Projetos de casas com sótão: belo design por dentro e por fora

Contente
  1. Características e benefícios
  2. Escolha de materiais
  3. Ideias para diferentes áreas
  4. Opções de design populares
  5. Como calcular tudo?
  6. Criamos harmonia entre interior e exterior
  7. Exemplos espetaculares de inspiração

O processo de construção de sua própria casa em um local separado não é apenas um processo de trabalho intensivo, mas também requer um planejamento claro. É preciso pensar literalmente em tudo, desde uma ideia clara de como será a casa, até os menores detalhes como pregos que serão usados ​​na construção e reparos.

Iniciando o desenvolvimento do plano, é necessário decidir em primeiro lugar com o número de pisos da casa, bem como com a localização das principais instalações funcionais. Muitas vezes a escolha para em casas térreas, e aqui já se coloca a questão, por que é possível aumentar a área. Assim, a escolha recai sobre as casas térreas com sótão, o que amplia a área funcional da moradia, além de agregar sofisticação à casa.

Não se esqueça que o dispositivo do sótão não exige grandes investimentos financeiros, basta planear uma cobertura de duas águas.

Características e benefícios

Escolher um projeto para uma casa de campo ou uma casa de campo não é uma tarefa fácil. Mas se a opção foi por uma casa com sótão, deve-se lembrar que essa casa, como qualquer outra, tem características próprias, que devem ser levadas em consideração no processo de construção e decoração interior.

O aspecto mais importante que você precisa levar em consideração na construção de um sótão, este é o arranjo de maior isolamento térmico do cômodo... É necessário primeiro olhar para os vários projetos de casas com sótão.

Uma vez que a área habitacional do sótão está localizada diretamente sob o próprio telhado e não é protegida por vigas e tetos adicionais, como é o caso da construção de um andar adicional. Ao mesmo tempo, a cobertura está em contato direto com o ambiente externo, experimentando mudanças de temperatura e mudanças espontâneas. Ninguém quer chover, nevar ou ventos frios em uma sala. É por isso que as questões de impermeabilização e impermeabilização das instalações vão desempenhar um dos papéis dominantes no arranjo de uma casa com sótão.

Além disso, as casas no sótão têm a seguinte característica: na maioria das vezes, são um único espaço que não está dividido em cômodos separados. Se a separação for necessária, é importante usar apenas materiais leves. Você pode se cansarfazer divisórias de gesso cartonado, em nenhum caso usar concreto ou tijolos para a construção de paredes improvisadas, isso pode afetar negativamente toda a estrutura da casa.

Você pode diversificar o ambiente com a ajuda de janelas montadas no telhado. Essas janelas serão estruturas inclinadas, que darão não apenas um efeito visual interessante, mas também permitirão que os raios do sol penetrem na sala em um ângulo interessante e criem efeitos curiosos.

Considerando todas as características, as casas com sótão vêm ganhando cada vez mais indicadores de popularidade. Hoje, essas casas podem ser encontradas em grandes assentamentos caseiros e em setores privados nas cidades, bem como em aldeias e pontos individuais até mesmo em jardins.

As casas com sótão apresentam uma série de vantagens inegáveis ​​que as tornam tão populares:

  • A utilização do sótão como parte da área habitacional aumenta a área habitável e o espaço útil do edifício, na maioria dos casos, pelo menos uma vez e meia.Ao mesmo tempo, não há necessidade de gastar quantias arrumadas na concepção e construção do segundo andar, obtendo-se quase a mesma área.
  • Trazer todas as comunicações necessárias, seja um oleoduto ou linhas de fornecimento elétrico, não exige grandes custos de mão de obra. Tudo isso pode ser facilmente levantado do piso inferior.
  • Como o sótão possui aquecimento e impermeabilização adicionais, ele exclui a entrada de ar frio para o primeiro andar, o que poderia ocorrer quando a parte superior da casa fosse utilizada como sótão, sem isolamento adicional.
  • Se a casa já está pronta, mas os inquilinos têm a ideia de completar o espaço do sótão, surge outra vantagem deste projeto. Não é necessário deslocar-se durante a reparação e libertar toda a divisão dos móveis e da decoração interior, porque as obras de reparação não afectarão o primeiro andar, serão efectuadas exclusivamente no sótão, afectando a cobertura.
  • O espaço reconstruído pode ser facilmente aproveitado não só como espaço habitacional, como uma sala, mas também transformá-lo em ginásio, sala de bilhar, biblioteca, cinema, ou ainda criar o seu próprio propósito especial para este espaço.

    No entanto, apesar de todas as vantagens de tal construção, não se deve esquecer as desvantagens existentes neste tipo de sala. O conhecimento dessas nuances ajudará não só a manter a casa intacta e obter um espaço funcional importante, mas também a proteger você e seus entes queridos no processo de uso.

    • Durante a construção, não se deve economizar em materiais: de má qualidade ou selecionados incorretamente durante a construção e acabamento, podem levar a consequências negativas, até o colapso da estrutura.
    • Além disso, não sobrecarregue o chão, razão pela qual paredes pesadas, divisórias e coberturas não são erguidas aqui. Você também não deve usar peças de mobiliário muito grandes, isso também pode levar à destruição das estruturas de suporte.
    • Também vale a pena lembrar: apesar de o sótão ser um empreendimento muito mais barato do que o segundo andar, a utilização de janelas inclinadas embutidas no telhado na construção ainda exigirá grandes investimentos.
    • E no inverno, vale a pena cuidar da iluminação adicional do espaço, já que a neve pode bloquear o fluxo de luz natural pelas aberturas das janelas.

    Escolha de materiais

    A construção de uma casa com sótão tem um algoritmo de ações próprio e claro, a partir do qual se consegue uma obra de alta qualidade no menor tempo possível e com o menor custo.

    Portanto, há a seguinte lista de etapas que ajudarão a construir um sótão de alta qualidade:

    • O ponto de partida definidor no processo de criação será o desenho do plano de projeto para construção. Todas as nuances principais da futura construção devem ser observadas aqui.
    • A segunda fase é aconselhável quando o sótão está ligado a um edifício já acabado. Neste caso, é necessária a desmontagem da cobertura anterior, o que permitirá a continuação das obras de construção para os acabamentos.
    • Em seguida, é necessário reforçar o piso, assim como a fundação, se o projeto assim o exigir. Na mesma fase, as paredes do piso inferior deverão ser reforçadas, o que evitará também o desabamento do edifício quando ultrapassado o seu peso máximo permitido.
    • Depois disso, você pode prosseguir diretamente para a construção das paredes. Aqui é preciso verificar cada centímetro, entendendo claramente a que resultado é preciso chegar na final.
    • Assim que as obras de construção das paredes estiverem concluídas, pode-se proceder à construção do telhado e dos pisos. Após a colocação da cobertura, na mesma fase é necessário criar um isolamento hidro e térmico.

    Aqui você precisa usar materiais da mais alta qualidade, pois não só a segurança das coisas localizadas no sótão vai depender deles, mas também a temperatura geral de toda a casa, com a organização correta do material isolante de calor, você pode significativamente economizar no aquecimento da casa.

    Também é necessário cuidar da decoração de interiores das instalações. Na maioria das vezes, são usados ​​painéis de madeira ou outros materiais com propriedades e texturas adequadas.

    • Depois que o telhado estiver pronto, você pode iniciar a instalação de estruturas de janela, se exigido pelo plano do projeto original.Eles podem ser inclinados ou retos, dependendo da solução do projeto, no entanto, devem ser instalados da forma mais correta possível e equipados com fechos selados que não deixam o ar frio entrar no ambiente.
    • Pois bem, a última etapa da construção será o acabamento interno e a disposição dos móveis de acordo com a planta.

      Seguindo esta lista simples de etapas, você pode obter um edifício confiável e durável que atende até as necessidades mais incomuns dos residentes.

      Uma das etapas mais difíceis é a elaboração de um plano de projeto, pois é no desenvolvimento do plano que entra o mais complexo processo de seleção de materiais.

      Os materiais corretamente selecionados para o sótão devem atender aos seguintes requisitos básicos:

      • Eles devem ser duráveis. Afinal, a construção deve manter seu estado original por muitos e muitos anos, já que uma casa ainda é uma construção antiga, e é muito caro reconstruí-la a cada 5-6 anos, e não é aconselhável.
      • Além da durabilidade, o material selecionado também deve ser leve o suficiente para não criar tensões adicionais na fundação, principalmente se não tiver sido reforçado inicialmente. Além disso, existem materiais que podem reduzir a carga na base e nos pisos inferiores.

        Uma vez que o processo de construção determina o primeiro estágio da construção das paredes, a escolha do material para elas é uma tarefa primária. Então, na maioria das vezes, madeira ou madeira é usada para paredes... Esta escolha deve-se ao facto de muitas vezes uma casa de campo ou uma casa de campo ser construída a partir de um tronco ou de uma casa de troncos, que são os materiais mais procurados para as casas deste tipo.

        Além do mais, é aconselhável usar blocos de concreto aerado ou silicato de gás... Este material é mais leve que o concreto padrão e o processo de construção é bastante simples. Para a construção de divisórias finas no sótão, é preferível usar drywall comum, que também pertence à categoria de materiais leves para construção.

        Em seguida, você precisa decidir sobre o material que pode ser usado para isolar o espaço em construção. A opção mais comum é lã mineral ou poliestireno expandido.... São também materiais bastante leves, cuja utilização não exige grandes custos financeiros e, ao mesmo tempo, são fáceis de consertar e o efeito de isolamento será bastante elevado.

        Em alguns casos, a folha de espuma mais comum com espessura suficiente é usada, mas também é capaz de salvar o ambiente de muitas quedas de temperatura.

        Existem dois requisitos básicos para o material de decoração de interiores. Deve ser incombustível, e também possuir um alto grau de impermeabilização, é este fator que vai poupar o ambiente da influência negativa da umidade da rua, e do seu ingresso.

        Aqui você pode usar painéis de plástico especiais ou drywall para decoração de parede.

        Na escolha do material de cobertura, é necessário levar em consideração o fato de que este deve ter uma excelente impregnação hidrorrepelente, o que também ajudará a proteger contra vazamentos e danos ao interior do sótão.

        O material do telhado pode ser escolhido com base nas preferências pessoais e, claro, nas preferências de cor do proprietário da casa. Então, você pode optar por chapas metálicas ou onduladas.

        Ideias para diferentes áreas

        Só vale a pena começar a construção se você tiver um plano de construção claro em mãos, um desenho da futura casa com a indicação das dimensões exatas, materiais selecionados, um esboço da disposição dos móveis e, se necessário, divisórias que irão se dividir o sótão em vários quartos.

        Hoje, no mercado da construção, é fácil encontrar projetos padrão prontos de casas com sótão para tamanhos e finalidades completamente diferentes. Então, geralmente no sótão há um escritório aconchegante ou área de leitura, uma sala de bilhar ou uma academia, uma área de relaxamento ou um quarto também seria uma excelente opção... O quarto parece especialmente interessante, já que os tetos inclinados e as janelas inclinadas adicionam um romance especial e um charme especial ao quarto.

        Se você planeja desenvolver um plano sozinho, é aconselhável usar programas de computador especiais, eles ajudarão a fazer cálculos mais precisos e ver imediatamente a versão do resultado final, o que ajudará a avaliá-lo já no processo de desenvolvimento do layout.

        Se você recorrer a especialistas e escolher uma planta pronta no mercado, poderá encontrar projetos de casas com as seguintes dimensões gerais da estrutura: 6x6, 7x8, 6x9, 8x8, 10x10, 10 por 12, 6x4, 6x7 m .

        Porém, dentre eles, pode-se destacar as opções que mais demandam, para eles também existem algumas funcionalidades e regras.

        Casa típica de um andar com dimensões 6x6 m É um ótimo exemplo de uma pequena casa de jardim ou cabana de verão em uma cabana de verão. A área total dessa opção será de cerca de 50 metros quadrados.

        Entre as vantagens desta opção estão os seguintes aspectos importantes:

        • Em primeiro lugar, essas dimensões serão suficientes para o resto de uma família média comum.
        • Em segundo lugar, essa opção é a menos cara financeiramente, pois requer menos consumo de material, e o plano em si será mais barato.
        • Se a área do local for pequena, é uma casa desse porte que ajudará a economizar área útil para o plantio de plantas ou arrumação de quintal.
        • Outra vantagem pode ser considerada o fato de que tal casa exigirá inicialmente menos aquecimento e outros custos de serviços públicos.

          Você também pode destacar algumas dicas que vão ajudar a ampliar o espaço e agregar conforto à casa acabada. Assim, por exemplo, para economizar espaço útil, você pode combinar facilmente algumas áreas funcionais em uma sala. É aconselhável combinar banheiro e toalete, embora não seja necessária a instalação de uma banheira completa, pode limitar-se a uma cabina de duche de alta qualidade que, devido ao seu design, criará o efeito de diferentes zonas.

          Também você pode conectar a cozinha e a sala de jantar ou sala de estar... Também economizará espaço e, com planejamento e disposição adequados dos móveis, trará aconchego ao ambiente.

          Se você organizar a área de armazenamento correta no corredor, poderá evitar a desordem de outras áreas funcionais, o que também ajudará a expandir o espaço utilizável.

          Tamanho da casa 9 x 9 m também é uma opção de layout bastante popular e exigida. Aqui já se aconselha terminar a construção de 2 pisos.... A fundação de tal casa é inicialmente mais forte e capaz de suportar cargas pesadas do que uma fundação de 6x6 m.

          A distribuição clássica das áreas funcionais em uma casa de 150 metros quadrados e com um layout de 9x9 m é a seguinte: no térreo, na maioria das vezes há um hall de entrada, um banheiro, uma cozinha, uma sala de estar, e ainda, se desejado, um quarto, em princípio, o primeiro andar é um conjunto padrão das instalações mais necessárias. No segundo andar, pode colocar vários quartos de hóspedes ou um quarto adicional, um escritório, um ginásio, uma biblioteca, uma sala de jogos e outros espaços a pedido do inquilino.

          Além disso, tal casa, em regra, pressupõe a presença de um alpendre estreito e de uma varanda, o que ajudará a alongar visualmente o espaço, especialmente se o alpendre e a saliência da varanda estiverem ligados por vigas.

          Esta opção de construção também é adequada para uma família média, mas os hóspedes podem facilmente acomodar aqui. Utilitários também são de baixo custo. Além do mais, se você escolher os materiais certos para isolamento térmico, pode economizar significativamente em aquecimento.

          Para a construção de uma casa de campo, o tamanho mais popular é uma casa de toras de 10x10 m... Pode ser usado tanto para a construção de estruturas de um andar como de três.

          Aqui você pode dar asas à imaginação e pensar sobre a disposição das áreas funcionais em combinações e opções completamente diferentes.

          É esse tamanho o mais usado na construção. Isto se deve ao fato de que externamente a casa é bastante pequena e pode caber facilmente em qualquer local médio, enquanto a capacidade interna é bastante elevada.

          Aqui pode colocar vários quartos, uma sala, uma cozinha, uma casa de banho, uma casa de banho, uma sala de jantar, uma biblioteca e quaisquer outras instalações necessárias. Além disso, se essa casa tiver mais de um andar, com a organização correta das escadas, os espaços de armazenamento podem ser organizados diretamente nas etapas, o que economizará muito espaço e ajudará a evitar desordem.

          Ao escolher esta opção de layout, é necessário levar em consideração algumas características. Assim, por exemplo, em cada andar é necessário providenciar um banheiro separado, bem como cuidar de um lugar para uma sala da caldeira, o que ajudará a economizar dinheiro nas contas de luz.

          Além do mais, levando em consideração a área maior e o número de andares, é importante fortalecer ainda mais os alicerces da casa, reforçar significativamente os tectos e paredes dos pisos inferiores, bem como cuidar de uma impregnação especial de impermeabilização ou de uma camada de material para a cobertura.

          No entanto, ao escolher qualquer um dos tamanhos acima, vale lembrar que uma escada deve levar ao sótão; há, claro, opções quando há uma portinhola no teto, pela qual se chega ao sótão por uma escada, mas essa não é a opção mais conveniente. Portanto, se for planejada a construção de uma escada completa que conduza ao andar do sótão, é importante incluir inicialmente este edifício no plano de projeto.

          A escada não deve interferir com a abertura ou fechamento de portas, bloqueando passagens ou impedindo o movimento na casa.

          Opções de design populares

          A disposição do espaço do sótão apresenta uma forma bastante complexa para a disposição das instalações residenciais. A inclinação do telhado, o formato especial das janelas, a presença de vigas e uma decoração interior especial - tudo isso dita opções especiais para o design da sala. Isso pode ser positivo e negativo.

          Assim, o sótão é sempre um espaço bastante isolado, o movimento em todo o território em pleno crescimento é bastante limitado, mas ao mesmo tempo pode criar um design romântico único. Transforme o espaço às vezes sujo e desordenado em um canto mágico para dormir, trabalhar, relaxar ou outras atividades.

          A escolha da finalidade da futura sala será amplamente determinada pelo ângulo de inclinação do grupo do teto, bem como pela localização das janelas. Uma das opções mais comuns para organizar um cômodo com tetos mais baixos é colocar um dormitório ali.

          Esta escolha se deve ao fato de estar no quarto, a pessoa fica mais tempo na horizontal, o que significa que a distribuição desigual do teto não afetará a comodidade de estar neste espaço. Pelo contrário, os tectos baixos irão adicionar romance e intimidade ao quarto e as janelas inclinadas permitirão admirar o céu estrelado, o que adicionará ainda mais charme a um recanto isolado para os amantes.

          O design do espaço geralmente ocorre em um estilo clássico. Móveis simples e cores claras ajudam a expandir visualmente o espaço. Ao escolher os materiais, você deve se lembrar: se o espaço for muito pequeno, é melhor recusar estampas grandes e cores muito escuras. Se você quiser adicionar cores escuras, é melhor limitar-se a alguns pequenos acentos escuros.

          É melhor começar o arranjo interior com os grandes móveis mais necessários, por exemplo, uma cama e uma cômoda, ou um guarda-roupa para roupa de cama, se ainda houver espaço, você pode complementar a composição com mesas de cabeceira,cadeiras ou outros itens necessários.

          Com tetos muito baixos, você pode equipar um quarto de estilo japonês, uma cama de tatame, que ficará quase no chão, cores claras e um mínimo de móveis ajudarão a criar um interior confortável e ao mesmo tempo claro.

          Uma das soluções mais simples é a disposição no sótão da sala. mas tetos muito baixos não permitirão que você crie o interior certo... É preferível colocar a sala de estar num cômodo suficientemente grande, onde os tetos sejam mais elevados do que no quarto.

          A sala assume inicialmente mais movimento e mobília, pois a altura do teto aqui tem um papel dominante.

          Cores claras na decoração, móveis claros ou transparentes, janelas com janela de sacada - tudo isso vai fornecer ar e luz adicional ao ambiente.

          Ao escolher os acessórios, é necessário garantir que sejam projetados no mesmo estilo, caso contrário, a integridade da sala desaparecerá e todos os esforços serão inúteis.

          Ao criar a sala de estar perfeita, pode recorrer a várias soluções de design e escolher um estilo que estará em harmonia com o resto dos quartos da casa.

          Os mais comuns são os seguintes estilos:

          • Clássico... A opção mais sofisticada que não perde popularidade. Móveis luxuosos, mas ao mesmo tempo elegantes, cores suaves e profundas, um lustre completo, cortinas pesadas - essas são as marcas registradas de uma sala de estar em estilo clássico. O uso de sofás de canto também pode ser considerado uma característica do interior clássico.
          • Provença ajudará a criar uma atmosfera gentil e romântica no sótão de uma casa de madeira. Tons naturais claros, estampas florais, móveis leves feitos de materiais naturais, esses elementos podem criar um espaço no estilo provençal. Esta opção será uma excelente solução para uma moradia com varanda.
          • Alta tecnologia exigirá o chamado brilho. Detalhes de cromo e aço, outros elementos com referência ao progresso técnico irão adicionar sabor e criar um link para uma solução de estilo específico.
          • Além disso, popular minimalismo de estilocomo o espaço costuma ser pequeno, com o mínimo de móveis, a ausência de decorações maciças e pontos brilhantes excessivamente grandes serão uma excelente solução para este tipo de ambiente.

            Uma cozinha ou sala de jantar também pode ser colocada sob o telhado. No entanto, este projeto não pode ser realizado de forma espontânea, o layout deve ser estabelecido no projeto inicial do edifício, uma vez que a cozinha requer comunicações especiais... O fornecimento de água, eletricidade e, se necessário, também gás, requer comunicação especial com a fonte de um determinado bem.

            Portanto, na maioria das vezes é necessária a comunicação com o subsolo, pois é lá que costuma estar localizada a sala da caldeira, que será o centro de distribuição.

            Além disso, deve-se ter o cuidado de utilizar apenas materiais incombustíveis na decoração interior da divisão, uma vez que a placa será colocada na parte da divisão onde a inclinação do telhado constitui o ponto mais baixo. Na hora de escolher os móveis, você pode dar preferência a módulos e opções de blocos em forma de L, que ajudarão a criar o espaço de trabalho mais confortável, além de não sobrecarregar o ambiente.

            No processo de construção de um sótão para cozinha, é necessário pensar imediatamente em janelas suficientemente grandesjá que a luz natural seria a melhor opção para tal espaço.

            As alturas de teto e relevos de parede irregulares podem ser uma grande ajuda na criação do interior perfeito para o quarto de uma criança, o que oferece opções adicionais de decoração. Várias áreas funcionais podem ser definidas para brincar, estudar e dormir.

            Além disso, as janelas inclinadas são a opção mais segura para um berçário, e a altura do teto não atrapalhará os movimentos de seu pequeno mestre, ele terá seu próprio mundo, no qual os adultos são ordenados.

            Freqüentemente, o sótão se torna uma biblioteca ou escritório completo.... Isto provavelmente se deve à privacidade e conforto que pode ser obtido neste espaço. Arranjo de prateleiras com livros nas paredes, uma cadeira confortável, um bom abajur - é disso que consiste uma biblioteca ideal, e se você adicionar uma mesa aqui, terá um escritório completo para trabalhar.

            Você pode equipar o espaço sob o telhado para um camarim, isso ajudará a economizar espaço na casa, livrar-se de armários volumosos. Aqui você pode colocar prateleiras para sapatos, um guarda-roupa para roupas e lençóis, bem como colocar vários espelhos grandes na frente dos quais você pode virar, vestindo uma ou outra roupa do guarda-roupa.

            Como calcular tudo?

            O cálculo da cobertura sob o sótão tem características próprias, é muito superior ao habitual, o que significa que requer cálculos mais detalhados e especiais. Juntamente com a altura da elevação do telhado, o ângulo de inclinação e a altura do cume aumentam. Um plano detalhado ajudará a evitar erros - um desenho da estrutura do telhado, mas é melhor confiar os cálculos a profissionais ou use uma calculadora online especial, que foi projetado para ajudar a fazer os cálculos corretos.

            Os cálculos devem começar com a determinação da área total do sótão. Este indicador dependerá diretamente da área total da casa, bem como das características de projeto do telhado.

            A área do sótão será composta por dois indicadores principais. Isso inclui a zona útil e a chamada zona cega. É lógico que a zona útil seja simplesmente um local onde é menos cómodo deslocar-se, o que significa, via de regra, fica a meio da sala, podendo todos os locais onde a altura da parede ultrapassar os 90 centímetros também pode ser chamada de zona útil. Consequentemente, taxas mais baixas podem ser atribuídas à zona cega.

            Estas zonas são normalmente utilizadas para guardar coisas e colocar qualquer móvel baixo, uma vez que o movimento de pessoas nelas é extremamente incómodo e, por vezes, completamente impossível.

            É por isso na fase de planejamento, a inclinação do telhado deve ser distribuída de modo que as zonas cegas resultem no menor número possível, um arquiteto especialista ou uma calculadora online também podem ajudar aqui.

            Para obter o cálculo mais preciso usando o programa, você deve inserir a inclinação do telhado, o número de inclinações e a forma do telhado selecionada nos campos fornecidos.

              Até o momento, as seguintes opções para formas de telhado são determinadas:

              • Telhado de galpão... O design mais simples, ele é criado usando o deck do telhado em paredes que estão em diferentes alturas. No entanto, apesar de ser um dos modelos mais baratos, utilizá-lo para o sótão não é a melhor solução, uma vez que esta disposição resulta numa zona morta muito grande.
              • Frontão... Uma opção igualmente simples e econômica, mas muito mais adequada para um sótão típico, uma vez que tal telhado forma uma parte central bastante alta.
              • Telhado tipo quadril... Esta opção é mais adequada para casas grandes. Além disso, resiste bem a ventos e outras influências elementares, o que torna a variante de quadril a mais preferível e segura.

              Além dessas estruturas padrão, também são utilizadas algumas de suas variedades, sua escolha dependerá da finalidade da construção, bem como de sua forma e tamanho. Assim, para hangares, são usados ​​telhados semicirculares, para grandes casas quadradas, telhados de quatro águas.

              Assim, uma vez decidido o tipo de telhado, pode-se proceder aos cálculos básicos.

              Os seguintes indicadores participarão deles:

              • Altura do cume do telhado... Este é o ponto mais alto do telhado que é usado na estrutura, por exemplo, para um telhado de duas águas, a altura da cumeeira será a medida da altura até o ponto médio mais alto. E o cômodo no projeto de uma casa com telhado inclinado terá seu ponto mais alto na lateral de uma parede mais alta.
              • Peso do telhado... Este é o segundo indicador que também deve ser levado em consideração no cálculo. Este item é calculado usando a soma do peso específico de 1 peso quadrado do telhado, isolamento, elementos do sistema de vigas, bem como decoração de interiores. De acordo com as regras, o peso não deve ultrapassar 50 quilos por 1 metro quadrado.
              • Área total das encostas do telhado... Aqui, para determinar o indicador, é necessário multiplicar o comprimento pela largura da superfície do telhado. Se o telhado é composto por várias inclinações e elementos, é necessário calcular o perímetro de cada elemento do telhado e, em seguida, adicionar o resultado.

                As medidas obtidas devem ser inseridas em células semelhantes da calculadora online e obter os cálculos necessários para a construção. mas não confie incondicionalmente no assistente online, na maioria das vezes esse cálculo é aproximado, e de acordo com ele, você só pode comprar a quantidade necessária de materiais, ninguém pode fazer um cálculo preciso melhor do que um arquiteto profissional.

                Criamos harmonia entre interior e exterior

                Para obter um interior e exterior harmonioso do sótão, deve-se escolher cuidadosamente os materiais e combiná-los corretamente. Assim, fora do sótão deve haver um revestimento do mesmo material de toda a casa, caso contrário ele vai se destacar, criando dissonância na aparência externa não só do sótão, mas também da casa como um todo.

                Por dentro, belos interiores dependerão da seleção correta dos materiais de acabamento.

                No acabamento do teto, é importante levar em consideração as nuances da estrutura, a qualidade e o tipo de cobertura, a forma da cobertura. É melhor optar por placas de drywall ou forro. Estes materiais não só são adequados para quase todas as opções de design escolhidas, uma vez que podem ser pintados, colados e fixados com diversos elementos decorativos, mas também possuem impermeabilização adicional, o que é uma excelente opção para o acabamento de sótão.

                Uma excelente opção para o teto também é o papel de parede, mas é melhor costurar o teto com folhas de drywall primeiro, então a colagem será mais conveniente e fácil do que para o acabamento áspero do espaço interno do telhado.

                A madeira é mais frequentemente usada na decoração de paredes.... O forro ou os painéis de madeira criam não só um interior único, mas também uma ligação com o exterior da casa, o que é certamente uma solução interessante.

                Se você deseja criar um interior mais clássico, você pode colar nas paredes com papel de parede, mas aqui deve ser lembrado que uma cor muito escura pode esconder o volume da sala, e o sótão, e assim, como regra, são pequenos. Portanto, é melhor optar pelas opções branco ou bege.

                Também são impostos requisitos especiais ao piso, que é projetado em caso de incidentes desagradáveis ​​com o sótão na forma de, por exemplo, inundação com chuva, para criar uma proteção adicional para o piso inferior. Portanto, além do acabamento, que vai criar o visual, você também precisa cuidar do calor interno, ruído e impermeabilização... Mas você pode usar vários revestimentos de madeira, uma boa opção seria parquet ou laminado, existe também uma espécie de revestimento de piso. Você pode colocar um tapete fofo no chão.

                A harmonia da aparência interna e externa do sótão também pode ser alcançada com a ajuda de janelas corretamente selecionadas. Uma das características distintivas do sótão é a presença de muita luz natural, pelo que as janelas são quase um desperdício prioritário na construção de um sótão.

                Se houver desejo de colocar não uma, mas várias janelas em uma sala, vale a pena escolher uma parede e instalá-las nela.

                As janelas podem ter tamanhos completamente diferentes, mas vale lembrar que o tamanho máximo da janela dependerá do comprimento da inclinação do telhado, pois não pode ultrapassar esta medida.

                Hoje no mercado existem várias opções de montra para sótão:

                • Vertical - opção padrão que se instala em uma parede reta do sótão, via de regra, fica na face ou no final da casa.
                • As encostas são instaladas diretamente na encosta do telhado, o que permite obter um efeito interessante.
                • Além disso, existe uma variante de janelas de telhado plano.

                Todas as janelas podem ser feitas de materiais diferentes, podem ser equipadas com um número diferente de caixilhos e instaladas em planos diferentes, combinando de forma ideal a decoração interior da divisão com a sua disposição exterior.

                Exemplos espetaculares de inspiração

                O desenho de uma casa de campo com sótão pode ser feito numa só cor, ou combinar vários tons diferentes, o principal é que combinem no tom. Destacar o sótão com uma sombra diferente ajudará a criar um efeito especial.

                Uma dacha ou casa de jardim de tipo sótão geralmente tem um telhado de duas águas e uma inclinação triangular pronunciada; o uso de vigas de madeira escura para a decoração ajudará a enfatizar favoravelmente a forma do telhado e sua singularidade.

                Em terrenos privados, muitas vezes você pode encontrar uma cabana com um sótão que vai para uma saliência com uma varanda, tal movimento também pode criar um efeito interessante, especialmente em combinação com um alpendre, que são combinados em um único grupo usando colunas de madeira.

                Para informações sobre como você pode decorar lindamente uma casa com sótão, veja o próximo vídeo.

                sem comentários

                O comentário foi enviado com sucesso.

                Cozinha

                Quarto

                Mobiliário