Como fazer um braseiro dobrável: tecnologia de fabricação

Como fazer um braseiro dobrável: tecnologia de fabricação
  1. Peculiaridades
  2. Desenhos e dimensões
  3. Ferramentas e equipamentos
  4. Fabricação: as complexidades do processo
  5. Pintando o churrasco acabado
  6. Uso: dicas

A culinária de churrasco é a atividade culinária favorita de muitos, tanto no verão quanto no inverno. Afinal, quem vai recusar um prato de carne cheirosa e suculenta preparada com carne de porco ou cordeiro mais fresca em uma grelha não dobrável ou estacionária? Via de regra, ele é instalado em uma área sem neve próxima à casa.

O braseiro é útil para todos, mas é melhor se for portátil. É perfeitamente possível realizar a fabricação de tal dispositivo de forma independente, se você se familiarizar com antecedência com todas as nuances desse processo. Além dos detalhes de fabricação, também vale a pena estudar as características de escolha do material e levar em consideração todas as regras de operação de tal dispositivo.

Peculiaridades

Se decidir fazer um grelhador caseiro, primeiro deve certificar-se de que tamanho será a melhor solução para ir de encontro às necessidades da sua família. Você também precisa escolher o metal que será mais durável. Hoje, na Internet, você encontra instruções para fazer uma grande quantidade de modelos de churrasqueiras que podem ser feitas com diversas matérias-primas. No entanto, é lógico que os modelos de metal sejam os mais populares.

Há várias razões para isso.

  • A comodidade de uso. O braseiro de metal é fácil de limpar e lavar e, se necessário, pode ser facilmente desmontado se tiver pernas removíveis, ou dobrado se for dobrável.
  • Preparação de fast food. É o metal que melhor retém o calor, o que permite que a carne e os vegetais cozam nele não apenas da forma mais uniforme, mas também rápida.
  • Alta segurança contra incêndio. Se a lenha ou o carvão arderem fortemente, então as dimensões do churrasco e o facto de ser feito de metal poderão prevenir a ocorrência de uma situação inflamável. O metal pode estar muito quente, mas não haverá incêndio grave.
  • Baixo custo. Hoje o metal é um dos materiais mais acessíveis e baratos para a fabricação de qualquer tipo de churrasqueira. É muito mais barato do que pedra natural, tijolos refratários ou outros materiais resistentes ao calor.
  • Velocidade de fabricação. Se houver solda e a quantidade necessária de metal, você pode fazer essa grelha em literalmente duas a três horas e começar a usá-la imediatamente. Para efeito de comparação: um braseiro de tijolos terá que ser feito por cerca de um mês, e não será possível usá-lo por mais alguns dias após a conclusão.
  • Mobilidade. Mesmo que a churrasqueira não se abra, ela ainda é móvel - pode ser facilmente transferida para qualquer cômodo, como uma despensa ou garagem, onde ficará até que seja necessária novamente. Nesse caso, ele não será afetado negativamente por vários fenômenos naturais.

No entanto, esse tipo de churrasqueira também tem uma desvantagem - uma aparência não muito estética. Mas se você realmente entender o que vai fazer, transformar a churrasqueira em uma obra de arte não será muito difícil. O metal também é suscetível à corrosão, mas graças à presença de agentes anticorrosivos especiais e ao cuidado constante com ele, poderá atendê-lo por um tempo considerável.

Desenhos e dimensões

Se você pretende fazer um braseiro, para que o resultado não o decepcione, você deve formular claramente seus requisitos e levar em consideração todos os fatores importantes que podem afetar a usabilidade do produto. Por exemplo, se sua família consiste de três a quatro pessoas, então um churrasco com dimensões de cerca de 50 por 30 centímetros será suficiente para você. O último número indica a largura. Essa distância permite que você coloque um espeto sobre o fogo, no qual haverá em algum lugar de 7 a 9 pedaços de carne, dependendo do tamanho.

Além disso, a duração do churrasco pode variar. Tudo depende de quantos espetos você quer colocar na grelha de cada vez. A distância padrão entre espetos é de cerca de 10 centímetros. Ou seja, para oito espetos, você precisa de uma folha de 80 centímetros de comprimento e de 9 a 90 centímetros.

No entanto, você deve abandonar imediatamente a intenção de fazer o churrasco muito longo. Esta solução não será apenas inconveniente, mas também tornará a própria estrutura extremamente complicada.

Se estamos falando sobre a altura da churrasqueira, então deve ser algo em torno de 15-20 centímetros. Tal volume será mais do que suficiente para não só colocar lenha ou carvão na grelha, mas também carne de forma que não entre em contato com o carvão em brasa durante a fritura e não queime.

Se pegarmos toda a estrutura, então o comprimento da parte inferior às pernas deve ser tal que uma pessoa possa ficar em pé e segurar os espetos com a mão dobrada, e que seja conveniente para ela virar o churrasquinho durante o cozimento. Além disso, a grelha deve ser tal que possa ser colocada com segurança no porta-malas. A versão do carro não deve ocupar muito espaço. Para fazer as pernas, pode-se usar os cantos em forma de prateleiras de 25 ou 30 milímetros, bem como quatro peças de reforço comum com diâmetro de 8 a 10 milímetros.

Se necessita de um grelhador de campismo, daremos a título de exemplo as características de um dos modelos.

Esse modelo recolhível consistirá nos seguintes elementos:

  • a base da churrasqueira, feita de uma sólida chapa de aço;
  • pernas com 2 centímetros de diâmetro;
  • moldura composta por cantos e 4 tubos de fixação com um diâmetro de 17 milímetros;
  • dois tipos de lados - longitudinais com três saliências e laterais - com duas;
  • grato;
  • vários elementos de fixação - arruelas e porcas;
  • parafusos.

Essa grelha é conveniente porque é fácil de dobrar. Quando dobrado, seu comprimento não excederá 60 centímetros e sua largura - 30 centímetros.

Ferramentas e equipamentos

Para fazer um braseiro dobrável, você precisa comprar certas ferramentas e itens. Eles podem ser adquiridos em sua loja de ferragens local, pois são bastante acessíveis. Você também pode usar os materiais disponíveis. Você pode fazer uma estrutura simples, mesmo sem usar uma máquina de solda ou fixadores. Neste caso, bastará criar um sistema de ranhuras.

Falando especificamente sobre ferramentas, para criar um churrasco você precisará de:

  • um pedaço de lixa;
  • lápis;
  • régua;
  • roleta;
  • broca com brocas para metal;
  • moedor e discos para ele;
  • tesouras para metal.

Se falamos de materiais, você só precisa de uma folha de aço com uma espessura de cerca de 3-3,5 milímetros. Antes de começar a cortar metal, você precisa fazer um layout de papelão para seu futuro churrasco. Isso tornará possível ver pelo menos aproximadamente como ficará na realidade e, se necessário, ajustar parâmetros como largura, comprimento e altura de acordo com suas preferências. Além disso, blocos de papelão podem ser usados ​​como modelo.

Fabricação: as complexidades do processo

Para fazer um braseiro pré-fabricado com suas próprias mãos, você deve primeiro transferir os desenhos do papel para o metal e recortar os detalhes. Como exemplo, considere uma churrasqueira com um volume de 60 por 30 por 15 centímetros.

Neste caso, o desenho ficará assim:

  • dois elementos laterais medindo 60 x 15 centímetros;
  • o fundo da churrasqueira mede 60 por 30 centímetros;
  • dois lados finais medindo 30 por 15 centímetros.

As pernas podem ser elementos separados ou uma continuação dos elementos finais. Se você der preferência à última opção, então uma série de ajustes devem ser feitos no desenho dos lados finais. Ressalta-se que para comodidade de uso da churrasqueira, sua altura deve ser de cerca de um metro. Porém, tudo depende da altura da pessoa, portanto, um desvio desse parâmetro em cerca de 20 centímetros é permitido.

Antes de cortar os detalhes da estrutura, você deve decidir quais suportes esse braseiro dobrável terá.

Eles geralmente são de dois tipos:

  • na forma de cantos de metal;
  • aberturas, que geralmente são soldadas à base.

Se não houver soldagem disponível, isso não significa que você não possa usar a segunda opção. Neste caso, basta utilizar um sistema de ranhuras, o que permitirá fabricar fixadores não menos confiáveis. Porém, para isso, nos desenhos das partes laterais, é necessário fazer duas ou três saliências, que em seu formato se parecerão com a letra “G”. Se falarmos sobre o tamanho das saliências-montagens, então deve ser de cerca de um e meio a três centímetros.

Além disso, nos detalhes da extremidade nos desenhos, devem ser inseridos os locais onde é necessário fazer cortes do tipo vertical para inserir os fechos. Também podem ser feitos para fixar bem o fundo do churrasco. E somente depois que o problema com os fixadores for resolvido, você pode começar a cortar peças de chapas de metal. É melhor criar detalhes com um amolador.

Quando terminadas, é necessário polir todas as seções com alta qualidade. Você deve ter muito cuidado, pois é muito fácil se cortar nas pontas afiadas do metal. Além disso, nas extremidades do seu churrasco, você precisa fazer orifícios que servirão de alças para ele. Com a ajuda deles, se necessário, será possível transportar facilmente a churrasqueira para a natureza ou reorganizá-la de um lugar para outro.

Depois de concluir o processo de retificação das peças da parte inferior das paredes laterais, você precisará fazer duas fileiras de furos com um diâmetro de cerca de um centímetro com uma broca. Devido à presença de tais orifícios, o ar pode entrar nas brasas. É melhor colocá-los em um padrão de tabuleiro de xadrez, com cerca de 40-50 milímetros de distância.

Se, por algum motivo, você decidir tornar as pernas da churrasqueira removíveis, então as porcas ou cantos para prender as pernas devem ser soldados em todos os cantos da parte inferior da churrasqueira. A propósito, eles podem ser feitos de cantos ou de um tubo de metal.

Quando tudo estiver pronto, será necessário montar um braseiro dobrável para avaliar sua funcionalidade. Isso ajudará a encontrar falhas, se houver, e eliminá-las rapidamente.

Pintando o churrasco acabado

Para proteger a churrasqueira portátil da corrosão e fatores naturais, ela geralmente é pintada. Antes não se usavam corantes e em geral se procurava não usar química, pois no processo de queima da madeira ou do carvão a tinta começava a descascar, emitia um odor desagradável, a carne absorvia perigosas substâncias cancerígenas.

Hoje, os fabricantes podem oferecer tintas de uso seguro. O único problema para eles pode ser a alta temperatura dentro da churrasqueira. Mesmo o revestimento mais resistente pode simplesmente não resistir a altas temperaturas, queimar e esfarelar.

Se falamos das tintas resistentes ao calor que existem hoje, elas incluem várias opções.

  • Tintas em pó resistentes ao calor, perfeitas para revestir churrasqueiras caseiras. Mas a tecnologia de sua aplicação não é fácil, já que é necessário queimar em temperaturas muito altas.
  • Esmaltes à base de Grés Porcelânico. Essas tintas podem suportar temperaturas de até + 600 graus Celsius.

Além disso, é possível realizar a oxidação do metal, também conhecida como bluing. Esse processo é bastante complicado, mas com muita vontade, pode ser realizado até de forma artesanal em casa. Para isso, a churrasqueira deve ser tratada com ácido sulfúrico a 5%. Em seguida, a estrutura deve ser fervida em uma solução espessa de sabão alcalino por uma hora e meia.

Uma alternativa é deixar a grelha em solução de sódio por duas horas. Após estes procedimentos, o metal será simplesmente recoberto com um revestimento antiaderente preto, que proporcionará excelente proteção contra corrosão. No entanto, este método é bastante inseguro, uma vez que o ácido sulfúrico deve ser manuseado com cuidado.

Uso: dicas

Após cada utilização, um braseiro dobrável deve ser resfriado e cuidadosamente limpo de fuligem e cinzas, que certamente se depositarão em suas paredes e fundo. Vale ressaltar que em nenhum caso é necessário apagar o grelhador ou resfriá-lo com água. O metal deve esfriar de forma exclusivamente natural.

Outra dica importante é que após o término da temporada de kebab, a churrasqueira deve ser desmontada e inspecionada quanto a deformações. Se forem encontrados defeitos, eles devem ser eliminados e as lascas de tinta devem ser tingidas. Além disso, você precisa lubrificar vários elementos móveis ou galpões para o inverno, caso os tenha usado.

Como você pode ver, fazer um braseiro com as próprias mãos não é tão difícil. O principal é calcular com precisão todos os parâmetros, bem como ter habilidades mínimas no trabalho com metais. Graças a isso, você pode fazer com as próprias mãos o braseiro dos seus sonhos de maneira fácil e rápida e saborear espetinhos incríveis em qualquer época do ano.

O design da churrasqueira de montagem rápida (sem solda e outros fixadores) é claramente demonstrado no vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário