Características da construção de um banheiro com um sótão
Um banho é uma ótima maneira de relaxar o corpo e a alma. Aqueles que têm um terreno fora da cidade, mais cedo ou mais tarde, perguntam-se a questão de construir um spa pessoal em russo.
Peculiaridades
Algum tempo atrás, o balneário era principalmente um prédio de um andar. Hoje em dia, cada vez mais os projetos incluem um sótão ou um segundo andar completo. Se a última opção for cara e o aproveitamento dessas áreas não estiver previsto, então a opção com sótão é uma excelente solução. O nível superior pode funcionar como área de lazer para festas, sala de bilhar, quarto de hóspedes.
Existem várias vantagens de um banheiro com sótão:
- preço relativamente baixo em comparação com um edifício de dois andares completo;
- a possibilidade de arranjar áreas adicionais;
- compacidade da estrutura no local;
- projeto original do segundo nível.
As desvantagens incluem os seguintes aspectos:
- a necessidade de realizar trabalhos adicionais de isolamento entre o primeiro piso e o sótão;
- a necessidade de isolamento da cobertura do sótão;
- custos adicionais para a cobertura associados às características arquitetônicas do edifício.
Visualizações
As construtoras oferecem serviços para a construção de banhos com desenhos e plantas prontos, mas podem fazer um esboço com layout individual.
Existem diferentes tipos de características arquitetônicas na construção de um banho:
- Box com sótão. A opção mais fácil e, portanto, mais econômica para uma casa de veraneio. No primeiro andar encontra-se uma sala de recreação e um camarim, uma sala de vapor, um lavatório e uma sanita, o segundo andar é ocupado por um quarto de hóspedes equipado como quarto ou sala de bilhar.
- Banho de mansarda com varanda coberta. A varanda coberta pode ser usada para arranjar lugares extras para dormir no verão, bem como para se refrescar após a sauna a vapor, sem ser notado pelos vizinhos. A construção de uma sala desse tipo custará um bom dinheiro, porque precisa ser envidraçada e acabada por dentro.
- Banho com terraço. Uma alternativa à varanda pode ser um terraço aberto. O mobiliário é menos íntimo, mas mais barato e oferece uma oportunidade para desfrutar plenamente da natureza e do ar puro.
- Banho com varanda. Uma varanda é um elemento arquitetônico complexo. Projetos com ele são mais caros e o processo de construção mais tecnológico.
Existem projetos combinados de banhos: com uma varanda e uma varanda, com uma varanda e um terraço.
Material
O material mais popular na construção moderna de banhos é a madeira. É feito de toras e placas coladas. As matérias-primas para a produção de madeira são o pinho, o cedro, o lariço. Diferentes tipos de madeira diferem em suas propriedades individuais.
A madeira de pinho é um material leve, fácil de usar e barato, mas não tolera bem a umidade, seca, deforma-se e racha. O cedro é um material caro, mais denso, tem boa condutividade térmica, não seca muito, além disso, o conteúdo em grande quantidade de resina impede o crescimento de fungos e mofo. O larício é resistente à alta umidade, mas não possui alta condutividade térmica.
Dependendo da tecnologia de processamento da madeira, a madeira serrada é dividida em:
- Madeira maciça: uma opção econômica para quem planeja usar o banho apenas no verão.
- Barra perfilada: cada barra é processada de forma que nenhuma folga seja formada durante a instalação dos anéis de brilho, mas as coroas se fechem de forma confiável.
- A madeira laminada colada tem boas características para a construção de um banho, mas é considerada um material mais caro.
- Um tronco arredondado é uma opção clássica para a construção de um banho. Esse material é adequado para a autoconstrução de um objeto.
O bloco de espuma não é o material mais popular para a construção de um banho, mas tem suas vantagens:
- baixo custo do edifício acabado;
- método de instalação fácil;
- baixa transferência de calor;
- banhos de blocos de espuma não queimam.
Mas também existem desvantagens suficientes:
- absorve a umidade rapidamente;
- baixa resistência à geada, não adequada para a construção de instalações em locais onde os invernos são rigorosos;
- suscetível a fungos e bolores;
- fragilidade do edifício - não mais de 15 anos.
O tijolo é um dos materiais mais confiáveis para a construção de edifícios residenciais e anexos. O material tem uma série de vantagens que o tornam claramente um líder. Mas esse material é bom para a construção de um banho?
Vantagens dos banhos de tijolos:
- devido à sua resistência e capacidade de carga, o tijolo é ideal para a construção de edifícios altos, incluindo banhos com sótão;
- o material permite escolher qualquer forma arquitetônica e configuração do edifício, com ele você pode implementar qualquer ideia de projeto;
- objetos de tijolo não requerem acabamento externo;
- não queime em caso de incêndio;
- não suscetível a fungos e bolores;
- uma estrutura de tijolos tem uma longa vida útil.
Contras de banheiros de tijolos:
- uma fundação reforçada é necessária para a construção;
- requer decoração interior;
- o tijolo é um material muito caro, construir uma casa de banho pode parecer um desperdício desnecessário;
- a construção de uma banheira de tijolos é um processo longo, enquanto uma moldura de madeira pode ser comprada pronta;
- o tijolo esquenta muito tempo, terá que ser aquecido com antecedência.
Gostaria também de referir que os habituais banhos de madeira são muito atmosféricos, é extremamente agradável estar neles, sinceramente, sente-se a fusão com a natureza. Um prédio de tijolos não produzirá esse efeito.
Banhos de quadro são ideais para auto-ereção. A tecnologia evita o complicado processo de reforço da fundação, mas a necessidade de decoração interior e exterior continua obrigatória.
A estrutura da banheira mantém o calor bem, todos os materiais nela contidos são ecologicamente corretos, você pode organizar uma ida à sauna imediatamente após a construção.
Dimensões (editar)
Existem tamanhos padrão de banheiras para chalés de verão sob encomenda. Na escolha do necessário, deve-se levar em consideração o tamanho do próprio local, a proximidade de outras formas arquitetônicas, a frequência de uso do banho, bem como o número máximo possível de pessoas que desejam cozinhar ao mesmo tempo.
4x6 sq. m
Esta opção de construção é escolhida por quem pretende poupar espaço livre no local, mas não se nega o relaxamento no banho. Além disso, esta opção não parecerá apertada, pode facilmente acomodar uma pequena família de 4 pessoas.
Mesmo uma casa de banhos tão pequena pode ser construída com um pequeno terraço aberto. Se desejar, o terraço pode ser excluído, aumentando assim a área do banheiro ou lavabo, e o alpendre pode ser removido fora do edifício principal.
6x5 sq. m
As dimensões indicadas, ao que parece, diferem pouco da versão anterior, mas mesmo olhando os desenhos, podemos afirmar com segurança que tal banho é muito mais livre e pode acomodar mais pessoas. Para os amantes do lazer de inverno em uma grande empresa, um prédio com uma ampla área de lazer é adequado. Isso pode ser alcançado sacrificando o terraço.
Mas mesmo com uma varanda aberta, o balneário não parece apertado: a sala de recreação ocupa 16 m². m, e o segundo andar tem até 19 m². m, que pode ser dividido por uma partição em 2 quartos completos ou criar um espaço aberto com cadeiras de massagem, bilhar, uma grande TV e sofás.
6x6 sq. m
Para banhos com esses parâmetros, as construtoras sugerem considerar opções com varandas. Na maioria das vezes, a varanda está localizada acima do terraço aberto. Tanto um quanto o outro têm cerca de 1,5 m de largura, o que é suficiente para colocar ao ar livre duas cadeiras, uma mesa e uma rede.
6x9 sq. m
Banho com área total de quase 100 m2. m é verdadeiramente real. Essa estrutura pode acomodar pelo menos 15 pessoas. Na maioria das vezes, esses objetos são erguidos em centros de recreação, porque tal edifício é considerado caro não apenas durante a fase de construção, mas também durante a manutenção. No entanto, existem grandes fãs do passatempo de banho entre os indivíduos.
Tal espaço pode ser acomodado como um conjunto padrão de instalações: um terraço, um hall de entrada, uma sala de recreação, um banheiro, uma sauna a vapor, um chuveiro - no 1º andar, um quarto de hóspedes, uma varanda, um corredor - em o segundo, ou complementar o layout com uma cozinha, uma piscina, uma lareira.
Estilo e design
Apresentando um balneário, a primeira associação que surge em relação ao estilo é o country. E não importa que tipo de país seja. Você pode dar à decoração raízes puramente russas - uma espécie de cabana com platibandas com entalhes em madeira, com uma represa e uma varanda em forma de dossel. Lá dentro, no banheiro, pode-se estender uma toalha de mesa com um enfeite característico, colocar um samovar, do qual, aliás, você pode beber um saudável chá de ervas entre as visitas à sauna. É importante que o balneário seja uma casa de toras, então nenhum material de acabamento externo e interno é necessário.
Outra solução interessante seria um edifício em estilo chalé. É melhor se o projeto do banho do sótão incluir um terraço aberto e uma varanda. Grandes janelas na sala de recreação e no segundo andar irão criar uma sensação de máxima proximidade com a natureza.
Ferramentas necessárias
O conjunto de ferramentas para a construção de um banho depende do tipo de construção e do tipo de material.
Existem dispositivos que são usados na construção de qualquer objeto:
- Misturador de concreto. Você terá que produzir muito cimento, especialmente para a fundação. A mistura manual exigirá muito tempo e esforço, não permitirá que você agite completamente a composição, então é melhor obter um misturador de concreto especial.
- Nível de construção. Este dispositivo é muito importante para a construção de paredes, comprimento da betonilha, para trabalhos de cobertura.
- Nível hidráulico ou nível de água. A altura das estruturas de suporte em torno do perímetro deve ser a mesma. O dispositivo funciona segundo o princípio de vasos comunicantes e permite alinhar todos os elementos verticais.
- Motosserra ou serra elétrica. Essas ferramentas serão necessárias se o material principal para a construção de uma banheira for à base de madeira.
- Broca ou broca de martelo.
- Schurovert. O melhor é escolher uma ferramenta elétrica de mão que aumentará o tempo de construção do objeto, além disso, exigirá muito esforço do construtor.
- Jigsaw. Você não pode prescindir desse dispositivo, principalmente se a banheira for construída com toras ou vigas com coroas. Um quebra-cabeças elétrico nas mãos de um mestre é capaz de fazer cortes de qualquer tamanho e complexidade.
- Machado reto e obtuso.
- Uma mão ou um avião elétrico ajudará a nivelar as superfícies de madeira.
- Malho.
- Doboinik.
- Carrapatos.
- Formão.
- Arquivo.
- Serrote.
- Roleta.
- Escada ou escada.
- Pedaço.
Esta lista pode não estar completa, mas cobre uma lista das ferramentas básicas de construção necessárias.
Como construir com as próprias mãos?
Depois que todas as ferramentas e materiais foram montados, você pode iniciar o trabalho de construção.
A construção de uma casa de banho com sótão realiza-se em várias etapas:
Estabelecendo a base
Este é um processo tecnológico complexo. A vida útil do objeto depende de como a fundação é lançada, portanto, essa questão deve ser abordada minuciosamente.
Para a construção de uma banheira, será preferível uma base de tiras de cascalho sobre uma almofada de areia. Para isso, por meio de faróis, linhas de pesca ou bobinas, é marcado um perímetro e cavada uma vala com profundidade de pelo menos 50 cm.O fundo dessa depressão é coberto com 15 cm de areia, que é então umedecida com água e bem compactada.
A almofada está pronta, pode iniciar a cofragem. As laterais da vala são reforçadas com placas ou placas de madeira compensada, que são presas umas às outras de forma que os fechos fiquem do lado de fora. Eles são forrados com material de cobertura ou uma película espessa, uma moldura de reforço é instalada para dar resistência à estrutura, a vala é vazada com uma mistura de concreto preparada.
Antes de derramar a parte externa da base, você deve cuidar da quantidade necessária de fluxo de ar. Eles podem ser feitos com tubos de plástico. É importante monitorar constantemente o nível da fundação da faixa para construir paredes uniformes no futuro.
A base da tira seca em cerca de 3 semanas. A remoção da fôrma é possível em 2 a 15 dias, dependendo da mistura. A impermeabilização da fundação deve ser feita com material de cobertura ou hidrossol, sobrepondo-se vigas com 0,5 cm de espessura, a chamada fileira de empilhamento - proteção do revestimento do piso contra a degradação.
Walling
Uma estrutura pronta pode ser instalada na fundação acabada. Caso contrário, as toras são dispostas de acordo com o sistema: cauda de andorinha, espinho-ranhura ou em um quarto. A madeira deve ser tratada com um anti-séptico especial.
Cobertura
O processo de instalação do telhado depende diretamente do tipo de telhado selecionado. A estrutura quebrada do piso do sótão é considerada de difícil instalação, mas é ela que permite obter uma maior quantidade de espaço útil. No decurso dos trabalhos de cobertura, são também efectuados trabalhos de isolamento e isolamento.
Interior
As obras internas começam com a construção de uma escada, que pode ser feita por encomenda ou por sua conta. Em seguida, instala-se um fogão de ferro ou pedra, bancos para banho turco. O banheiro e a piscina nas saunas modernas são revestidos com azulejos.
dicas e truques
Para aqueles que duvidam de suas habilidades, você não deve começar a construir uma banheira por conta própria. Essa atividade própria pode levar ao desperdício inadequado de material de construção, além disso, as propriedades do banho resultante podem ser decepcionantes.
Você pode comprar uma casa de toras pronta 4x5 ou 4x4 sq. m, que será feito com tecnologia que exclui a despressurização. Mas o proprietário, em qualquer caso, terá que resolver o problema do telhado e da fundação.
É melhor confiar o trabalho a profissionais. Eles vão erguer um objeto em pouco tempo, conectar as comunicações necessárias, instalar uma fornalha, um sistema de drenagem de acordo com a tecnologia, e poderão realizar trabalhos de instalação da piscina.
Avaliações
Os proprietários das saunas com sótão apreciam todos os aspectos positivos do edifício, independentemente de o edifício ter sido construído de forma independente ou com a ajuda de uma equipa de construtores.
Quem gosta de banho de vapor afirma que um bom trabalho de isolamento do telhado e dos tetos entre o primeiro e o segundo andar não permite que o ar quente e o vapor se desgastem rapidamente. E a utilização da sala de vapor durante todo o ano permite acomodar hóspedes no sótão tanto no inverno como no verão.
Também há comentários positivos sobre a economia de espaço útil no terreno. O segundo andar adicional contribui para isso.
Uma das desvantagens é considerada um gasto adicional com o telhado e isolamento do objeto, mas isso não é um obstáculo na escolha de tal projeto para um banho.
Belos exemplos e opções
Espaço limitado - este é o caso quando você precisa de uma pequena sauna com sótão e telhado inclinado, mas incluindo um espaçoso terraço ao ar livre. Ideal para espaços estreitos.
O terraço não tem de ser confinante com a estrutura principal, estando situado ao longo desta. As formas mais próximas do quadrado podem ser contíguas ao edifício com suas extremidades laterais e têm um significado praticamente independente. Para organizar um jantar ao ar livre em tal gazebo, não é necessário aquecer o balneário.
De forma a poupar espaço no local, pode combinar um balneário com garagem ou fazer um anexo para celeiro.Um design harmonioso pode ser criado se o edifício for revestido por fora, as paredes e o teto por dentro com tábuas.
Para obter informações sobre como construir um banho de quadro, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.