Braseiro vertical: diferenças e características de design

Braseiro vertical: diferenças e características de design
  1. Vantagens
  2. Peculiaridades
  3. Tipos e designs
  4. Decoração de churrasqueiras
  5. Conclusão

Tradicionalmente, ao preparar churrasco, nossos compatriotas usam o modelo clássico de churrasco horizontal. Enquanto isso, a carne marinada acaba não sendo menos saborosa no modelo de churrasco modernizado, em que os espetos ficam verticalmente em torno das brasas. O braseiro de formato incomum foi inventado por Alexander Loginov - este projeto é chamado de outra forma de "braseiro ecológico". O artesão procurava uma forma de reduzir o risco de exposição a substâncias nocivas na carne, pois a gordura que pingava nas brasas se transformava em uma mistura volátil de carcinógenos, que era então absorvida pela carne. Considere um braseiro vertical, descobrindo suas diferenças de design em relação a outros análogos.

Vantagens

O fabricante de shashlik vertical tem uma série de vantagens inegáveis. É nele que se combinam as características de um tandoor de cerâmica e de uma churrasqueira de metal padrão.

Este projeto tem muitas vantagens.

  • Respeito ao meio ambiente e segurança (devido ao arranjo vertical, a carne não entra em contato com a fumaça, não há liberação de carcinógenos durante a fritura).
  • Uma quantidade maior de carne que pode ser cozida de uma só vez (em uma grelha de pequeno porte são 4 kg de produtos ao mesmo tempo, e em uma de grande porte - 7 kg).
  • A presença de várias zonas de temperatura localizadas verticalmente (em tal grelha, você pode cozinhar vários tipos de kebabs de uma só vez - de peixe, vegetais, carne, aves, organizando-os levando em conta o regime de temperatura exigido).
  • Compacidade do design vertical (mesmo em uma pequena churrasqueira, você pode colocar até 20 espetos).
  • A possibilidade de transportar uma estrutura dobrável em um pequeno carro de passageiros.
  • Risco mínimo de queimaduras no corpo ou incêndios em objetos próximos, uma vez que as brasas estão envolvidas em uma malha de metal.
  • Facilidade de manutenção da estrutura, pois as cinzas passam pelas células da malha em um coletor de cinzas especial.
  • A presença de uma bandeja para gordura no fundo da churrasqueira, o que garante facilidade na limpeza.
  • Aparência original e esteticamente agradável.
  • A velocidade de cozimento dos produtos em comparação com o design de churrasco horizontal usual.
  • Funcionalidade e consideração (devido aos entalhes especiais na parte superior, você pode mover a carne para mais perto ou mais longe do fogo).
  • Confiabilidade (o braseiro vertical é feito de aço com no mínimo 2 mm de espessura com peças galvanizadas e pintura resistente ao calor na superfície).
  • Melhora o sabor da carne, pois não é frita, mas assada no próprio suco.

Peculiaridades

Todos os tipos de churrasqueiras verticais estão unidos por um único princípio de funcionamento, quando um espeto é colocado nas laterais do fogo. Tal braseiro tem visualmente a forma de um poço, onde os resíduos de carvão estão fumegando, cercados por um invólucro de aço. É neste espaço que o shish kebab definha até ficar totalmente cozido. As divisórias dentro de um poço protegem a carne da fumaça cancerígena. Além disso, uma grelha adicional deve ser fixada sobre o fogo aberto, onde você pode colocar legumes na grelha ou colocar algo para cozinhar (por exemplo, pilaf em um caldeirão).

A grelha vertical funciona da seguinte forma. Uma fogueira é acesa na fornalha e a lenha é colocada. Quando restar carvão deles, você sentirá como as paredes da caixa aqueceram e o calor emana delas. Então é hora de instalar espetos com carne e legumes amarrados neles. O espeto é fixado em um orifício especial no topo da parede e encostado no fundo com a ponta.Preste atenção para o fato de que a temperatura é mais baixa nos cantos da churrasqueira, por isso coloque ali alimentos que cozinhem mais rápido (por exemplo, verduras). Espetos posicionados verticalmente ao lado da brasa permitem dourar a carne não só pelo lado do calor, mas também pelo lado oposto, que é afetado pela parede de metal quente da churrasqueira, bem como pelo ar aquecido por dentro.

Vire a carne de vez em quando para que a crosta dourada fique uniforme.

Tipos e designs

Existem 2 tipos de churrasqueiras verticais - fixas e portáteis. A opção mais comum e compacta é recolhível. Consiste em painéis laterais, uma grade que cobre o combustível e uma bandeja de gordura. Observe que neste projeto, muitas vezes você terá que virar os espetos para que a carne e outros alimentos cozinhem uniformemente por todos os lados.

Se você planeja fazer um braseiro experimental com suas próprias mãos, use um projeto de tipo aberto sem caixa externa. Cada homem pode tentar construir um churrasco funcional com suas próprias mãos ou melhorar o design a seu próprio critério. O número mínimo de soldas tornará a fabricação de uma churrasqueira de aço uma tarefa fácil, mesmo para artesãos inexperientes. A versão estacionária é uma estrutura soldada a uma superfície monolítica.

Dentro da churrasqueira há uma grade de fechamento para combustível, um duto de ar e orifícios para espetos estão localizados abaixo. Os lados do dispositivo estacionário são monolíticos para que o ar quente seja retido dentro pelo maior tempo possível. Isso ajuda a cozinhar os alimentos de maneira uniforme e rápida. Essas grandes churrasqueiras fixas podem conter até 30 espetos, o que é muito mais do que no design horizontal clássico.

A grade vertical tem um design super confiável. A base é composta por resistentes elementos forjados, o que confere estabilidade à estrutura. No fabrico da unidade de aquecimento utiliza-se aço de 3 mm, as restantes peças têm, em regra, 2 mm de espessura. O tratamento galvânico adicional da churrasqueira aumenta significativamente sua vida útil.

Na verdade, o design de uma churrasqueira vertical se assemelha ao princípio de funcionamento de um samovar. Só que em vez de água, os produtos são expostos a altas temperaturas aqui. Existem também análogos elétricos de tal churrasqueira, por exemplo, uma churrasqueira elétrica ou uma máquina shawarma. Aqui, apenas os espetos de carne ficam na parte central, e não nas bordas, como uma churrasqueira vertical.

É interessante notar que muitos artesãos usam designs muito incomuns como caixa fechada para a fabricação de uma churrasqueira vertical. Por exemplo, eles são feitos de tambor de máquina de lavar, aros de carro ou carroceria de cilindro de gás usado.

Decoração de churrasqueiras

Independentemente de você ter um design portátil ou fixo, você pode organizar uma área de churrasco confortável ao lado da casa de campo. Isso também é necessário para proteger o grelhador da precipitação, se necessário. Como a churrasqueira vertical não solta fumaça e não espalha um cheiro forte, é perfeitamente possível instalá-la em um mirante pronto. Aqui, você pode usar a churrasqueira não apenas para o fim a que se destina, mas também como uma fonte completa de calor na estação fria. Pode também construir um terraço coberto com dossel, onde poderá pensar num local para um churrasco, arranjar uma mesa e bancos.

Tudo depende exclusivamente de sua imaginação e capacidade financeira. Para um bom resultado, você precisa seguir rigorosamente as instruções detalhadas para a montagem desses produtos.

Conclusão

Se você se preocupa com a saúde e alimentação adequada, reduza o risco de consumir substâncias nocivas com a carne utilizando a opção segura e inovadora da churrasqueira - vertical.Sujeito à tecnologia de fabricação de acordo com desenhos verificados, o braseiro vertical irá atendê-lo fielmente por muitos anos, mesmo com uso muito frequente.

Para obter informações sobre como preparar um churrasco em uma grelha a carvão vertical, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário