Sótão infantil: opções de interiores

Sótão infantil: opções de interiores
  1. O que é isso?
  2. As crianças podem ser acomodadas lá?
  3. Seleção de estilo
  4. Como organizar tudo?
  5. Características de idade
  6. Compromisso
  7. Espectro de cores
  8. Exemplos espetaculares de inspiração

Certamente cada um de nós na infância sonhou com um canto isolado, que é isolado da habitação principal pela presença de uma escada. Pode ser arranjado da maneira que você quiser, enquanto cada detalhe transmite a atmosfera desejada em um espaço incomum. Hoje, o foco está no sótão: permite dar vida a qualquer ideia criativa. Para compreender a relevância da utilização deste espaço para uma creche, é necessário levar em consideração as suas características de design, as opções de interior e a adequação de atribuir uma área a crianças de diferentes idades.

O que é isso?

O sótão é o espaço entre o telhado e o teto da casa. Pode ocupar toda a área da camada superior da casa ou parte dela, o que se deve às peculiaridades da inclinação do telhado. Ou seja, pode ser um cômodo sob o telhado ou vários cômodos separados por vigas, embora em alguns casos o sótão tenha divisórias.

O espaço do tipo sótão tem uma série de diferenças em relação à compreensão clássica do quarto:

  • Não tem a mesma altura de todas as paredes e uma disposição clara das janelas.
  • O nível de luz em tal espaço é frequentemente limitado.
  • Para fornecer luz, as aberturas das janelas são frequentemente colocadas diretamente na inclinação do telhado.
  • Em tal sala, a disposição dos móveis está sujeita às características de design das paredes e do telhado (a altura de algumas paredes não é superior a 1,5 m).
  • Às vezes, o sótão é combinado com uma varanda.
  • Pode ter uma estrutura de teto complicada e uma entrada estranha.
  • Este espaço é na maioria dos casos limitado e não se ajusta ao clima de trabalho.

A diferença entre o sótão e o sótão é o fato de o sótão ser um espaço não residencial sem aquecimento.

Isso é resolvido mesmo na fase de construção: mesmo o sótão isolado não vai se tornar um sótão, enquanto o espaço do sótão é aquecido tanto quanto os cômodos principais da casa.

As crianças podem ser acomodadas lá?

O espaço do piso do sótão não é adequado para quarto de bebé, mesmo que a altura e a perspectiva das paredes sejam próximas das clássicas instalações da habitação. Há várias razões para isso. Um deles é o fato de que vai ser mais difícil chegar ao sótão para a criança. Ao mesmo tempo, com o desenvolvimento da habilidade de engatinhar, o bebê pode chegar às escadas.

Por outro lado, o espaço limitado pode causar uma atitude negativa em relação à sala., se for usado diariamente, enquanto as filmagens da sala serão limitadas.

Esta sala é uma excelente solução para crianças mais velhas e adolescentes.

Seleção de estilo

O estilo do sótão para um berçário depende da filmagem e da idade de uma criança em particular. Porém, na hora de escolher um estilo, é preciso se orientar pelas preferências pessoais da criança. O piso do sótão está associado a algo único, simples e sofisticado ao mesmo tempo. Portanto, as tendências clássicas (classicismo, neoclassicismo, estilo italiano e inglês) são inadequadas aqui. Caracterizam-se por uma solenidade palaciana, inadequada para a disposição de um canto infantil no sótão.

Você não deve criar designs de vanguarda: isso é estranho para as crianças. Pontos contrastantes nas paredes e móveis irritarão seus olhos. Excluímos as direções da vanguarda e do kitsch: elas criarão uma sensação de desordem.Para trazer organização ao espaço, ao mesmo tempo que lhe confere um sentido de estilo, vale a pena dosar os atributos dos interiores modernos.

As crianças também se sentem desconfortáveis ​​em direções vintage: elas se sentirão confortáveis ​​imersas na era da modernidade.

Ao mesmo tempo, uma solução harmoniosa será a escolha do estilo entre as direções do minimalismo, oi-tech, moderno, brutalismo, biônico e estilo escandinavo. Um quarto de criança, cujo interior será enfatizado com uma parafernália moderna, irá deliciar a criança mais do que um quarto de renda, feito em abundância de tons de rosa ou azul.

No entanto, também há uma nuance aqui: é impossível reproduzir o estilo exatamente sem ajustá-lo à idade da criança.

Com a escolha certa de acessórios e elementos-chave de design, você pode organizar um ambiente de forma aconchegante. Você pode escolher elementos de grunge ou boho. Projetos pretensiosos de móveis no sótão são inadequados: eles vão desordenar um espaço já limitado. Em alguns casos, basta pintar as paredes e o tecto para a decoração, noutros não pode prescindir dos painéis de parede. Você pode colar papel de parede nas paredes.

Como organizar tudo?

O arranjo do sótão é um negócio criativo e completo. Usando os recursos de paredes e inclinações do telhado, você pode desviar a atenção das bordas chanfradas do espaço, fazendo-as passar por méritos da sala. Tudo depende das características da própria sala.

Vamos considerar várias opções:

  • Num sótão de empena com varanda, a cama pode ser colocada ao longo da parede, na parede adjacente é preferível colocar uma prateleira e uma mesa de estudo. O centro da sala deve ser isolado com um tapete.
  • Se não houver problemas de imaginação, pode colocar no sótão um dormitório com gavetas para linho pastel. É preferível colocar um tapete felpudo perto da casa.
  • Quando o espaço é totalmente limitado, vale a pena completar um projeto de dois níveis de uma área de jogos de dormir, complementando-a com uma escada e colocando uma mesa e uma cadeira ergonômica perto da janela.
  • Um espaço com uma perspectiva quebrada e partições pode ser reproduzido de acordo com o princípio das zonas funcionais. Em um cômodo, vale a pena organizar um canto de trabalho, é melhor ocupar uma área menor sob o quarto.

Os atributos obrigatórios do mobiliário devem ser:

  • cama para dormir;
  • sofá para relaxamento;
  • braço de cadeira;
  • mesa;
  • revestimento de carpete.

Se o espaço for limitado e houver espaço para um armário completo, você pode substituí-lo por uma prateleira conveniente com espaço para roupas. Isso permitirá que você ajuste as coisas principais na sala. O que é realmente necessário aqui são prateleiras ou armários com gavetas com chave. Isso pode eliminar a ilusão de desordem e remover objetos que podem acumular poeira.

Características de idade

A idade é o principal critério para a disposição dos móveis, seu design e funcionalidade. As crianças mais novas precisam de espaço para um quarto, área de recreação e área de relaxamento. É importante para eles que haja lugar para os brinquedos no sótão e não sejam poucos, caso contrário corre o risco de o quarto ficar desconfortável. Neste caso, até a forma da lâmpada é importante, o que muitas vezes define o clima da composição do interior.

A situação com os adolescentes é diferente: é importante para eles que o espaço seja separado. Devido à idade de seu proprietário, um canto isolado deve ser elegante, moderno e complementado com tecnologia. Pode ser um laptop, sistema de áudio, computador. Tudo depende dos hobbies do adolescente. Na presença de tais acessórios de interior, o sótão será um cômodo predileto que estará associado ao ambiente de conforto do lar.

A luz tem um significado especial: neste caso, não é tanto a forma que importa, mas a ergonomia e a modernidade. A prioridade é dada à iluminação LED por meio de fita flexível ou holofotes sem decoração.Poucos adolescentes não darão importância à função RGB, principalmente quando se considera o fato de que as sombras dos LEDs podem mudar de cor no ritmo da música que um adolescente ouve, conectando um dispositivo de iluminação por meio de um programa especial ao telefone. Nessa idade, seu próprio estilo começa a se desenvolver, por isso é importante que os móveis da sala não tenham uma sensação de desordem.

Compromisso

Um sótão, pensado como espaço para crianças, pode ter várias finalidades. Depende do número de quartos, da presença de uma varanda ou loggia e do local de comunicação. Se houver espaço suficiente, é usado como quarto dos pais e quarto das crianças. Ao mesmo tempo, não importa se o quarto está equipado para um menino, uma menina ou duas crianças: a idade da criança é importante.

Se você planeja equipar o sótão para um adolescente, é melhor dar a ele os dois quartos para espaço pessoal. Os bebês, ao contrário, ficarão mais confortáveis ​​se pais amorosos estiverem presentes: assim você pode responder rapidamente a um chamado, ver o que a criança está fazendo. Para saber o que um adolescente está fazendo, não é necessário estar atrás da próxima parede ou divisória. Você precisa confiar na criança, se desejar, sempre há a oportunidade de se interessar pelos hobbies e pela vida de seu filho.

Espectro de cores

Tintas escuras e agressivas são inaceitáveis ​​para a arrumação do sótão. É inadmissível decorar superfícies com tons de vermelho e preto, preencher o espaço com azul e roxo. Para o teto, é preferível usar um tom branco: vai aumentar o tamanho da sala e tornar o teto visualmente mais alto. Combine tons de bege, creme, celestial e rosa claro no interior com branco. Bons tons são areia, menta, caramelo, marrom claro, turquesa, leitoso, verde. É importante não saturar excessivamente o espaço com brilho.

Exemplos espetaculares de inspiração

Vamos considerar várias soluções de design interessantes para decorar um sótão para um berçário.

  • Um exemplo original de um espaço confinado com um telhado inclinado. Um sofá-cama desdobrável, um aparador com almofadas macias, uma área de jantar e uma secretária compacta criam um canto acolhedor para uma menina.
  • Um quarto compacto no sótão para um menino em tons de bege e azul com um telhado inclinado, banhado pelo sol, parece lindo. Não há nada de supérfluo nele: um sofá, prateleiras, uma cômoda, um espelho, alguns quadros e abajures de mesa.
  • O design no estilo minimalista também é adequado em uma casa de madeira, se as paredes forem revestidas com painéis. Um sofá-cama, uma poltrona lacônica, tapete quebra-cabeça e uma estante de parede a parede criam uma atmosfera muito acolhedora.
  • O interior de um edifício rústico pode ser realçado pintando o teto de branco. Assim, você pode transformar um pequeno espaço indefinido em um quarto de canto isolado com uma área de trabalho para uma menina.
  • Um método incomum de zoneamento do espaço do sótão por meio de cortinas feitas de fios com lentes e borboletas. Assim, você pode dividir a área de dormir e o local de descanso.
  • Uma solução original para usar o sótão para gêmeos. Um pequeno tema fabuloso no desenho de camas e cortinas nas cortinas, almofadas originais e elegantes poltronas macias, uma escrivaninha e um tapete macio de longa penugem não deixará as princesinhas indiferentes.

Para informações sobre como equipar o quarto das crianças no sótão, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário