Braseiro com tampa: variedades de designs
É difícil imaginar férias no campo sem churrasco e uma alegre companhia. Fritar carne e peixe em fogo aberto já se tornou uma tradição mundial e, para o nosso país, é especialmente importante. A população se apaixonou pelos piqueniques na natureza, e independente da estação do ano, as pessoas ficam felizes em passar momentos com grandes empresas no churrasco ao ar livre.
O que é isso?
O nome do dispositivo para fritar carne em fogo aberto chegou até nós do Oriente Médio. Inicialmente, o objeto era uma tigela hemisférica. O pesado recipiente de metal era preso a pés altos, equipado com grampos de transporte e uma tampa hemisférica. O oco da tigela estava cheio de brasas acesas, sobre as quais eram colocados cobre ou louça de barro.
Este método de cozinhar não é muito difundido, mas agrada muito aos amantes de piqueniques e recreação ao ar livre. Com o tempo, o dispositivo para grelhar carne no carvão foi modificado, a tigela pesada foi substituída por uma caixa retangular feita de metal mais leve com orifícios para circulação de ar. A lenha é colocada no braseiro, queimada até o estado de brasas e, em seguida, a carne é colocada no topo em espetos ou grade. A carne assa na perfeição sob o efeito do calor das brasas e adquire um sabor "fumado" único e específico.
Tipos
Os braseiros existentes no mundo moderno permitem que você escolha a opção mais adequada de acordo com a finalidade.
A classificação dos dispositivos de fritura pode ser representada por várias opções, no entanto, todas estão divididas em três tipos principais.
Estacionário
Via de regra, trata-se de uma estrutura maciça sobre uma base sólida de tijolos ou concreto. O braseiro é instalado em local pré-designado do local, equipado com teto, tampo de mesa para corte de carne, prateleiras, acessórios para pratos e espetos. Muitas vezes, o projeto funciona como uma espécie de lareira para aquecer o gazebo em dias frios. Nesta opção, deve-se cuidar do exaustor, que pode ser feito em forma de tubo largo. O forro da churrasqueira com tijolos refratários servirá para reter o calor.
Móvel (portátil)
Um braseiro compacto para vários espetos tem uma forma padrão conveniente de uma caixa retangular com pernas. Feito de folhas de metal finas, geralmente dobráveis para fácil transporte. Esse modelo é indispensável para caminhantes e viajantes, mas deve-se lembrar que as folhas finas de metal estão sujeitas a queima e deformação com o tempo.
Móvel
Uma torrefadora sobre rodas é a melhor opção para uma residência de verão, que será utilizada de uma estação para outra. Via de regra, essas estruturas são bastante volumosas, adequadas para cozinhar vários pratos a carvão e equipadas com todos os suportes e suportes necessários. Graças às rodas, é fácil movê-las pelo canteiro, enrolá-las sob um dossel e, antes de sair da dacha, prendê-las sob a fechadura da varanda, garagem ou anexo.
Este tipo de churrasqueira às vezes é equipado com um mecanismo de grelha elétrica. O fornecimento de corrente pode ser parcial (para rotação de espetos e até assar carnes) e completo (em vez de carvão, são utilizados elementos de aquecimento na grelha).As churrasqueiras elétricas são equipadas com um termômetro e regulam de forma independente o nível ideal de fritura.
Dimensões (editar)
Tal como acontece com a escolha de qualquer produto, o tamanho do barbecue é calculado com base nas suas funções, tipo de construção e localização pretendida. Se for um espécime compacto portátil que viajará no porta-malas de um carro, seu comprimento e largura serão limitados apenas pelo número de espetos necessários. Mas as opções estacionárias volumosas podem ser bem grandes, com uma tampa articulada, com um capô e um dossel. Essas churrasqueiras podem ter várias seções de comprimento para diferentes tipos de pratos, no entanto, a largura deve ser adequada ao tamanho dos espetos. Idealmente, é 8-10 cm menos que o comprimento do espeto.
O principal num churrasco é a sua profundidade. A torrefação de alta qualidade depende deste parâmetro, devido à circulação de ar entre as brasas e a carne. A distância dos carvões ao shashlik deve ser de pelo menos 15 cm, e uma quantidade suficiente de carvões deve ser de 10 cm. Portanto, a profundidade padrão do produto será de pelo menos 25 cm.
A altura da estrutura depende das características e preferências individuais. Podem ser pernas baixas em modelos dobráveis e uma base alta na altura da cintura de um adulto. Como regra, os grandes churrascos baseiam-se na altura padrão da mesa da cozinha - 70 cm.
Dicas para arrumar o lugar
Não se esqueça que o braseiro é uma estrutura com risco de incêndio, mesmo que o fogo seja limitado por laterais de metal. Uma rajada de vento pode pegar as chamas e jogá-las nas árvores ou edifícios próximos.
É muito importante seguir as regras de segurança contra incêndio para todos os tipos de luminárias.
- Quando estiver no bosque e utilizando a churrasqueira pequena desdobrável, certifique-se de instalá-la em uma área aberta, longe de grama seca.
- No campo, a churrasqueira deve ser localizada longe de árvores frutíferas e arbustos. O intenso calor das chamas pode ser prejudicial para a folhagem.
- Não coloque a churrasqueira perto de estruturas de madeira. Uma árvore seca pode não só pegar fogo, mas também carvão, o que estragará significativamente a aparência do edifício.
- O dossel de chuva não deve ser feito de papel alumínio ou tecido emborrachado. As brasas de dispersão irão queimá-lo, privando-o de sua função principal. Uma forte rajada de vento pode inflamar o tecido.
- A tampa do churrasco deve fechar bem após o término da fritura. Isso permitirá que as brasas se apaguem mais rapidamente e também os protegerá da chuva noturna inesperada e do orvalho do amanhecer até a próxima vez.
- Ao instalar a churrasqueira, considere a direção do vento. Não é aconselhável que o fumo entre pelas janelas da casa ou por uma varanda aberta.
Uma opção ideal para a instalação de uma churrasqueira estacionária seria um local forrado com tijolos ou ladrilhos. Isso aumentará a segurança contra incêndios e, durante as chuvas, o espaço sob a churrasqueira não sofrerá erosão.
Forja elegante
Os braseiros são feitos de metal de alta resistência e são um tema proeminente no projeto paisagístico. Braseiros feitos de aço de vários formatos com elementos de forja podem se tornar uma decoração única para uma casa de verão. Braseiros em forma de navios, animais, baús velhos, castelos medievais - a imaginação dos mestres não tem fim, centenas de opções originais podem ser encontradas na Internet e em catálogos de oficinas.
Os modelos clássicos podem ter formas padrão, mas decorado com padrões florais ou abstratos. Elementos forjados conferem elegância e leveza ao produto, e feitos no mesmo estilo que bancos, um mirante ou uma mesa de jantar na varanda, complementam o estilo geral do chalé de verão. Um braseiro forjado pode ser encomendado na oficina de um ferreiro ou criado com suas próprias mãos.
Como fazer você mesmo?
A opção mais comum para artesãos novatos é um braseiro de um barril de metal comum. O corpo é cortado longitudinalmente em duas partes desiguais, uma das quais servirá como tigela para as brasas e a outra como tampa. Pernas feitas de tubos ou cantos de metal são soldadas ao fundo da tigela.As alças nas laterais do braseiro e na tampa também são fixadas por soldagem.
Para o assistente mais avançado, existem muitas maneiras de experimentar. e crie uma obra de arte única em sua casa de verão. Você só precisa encontrar ou desenhar um esboço, fazer um desenho, adquirir o material e as ferramentas necessárias. Uma grande variedade de peças de falsificação para decoração do produto acabado são vendidas em lojas especializadas. Para montá-los, não é necessário providenciar uma oficina de ferreiro, basta ter habilidades de soldagem. Ao final do processo, o metal deve ser tratado com compostos anticorrosivos, para que a churrasqueira funcione por muitos anos.
Como fazer um braseiro com tampa com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.