Teto do sótão: escolha de material e design
No que diz respeito ao sótão, recorda-se de imediato os espaços do sótão situados nos últimos pisos com tecto inclinado. Às vezes, eles são usados como armários, onde coisas desnecessárias são armazenadas por anos. Mas você pode encontrar uma aplicação mais bem-sucedida para este cômodo e transformá-lo em uma sala de estar.
Características de design
Os espaços do sótão foram usados pela primeira vez em 1630 na França, quando François Mansart adaptou o espaço para habitação. Em homenagem ao arquiteto Mansar, o piso do sótão sob os telhados quebrados passou a ser chamado de sótão, onde moravam os pobres. Recentemente, maior atenção tem sido dada ao arranjo de sótãos.
Os proprietários de tais instalações muitas vezes ficam confusos porque não sabem como usá-lo de forma correta e funcional.
A solução para tal questão deve ser abordada com responsabilidade, pois o sótão tem características próprias.
O sótão pode ter formas variadas - triangular ou quebrado, simétrico ou assimétrico. Usando esta casca peculiar, você deve organizar corretamente o piso do sótão. Aqui você pode organizar um escritório separado para o trabalho ou criar um berçário ou camarim com a ajuda de pirâmides.
No acabamento do forro, deve-se levar em consideração a qualidade de seu isolamento. É importante isolar imediatamente o teto, só depois começar a decorá-lo. Você pode ter que enfrentar dificuldades devido à geometria quebrada do telhado, mas não deve ter medo de chanfros, os materiais modernos permitem que você trabalhe em diferentes condições.
Na escolha do método de acabamento do sótão, deve-se levar em consideração a finalidade do cômodo, seu estilo, a forma e a altura da cobertura.
Requisitos para as instalações
Para começar, você deve estudar os requisitos do SNiP 2.08.01-89, com especial atenção aos pontos que falam de segurança, cumprimento das normas sanitárias e higiênicas.
O piso do sótão pode ser localizado em qualquer edifício, embora haja objeções a organizá-lo em uma casa de madeira. Quando se utiliza uma impregnação especial para estruturas de madeira e com proteção adequada, se a altura da construção não ultrapassar 75 metros, é permitido o uso de estruturas de madeira.
Ao trabalhar em salas de sótão, deve-se ter em mente que as paredes da sala podem ter 1,5 metros de altura. Para uma sala comum, a altura do teto ideal deve ser de pelo menos 2,5 metros; no sótão, o teto pode ter uma altura inferior. Os tetos do sótão têm uma estrutura complexa, mas usando certos métodos, você pode equipar de forma independente uma casa confortável.
As correntes de ar e sopro são frequentes nos quartos do sótão e para evitá-las devem ser executados trabalhos de selagem das costuras, aquecimento da divisão, instalação de janelas com revestimento que retenha o calor da divisão.
Materiais e design
Os pisos do sótão são diferentes em altura, decoração e disposição das janelas, podendo ser quartos com um tecto inclinado para um ou ambos os lados. Para cada uma dessas salas, você deve escolher as opções adequadas e embainhar a sala com os materiais selecionados.
Na maioria das vezes, ao revestir o teto, os seguintes materiais tradicionais são usados:
- resina;
- imitação de uma barra;
- casa de bloco;
- drywall;
- lixar madeira compensada;
- painel de cortiça;
- gesso decorativo;
- teto falso.
A escolha pode depender das preferências do proprietário do local, da capacidade financeira e do estilo com que o quarto será decorado.
Os materiais tradicionais para revestimento são melhor usados ao escolher um estilo clássico, provençal ou campestre. Ao decorar uma sala em um estilo mais moderno de alta tecnologia, outros materiais servirão.
Acabamento em gesso cartonado
Um dos principais materiais para decoração de interiores deve ser chamado de drywall. O quarto do sótão também pode ser revestido com material. Escolhendo-o para trabalhar com o teto, você deve levar em conta que precisa de um material resistente à umidade.
Dispositivo de teto de gesso cartonado é realizado de forma independente ou use a ajuda de especialistas. Usando drywall, é possível fazer tetos de vários níveis, dividir a sala em zonas. O material possui bom isolamento acústico, resistência ao fogo e é fácil de trabalhar. Com esta opção de acabamento, você pode ocultar várias irregularidades e isolamentos.
O drywall tem uma desvantagem significativa - se uma grande quantidade de água entrar em contato com ele, pode ocorrer despressurização e o teto terá que ser refeito. Usando-o no trabalho, você deve certificar-se de uma boa impermeabilização.
As telhas devem ser fixadas nas ripas do teto.
Depois de trabalhar com drywall, o trabalho de acabamento deve ser executado:
- alinhe as juntas;
- pintar a superfície;
- colar papel de parede;
- use outros tipos de decoração.
Escolha de um pedestal de teto
Após a conclusão da obra, deve-se escolher um pedestal de forro, ele dará clareza às linhas e o forro ficará mais bonito.
A opção mais fácil e econômica de usar é um pedestal de espuma. Pode ser facilmente cortado com faca, mas deve-se ter em mente que o material possui baixa resistência mecânica.
Você pode escolher o poliestireno expandido, será mais forte do que um rodapé de espuma, mas o preço desse material é mais alto, embora você não possa classificá-lo como muito caro. O isopor e o poliestireno expandido são fixados com cola ou massa. Esses materiais permitem fazer o teto rapidamente, sem gastar quantias significativas de dinheiro com o material.
Ao escolher molduras de madeira, você deve saber como fixá-las corretamente à superfície. Trabalhar com baguetes de madeira não é tão fácil como pode parecer à primeira vista. O material é mais difícil de manusear e ajustar os cantos, quaisquer imprecisões ou manchas serão visíveis. Além disso, a árvore pode estar sujeita a ataques de podridão, mofo e insetos. Depois de aplicar um tratamento anti-séptico e algumas camadas de verniz, pode-se evitar o apodrecimento e o mofo.
Para fixar rodapés de madeira, é necessário trabalhar com furador e fixá-los nos fechos. Deve-se notar que as molduras de madeira são a opção mais cara para rodapés de teto e geralmente são utilizadas em salas com enquadramento adequado.
Tela de cana
Você pode decorar o teto do sótão com linho junco. As paredes e tetos são recortados com este material, podendo se tornar a base para a fabricação de várias cortinas e persianas.
Este material é versátil, o que permite ser aplicado em qualquer superfície. As telas de cana podem ser usadas em ambientes com alta umidade. O material absorve bem o excesso de umidade, o que contribui para um bom clima interno.
Pregos líquidos e cola são usados para montar a tela de junco. O produto pode ser cortado facilmente com uma faca afiada ou serra. Essa tela pode durar muito tempo se você limpá-la com um aspirador de pó ou com tinta úmida.
Folhas de aglomerado
Como alternativa ao drywall, placas de aglomerado são utilizadas para o acabamento do teto. É usado se houver planos de pintura de superfície adicional ou se o papel de parede for colado. Usando folhas de aglomerado durante o trabalho de reparo, você pode concluir o trabalho o mais rápido possível.
Feixes abertos
Com a ajuda de vigas abertas, você pode dar ao sótão um certo estilo.A obra exigirá aportes financeiros do proprietário do imóvel, portanto, antes de iniciar as obras, é melhor estudar as características de se trabalhar com o material.
Troncos de coníferas são usados para tetos., que são limpos e processados com meios especiais, o que garante sua durabilidade e confere ao produto uma bela aparência.
Você pode cobrir todo o teto com vigas abertas ou combiná-los com vários materiais usando tecidos, pedra, cerâmica, o que lhe permitirá projetar estruturas de teto em diferentes estilos.
Para o sótão vale a pena usar vigas falsas, estão vazias por dentro, por isso pesam um pouco, é muito mais fácil trabalhar com elas do que com vigas normais.
Laminado
Inicialmente, o laminado era usado para pisos, mas aos poucos passou a ser usado para decoração de interiores. Mesmo um construtor iniciante pode decorar o teto com laminado, você só precisa preparar um martelo e encontrar um assistente para você.
Para o acabamento do teto com laminado, deve-se realizar um trabalho preparatório e limpar o teto dos restos de gesso. Em seguida, marque o teto, levando em consideração o tamanho do laminado. O torneamento começa com o assentamento das travas e, em seguida, as travessas são colocadas. Um perfil de metal ou uma moldura de madeira é colocado sob os tectos laminados. Para os quartos do sótão, é aconselhável usar uma moldura de madeira.
Resina
Para forrar o teto no sótão, o forro pode ser adequado. O material é acessível e possui excelentes características, sendo recomendado para uso em instalações residenciais. Usando o forro, você consegue uma imitação de madeira natural, o que lhe permitirá deixar o sótão estiloso e bonito com o menor custo.
Para o acabamento do teto, use forro comum, que é pré-lixado, ou forro Euro polido. Você deve escolher cores claras, então o quarto do sótão ficará imediatamente visualmente maior, mais espaçoso e mais claro.
Imitação de madeira
Você pode decorar as paredes e o teto usando uma imitação de uma barra. Este é um material de acabamento que consiste em madeira.
Para terminar o teto com imitação de madeira, você deve:
- realizar o trabalho preparatório e fazer a caixa;
- fixar a imitação da madeira no teto com parafusos auto-roscantes ou grampos;
- na etapa final da obra, é aplicada uma demão especial, impregnação, tinta, verniz, cera.
Telas extensíveis: prós e contras
Ao instalar tetos tensos no sótão, você deve estudar todos os seus lados positivos e negativos. Usando telas extensíveis, você pode fazer um design interessante da sala, torná-lo em um determinado esquema de cores, esticá-lo em diferentes ângulos, fazer diferentes formas e defini-lo em diferentes níveis. Graças a este revestimento, a sala ficará imediatamente mais rica e iluminada.
Lados positivos ao instalar tetos tensos:
- o material é seguro, não tem um odor desagradável;
- não queima;
- longa vida útil - até 15 anos;
- tetos tensos são instalados muito rapidamente, sem sujeira e sem poeira.
Lados negativos ao instalar tetos tensos:
- o material tem medo de objetos pontiagudos, ao manuseá-los deve-se ter cuidado para não estragar a superfície;
- com quedas de temperatura, a deformação do material é possível.
Iluminação
A iluminação correta do sótão depende de quão confortável será. Usando lâmpadas, você pode não apenas alcançar a iluminação ideal da sala, mas também enfatizar o estilo escolhido.
Para tectos baixos, lâmpadas originais, arandelas e lâmpadas de chão serão a melhor escolha. Um lustre em tal sala seria inapropriado. No sótão, você pode abandonar a iluminação geral e se concentrar na iluminação local, enquanto se concentra em um lugar específico da sala.
Para obter o melhor efeito, as lâmpadas pontuais devem ser direcionadas para a parede, para que a sala se torne visualmente mais espaçosa. O mesmo efeito pode ser obtido colocando os acessórios ao redor do perímetro.Um grande espelho no sótão ajudará a maximizar o ambiente.
Lindos exemplos no interior
- Ao decorar o teto, você deve decidir a que finalidade o cômodo se destina. No piso do sótão, um camarim com vários guarda-roupas, estantes e caixas pode ser uma boa opção. Aqui você pode armazenar coisas que serão dobradas com cuidado e penduradas em ordem.
- Graças às tecnologias e materiais modernos, você pode transformar o sótão em uma sala de estar comum. Um quarto de criança localizado no sótão permitirá que a criança passe mais tempo com seus amigos sem incomodar os adultos. Aqui você pode criar um mundo de conto de fadas especial para crianças. Cada dia passado no quarto das crianças será interessante e incrível.
Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.
O comentário foi enviado com sucesso.