Sótão bonito e confortável: dispositivo e cálculo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de estruturas de telhado
  3. Tipos e tamanhos
  4. Calculando a área útil
  5. Design e materiais
  6. Formulários
  7. Dispositivo
  8. Aquecimento e isolamento acústico
  9. Acabamento

O espaço livre sob o telhado da casa pode ser convertido em sótão residencial. Esta não é apenas uma opção racional para transformar o sótão em uma área funcional, mas também uma ótima maneira de aumentar a área útil.

Transformar um sótão em um quarto não é difícil hoje. Felizmente, existem tecnologias avançadas e materiais modernos para isso. Muitas vezes, todo o trabalho é realizado de forma independente, levando em consideração as nuances de tal sala.

Organizar uma zona livre sob um telhado é útil não apenas do ponto de vista estético, mas também funcional. Ao realizar os trabalhos de disposição da parte superior da casa, o telhado do sótão é adicionalmente isolado.

Peculiaridades

A popularidade das casas com sótão deve-se à peculiaridade da arquitetura do edifício. O sótão recebeu o nome do fundador - o arquitecto francês François Mansaroux no século XVII. Desde então, tornou-se conveniente utilizar os últimos pisos dos edifícios, embora inicialmente fossem reservados para as necessidades domésticas, não era uma sala de estar nem um ambiente acolhedor.

Hoje é bem possível aqui, por exemplo, equipar um banheiro adicional. Porém, com mais frequência, o cômodo é modificado para um quarto adicional, sala de estar ou sala de jogos para crianças. O sótão nunca será uma sala de estar no sentido tradicional, devido ao telhado partido e às nuances técnicas. No entanto, isso não impede que muitos planejem a construção de casas levando em conta precisamente os medidores adicionais, por precaução. Como qualquer edifício, um sótão em uma casa particular tem suas próprias características, vantagens e desvantagens.

Vale a pena mencionar as seguintes vantagens principais de um cômodo funcional em uma casa particular:

  • não há necessidade de construir estruturas adicionais;
  • o prédio é capaz de aumentar a área da casa;
  • não há necessidade de resolver problemas com construção de vedação;
  • você pode bater o design da aparência externa da estrutura;
  • até mesmo um projeto de duas camadas é confiável;
  • a perda de calor é reduzida (especialmente no inverno é perceptível);
  • no processo de arrumação do sótão, via de regra, não são necessárias grandes reparações.

Ao avaliar a qualidade do edifício como um todo, será útil lembrar as deficiências do sótão:

  • às vezes isso não é uma oportunidade para aumentar o espaço, mas uma clara "perda" de medidores úteis (principalmente em casas antigas);
  • podem surgir problemas com tetos e paredes inclinados;
  • o isolamento hidro e térmico da casa deixa muito a desejar (o que dizer do sótão);
  • clarabóias antigas às vezes causam muitos problemas.

As peculiaridades do piso do sótão consistem muitas vezes no facto de esta divisão propriamente dita (mais frequentemente nas casas modernas) se estender quase ao longo de todo o perímetro da casa. A este respeito, muitas vezes é necessário modificar ou complementar a parte frontal da casa (parapeitos, nichos, saliências, elementos decorativos) de acordo com as características técnicas da cobertura. Na construção individual, está prevista a possibilidade de completar ou alterar a cobertura do sótão.

Tipos de estruturas de telhado

A construção individual caracteriza-se pela utilização de várias opções de sistema de cobertura.

Uma atenção particular é dada à construção de um telhado de mansarda, que se diferencia nos principais tipos de estruturas:

  • única ou empena (quebrada, empena);
  • quadril e meio quadril.

Os traços característicos de cada tipo determinam a possibilidade de arrumação do sótão.

Hoje, além das tradicionais, são utilizadas formas mais modernas:

  • mansarda inclinada com área inclinada (montada em paredes de suporte);
  • um sótão com telhado de duas águas rígido com uma inclinação em lados opostos;
  • telhado inclinado (instalação de uma opção de telhado de duas águas);
  • um telhado em quadril ou meia quadril com quatro inclinações (as encostas das extremidades do telhado em quadril diferem em forma na forma de triângulos chanfrados (a área da empena é protegida no telhado em meia quadril);
  • Os tipos de telhados piramidais (também chamados de quadril), que não são comuns, diferem nas formas poligonais.

A forma do telhado não é a única característica distintiva do telhado de mansarda moderno. O que importa é a altura do edifício e a natureza do revestimento (papelão ondulado, metal, você pode fazer telhas de plástico).

Separadamente, vale a pena destacar as características distintivas universais do telhado do sótão:

  • não é apenas o telhado, mas também as paredes da casa;
  • a altura máxima do edifício não é superior a 2,5 m;
  • possibilidade de instalação de janelas de plástico reforçado com vidro temperado;
  • estrutura multicamadas;
  • o custo de um telhado de mansarda é, no final, mais do que o normal.

Mesmo ao projetar uma casa, você pode escolher a forma de telhado mais adequada, se necessário, alongar as pernas da viga (camadas das paredes cerca de 50-55 cm), calcular as cargas e alocar espaço para as janelas.

Tipos e tamanhos

O ponto mais alto da altura do espaço sob o telhado deve ser de pelo menos 2,5 m para considerar este quarto como um sótão. Caso contrário, já é um sótão. De acordo com o SNiP, você pode definir o valor mínimo do teto ao piso.

As diferenças nos tipos de coberturas de sótão são determinadas pelos seguintes valores:

  • semi-sótão - com parede vertical com altura inferior a 0,8 m;
  • sótão - com altura de parede de 0,8 a 1,5 m;
  • chão - com parede de altura superior a 1,5 m.

As salas de estar nesses sótãos têm paredes verticais, enquanto a altura média das paredes aqui pode ser de 2,5 m de acordo com os padrões.

A altura mínima do teto (piso) da seção inclinada também é especificada no SNiP:

  • ângulo de inclinação 30 graus - 1,2 m;
  • ângulo de inclinação de 45 graus - 0,8 m;
  • um ângulo de inclinação de 60 graus ou mais não é padronizado.

A largura da estrutura é outro fator importante na determinação do tipo de sótão. As normas mínimas de largura são de pelo menos 80 cm. Para um sótão residencial, este indicador (largura) aumenta para 2 m, especialmente se a largura da própria casa for de pelo menos 4,8 m. Quanto à área de construção, este parâmetro pode ser definido usando uma fórmula especial. Os cálculos são realizados de acordo com os códigos e regulamentos de construção. A área de um sótão comum não pode ser inferior a 16 m². m. O projeto de construção do sótão cobre todos os elementos estruturais - inclinações do telhado, paredes de contenção, frontões, vigas. O tipo e o tamanho do espaço do sótão são totalmente levados em consideração.

Em geral, a obra de arrumação do sótão é a seguinte:

  1. o telhado é verificado;
  2. torneamento é executado (feito de tábuas de madeira);
  3. a fixação de materiais isolantes é realizada;
  4. o topo da estrutura de treliça é reforçado;
  5. reforços são verificados (se necessário, substituídos) - vigas do telhado;
  6. as vigas são colocadas ao longo do perímetro das paredes externas, elas são conectadas à estrutura da viga;
  7. chanfros diagonais (amarrações) são feitos para dar força ao telhado do sótão;
  8. os suportes de apoio são reforçados.
  9. Uma camada de impermeabilização, o isolamento está sendo colocado.

Calculando a área útil

Ao organizar o espaço sob o telhado, é importante calcular corretamente a área do quarto do sótão. O tamanho, tamanho, altura do sótão, características do ângulo de inclinação têm uma relação estreita nos cálculos. Qualquer remodelação é realizada de acordo com as normas do SNiP. Assim, de acordo com esta disposição, a altura mínima de uma habitação sob a cobertura é de 2,5 m.A inclinação do telhado afeta o cálculo da altura da sala. Graças aos cálculos durante o projeto, é possível refletir os parâmetros reais do andar superior da casa para obter uma área útil.

Ao calcular a área do sótão, você mesmo pode fazer, mas os dados iniciais dependerão dos seguintes parâmetros:

  • o nível do declive é de 30 graus (na parte mais estreita do declive a altura é de 1,5 m);
  • o nível do declive é de 45 graus (na parte mais estreita do declive a altura é de 1,1 m);
  • o nível do declive é de 60 graus e mais alto (na parte mais estreita do declive, a altura é de 0,5 m).

Para calcular a área da estrutura, a menor altura é consideradaae multiplicado por 0,7 (fator de redução). Em seguida, para o nível mínimo das paredes do sótão com inclinação de 30 graus, obtém-se um indicador de 1,2 m; de 45 a 60 graus - 0,8 m; acima de 60 graus - não limitado. É importante lembrar que um projeto de sótão bem-sucedido com uma cobertura moderna requer cálculos precisos e precisos, para isso você pode usar programas de computador especialmente desenvolvidos (um esquema de trabalho aparecerá diante de seus olhos).

Design e materiais

Na escolha dos materiais para a construção de um sótão, a escolha tradicional é a madeira e o concreto aerado também é usado ativamente. Mas existem outras opções de materiais de construção e acabamento para a construção civil, o principal é que se trata de uma tecnologia de moldura. A escolha é feita em função do tipo de estrutura e da sua dimensão, sendo tidas em consideração a configuração da cobertura e a inclinação das paredes. Para a moldura do sótão, as vigas de madeira são as mais adequadas, além disso, é importante que sejam perfeitas - sem fissuras e nós, especialmente sem vestígios de degradação.

Quanto à escolha do concreto aerado, é um material razoavelmente barato e fácil de instalar. Além disso, é forte e durável. Os blocos de concreto aerados podem ser processados ​​adicionalmente com uma ferramenta especial. No entanto, devido à cal, que faz parte do material, o concreto aerado não pode ser classificado como material ecologicamente correto. Em vez disso, você pode usar papelão ondulado, blocos de espuma ou painéis de abutre. As vantagens do bloco de espuma incluem um nível suficiente de ruído e isolamento térmico.

Ao organizar o espaço sob o telhado, projetos e desenhos competentes são de grande importância. Os telhados de mansarda modernos são merecidamente populares não apenas na construção de chalés de verão. Nos nossos espaços abertos surgem cada vez mais opções diferentes de pequenas casas de campo com sótão equipado. É tudo uma questão de racionalidade e eficiência de uma sala assim. De interesse são os esquemas de estruturas de cobertura já prontos, que implicam um sótão de forma clássica, embora a alteração do espaço, mesmo numa casa velha, nem sempre seja capital. A maioria dos esquemas não é muito complicada, então todo o sótão ou varanda pode ser projetado e feito à mão. Existem esquemas separados para estruturas acabadas, onde vigas e pisos nem mesmo mudam.

O projeto deve ser feito no estágio inicial de construção ou reparo. O piso do sótão está incluído no projeto da casa. E a escolha do tipo de cobertura depende muito do sucesso do edifício como um todo. O espaço do sótão acabado também pode ser habilmente convertido e equipado, transformando-o em um quarto funcional completo. Graças às tecnologias e materiais modernos, hoje não é um problema projetar um piso de sótão em uma casa pronta. O projeto pode ser selecionado pelo tipo de sótão.

Formulários

O cômodo sob o telhado tem um papel especial a desempenhar para que possa ser usado com conforto.

Para este fim, uma série de requisitos são impostos ao sótão sob o sótão:

  • a forma do sótão deve ser o mais conveniente possível;
  • você precisa prestar atenção ao isolamento;
  • a iluminação da sala também é importante.

Um layout competente ajudará a incorporar muitas idéias úteis. A forma geométrica do sótão se tornou um clássico do gênero.Tal telhado pode ser triangular ou quebrado, com lados simétricos ou assimétricos em relação às paredes do edifício. O piso em si pode ser localizado de um lado ou em toda a largura, indo até mesmo um pouco além dos limites das paredes externas. Alguns desses projetos envolvem a instalação de estruturas de suporte adicionais, por exemplo, na forma de colunas ou paredes.

Em geral, as estruturas do telhado podem ser projetadas da seguinte forma:

  • como um piso de vários níveis separado;
  • um piso sólido com um desenvolvimento de dois níveis;
  • um piso de dois níveis com uma base de piso em mezanino.

As paredes de suporte de carga das estruturas do telhado geralmente consistem em duas partes:

  • uma parede vertical (o material da parede para a estrutura pode ser utilizado da mesma forma que para a construção dos pisos inferiores);
  • uma parede inclinada (o sistema de vigas serve como sua estrutura e o telhado serve como um revestimento externo).

A proporção no projeto de todos esses elementos entre si depende do design como um todo. A forma do telhado de mansarda confere a toda a casa um aspecto especial. Os espaços residenciais no sótão podem variar no formato do telhado.

Basicamente, é comum distinguir os seguintes tipos:

  • telhado de inclinação única (sem paredes laterais, com uma única sala sob o telhado);
  • um telhado de duas águas (uma estrutura complicada que permite conceber um sótão confortável, tendo em conta as janelas do sótão);
  • telhado inclinado de duas águas com uma silhueta característica (as inclinações podem ser curvas para dentro ou para fora).

Um projeto competente permite "liberar" a área útil necessária. Pode ser aumentado instalando uma parede vertical no sótão. Vale a pena considerar que a área útil de uma cobertura de quatro águas é menor que a de uma empena. Isso se deve ao grande número de chanfros, que não permitem projetar livremente o espaço sob o telhado. É ideal usar um projeto típico de sótão.

Visto que a altura do piso do sótão é importante, ela afeta o espaço útil. Além disso, o tipo de sala sob o telhado se distingue pela altura. Para o quadro geral, não custa estudar o projeto de uma estrutura típica de sótão em seção.

Considere o que é.

  1. Se a altura da parede vertical da sala de cobertura for superior a 1,5 m, então este já é um piso completo. No centro da estrutura, você pode se mover livremente sem se curvar. Com uma altura de parede do sótão superior a 2 m, podemos falar de uma divisão funcional, que, em termos de conforto, irá assemelhar-se a uma divisão típica.
  2. Se o sótão tiver um telhado único ou de duas águas com uma altura das paredes do sótão de cerca de 0,8 m (máximo até 1,5 m), essa estrutura distingue-se pela funcionalidade aumentada.
  3. A presença de paredes com altura inferior a 0,8 m (ou se não houver paredes verticais) pode indicar um cômodo insuficientemente funcional.

Existem várias formas de transformar o sótão numa divisão funcional, mais cómoda e racional. O tom geral também é definido pelo interior da sala sob o telhado. Às vezes, para seu arranjo, podem ser necessárias soluções extraordinárias, mas é melhor seguir regras bem conhecidas e comprovadas na obra. Portanto, as características de qualidade do sótão dependem em grande parte da finalidade do cômodo. Por exemplo, um sótão pequeno e estreito pode ser convenientemente transformado em um quarto adicional. O sótão alto permite equipar um andar inteiro para hóspedes sob o telhado. Também é importante que tipo de mobiliário haverá no quarto e, portanto, você pode montar em um guarda-roupa ou colocar um rack.

É importante cumprir dois requisitos gerais:

  • para uma sala grande, a altura das paredes até o chão desde o teto não é inferior a 2,2 m;
  • a altura das paredes do sótão a partir do nível do leito é de cerca de 1,4 m.

Um arranjo de forro competente melhorará as proporções do cômodo sob o telhado para o necessário (de acordo com as normas).

Dispositivo

A construção de uma cobertura de sótão com as próprias mãos implica uma base sólida e um piso fiável, a presença de suportes de reforço para aliviar a carga do piso do sótão (o sótão necessita de reforço adicional). Às vezes, é necessário fortalecer adicionalmente a fundação da casa ou refazer uma fundação separada. Não se pode prescindir de habilidades profissionais.

Arraias

Mesmo na fase inicial do dispositivo de sótão, é necessário resolver todas as questões relacionadas com as características de projeto do edifício, tendo em conta todas as divisórias.A casa pode ter rampas que afetam o projeto geral. E o próprio espaço sob o telhado pode diferir em uma variedade de formas. A decoração interior do sótão dependerá das características da estrutura da cobertura. Se a cobertura da casa for projetada de forma especial, será necessário retirar as vigas e materiais antigos, substituindo-os por novos, levando em consideração as especificidades do projeto (carga adicional, ângulo de inclinação e outras características estruturais do edifício são tidos em consideração).

Sistema Rafter

Toda a estrutura de caibro deve ser dimensionada e projetada para o tipo de piso do sótão. A melhor opção para uma casa típica é a fabricação de um sótão com telhado de duas águas inclinado. Tal telhado tem uma grande carga nas paredes, no entanto, a área combinada do sótão é mais frequentemente disposta desta forma. Ao mesmo tempo, é importante cumprir o requisito da presença de apoios de apoio adicionais (instalação de caibros inclinados concebidos para cargas verticais e horizontais). Ao instalar o sistema de viga, o Mauerlat é instalado, após o qual as pernas da viga são montadas e instaladas. A instalação das vigas é realizada a partir de duas pernas opostas, que são puxadas uma sobre a outra (a precisão de instalação deve ser ajustada). É assim que é instalada a moldura do sistema de vigas, após o que é feito o torneamento, que depende do material da cobertura.

Cobertura

Ao organizar o piso superior, é importante levar em consideração a complexidade da cobertura do sótão. Ele difere de um telhado típico pelo fato de que suporta a carga funcional do espaço residencial e sob o telhado. O teto da casa é em mansarda com as necessárias camadas de isolamento acústico e térmico, com o acabamento das instalações. Deve ser o mais quente, confortável, espaçoso e leve possível. O torneamento adicional da estrutura do telhado irá melhorar a qualidade do isolamento térmico do piso do sótão, embora a lã mineral possa servir como isolamento principal para este fim.

O acabamento de alta qualidade da cobertura depende da finalidade de aproveitamento do sótão. Assim, por exemplo, forro, papelão, folhas de madeira compensada são tradicionalmente usados ​​para doar. A decoração dos alojamentos é feita com materiais mais substanciais e caros. O material de cobertura para decoração exterior cria conforto no interior do sótão. Neste caso, a ardósia, materiais à base de betume e azulejos modernos são tradicionalmente usados. É melhor não usar chapas de metal, pois elas não retêm o calor e criam ruído adicional durante a chuva e o vento. Também é melhor recusar o material de cobertura, pois no verão aquece muito, emitindo um cheiro específico.

Janela

A estrutura correta do telhado inclui a disposição das janelas. Eles são instalados entre as vigas. Para a confiabilidade dos pontos de fixação da janela (abaixo e acima da estrutura), jumpers horizontais da barra são colocados.

A instalação das janelas de telhado é realizada em etapas:

  • construir uma abertura para uma janela;
  • monte a moldura com a unidade de vidro desmontada;
  • colocação de isolamento e uma camada de impermeabilização;
  • fixação da calha da estrutura da janela;
  • detalhes de instalação;
  • a unidade de vidro desmontada é devolvida ao seu lugar;
  • realizar decoração de interiores.

Nem sempre há uma oportunidade construtiva para construir ou expandir a área útil da casa adicionando um andar superior completo ou estrutura lateral. Para aumentar o espaço nas pequenas casas, o melhor é usar o sótão. Não ocupa muito espaço, mas permite “descarregar” um pouco a casa, poupando nos custos de construção.

Para construir um sótão ou transformá-lo em um sótão, você precisa estocar os materiais:

  • as vigas são colocadas em vigas de madeira (com seção de 50x180 cm);
  • a caixa é feita de uma placa de madeira;
  • o revestimento das paredes das extremidades é feito de painéis de parede;
  • realizamos a fixação de elementos de cobertura em parafusos auto-roscantes, pregos, perfis metálicos e cantos metálicos;
  • durante a construção, são obrigatoriamente utilizados materiais isolantes de calor, isolantes de vapor e impermeabilizantes;
  • na fase de acabamento, é utilizado material de cobertura;
  • no final, a decoração interior da sala é feita com materiais de revestimento modernos, o aquecimento principal é instalado.

Antes de iniciar os trabalhos, é importante certificar-se de que os pisos que se encontram entre o primeiro andar e o sótão estão suficientemente reforçados. É necessário calcular as cargas. Depois de se certificar da confiabilidade dos fechos, você pode prosseguir para a disposição do sistema de vigas. No decorrer dos trabalhos, a qualidade das ligações de cada elemento do sistema é monitorizada. Para um projeto de telhado inclinado, vigas de suporte com paredes finais são instaladas primeiro. Em seguida, inicia-se o trabalho de coleta da estrutura do pórtico do sistema de vigas.

Os elementos individuais do sistema de viga são fixados com uma conexão ranhura-borda e com placas de metal para maior confiabilidade. Todos os elementos de madeira podem ser usados ​​após tratamento especial para proteção adicional. O tratamento com retardadores de fogo também é necessário para reduzir a inflamabilidade das estruturas de madeira. Após a montagem do sistema de vigas, procedem ao processamento dos chanfros das paredes e divisórias internas.

Uma etapa obrigatória durante a construção do sótão é a ventilação do piso do sótão. Foi o suficiente para o sótão fornecer ventilação do quarto. A construção do sótão deve atender aos requisitos do espaço habitacional. Problemas de ventilação podem levar à perda de calor, condensação de umidade e apodrecimento. Todos esses fatores externos podem levar à destruição subsequente. A ventilação simples é ineficaz aqui; a ventilação forçada do sistema e o isolamento são necessários.

Em seguida, é realizada a disposição das várias camadas do telhado do sótão: a parte superior é um material de cobertura, por baixo é um material impermeabilizante, torneamento, material isolante de calor e de vapor, decoração de teto. É importante enfatizar que a seqüência de estratificação não deve ser alterada. A instalação do isolamento é realizada no sistema de vigas. Existe uma lacuna entre o isolamento e o telhado para ventilação natural. Em alguns casos, o isolamento (lã mineral e outro isolante resistente ao fogo) é colocado na caixa.

A camada de isolamento térmico tem cerca de 25-30 cm de espessura. Para uma fixação confiável desta camada, uma moldura adicional perpendicular às vigas pode ser usada. Uma barreira de vapor na forma de uma membrana respirável e um material impermeabilizante são fixados a alguma distância do isolamento. Vale a pena considerar que não só o telhado deve ser isolado, mas também as paredes do sótão para garantir um maior conforto. O resultado é uma “torta” que garante a confiabilidade e a robustez da estrutura. O acabamento do teto é feito da maneira usual - com chapas de compensado, telhas, drywall, ripas de madeira.

O acabamento decorativo do sótão depende da concepção geral da divisão. Normalmente, as paredes e o teto são forrados com papel de parede no estilo da decoração de toda a casa. As paredes também podem ser pintadas ou rebocadas.

Aquecimento e isolamento acústico

O isolamento acústico principal no quarto do sótão cai no chão. A absorção sonora é necessária para garantir o conforto na parte superior do piso, e para que o excesso de ruído não se espalhe para as salas adjacentes.

Para tanto, são usados ​​métodos antigos e comprovados e novas tecnologias:

  • espuma de polietileno com folha é colocada sobre as toras (de um lado);
  • areia de 5 cm de espessura é derramada entre as vigas.

O isolamento acústico executado com competência amortece ruídos de choque vindos de cima, sejam degraus ou objetos em queda. Para a absorção sonora, geralmente são utilizadas lã mineral, espuma ou feltro, bem como placas de basalto. Barreira de vapor e isolamento térmico também são fornecidos.

Devido ao contacto constante da cobertura do sótão com as cargas atmosféricas, sobreaquecimento no verão ou arrefecimento no inverno da cobertura, é necessário realizar trabalhos de isolamento adicional do sótão. Para fazer isso, mesmo na fase de construção, uma camada protetora especial de isolamento e filmes contra a umidade é colocada sob a ardósia ou outro piso. A impermeabilização da fachada principal do sótão é feita pelo interior após o término da fase principal de construção.

É importante deixar um pequeno espaço entre a camada da cobertura e o isolamento para ventilação natural. Hoje, o isolamento externo adicional do sótão é realizado com meios modernos de forma a não reduzir a área útil dentro do edifício do sótão. O baixo peso do isolamento não permite que a estrutura ceda ou deforme. Existem aquecedores especiais à venda - materiais para pulverização. Eles criam uma superfície uniforme e durável que evita o acúmulo de umidade.

Acabamento

Soluções originais e práticas para a fachada de um sótão de madeira ou tijolo dão asas à imaginação. O design do sótão é amplamente determinado pela solução geral de design, mas às vezes as ideias mais ousadas são usadas. O revestimento do piso do sótão está principalmente associado às características da estrutura acabada. A este respeito, a decoração interior do sótão apresenta uma série de características.

É preciso atentar para vários pontos.

  1. A aparência interior do sótão é influenciada pela presença de janelas de sótão. Eles estão localizados nas encostas do telhado. Uma janela comum é colocada em uma parede plana, a sala adquire mais luz.
  2. Você pode criar designs incomuns para as paredes do telhado, por exemplo, em tons coloridos que contrastam com a cor do teto ou do piso.
  3. Os chanfros do telhado do sótão podem ser projetados de forma projetada, enfatizando todo o design incomum da sala do sótão.
  4. A atmosfera especial do quarto do sótão é definida por móveis não padronizados (por exemplo, de formato irregular). Um gabinete baixo e irregular se encaixa perfeitamente em uma parte estreita e baixa do sótão.
  5. O sótão, que tem uma área ampla, pode ser dividido em zonas funcionais.

Existem muitas opções de zoneamento de um sótão hoje para encontrar a melhor opção para sua casa. Todo o trabalho interno pode ser feito de forma independente ou com a ajuda de profissionais.

Veja abaixo para mais detalhes.

1 comentário
0

Melhor descrição que já vi. Quase como um livro! Incrível! Obrigado!

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário