O que é um sótão e como equipá-lo?

Contente
  1. O que é isso?
  2. O que escolher: um sótão ou um segundo andar completo?
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Tipos de estruturas
  5. Dimensões (editar)
  6. Materiais (editar)
  7. Projetos
  8. Arranjo
  9. Design da sala
  10. Belos exemplos

Em regiões de clima frio, as casas com telhado alto foram erguidas anteriormente. O espaço aéreo sob o telhado se mantinha aquecido no inverno e protegido do calor no verão. Com o advento de dispositivos de aquecimento e materiais de isolamento modernos, este espaço deixou de ser um repositório de coisas antigas, tornou-se uma forma de expandir o espaço habitacional. O sótão começou a ser convertido em sótão. Para entender o que é um sótão moderno e como equipá-lo com o máximo benefício, consideraremos as características desta sala e as diferentes opções de design.

O que é isso?

O termo "sótão" veio da França. Este é o nome de uma habitação dotada de telhado, que tem telhado em vez de tecto e paredes. Originalmente, as pessoas mais pobres viviam nos quartos do sótão. Com o desenvolvimento da indústria, o influxo de população nas cidades da Europa Ocidental e edifícios densos, os quartos do sótão se transformaram em moradias completas. Hoje, esse método de expandir a área útil de uma casa ou chalé particular ganhou popularidade na Rússia.

Mais e mais desenvolvedores oferecem o uso funcional dos espaços vazios do sótão a fim de acomodar quartos adicionais para vários fins neles. Pode ser uma pequena área sob o ponto mais alto do telhado e uma grande área igual à área da fundação. De acordo com os códigos de construção, um sótão residencial deve receber luz natural das janelas do telhado. As janelas podem ser verticais ou inclinadas. O piso do sótão é geralmente conectado ao piso inferior por uma escada interna ou elevador.

Em regiões quentes, as escadas podem estar localizadas na parte externa da fachada. Os sótãos não têm aquecimento (para uma vida sazonal em uma casa de campo) e aquecidos (para uma vida durante toda a temporada em uma casa particular). A área do sótão aquecido está incluída na área total da casa (em oposição ao sótão). A configuração das paredes e do teto pode ser qualquer, mas não deve violar a integridade estrutural do edifício.

O que escolher: um sótão ou um segundo andar completo?

O desenvolvedor se depara com uma questão natural: o que é melhor - equipar o sótão ou construir outro andar completo. A legislação da Federação Russa, ao determinar o número de andares de uma casa, considera um sótão aquecido como um andar. No caso de se tratar de um edifício já existente, na reconstrução de um sótão em sótão aquecido, será necessário voltar a registar todos os documentos existentes para a reconstrução da casa. Caso contrário, o piso do sótão pode ser considerado uma extensão não autorizada.

O fato da necessidade de cadastrar mais um andar gera dúvidas: prefira o isolamento e a decoração do sótão ou construa um segundo andar. Todo o andar é mais uma construção capital do que o sótão. Os materiais de construção modernos permitem converter de forma tecnológica e rápida o piso do sótão em sótão. A construção de muros de capitel exigirá todo o ciclo de obras e reforço da fundação, o que implicará em elevados custos financeiros.

Outro motivo é a necessidade de espaço adicional. Sob as inclinações de um telhado complexo, a área de estar, que é confortável em altura e configuração, pode ser pequena, e os proprietários da casa precisam colocar vários cômodos. Aqui, a escolha está claramente por trás de um piso completo. Para um telhado de duas águas convencional, é irracional colocar um piso aquecido no sótão se a lateral da casa tiver menos de 5 metros de comprimento. Os custos podem ser altos, e a área vai ser acrescida um pouco.

Vale a pena considerar o efeito decorativo da configuração incomum do teto e das paredes. Este interior parece mais original do que o layout retangular usual. Estar em um sótão lindamente projetado é um prazer estético. Nessas salas, uma atmosfera especial é criada.

Vantagens e desvantagens

O sótão apresenta uma série de vantagens, embora não seja desprovido de desvantagens. Para fazer uma escolha informada de uma decisão em favor de um piso completo ou acabamento do espaço do sótão, você precisa estudar todas as nuances.

Quadrado

A área dos cômodos sob o telhado será menor do que os cômodos normais devido às inclinações do telhado. Ao organizar, sempre haverá áreas cegas não utilizadas. O teto e as paredes não terão a mesma altura em toda a área, o que vai impor certas restrições ao design de interiores. Teremos que aplicar manobras arquitetônicas especiais para dominar todas as possibilidades de localização sob o telhado. Em layouts tradicionais, é mais fácil usar o espaço ao organizar os móveis.

Iluminação

A iluminação das janelas chanfradas aumentará devido à posição inclinada dos vidros. O arranjo vertical da folha da janela transmite uma porcentagem menor de luz. As claraboias podem ser instaladas no sótão. Esta é uma grande vantagem e amplia as possibilidades de uso funcional de salas para um estúdio de arte, observatório doméstico ou jardim de inverno. Em alguns casos, a cúpula do telhado é feita completamente transparente para uma insolação intensa.

Carga de peso

A carga sobre a fundação no caso da construção do segundo andar aumentará, o isolamento do sótão não afetará a capacidade de carga da fundação. Nenhum trabalho adicional é necessário para fortalecer as estruturas dos suportes de rolamento ou as paredes do primeiro andar. Não há necessidade de instalar lajes de teto na estrutura do sótão. O volume cúbico de ar no sótão é menor com um telhado baixo. Se o telhado for alto, a proporção pode ser a favor de um sótão. A perda de calor com isolamento adequado será a mesma tanto na casa quanto sob o telhado.

O custo dos materiais de construção

O custo de construção de um segundo andar é muito mais do que reformar um sótão para salas de estar. Uma casa de dois andares parece mais sólida, uma casa com sótão parece mais elegante e graciosa. Os tipos de envidraçados, a presença de uma varanda, a localização das escadas e a estrutura da cobertura desempenham um papel importante na percepção estética do edifício do sótão.

Tipos de estruturas

Os tipos de estruturas de telhado são diversos. Variedades típicas para construção privada (civil) têm uma vantagem.

A opção mais comum é telhado de duas águas... As vigas do piso permitem equipar uma sala retangular simples com paredes simetricamente chanfradas. Um sótão com telhado de duas águas é mais fácil de adaptar para a vida. Se você tem um tamanho suficiente, você não deve negligenciar o dispositivo de uma varanda aberta.

Outra opção comum é telhado inclinado... A sua altura nem sempre permite equipar um espaço habitacional que cumpra as normas. Portanto, a presença de um sótão deve ser planejada na fase de projeto. Nesse caso, a inclinação da inclinação é mais acentuada para liberar mais espaço para morar. Será possível usar ativamente o espaço apenas de um lado.

O telhado do galpão pode ser equipado com claraboias ou janelas panorâmicas.

Complexo telhados multi-frontais... A presença de um grande número de vigas no piso obstruirá o espaço interno. Algumas áreas serão baixas, em outros locais o teto terá uma inclinação, haverá um grande número de pontos cegos, saliências agudas que podem causar hematomas ao usar tal cômodo. Ao decidir sobre o dispositivo do sótão, deve-se avaliar a altura e o tamanho suficiente do futuro quarto sob um telhado complexo.

Telhado abobadado é uma opção bastante boa para o piso do sótão. A abóbada confere uma grande altura às paredes e ao teto. O layout é simétrico, a parte central da sala é acessível para uso intensivo. As dimensões dos quartos do sótão diferem pouco dos tipos tradicionais de instalações. Os telhados abobadados permitem decorar lindamente o telhado abobadado do sótão.

O mais adequado para o piso do sótão é telhado de duas águas... O projeto de tais pisos é simples, o arranjo das vigas para a melhoria do espaço interno é mais conveniente. Não há cantos extras, quase não há zonas cegas. As paredes laterais têm altura suficiente, 80% do sótão de três andares pode ser totalmente aproveitado.

Dimensões (editar)

Além da configuração da estrutura da cobertura, o tipo de piso do sótão é determinado pela altura das paredes. De acordo com o SNiP, um piso completo corresponde a uma altura de parede acima de 1,5 metros. O piso do sótão corresponde a uma altura de 80 cm - 1,5 metros. Uma divisão com paredes com altura inferior a 80 cm não afeta o número de andares do edifício.

Para que o sótão seja reconhecido como espaço habitacional, uma série de condições devem ser atendidas. A maior parte da sala deve ter altura de pelo menos 2,3 metros, enquanto a área mínima deve ser de 16 metros quadrados. Com o aumento da altura da sala, a área pode ser reduzida proporcionalmente para 7 metros quadrados. Uma pequena sala pode ser reservada para um quarto ou um escritório, isso não contradiz o SNiP. Tudo depende do indicador do volume cúbico de ar aplicado às salas de estar.

As dimensões da área útil do sótão dependem do ângulo de inclinação da cobertura, da sua altura e da dimensão do sótão. Os especialistas não recomendam que a altura do telhado seja superior a 3,5 m: um telhado mais alto exigirá uma solução construtiva reforçada. Um telhado de duas águas pequeno (abaixo de 2 metros) pode não ser adequado para uma sala de estar aquecida. Esse sótão pode ser ajardinado e usado no verão como um lugar para relaxar. O isolamento e o aquecimento de um sótão baixo exigirão grandes custos de material e trarão poucos benefícios práticos.

Será desconfortável morar em um cômodo baixo e estreito com teto inclinado. Na melhor das hipóteses, você só pode dormir lá. Os materiais de construção e acabamentos afetam diretamente o custo de construção. É impossível economizar em alguns elementos estruturais: a segurança e a duração da vida operacional do objeto dependem disso.

Materiais (editar)

Os materiais são selecionados levando em consideração a capacidade de suporte da fundação e das paredes. Para comprá-los, você pode consultar especialistas. A especificidade do sótão reside no facto de se situar no piso superior, o seu peso incide nas estruturas inferiores. Por exemplo, se você deseja adaptar um piso de porão para habitação, você tem uma gama completa de materiais de construção pesados ​​(de blocos de fundação de concreto a pedras) à sua disposição.

O sótão exigirá estruturas leves. Para a construção de caibros, os materiais mais comuns são as estruturas de madeira e metal. O telhado pode ser feito de um perfil de metal barato, telhas de metal. É um material durável, de alta qualidade e fácil de instalar, com boas qualidades estéticas. Seu acabamento externo pode imitar materiais naturais, distingue-se por uma variedade de cores, se necessário, pode ser facilmente repintado no tom desejado utilizando tinta e esquema de cores.

A principal desvantagem é o ruído durante a chuva.Se houver uma sala de estar no andar de baixo, você não conseguirá isolar completamente o ruído. A cobertura com costura de aço tem as mesmas desvantagens. Para as coberturas, é necessária uma equipa de especialistas: as telhas são ligadas às dobras do solo e só depois os fragmentos ao longo da encosta são elevados à cobertura. O aço flexível permite cobrir telhados abobadados e abobadados.

O ladrilho natural é um material bonito, mas bastante caro e demorado para instalar. O Slate é considerado uma alternativa de orçamento. Esses materiais são capazes de isolar o ruído e reter o calor. A ardósia não é recomendada para uso em edifícios residenciais devido ao conteúdo de amianto. O material de cobertura é colocado entre a caixa e a ardósia (telha).

Um parente da ardósia é ondulin. É um material flexível, leve, fácil de instalar e macio. Quase não conduz ruído, devido à sua flexibilidade é utilizado na instalação de coberturas complexas. A desvantagem é a alta inflamabilidade (inflama a 110 graus), no calor, o cheiro de betume é liberado.

As telhas flexíveis estão se tornando muito populares. Em sua composição, possui uma fibra de vidro com uma camada de betume com um modificador. Uma camada de lascas de basalto ou ardósia é aplicada na parte superior. Uma camada de cavacos minerais naturais fornece proteção contra ruído e frio, resiste a danos mecânicos.

Nuances de combinação de materiais

Conhecendo todas as características do material de cobertura, você pode escolher a opção certa.

O estilo do edifício principal também deve ser levado em consideração:

  • A alvenaria fica harmoniosa com os ladrilhos artificiais verdes ou marrons.
  • É melhor combinar fachadas gessadas com ondulin ou um perfil de metal.
  • O telhado, com acabamento em telhas naturais ou artificiais, parece orgânico em uma casa de toras de madeira.
  • Pedra e vidro são materiais relacionados; em casas de tijolo, o envidraçamento carrega uma grande carga estética.

    Com o envidraçamento da parede final do sótão, duas tarefas são resolvidas simultaneamente: uma função decorativa e um aumento do grau de iluminação do espaço interior. Uma das soluções mais eficazes para o exterior e interior é a construção de uma clarabóia ou cúpula de vidro no telhado.

    Ondulin provou-se bem. Um material de cobertura raro é uma espessa camada de juncos especialmente tratados. O junco reproduz a aparência de um telhado de palha. É mais durável, à prova de fogo e retém bem o calor. Suas qualidades estéticas estão no topo: a palheta enfatiza o estilo nacional original. Para implementar tudo isto na sua própria casa, é necessário calcular as estruturas, fazer uma estimativa dos tipos de obras e materiais necessários, preparar a documentação do projecto para o registo oficial do sótão.

    Projetos

    Os requisitos para alojamentos são regulamentados por documentos regulamentares. O não cumprimento dos requisitos pode levar a um estado de emergência de toda a casa. Se você mesmo pode construir o piso do sótão, é melhor solicitar a documentação de projeto correta ao departamento de arquitetura. Na primeira fase de projeto, uma configuração de telhado é selecionada.

    A escolha é baseada nas características do projeto da casa, determinadas por:

    • possível disponibilidade de espaço vital;
    • o número e o tamanho dos quartos que você deseja;
    • o local de instalação das escadas dentro ou fora da casa;
    • a presença de uma varanda.

    Em seguida, eles calculam as cargas de vento e neve da região, o regime sazonal de temperatura. O ângulo mínimo necessário de inclinação do telhado depende desses indicadores. Em seguida, o material de cobertura é selecionado, o que depende do ângulo de inclinação da inclinação do telhado. Para um perfil de metal, um ângulo de 4 graus é suficiente; para ladrilhos, uma inclinação de pelo menos 25 graus é necessária (para evitar vazamentos).

    O próximo passo é calcular a capacidade de carga das paredes e base do edifício. Se as paredes do primeiro andar fossem feitas de material poroso, você pode obter uma recusa de construir um prédio de sótão.Nesta fase, é possível aumentar o tamanho do piso do sótão removendo uma ou duas paredes do sótão e parte da cobertura acima do terraço aberto do primeiro andar. Portanto, um cálculo separado é feito para os suportes de rolamento do sótão do estabilizador.

    O número necessário de aberturas de janela é definido no projeto. Se o degrau das vigas permitir, eles tentam colocar aberturas de janela sem violar a integridade estrutural do sistema de vigas. Caso seja necessário afastar ou retirar alguma das vigas, é novamente calculado o risco de perturbar a distribuição uniforme da carga nas paredes do piso inferior. O tipo, tamanho e forma das janelas depende da localização dos suportes estruturais do telhado.

    A área de superfície do vidro para a transmissão de luz natural deve ser de pelo menos 12,5%.

    A questão está sendo decidida se os quadros serão externos. Nesse caso, você terá que criar suplementos especiais para eles. Se a folha de envidraçamento estiver localizada no próprio telhado, a carga do peso da estrutura da moldura será adicionada ao peso do telhado. Com uma grande área envidraçada no plano do telhado da moldura, uma massa significativa é adicionada: a unidade de vidro na moldura é um material bastante pesado.

    O cálculo mais simples é feito para um telhado de duas águas: quanto mais inclinações, mais difícil é determinar todos os componentes. O telhado de empena simétrica permite que a carga seja distribuída uniformemente ao longo do comprimento da parede. O telhado do galpão tem a distribuição de peso mais desigual. Esta opção raramente é utilizada sob o sótão, pois requer uma maior inclinação da cobertura. Nem todo edifício tem capacidade técnica para carregar a maior parte do telhado em uma das paredes.

      Na forma final, a documentação do projeto contém uma planta de todos os andares e um desenho de todas as fachadas da casa. Separadamente, é feito um desenho do projeto estrutural do telhado. Na cabana de verão, não é necessário fazer cálculos complexos. Aqui você precisa ser guiado pelo bom senso e pelo conhecimento inicial da resistência dos materiais às cargas. Para um sótão capital, será necessário levar em consideração na concepção e estimativa da obra o esquema de aquecimento, impermeabilização, isolamento acústico, o método de ventilação e isolamento das paredes internas, bem como outras obras necessárias em cada canteiro de obras específico .

      Arranjo

      No inverno, o espaço interno do sótão sofre uma carga de calor através do teto inferior e uma carga de vento, uma carga de baixa temperatura através do telhado. Para uma estadia confortável, esses dois componentes devem ser neutralizados com materiais isolantes. A principal tarefa é isolar o piso superior dos quartos do sótão: é através da cobertura que ocorrem as principais perdas de calor no inverno. Cada parte do piso do sótão é isolada de acordo com seu próprio esquema de parede (inclinação do telhado).

      A espessura do isolamento na faixa do meio é de 100 a 200 mm, nas regiões do sul, 100 mm é o suficiente. Este material não protege apenas do frio no inverno: no calor do verão, ele isola o fluxo de ar quente no ambiente sob o telhado, devido ao qual será fornecido isolamento acústico. Dos materiais de isolamento de parede, os mais procurados são espuma de vidro, espuma de plástico e lã mineral. O valor recomendado do coeficiente de condutividade térmica não deve exceder 0,05 W / m * K.

      isopor

      Polyfoam é o mais barato dos materiais. As suas qualidades isolantes diminuem com o passar dos anos, o tamanho encolhe, formam-se lacunas por onde entra o ar frio ou quente. Mas o isolamento de espuma é um procedimento simples e não trabalhoso.

      Poliestireno expandido

      O poliestireno expandido tem uma vida útil mais longa. As juntas não formam fendas, a vedação confiável é garantida por muitos anos. A desvantagem do material é sua alta inflamabilidade (não é desejável isolar sótãos de madeira).

      Espuma de poliuretano

      Hoje, o uso popular de espuma de poliuretano na forma de pulverização em estruturas internas. Quando solidificada, a massa cria uma superfície densa impenetrável sem fendas e fendas.É um material bastante durável, mas deve ser usado com cuidado em ambientes com lareira (por exemplo, onde houver lareira, fogão, gás).

      Lã mineral

      A lã mineral é considerada o material mais ecológico para isolamento térmico. É um material resistente à umidade, não inflamável e fácil de instalar. O algodão se expande e preenche todos os vazios entre as camadas de acabamento externas. Possui propriedades de isolamento acústico, o que é especialmente importante ao usar um telhado de metal.

      Ecowool

      O material mais caro e inofensivo é a ecowool. Possui propriedades universais, mas o isolamento com ecowool requer equipamentos especiais, pois o isolamento possui uma estrutura de granulação fina em forma de flocos.

      Fornecendo barreira hídrica, de ruído e de vapor

      Os trabalhos de isolamento são combinados com trabalhos de impermeabilização, insonorização e barreira de vapor. A impermeabilização protege contra a penetração de umidade no teto.

      Umedecimento e congelamento do isolamento no inverno causarão:

      • destruição do material isolante;
      • congelamento de seções da parede ou teto;
      • o desenvolvimento de mofo e vazamento.

        Para a impermeabilização, são utilizados filmes respiráveis ​​anticondensação, difusão e superdifusão. A barreira de vapor protege o material de isolamento do interior da sala da penetração de ar quente e úmido profundamente no isolamento. Glassine e isospan são usados ​​com mais frequência.

        Também é importante organizar um sistema de ventilação no piso do sótão para garantir o fluxo de ar fresco.

        Isolamento de piso

        O isolamento do piso é feito da mesma forma que o isolamento da sobreposição entre pisos. Uma mesa comum é feita sobre uma laje de concreto e um material de acabamento é montado no topo. Para regiões frias, vale a pena fazer um piso aquecido junto com a mesa.

        Para pisos de madeira, o seguinte procedimento de trabalho é fornecido:

        • o contrapiso é tratado com um anti-séptico;
        • colocar um filme impermeabilizante (você pode usar um filme comum de polietileno espesso);
        • seguido por uma membrana de barreira de vapor sobreposta;
        • qualquer isolamento disponível é colocado entre os lags, no topo - uma camada de barreira de vapor;
        • todo o recheio folhado é costurado com um piso áspero.

          O piso está pronto para acabamento.

          Nós isolamos as paredes

          No interior, a impermeabilização é fixada à cobertura por meio de ripas, todo o espaço entre as madeiras é coberto com uma camada de isolamento de 100 mm. A segunda camada é colocada na primeira com um intervalo de ventilação. A folga pode ser fornecida com um trilho. De cima, toda a superfície é coberta com uma membrana de folha (lado metalizado dentro da sala). A membrana é fixada com um grampeador. A camada de acabamento é composta por placas de gesso, ripas de madeira ou plástico, placas OSB.

          Deixe uma pequena distância entre todas as camadas para ventilação., o que é assegurado com a ajuda de ripas, uma vez que se forma uma grande diferença de temperatura entre os lados externo e interno da cobertura. Se houver vários quartos no sótão, a moldura das divisórias internas é erguida antes do isolamento das paredes. As partições são isoladas de acordo com os requisitos do SNiP. Na última fase, o sistema de aquecimento é montado e cortado na via central da casa.

          Canalização e esgoto são instalados se um banheiro e um vaso sanitário forem planejados no sótão. A cozinha raramente é elevada até o sótão. Com esta opção de planejamento, você precisa fazer um sistema de ventilação completo com um duto de ventilação. Vale a pena usar materiais de acabamento à prova de fogo.

          Design da sala

          A disposição incomum das paredes e do teto do piso do sótão impõe exigências especiais à organização do espaço interior. Ao organizar salas para finalidades diferentes, deve-se ter em mente que uma ou ambas as paredes terão uma inclinação dentro da sala abaixo da altura humana. O uso excessivo de tais áreas pode resultar em inconveniência e ferimentos. É necessário distribuir corretamente as áreas funcionais para que a área máxima da sala seja confortável para os movimentos.O equipamento e a decoração do piso do sótão dependem das especificidades da divisão. Mas existem regras gerais para design de interiores.

          A cor clara do acabamento torna o ambiente maior. Os tetos baixos do sótão não devem ser pintados em cores escuras. O uso limitado de tons de preto, azul e verde é possível ao duplicar esta cor no chão e pintar as paredes na cor branca (clara). A abundância de tons escuros tornará visualmente o espaço limitado e desconfortável.

          Se as vigas tiverem uma bela textura de madeira, não há necessidade de embainhar as vigas com material de acabamento. Em estilos rurais em muitos países, as vigas adicionam brutalidade ao interior e servem como uma decoração construtiva do espaço. Isso é típico dos estilos provençal, rural, escandinavo e mediterrâneo. Ao adicionar utensílios domésticos tradicionais ao interior, o sótão de verão se transformará em um quarto favorito para famílias e convidados.

          Ao escolher um ou outro material de decoração de interiores, você precisa estudar sua resistência à umidade. Para sótãos não aquecidos, é necessária resistência ao gelo. Por exemplo, o papel de parede em um sótão frio e úmido pode se soltar com o tempo úmido do outono; os tetos tensos nem sempre resistem a baixas temperaturas.

          O trilho de madeira e plástico vai durar muitos anos. Uma opção econômica e prática é pintar as superfícies com tintas e manchas resistentes à umidade.

          O sótão tem um design muito original, ao contrário de um quarto normal. Aqui você pode dar asas à sua imaginação, use o relevo de dobra do teto e das paredes para criar um design exclusivo. Tendo concebido uma solução construtiva de design, é melhor recorrer a profissionais para traçar um projeto competente com o cálculo do material: formas complexas são difíceis para iniciantes. Não será barato, porém, conseguir um teto e paredes realmente bonitos, você deve confiar em um especialista.

          Quarto

          Um quarto no sótão é uma solução prática e confortável. No quarto relaxamos, trocamos de roupa (o local não requer espaço extra). No sótão com telhado de duas águas, pode-se colocar uma cama no centro da sala. É melhor pegá-lo sem estribo, pois a altura nem sempre permite que você se aproxime da cama pelo lado. Para as pessoas mais velhas, tal arranjo de um local para dormir será inconveniente, mas os jovens ou adolescentes irão gostar de um quarto original.

          Se você decidir instalar uma clarabóia no plano do telhado, obterá uma unidade insuperável com a natureza.

          No sótão, formado por uma cobertura complexa, está alocada uma pequena área de dormir. A cama tem cabeceira com bisel. Ao contrário, eles formam uma zona cega, que é usada para uma TV ou um suporte para roupas. Portanto, é conveniente aproximar-se da cama, na parte central o teto é mais alto. O estilo de decoração dos anos 60 do século passado confere a esta sala uma certa história.

          Você pode usar as áreas cegas sob as encostas do telhado para acomodar a cama (uma pessoa deitada não precisa de 2,5 metros de altura). Para quartos maiores com uma parede inclinada, um design de quarto tradicional é uma boa solução. Por exemplo, as paredes podem ser revestidas com papel de parede, escolhendo móveis no estilo clássico para o interior. A área inclinada do teto pode ser destacada com uma cor de contraste brilhante (para evitar hematomas).

          Se não houver espaço de armazenamento suficiente, todos os pontos cegos devem ser preenchidos com uma combinação de armários. Portanto, o retorno útil das seções baixas será maior. Qualquer coisa pode ser levada sem sair da cama, se os armários estiverem convenientemente localizados nas laterais do beliche. A decoração serena das paredes e do teto não chamará a atenção para a altura da sala. A cor da cama merece destaque.

          Banheiro

          A sala de recreação do sótão atrai pelo seu formato incomum. O desenho intrincado das encostas do telhado distrai das preocupações do dia a dia, trazendo um toque de exotismo e uma mudança radical de cenário.Vale a pena dar uma parede sob a vidraça de fita, o sofá pode ser colocado na parte mais baixa em frente à tela de uma enorme janela: desta forma você pode admirar a paisagem e ter conversas íntimas. Em tal sala, você pode se render ao seu passatempo favorito.

          No último andar, a disposição do observatório sugere-se. As famílias não costumam ficar distraídas, ocupadas com seus próprios assuntos no andar de baixo. Todo o céu estrelado estará à sua disposição. Você só precisa estocar equipamentos para observar o céu estrelado.

          Caso não seja possível fazer janelas no sótão, todas as famílias e amigos votarão em um dispositivo de home theater. Na sala de jantar e na sala de estar no andar térreo, os membros mais velhos da família podem discutir os sucessos da jardinagem e as crianças podem jogar jogos de tabuleiro. No andar de cima, no sótão, é possível acompanhar o andamento dos esportes com entusiasmo sem abafar o som. Toda a família pode assistir a registros históricos de formatura de filhos ou casamento de pais, adolescentes com amigos podem providenciar uma exibição de filme em casa. As paredes aqui são pintadas em um esquema de cores monocromáticas neutras, uma tela é colocada na parede final e cadeiras confortáveis ​​são colocadas do lado oposto.

          Sala de estar

          O sótão pode ser um cômodo bastante espaçoso e alto. Você pode equipá-lo em um estilo escandinavo. As cores claras dos estofos dos móveis, paredes e teto são tingidas em bege ou cinza. As estruturas de madeira devem ser tratadas com uma tinta de cor clara. As paredes têm acabamento em pedra decorativa clara. Para contraste, adicione alguns móveis escuros. Para salas sem aquecimento, uma boa solução seria instalar uma lareira elétrica, em tempo frio vai aquecer a sala e adicionar conforto.

          Uma sala de estar minimalista ultramoderna é fácil de equiparusando apenas vidro branco e transparente. Os móveis são selecionados em formas simples com estofamento monocromático. As mesas de vidro não desordenam o interior. O resto do espaço permanece vazio. As janelas não são decoradas com cortinas para não restringir o acesso da luz.

          Um grande salão sob um telhado complexo não deve ser dividido em vários pequenos recantos. Os sofás são instalados em áreas baixas. As fraturas no teto são enfatizadas pelos sistemas de iluminação. À primeira vista, não há muita decoração, para não dividir o espaço. Um número limitado de cores e texturas é usado para acabamento.

          Quarto infantil

          É do conhecimento geral que os meninos gostam muito de sótãos e tendas. Um quarto para uma criança, equipado num sótão de verão em estilo náutico ou pirata, irá satisfazer os pedidos dos pequenos aventureiros. Na concepção do sótão, cores vivas e papel de parede são adequados. A cama e a mesa de estudo são instaladas em áreas baixas, e espaço de armazenamento também é colocado nelas. A parte central (parte mais alta) fica livre para jogos ativos.

          Delicadas cores pastel devem ser adicionadas ao interior do quarto das meninas. Use a técnica de colocar móveis ao longo de paredes baixas. O tom branco das paredes aumenta visualmente o tamanho da sala, as vigas do piso são costuradas com gesso cartonado. O papel de parede com padrão de listras verticais rosa, verde claro e amarelo é colado nas paredes verticais, o que torna a parede visualmente mais alta.

          Gabinete

          Organizar um estudo no sótão requer boa luz natural. Será necessário prever a presença de um número suficiente de janelas durante a fase de construção.

          À noite, dois sistemas de iluminação devem estar em operação:

          • central brilhante (para negociações comerciais);
          • desktop (para trabalho concentrado).

            O gabinete é decorado com tons discretos de revestimento de acabamento com padrão geométrico. É melhor escolher móveis em cores suaves. O estofamento em couro é apropriado. A configuração do teto é preferível a uma simples retilínea: é improvável que você consiga se concentrar, manobrando constantemente entre cantos agudos. Em lugares baixos, são instaladas estantes com documentos, a mesa é colocada mais perto da janela, o meio da sala é liberado para passagem.

            Cozinha

            A cozinha do sótão não é a opção mais conveniente, pois os mantimentos da loja terão que ser levados para o andar superior. O processo de cozimento requer movimento constante pelo espaço da sala. Em uma sala baixa com saliências, isso será inconveniente. Essas cozinhas requerem a instalação de um sistema de ventilação e um ralo de esgoto. Isso nem sempre se justifica se houver um espaço adequado no andar térreo.

            No entanto, existem casos de necessidade de equipar a cozinha, a casa de banho e o WC do piso do sótão (aquando da preparação de um estúdio). Móveis de cozinha são instalados ao longo do perímetro das paredes, o centro permanece para a dona de casa manobrar. A presença de um fogão a gás limita o uso de alguns materiais de acabamento ao grau de inflamabilidade.

            Ladrilhos, grés porcelânico, drywall, cal e pintura são acabamentos seguros.

            Banheiro

            A casa de banho e o WC não requerem uma grande área. As estruturas de cobertura quebradas são a originalidade do projeto, iluminação e localização dos locais de higiene. Ladrilhos cerâmicos, mosaicos, tábuas de parquete serão adequados no interior.

            Numa divisão pequena, não se deve usar decoração exuberante com douramento e mármore: este é o lote das grandes casas de banho luxuosas (a menos que se decida tomar todo o sótão por casa de banho com banheira). Você pode usar um item de decoração interessante, por exemplo, um lustre com estilo original.

            Estufa

            O sótão é um local ideal para uma estufa. Vidros contínuos e bom isolamento térmico são pré-requisitos para o correto funcionamento do jardim de inverno. A abundância de luz garantirá um bom crescimento das plantas. É mais prático assentar o piso com ladrilhos cerâmicos. Já que o trabalho com o chão está chegando, a conveniência de limpar o quarto será necessária. Os materiais de acabamento são selecionados resistentes à umidade.

            Teto

            A decoração do teto desempenha um papel importante no design do piso do sótão. Este é um dos grandes elementos centrais do interior (especialmente em estruturas de telhado complexas). Os designers ficam felizes em brincar com esse recurso do teto com a ajuda de soluções não convencionais. A complexa geometria do teto torna-se a composição central do espaço do sótão.

            O piso do sótão oferece a possibilidade de instalação de tecto com vitral. O vitral pode ser em vidro liso ou multi-colorido. Durante o dia, a luz natural iluminará o padrão de mosaico no teto. Iluminação artificial adicional é instalada nas paredes laterais. Os vitrais podem ser feitos em um determinado estilo. A combinação de vidro e metal dará um status elevado a um sótão simples.

            Para o acabamento do teto do sótão, uma ripa de madeira é tradicionalmente usada. Este material é ecologicamente correto e possui boas propriedades de isolamento. A bela textura fibrosa da madeira será um elemento decorativo adicional. Uma aplicação interessante foi recebida por estruturas de malha modular na forma de um teto suspenso.

            Uma solução econômica seria cobrir paredes e tetos com placas de PVC ou espuma: elas imitam vários materiais naturais e têm uma rica paleta de cores. A limitação é a avaliação das condições de uso para liberação de impurezas prejudiciais quando aquecido.

            Escadaria

            Uma escada para o andar superior conecta os dois espaços. Seu projeto deve ser adequado à composição do sótão e do andar inferior. As escadas não carregam apenas uma carga decorativa: sua principal tarefa é fornecer uma subida confiável, segura e confortável até o sótão. As escadas são espirais, em marcha e retilíneas.

            A escolha é determinada pela conveniência do projeto e sua localização. Para os sótãos das cabanas de verão sem aquecimento, utilizam-se escadas dobráveis ​​automáticas ou estruturas externas que conduzem a uma pequena varanda ou terraço no sótão. Estas escadas não são utilizadas para residência permanente.

            As escadas são feitas de madeira, pedra natural e decoradas com ladrilhos de cerâmica. Os degraus não devem ser escorregadios.Hoje, o projeto de escadas usando materiais transparentes e iluminação é popular. Por exemplo, o vidro temperado especial dos degraus é iluminado com LEDs ou lâmpadas de parede.

            Belos exemplos

            Para ver em primeira mão as possibilidades de um design estiloso do sótão, você pode consultar os exemplos da galeria de fotos.

            • Estúdio elegante no sótão em estilo japonês.
            • Soluções modernas para coberturas com vidros sólidos.
            • Estilo escandinavo com interiores em preto e branco.
            • Um pequeno recanto para ler ou navegar na Internet.
            • Estúdio aconchegante no sótão com lareira.

            Para informações sobre como equipar um sótão, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário