Telhados de mansarda: tipos e características de design

Telhados de mansarda: tipos e características de design
  1. O que é isso?
  2. Recursos do dispositivo
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Variedades de designs
  5. Formas e tamanhos
  6. Sistema Rafter
  7. Requisitos de construção
  8. Tecnologia de instalação
  9. Projeto
  10. Belos exemplos

Certamente, mais cedo ou mais tarde, todo proprietário de uma casa particular surge com a ideia de fazer um telhado de sótão - o chamado sótão. Permite-lhe expandir o espaço de construção, preservando assim os estimados metros do próprio local. Além disso, se você der um pouco de imaginação durante a construção e decoração desta parte da casa, então a vista fora do padrão e atraente irá encantar não apenas os hóspedes, mas também os transeuntes comuns. Você pode aprender a combinar com competência todos os requisitos de segurança de construção e uma ideia de projeto individual com este artigo.

O que é isso?

Muitas pessoas associam a imagem do sótão à vida criativa boêmia de Paris, cujos representantes - escritores, músicos e artistas viviam nos andares superiores mal iluminados e sem aquecimento. No sentido literal, essas eram instalações domésticas que apenas os pobres podiam pagar.

Hoje, a presença e o desenho de uma mansarda falam do bem-estar e do bom gosto do proprietário. A geometria arquitectónica do telhado, as combinações inusitadas de vãos de janelas e varandas não só irão distinguir uma casa privada das outras, mas também aumentar funcionalmente o espaço habitacional, excluindo o custo de mais um piso.

Além disso, a divisão pode afetar a redução da perda de calor do edifício. Oficialmente, de acordo com todas as normas, o sótão deve ter uma altura de pelo menos 2,5 m do nível do solo, caso contrário será considerado um sótão.

Ao construir um telhado de sótão na Rússia, deve-se lembrar sobre as peculiaridades das condições naturais - invernos bastante gelados com quedas freqüentes de temperatura requerem atenção especial à qualidade do isolamento do quarto do sótão.

Recursos do dispositivo

As características de design do sótão obrigam-no a cumprir algumas regras:

  • insonorização;
  • isolamento confiável e barreira de vapor;
  • falta de estrias e chanfros;
  • lacuna de ventilação;
  • combinação funcional e estética com o exterior geral da casa.

    Ao mesmo tempo, o cumprimento de todas as regras não limita a escolha da opção de todos os tipos de projetos da própria estrutura: telhados cônicos de inclinação única, empena, quebrada, dois níveis, com ou sem sacada, pivô central ou claraboias de sacada. Existem muitas variações. Para maior confiabilidade e segurança, é importante escolher o tipo de telhado, calcular as dimensões, a quantidade de isolamento e materiais de cobertura.

    Uma vida confortável no sótão depende diretamente do isolamento térmicoo que permitirá que você aproveite o frescor leve no verão e se mantenha aquecido no inverno. Considere o método de assentamento da “torta” do telhado do sótão, que servirá não apenas como aquecedor e base do telhado, mas também como proteção contra o isolamento do cômodo, todas as superfícies internas do piso do sótão - teto, piso e paredes - estão sujeitas a isolamento. É importante traçar preliminarmente uma planta do sótão com todas as comunicações e uma indicação da condutividade térmica dos materiais a partir dos quais o edifício e os revestimentos de suporte foram erguidos. Só depois disso é feita a seleção e o cálculo do isolamento.

    Atenção especial deve ser dada à presença indispensável e seqüência exata de cada camada da "torta" do isolamento do sótão:

    1. camada de barreira de vapor;
    2. isolamento;
    3. lacuna de ventilação;
    4. material impermeabilizante;
    5. cobertura de telhado.

    Nesta lista, a camada de isolamento e ventilação é especialmente importante.Os seguintes materiais podem ser usados ​​como isolamento.

    isopor

    Um material moderno e exigente com baixa densidade, mas ao mesmo tempo alta resistência. Difere na insonorização, não cede à corrosão e não atrai o pó. No entanto, uma desvantagem significativa é a alta inflamabilidade e a liberação de substâncias tóxicas. Se você se debruçar sobre esse isolamento, a camada de espuma deve ser vedada com pelo menos 3 cm de uma estrutura retardadora de chamas, por exemplo, com uma parede de gesso de duas camadas. Além disso, a espuma é suscetível a roedores.

    Lã mineral

    O material mais comum para isolamento de sótão. Entre suas características estão a resistência a temperaturas extremas, segurança contra incêndio, alto isolamento acústico e térmico e respeito ao meio ambiente. Pode ser adquirido na forma de rolo, prato ou tapete. Este último é recomendado para aquecer o sótão. O material certamente precisa de boa ventilação.

    Espuma de poliuretano

    As principais vantagens são resistência, uso a longo prazo, não suscetível à umidade, mofo, adequado para qualquer superfície, não tóxico. Mas por trás de todas as vantagens, está o alto custo e o trabalho exclusivamente de especialistas com o equipamento.

    Deve ser lembrado que a espessura da camada de isolamento é determinada em função da zona climática.

    Para isolar o sótão você precisará de:

    • filme impermeabilizante;
    • material isolante;
    • barreira de vapor;
    • fita de montagem;
    • cordão (náilon);
    • unhas;
    • martelo;
    • alicate;
    • faca afiada.

      O isolamento térmico de uma sala está diretamente relacionado à qualidade, tipo e tamanho das janelas do telhado, suas estruturas são geralmente colocadas entre as vigas do telhado para evitar renovações dispendiosas. Portanto, ao escolher é importante focar nas dimensões disponíveis. Entre outras coisas, é necessário levar em consideração a altura das encostas, a área total e a finalidade da sala.

      As dimensões padrão das janelas de telhado são consideradas 78x118, 78x140, 78x160 cm e mais ampliadas - 94x140, 114x118 e 114x140 cm.

      No caso de as vigas serem instaladas mais próximas dos padrões de estrutura estabelecidos, é provável que uma janela feita sob medida seja necessária, o que, é claro, afetará os custos.

      A propósito, as janelas do telhado são divididas em:

      • estruturas mid-pivot;
      • com eixo lateral;
      • eixo elevado de rotação;
      • com um eixo inferior;
      • um eixo combinado que permite que o caixilho seja girado 180º.

      A opção mais popular entre os residentes de verão russos é um eixo central. As vantagens são a facilidade de uso (essas janelas são fáceis de limpar).

      Um tipo separado é representado por janelas controladas remotamente, o que será conveniente se o local não permitir que você as acesse por conta própria. Eles geralmente são equipados com sensores de chuva.

      Vários tipos de janelas podem ser selecionados dependendo do modelo.

      • Vertical. Estão montados num sótão especial denominado "caixa de nidificação", pelo que é necessário alterar ligeiramente a estrutura da cobertura. No entanto, uma grande quantidade de luz é garantida.
      • Varanda no sótão. São duas faixas, quando abertas, uma sobe, a inferior avança, formando um parapeito em miniatura. Assim como o modelo anterior, são caros.

      Ressalta-se que caso as paredes de suporte sejam possíveis, também pode ser feita uma varanda suspensa, que pode ser localizada nas colunas que servem de decoração na frente da entrada, ou deslocar o frontão (parte da parede final entre as inclinações do telhado e a cornija) do piso do sótão da parede de suporte, e o telhado da saliência feito estendendo-se o telhado até o nível da parede externa.

      • Extensões. Elementos decorativos da janela superior. Eles se encaixam perfeitamente no design e na maioria das vezes têm uma forma redonda, semicircular ou triangular.
      • Túnel de luz. Ele combina um túnel reflexivo para a sala e uma lâmpada de teto diretamente na própria sala, que difunde a luz uniformemente.
      • Modelos de cornija. Colocado em ângulo reto entre a parede e o telhado.
      • Janela de sacada envidraçada. Um modelo de envidraçamento bastante exótico e caro. A estrutura se estende além do plano da parede.

      Principais fabricantes russos de janelas de telhado de alta qualidade - Velux, Fakro, Roto. Os modelos Velux são um pouco mais caros. Por exemplo, uma janela com um tamanho de 78 cm custará 21-24 mil rublos, mais larga - de 26 mil.

        Além disso, não se esqueça de alguns acessórios úteis adicionais:

        • cortinas de escurecimento;
        • persianas enroláveis, persianas;
        • malha de absorção de calor;
        • redes mosquiteiras.

        De acordo com as normas estabelecidas, a área envidraçada deve ser de no mínimo 10% da área do piso.

        Vantagens e desvantagens

        As vantagens do piso do sótão podem ser devidamente consideradas:

        • Lucratividade. O sótão permite reduzir o custo de aquecimento da divisão. O espaço de ar entre o piso e o teto do sótão evita que o calor gerado escape pelo telhado. A baixa condutividade térmica do ar permite que mais calor seja armazenado no andar térreo.
        • A economia na conclusão de mais um andar ou no aumento do espaço vital com a expansão da fundação também é óbvia. O sótão permite obter espaço construtivo adicional a um custo mínimo.
        • Apelo estético. Sem dúvida, o sótão com a complexidade e expressividade da cobertura confere ao edifício um aspecto harmonioso, arquitetónico e acabado.
        • Velocidade de construção. Essa extensão não durará vários anos, como costuma acontecer com a expansão da fundação. A instalação pode ser concluída em uma semana.

        Além dos prós, também existem desvantagens.

        • Economizar no aquecimento e substituir o segundo andar por um sótão resultará em um bom dinheiro. A sala prevê a instalação de janelas especializadas, muito mais caras que as convencionais.
        • Os tetos inclinados reduzem a altura das paredes.
          • A vulnerabilidade da estrutura se deve ao fato de que o sótão recebe todos os principais "golpes" da natureza, e por isso requer maior atenção e fiscalização periódica. Se for necessário reparar ou substituir o isolamento, não podem ser evitados danos no acabamento e na barreira de vapor.
          • Um telhado de carvão complexo resulta em áreas de difícil ventilação, o que afeta negativamente a qualidade do telhado.
          • Requisitos individuais para isolamento hidro e térmico.

            Problemas que podem ser encontrados ao construir um sótão:

            • o uso de madeira não tratada com retardantes de fogo e anti-sépticos pode levar ao apodrecimento da árvore e ao aparecimento de parasitas;
            • vazamento de uma camada da "torta" antes de colocar a próxima;
            • sobreposição muito clara e inadequada;
            • equipamento de sótão com cobertura já instalada;
            • O vapor e a impermeabilização de baixa qualidade podem causar o apodrecimento das encostas das janelas ou do revestimento interno do sótão.

            Variedades de designs

            Sem dúvida, a opção ideal para um sótão seria incluí-lo no desenho do projeto antes mesmo do início das obras da casa. Mas muitas vezes a ideia de um sótão surge com a necessidade de ampliar um espaço habitacional útil após um determinado tempo de uso. Neste caso, trata-se da escolha do tipo de construção. Existem esses tipos de telhados de sótão.

            Mono-pitched

            Um sótão simples e comum com um canto do telhado e uma parede completa, que permite expandir a área. O ângulo de inclinação de maior sucesso nesta variante é na região de 35 ° -45 °. Caso contrário, pode causar a acumulação de uma grande quantidade de neve. A inclinação é colocada no lado do vento. Neste caso, os caixilhos das janelas podem ser colocados sobre uma superfície inclinada do telhado e na parede vertical principal.No entanto, este projeto não é usado com tanta frequência, pois devido às normas de alturas de parede de mais de 2,5 m, o declive acaba sendo muito íngreme. E isso exige o fortalecimento da moldura das vigas e, portanto, custos extras. No entanto, esse telhado parece bastante incomum.

            Frontão

            Uma opção mais racional e ideal devido ao aumento uniforme do teto, em contraste com o modelo de inclinação única. As duas inclinações do telhado estão no mesmo ângulo em relação às paredes. Para uma distribuição racional do espaço, 45 ° é o suficiente. Também é subdividido em subespécies: simétrico com uma crista no meio da casa e assimétrico com um deslocamento do centro. As empenas nesta versão são retas e a sala tem a forma de um trapézio. Tal sótão pode ser equipado com uma varanda no fundo, e o próprio desenho da estrutura permite livrar-se do típico "cubismo" da casa. No entanto, esta também parece ser uma desvantagem significativa, limitando a área do sótão nas laterais. Como saída, este espaço pode ser destinado a despensas ou armários.

            Linha quebrada

            O tipo mais comum na construção de um sótão sem o envolvimento de especialistas. Na verdade, a mesma estrutura de empena, mas construída a partir de duas partes localizadas em encostas diferentes. A vantagem da forma quebrada pode ser considerada a capacidade de evitar a formação de zonas "mortas" impróprias para habitação na junção das paredes e do teto, como em uma estrutura de empena. Ao reduzir o ângulo de inclinação, a altura das paredes aumenta. E a presença de duas inclinações permite reduzir a carga no telhado.

            Ao escolher esta opção, é importante prestar atenção ao sistema especial de travamento de caibro.

            Com consoles externos

            Este projeto prevê o deslocamento da parede vertical do sótão para a borda da fachada da casa ou além. Este recurso permite que você expanda significativamente a área da sala. As vigas são reforçadas com suportes e apoiam-se nas vigas do piso que se projetam para além das paredes de suporte. A parede vertical proporciona vôo para a imaginação na escolha de designs de janela.

            Two-tier

            Este tipo de sótão foi concebido exclusivamente em conjunto com a habitação e é considerado a estrutura mais complexa. Representa vários cômodos em diferentes níveis e não é uma parte isolada da estrutura, mas um cômodo completo na estrutura de toda a casa. Com tal estrutura, resulta não um sótão de um andar, mas dois mini-andares adicionais. Um cálculo preliminar da carga nas paredes e no sistema de vigas requer atenção especial.

            Telhado Multi-Gable

            A complexidade do design é expressa em todo um complexo de saliências angulares. A aparência atípica, a resistência da estrutura de caibro e a ausência de acúmulo de precipitação são mais prioritários do que as dificuldades de projetar e aumentar os cálculos. No entanto, tais características requerem o trabalho de pessoal exclusivamente especializado. E o custo de tal mansarda excede significativamente os preços de outros tipos de estruturas.

            Chetyrekhskatnaya

              Esta estrutura de cobertura é considerada a mais atrativa. Além disso, é muito fácil de manter - a precipitação dificilmente se acumula sobre ele e, devido à estrutura inclinada, o vento não carrega uma grande carga, o que faz com que essa cobertura durará mais tempo. No entanto, durante a construção, você terá que gastar muito dinheiro no isolamento de tal sótão. Mas não haverá muito espaço útil devido ao teto inclinado em todos os quatro lados.

              Quadril

              Eles são uma versão típica do tipo de telhado de quatro inclinações. Um espaço confortável e espaçoso é obtido aumentando a área das duas vertentes frontais da casa, feitas em forma de trapézio. Os quadris são as inclinações do final do edifício em forma de triângulos. O desenho do meio quadril é feito de inclinações que não se estendem do cume até a cornija. Esse tipo de telhado raramente é usado, já que o sistema de vigas é um dos mais caros e complexos.

              Tenda

              Opção adequada para uma casa quadrada.O telhado em tal estrutura é inclinado com os mesmos parâmetros e requer arranjo por especialistas. Entre as opções estão 4 ou mais inclinações, em forma de cúpula ou pirâmide.

              Assimétrico

              É obtido como resultado do alongamento de uma das superfícies do telhado. Este sótão tem um aspecto exterior e interior muito invulgar. A aparente simplicidade do deslocamento do telhado esconde um cálculo detalhado dos parâmetros de carga em cada parede. O espaço de vida em tal cômodo será distribuído de forma desigual, dependendo do lado e do ângulo do telhado.

              Com um "cuco"

              Os "cucos", neste caso, são chamados de pequenas saliências em forma de triângulo, onde as janelas estão mais frequentemente localizadas. Além disso, em uma inclinação pode haver várias dessas estruturas com sistemas de vigas individuais. A forma da estrutura pode ser completamente diferente, tanto em uma como em quatro inclinações.

              Em forma de L

              Uma opção de telhado bastante econômica com uma aparência fora do padrão. Na maioria das vezes, dois telhados de duas águas são usados ​​para isso, encaixando um no outro em ângulos retos, que é a unidade estrutural mais difícil. É claro que esses modelos são usados ​​principalmente em edifícios com o mesmo formato.

              Tendo listado as principais formas de estruturas de sótão, deve-se acrescentar que combinações de tais coberturas também são possíveis. Por exemplo, um lean-to pode ser construído como uma linha quebrada. O mais importante aqui é cumprir todos os requisitos operacionais e de design durante a construção.

              Formas e tamanhos

              A construção do piso do sótão também apresenta variabilidade ao nível da concretização das várias formas arquitectónicas da própria divisão. A geometria da sala do sótão pode ser triangular ou quebrada, cúbica ou em L, simétrica ou assimétrica, térrea ou em dois níveis, ocupar todo o espaço da casa, apenas parte dela, ou mesmo fora do rolamento paredes suportadas por colunas. Existem muitas alternativas. Uma estrutura complexa requer cálculos corretos de dimensões e elaboração de um plano de construção.

              O cálculo dos parâmetros exatos da área do sótão envolve uma série de cálculos preliminares. Para elaborar um projeto, é necessário dividir esquematicamente o espaço em formas geométricas simples: trapézios, retângulos, paralelogramos, quadrados, triângulos e, tendo calculado a área de cada um deles, somar os resultados obtidos. Este princípio se aplica a quase todas as estruturas do sótão. E se todas as normas de altura (no mínimo 2,5 m) do sótão forem atendidas, a área construída deve ser de no mínimo 16 m².

              Ressalta-se que além dos parâmetros de altura estabelecidos, onde tais cálculos são possíveis, existem sótãos de outros tamanhos:

              • sótão na faixa de 0,8 a 1,5 m;
              • semi-sótão inferior a 0,8 m.

              Em tais casos, ou quando a inclinação do telhado é bastante significativa, a seguinte fórmula se aplica:

              P = AxL + 2Bx0.7L

              P = L (A + 1,4B),

              onde P é a área;

              L é o comprimento do plano do sótão;

              A - largura do piso para paredes acima de 1,1 m;

              B - largura do piso para paredes acima de 0,8 m.

              A área útil de vida é calculada a partir dos pontos no teto 90 cm perpendiculares ao chão. O resto é considerado uma zona "morta".

              Essas fórmulas permitem calcular a resistência e o peso de uma estrutura e determinar a quantidade e o tipo de material usado.

              Graças às tecnologias modernas, hoje é perfeitamente possível realizar cálculos dos parâmetros do telhado do sótão online. Para fazer isso, você precisará inserir dados sobre o tipo de sótão, o esquema da estrutura da viga, o material do telhado e o isolamento.

              Sistema Rafter

              O sistema de vigas transformado é o principal diferenciador de telhados de outros. Essa estrutura já pesada pode suportar o peso do telhado, das vigas do piso, da carga do piso do sótão e da precipitação. Portanto, apenas aquele que é feito em conformidade com todos os requisitos pode ser considerado um sistema confiável e durável.

              Uma das regras básicas é que o sistema deve fornecer uma distribuição uniforme de pressão na base e nas paredes de suporte.

              Utiliza-se apenas madeira de alta qualidade, bem seca e tratada com um anti-séptico. Os parâmetros ideais das vigas são 100 × 100 mm na seção transversal, eles criarão uma estrutura resistente às condições climáticas.

              Inserir uma árvore na copa inferior é estritamente proibido. A inclinação das vigas está na faixa de 30 ° –60 °. Para protegê-los, são utilizados exclusivamente materiais metálicos rígidos (cantos, grampos, pregos).

              Calcule com especial atenção o degrau das vigas, pois disso depende a escolha da largura do isolamento e do tamanho das janelas localizadas entre as duas vigas. Deve-se acrescentar que a largura do degrau entre eles deve ser menor que a largura do isolamento em 3 cm para reduzir o desperdício.

              Todos os requisitos acima são atendidos independentemente da escolha de um dos tipos de construção do sistema de vigas, que é dos seguintes tipos.

              Pendurado

              Difere em economia e praticidade. Tal estrutura repousa nas paredes laterais da estrutura, e as pernas da viga são fixadas com pontes horizontais para rigidez - travessas, que também servem como base para o teto. A vantagem é a localização dos principais elementos do sistema fora da parte utilizada da divisão, o que permite expandir o espaço utilizável.

              Ao instalar tal sistema, você deve prestar atenção ao fato de que:

              • os suportes da saliência do telhado não devem cair no fundo, trazidos para fora das paredes de suporte, pernas da viga;
              • para a rigidez do telhado, uma prancha de vento deve ser pregada entre o cume e o Mauerlat;
              • o conteúdo de umidade da árvore de caibro não deve ser superior a 15%. Caso contrário, o sistema pode se tornar instável. Se, no entanto, esse material for utilizado, então é melhor ligá-lo com o auxílio de parafusos, os quais, se necessário, podem ser apertados.

              Naslonnaya

                É utilizado em sótãos com divisória de carga no centro da divisão, que constitui um suporte adicional. Na maioria das vezes, esse sistema é usado para grandes áreas da casa e materiais de cobertura pesados. O princípio de construção consiste no piso nas paredes internas da cama, que se projeta no lugar do Mauerlat, e na instalação de um suporte especial para suportar a viga mestra.

                Características do arranjo do sistema em camadas:

                • espessura de cada elemento - de 5 cm;
                • todos os nós são lisos e localizados exclusivamente nos lugares certos de acordo com o projeto;
                • a conexão do Mauerlat com a perna da viga é estritamente horizontal;
                • simetria na posição das escoras e escoras;
                • ventilação confiável e de alta qualidade;
                • Impermeabilização na junção de nós e alvenaria;
                • o comprimento da perna da viga sem apoio - até 4,5 m.

                O projeto independente do sistema de viga prevê o cumprimento de uma determinada ordem e requisitos:

                • Fixação do Mauerlat (base do sistema de caibro sobre a área da casa). A resistência da fixação com as lingas inferiores irá proteger contra "quebrar o telhado" no sentido literal desta expressão. O material utilizado são vigas processadas a seco com seção de 150x100 mm. Mauerlat transfere parte da carga do sistema de vigas para as paredes.
                • A base das vigas é assentada horizontalmente, sempre utilizando um nível. Fixa-se às paredes com parafusos ou suportes.
                • A camada impermeabilizante encontra-se nas coroas, colunas da estrutura do edifício ou na alvenaria. Você pode usar feltro para telhados, feltro para telhados, betume.
                  • Racks de quadros. As estantes verticais e horizontais perfeitamente planas são fixadas com suportes ou pregos a vigas compridas, o isolamento é colocado entre as verticais. Antes de prosseguir com o trabalho, é imperativo verificar a mobilidade dos racks - eles não devem se soltar. Caso contrário, eles são reforçados com chaves ou laços.
                  • As vigas prendem as pernas da viga juntas. Acima há uma crista, nas laterais. Se o comprimento das pernas do caibro for inferior a 8 m, não é necessário instalar a cumeeira.O elemento que desempenha suas funções pode servir como estrias que fixam o teto do sótão.
                  • A última etapa da construção do sistema é a fixação do torneamento.

                  A caixa é de indiscutível importância para o sistema de cobertura, que assume toda a sua carga.

                  Representa as barras colocadas perpendicularmente nas pernas das vigas. Além disso, vários materiais são usados ​​aqui, dependendo do tipo de revestimento: tábuas, madeira, compensado, tes. Embora normalmente usado para esta placa com bordas de 40-50 mm. Os tipos de cobertura macia sugerem uma caixa contínua e, com materiais mais duros, é fornecida uma distância entre as placas de 25-40 cm.

                  Todas as vigas estão conectadas no ponto mais alto do telhado - o cume. O cume confere rigidez e estabilidade a toda a estrutura. Portanto, é óbvio que a duração de operação de toda a cobertura depende da confiabilidade desta parte do sistema.

                  A ligação das vigas e, portanto, a formação da cumeeira, ocorre por meio dos seguintes fixadores:

                  • uma sobreposição é formada colocando as vigas umas sobre as outras e conectando-as por meio de fechos;
                  • um corte pela metade de uma árvore como resultado de vigas sobrepostas, nas quais metade da espessura e fixação são selecionadas nas bordas;
                  • aparar os lados finais das vigas envolve a sobreposição de vigas e aparar em uma imagem espelhada em um ângulo.

                      Na área da cumeeira, as vigas são fixadas com sobreposições de placas de madeira ou metal, cantos de metal, grampos, grampos, cunhas de madeira, placas de pregos. Durante a construção do sistema de treliça, uma parte tão importante da casa como a cornija está sendo instalada. Para fazer isso, o comprimento das vigas é aumentado ou uma potranca é usada.

                      Entre suas principais tarefas:

                      • proteção das paredes contra umidade e sujeira;
                      • elimina parcialmente a entrada de água e neve do telhado na fundação do edifício, evitando o desfoque;
                      • aspecto harmonioso e completo da estrutura geral do telhado da casa.

                      Requisitos de construção

                      O projeto do piso do sótão pressupõe o cumprimento dos seguintes requisitos:

                      • a interligação de comunicações entre o sótão e toda a casa;
                      • o material selecionado para o sótão deve ser combinado técnica e harmoniosamente com o material de construção;
                      • conformidade da planta baixa adicional com o projeto de construção;
                      • cumprimento das normas de segurança na execução de trabalhos com a presença de pessoas em área residencial;
                      • adesão estrita às regras de segurança contra incêndio;
                      • conformidade da cerca transparente com o conceito geral do estilo de construção.

                      Tecnologia de instalação

                      A montagem de todos os elementos do espaço do sótão ocorre nesta ordem:

                      • é melhor calcular a resistência de um edifício com o envolvimento de especialistas;
                      • a preparação do projeto do sótão e da cobertura também pode ser feita com a participação de pessoas qualificadas ou a partir de uma versão pronta;
                      • desmontar o telhado antigo se não for um prédio novo que está sendo reconstruído;
                      • a fabricação de uma moldura de caibro de madeira é um dos pontos mais difíceis na construção de um sótão;
                      • é necessário certificar-se de que a ereção é precisa por meio de uma corda esticada entre os arcos, que idealmente deve estar na posição horizontal;
                      • fixação de arcos uns com os outros com placas de pregos ou cantos de estampagem;
                      • material de barreira de vapor no interior do sistema de viga, fixado com suportes de construção;
                      • uma camada de isolamento firmemente presa às vigas;
                      • a instalação do torneamento no material de isolamento é feita com blocos de madeira;
                      • a impermeabilização é colocada na parte externa do sistema de viga - freqüentemente filme de polietileno é usado para isso, e outra camada de tábuas é recheada sobre esta camada;
                      • para a ventilação natural do espaço sob o telhado, cavidades especiais são dispostas entre as camadas hidro e termo-isolantes na área da cornija, que são exibidas na parte superior da cumeeira;
                      • sobrepor a moldura com material de cobertura, dependendo das preferências do proprietário da casa.

                      Dentre as opções de acabamento, você pode considerar as seguintes opções:

                      • Telhas de metal são usadas não apenas por causa de sua aparência atraente. Este material tem uma excelente relação qualidade / preço. Durável, fácil de instalar e leve. Ele transfere golpes de forma confiável, mas ao mesmo tempo transfere todos os sons bem, o que é a principal desvantagem.
                      • Os telhados cobertos com papelão ondulado são bastante duráveis. Tal telhado tem proteção adicional de polímero e é barato. Apesar da flexibilidade, o material é bastante durável, mas, assim como as telhas de metal, sofre os efeitos do ruído.
                      • Ondulin é leve, ecologicamente correto, resistente à umidade, silencioso, pode transportar cargas de mais de 900 kg e não é caro o suficiente, mas é exposto à luz solar - ele desaparece rapidamente e emite um odor desagradável. Também é inflamável.
                      • A ardósia é uma opção econômica e durável. Não inflamável e fácil de manusear. Por trás dessas vantagens está a fragilidade e a presença de amianto prejudicial ao homem.
                      • Telhas - duram até 70 anos, têm uma aparência rica e razoável, são silenciosas e não permitem o desenvolvimento de corrosão. Mas é sensível às intempéries: no frio é frágil, no calor derrete e exala um odor pungente. Altamente inflamável.

                      Projeto

                      Muitos consideram o sótão um quarto de segunda classe e pensam seriamente em como ele ficará apenas por fora, mas as soluções modernas permitem que você faça um ambiente colorido e atmosférico dentro do quarto, que será do gosto de todos os moradores da casa. .

                      A disposição desta sala não é uma questão fácil. Na hora de escolher os móveis, vale lembrar as paredes inclinadas do sótão. Para o arranjo racional do espaço do sótão, os designers recomendam:

                      • você pode aumentar visualmente o teto baixo devido à mobília baixa - mesas baixas, pedestais, pufes, camas sem pernas;

                      A cabeceira da cama é instalada contra uma parede baixa oposta ou ao lado da janela; se o espaço for totalmente limitado, é melhor colocá-lo ao longo da parede;

                      • Independentemente da finalidade funcional do sótão, deve haver local para arrumação, sejam armários ou armários, que geralmente se localizam na zona "morta" do sótão para poupar espaço e livre circulação;
                      • é importante prestar atenção à qualidade da iluminação;
                      • pense sobre quais itens são realmente necessários nesta sala, e não a suja com nada;
                      • o sótão pode servir tanto de quarto como de sala de estar, de escritório, de creche, de quarto de vestir, de bilhar, de cinema ou de ginásio, podendo ainda ser instalada uma casa de banho.

                      Muitas vezes, o interior do sótão é decorado com materiais naturais e segue um determinado estilo.

                      O sótão em estilo escandinavo é amplo, discreto e aconchegante. Tons suaves suaves concentram toda a atenção nas decorações minimalistas. Nas paredes - papel de parede claro, pintura ou madeira. O chão é revestido exclusivamente com tábuas de parquete, mais escuras do que a tonalidade das paredes.

                      Ecostyle assume temas de floresta, mar, floral ou montanha. Os móveis são selecionados apenas com materiais naturais. Para uma reunificação completa com a natureza, os designers oferecem inserções de telhado transparentes. São utilizadas cores delicadas e claras.

                      O próprio nome do estilo - chalé, sugere que o desenho do sótão será apresentado na forma de uma espécie de pavilhão de caça com vigas maciças no teto e móveis de couro. Uma atraente lareira e lembranças de caça cabem em tal interior. O esquema de cores está em tons suaves.

                      Um dos estilos mais populares hoje, tanto para o sótão quanto para qualquer outro local, é o loft. Suas características distintivas são acabamento em concreto ou tijolo, exibição de comunicações para exibição, janelas maciças do chão ao teto sem cortinas e cortinas, quantidade mínima de móveis. Itens raros incomuns podem ser usados ​​como atributos.

                      O estilo provençal é caracterizado por uma abundância de tecidos, padrões florais, xadrez ou listrados. Os móveis costumam ser um pouco antiquados e bastante grandes.Por exemplo, uma cama pode ser feita de ferro forjado ou madeira e, para aumentar o volume, tem um grande número de colchas e travesseiros.

                      Belos exemplos

                      Sótão com cobertura cónica.

                      As inclinações do telhado multinível dão ao sótão uma aparência original.

                      A construção de tal telhado permite construir um terraço coberto.

                      Projeto moderno da arquitetura europeia do sótão.

                      Interior do armário do sótão.

                      Um projeto de quarto no sótão em um hotel resort.

                      O projeto de um quarto infantil localizado no sótão da casa.

                      O vídeo a seguir mostra a instalação de uma mansarda.

                      sem comentários

                      O comentário foi enviado com sucesso.

                      Cozinha

                      Quarto

                      Mobiliário