coeficiente de condutividade térmica de 0,18 e uma espessura de 530 mm.

Como fazer isso sozinho?

Ao mesmo tempo, o trabalho no isolamento do sótão afeta as qualidades de isolamento térmico do telhado. A mansarda é também o telhado da casa, representando a parte inclinada das vigas, sobre as quais são instalados os impermeabilizantes e isolantes. Toda a impermeabilização corre ao longo das vigas. O isolamento térmico é mais "econômico", o isolamento é colocado entre as vigas do teto do sótão, o material é bainhado por baixo.

A obra está sendo realizada em etapas.

  • Isolamento de pisos de sótão. A tecnologia de isolamento de sótão permite começar pelos pisos. O processo se assemelha à instalação de revestimento de isolamento térmico em pisos de madeira. Neste caso, são utilizados tapetes de lã mineral ou placas de espuma de poliestireno.
  • Isolamos as paredes do sótão. Se a casa for isolada de cima a baixo, o isolamento adicional das paredes do sótão não será necessário. Mas, em geral, é uma boa idéia usar um isolante térmico fino para aumentar o efeito de confinamento com a parede. Para tal, são pregadas ripas de madeira na parte de trás das estantes (suportes) (com uma distância de 30-40 cm, da mesma forma as ripas são recheadas no tecto), são instalados isoladores térmicos nas ripas. Podem ser, por exemplo, folhas pré-cortadas colocadas entre os suportes. Uma barreira de vapor é fornecida na parte superior.
  • Teto de sótão isolado. Para esta parte do trabalho, são usados ​​materiais isolantes como isolamento de basalto, espuma de poliuretano, lã mineral ou espuma. O isolamento de telhados modernos é uma camada que economiza calor. Aqui, é importante garantir que não haja espaços entre as placas durante o processo de instalação. Você pode usar um material mais conveniente - isolamento de rolo. Impermeabilização e barreira de vapor são obrigatórias.
  • Acabamento de sótão. Nesta fase, implica a execução de várias obras de acabamento do sótão. Normalmente, as folhas de drywall são usadas para esse fim. Eles são montados em uma estrutura com uma caixa. O teto e as paredes da sala são geralmente revestidos de tábuas. Tudo depende da preferência pessoal.

Dicas úteis

É melhor isolar o sótão na primavera ou no outono. No processo de trabalho entre o telhado e o material isolante de calor, deve haver espaço suficiente para ventilação - um espaço de ar. Isso ajudará a proteger as superfícies de mofo, podridão e bolor. A espessura dessa camada depende da espessura do próprio material, de sua forma.Para melhorar a estanqueidade da estrutura, a barreira de vapor é sobreposta e, em seguida, todas as juntas são fechadas com fita adesiva.

Ao decorar um teto de gesso cartonado em um sótão (sujeito a um telhado acabado), são usados ​​perfis. É possível efectuar o isolamento térmico do frontão após o isolamento do sótão da casa (as obras são executadas no exterior). Antes de isolar pisos, certifique-se de que eles não precisam ser reforçados adicionalmente.

Mesmo que todo o trabalho seja executado corretamente, existe o risco de uma pequena formação de condensação. Portanto, é melhor fornecer à estrutura uma almofada de ar dupla (para isolamento). Isso ajudará a manter a circulação de ar contínua e a remoção de umidade.

O sótão, aquecido por todos os lados, é perfeito para viver no inverno!

No vídeo abaixo, veja dicas para desobstruir o sótão.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário