Variedades e possibilidades de churrasqueiras dobráveis

Variedades e possibilidades de churrasqueiras dobráveis
  1. Características de design
  2. Tipos: vantagens e desvantagens
  3. Materiais (editar)
  4. Desenhos e dimensões
  5. Manufatura
  6. Modelos prontos
  7. Uso: dicas

Nos últimos anos, há cada vez mais entusiastas do ar livre, porque esse passatempo não é apenas agradável, mas também muito benéfico para a saúde. Ao planejar as férias com uma empresa calorosa, você definitivamente precisa comprar um braseiro dobrável no qual você possa cozinhar peixes, aves, carne ou mesmo vegetais.

Esses churrascos também são chamados de portáteis, turísticos, pré-fabricados, de acampamento, dobráveis ​​ou móveis.

Características de design

O braseiro dobrável montado tem pequenas dimensões, as pernas são removidas dele e o próprio recipiente de carvão pode ser facilmente desmontado em elementos separados. O braseiro cabe perfeitamente em uma pequena caixa ou bolsa, que é fácil de transportar no porta-malas do carro ou mesmo carregar nas mãos. Uma característica distintiva de tais modelos é o baixo peso, porém, ao adquirir um braseiro dobrável, deve-se ter em mente que quanto mais leve a estrutura, mais fino é o material de que é feito.

Portanto, você deve saber que os produtos não servirão por muito tempo - o aço fino queima rapidamente, deforma-se e desmorona.

As seguintes vantagens dos modelos pré-fabricados podem ser distinguidas:

  • compacidade;
  • facilidade de montagem e desmontagem;
  • peso leve;
  • baixo custo;
  • mobilidade.

Das deficiências, vale a pena notar uma curta vida útil. No entanto, os usuários observam outra desvantagem inerente à maioria dos modelos de caminhada: após o uso, sob a influência de altas temperaturas, as paredes frequentemente ficam presas nas pernas, o mecanismo desmontável emperra e a montagem torna-se quase impossível. As tentativas de eliminar esse problema com forte pressão muitas vezes levam a uma violação da integridade da folha.

Alguns usuários confundem churrasqueiras dobráveis ​​e pré-fabricadas. Apesar da semelhança de funções, eles têm uma diferença fundamental: os modelos dobráveis ​​não são desmontados em partes separadas, ao contrário das configurações pré-fabricadas. Eles são várias folhas separadas de folha de metal que são inseridas nas ranhuras especiais das pernas a partir dos cantos dobrados.

Os artesãos experientes preferem designs dobráveis ​​do tipo "faça você mesmo". Nesse caso, eles são mais fortes e duráveis.

Um braseiro de qualidade feito por você deve atender aos seguintes parâmetros.

  • fácil de fabricar, sem o uso de equipamento especial para dobrar chapas e guilhotina;
  • resistente ao desgaste, resistente aos efeitos adversos de altas temperaturas e fenômenos atmosféricos;
  • fácil de montar e desmontar;
  • a prova de fogo;
  • feito de materiais ecológicos que não emitem substâncias nocivas e tóxicas sob a influência do calor.

Tipos: vantagens e desvantagens

Para preparar um delicioso e aromático churrasco na floresta, em vez de 4 pedras, que não são tão fáceis de encontrar, é mais fácil e cômodo usar um braseiro dobrável. Esses designs são amplamente representados nas lojas e também são feitos à mão em casa.

Eles são todos divididos em 2 categorias.

  • Braseiros-transformadores - dobrar e desdobrar, no entanto, os elementos individuais do braseiro são fixados entre si por meio de dobradiças de uma só peça.
  • Conjuntos de braseiros são modelos totalmente dobráveis ​​que consistem em várias partes separadas.

Os transformadores são muito mais difíceis de fabricar, pois aqui é necessário fixar de forma articulada os elementos individuais, bem como pensar nas dimensões do fundo e das paredes laterais para que não interfiram entre si durante o transporte.

Em termos de design externo e características funcionais, vários modelos se destacam.

  • Com pernas dobráveis. Este é o tipo de instalação padrão tradicional, com um recipiente de carvão e pernas que podem ser removidas. Este modelo é um mecanismo simples ideal para uso em chalés de verão. No entanto, você não deve usá-lo em caminhadas - com tal "calha", mesmo sem pernas, é bastante problemático percorrer longas distâncias.

Esses churrascos costumam ser feitos em mini-versões, também chamados de "pocket". Mas, em qualquer caso, é necessário transporte para transportá-los.

  • Laptop braseiro - um design interessante, na aparência e nas características de um dispositivo dobrável, que lembra a conhecida tecnologia de computador. Ele se desdobra com a ajuda de mecanismos especiais de dobradiça, todo o trabalho leva no máximo meio minuto.

A principal diferença entre esse churrasco e o design usual é que sua fornalha é feita na forma de um triângulo truncado (se você olhar o mecanismo em seção).

  • Livro-braseiro - outra modificação popular, semelhante ao "laptop", mas tem uma localização diferente em comprimento e largura. Tal instalação retém bem o calor, economiza combustível e fornece a tração necessária.

Para entusiastas de atividades ao ar livre, ambos os modelos podem ser ideais.

  • Mala de braseiro - é um fundo e uma tampa, cada elemento tem orifícios: no fundo - para o fluxo de ar, na tampa - para protegê-lo do vento, e nas laterais há fendas para espetos. Os produtos também são feitos de aço galvanizado. Elementos adicionais são montados na borda inferior, que se dobram para trás e servem de suporte para o braseiro.
    • Grelhador portátil sem cesto. Na verdade, o produto não é um braseiro, mas simplesmente duas guias nas quais são colocados espetos. Em vez de um reservatório, uma fornalha de pedras é dobrada para o carvão ou uma depressão é feita no solo.

    Do ponto de vista da mobilidade e facilidade de transporte, este é o dispositivo mais conveniente, mas seu uso requer dispêndio de tempo e esforço para encontrar materiais e equipamentos adequados para o lar. Além disso, em clima úmido, por exemplo, depois da chuva, é impossível atingir a secura necessária do braseiro, e acender um fogo muitas vezes é simplesmente impossível.

    A variedade de modelos apresentados nas lojas para turistas e veranistas impressiona pela variedade. Aqui, cada comprador pode escolher um modelo para cada gosto e carteira e adquirir a melhor opção para si.

    Materiais (editar)

    Os braseiros dobráveis ​​são feitos de metal. Na maioria das vezes, o aço inoxidável é usado para churrasqueiras portáteis. Este material se distingue pela resistência à corrosão, portanto, é o aço inoxidável que se tornou o principal e mais popular material para a produção de estruturas transitórias.

    Dependendo da espessura da chapa, os churrascos são divididos em opções de paredes finas e paredes grossas.

    • Os modelos de paredes finas são feitos de metal com espessura de parede inferior a 3 mm. Via de regra, eles são feitos de alumínio ou aço inoxidável. Esses modelos se distinguem por seu baixo peso e baixo preço. Estas instalações não se destinam à combustão de combustível, uma vez que sob a influência do fogo aberto se deformam e queimam rapidamente. Portanto, a lenha é acesa em outro local, e as brasas já quentes são despejadas no braseiro, o que prolonga a vida útil do produto.

    No entanto, apesar de tais características, sua vida útil raramente ultrapassa 1-2 temporadas, então esta opção é usada, via de regra, apenas para caminhadas.

    • Os produtos de paredes espessas são feitos de chapas de metal com espessura de 4 a 6 mm. Esses modelos são mais pesados, por isso são amplamente utilizados no país.Para o inverno, eles são dobrados e guardados em uma sala para armazenamento de longo prazo. Esses produtos costumam ser feitos em versões melhoradas: eles têm uma grelha e grelha de churrasco, um soprador ajustável e uma tampa que permite cozinhar carnes e peixes mesmo em dias de chuva e vento.

    Com menos frequência, churrasqueiras portáteis são feitas de ferro fundido. As vantagens de tal material são óbvias.

    • Força. A estrutura não deforma ou racha quando exposta a altas temperaturas.
    • Longo prazo de uso. O ferro fundido é uma das ligas mais duráveis. Esse projeto pode durar pelo menos 100 anos e ser transmitido de geração em geração.
    • Resistente à ferrugem. Ao contrário do aço, o ferro fundido é menos suscetível à corrosão, portanto, mantém sua aparência e condição física e técnica por mais tempo.
    • Lucratividade. O material retém perfeitamente o calor e aquece muito rapidamente, o que reduz significativamente o consumo de combustível (carvão ou toras).
    • Preparação de fast food. Shashlik em um braseiro de ferro fundido cozinha mais rápido do que em produtos de aço.
    • Aparência estética. O design de tal churrasco pode incluir elementos fundidos que permitem que você concretize todas as idéias. O braseiro pode ser feito em estilo nacional, moderno ou clássico e se tornar uma verdadeira decoração da região.

    Desvantagens de uma churrasqueira de ferro fundido.

    • Peso pesado. Este parâmetro é de fundamental importância quando se trata de canais portáteis. O transporte de tal estrutura de ferro fundido só pode ser realizado de carro.
    • Os produtos de ferro fundido são bastante caros - o preço por eles é várias vezes mais alto do que o custo de modelos de aço semelhantes.

    Se este material for o preferido, você deve saber que ele pode rachar devido a mudanças repentinas de temperatura. Portanto, se você está planejando um piquenique com churrasco no inverno, esse produto não deve ser levado com você, pois durante o processo de cozimento o material do churrasco fica danificado. É melhor usar este design exclusivamente na estação quente. Mas se isso ainda aconteceu, então você precisa aquecer a grelha gradualmente.

    Ao contrário dos modelos estacionários, as estruturas dobráveis ​​não são feitas de concreto e tijolo.

    Desenhos e dimensões

    Não existem parâmetros universais e esquemas para fazer um churrasco dobrável com suas próprias mãos - cada um cria um modelo individualmente.

    Os cálculos devem ser baseados em:

    • o número de espetos e porções de carne que devem ser cozidos ao mesmo tempo;
    • o tamanho do porta-malas do carro no qual o braseiro será transportado desmontado;
    • o crescimento do "chefe de cozinha" - a pessoa que mais frequentemente se dedica à preparação de churrasco.

    Se a experiência de trabalhar com metal não for grande, os especialistas não recomendam fazer experiências com as dimensões da instalação. Vale a pena insistir nos parâmetros padrão adotados com base no comprimento tradicional do espeto e no tamanho da lateral, adequado para a produção de uma quantidade suficiente de kebab.

    Recomenda-se tomar os seguintes indicadores como diretriz:

    • Largura - 30 cm (com base no comprimento dos espetos, que geralmente é de 40 cm).
    • Comprimento - 60 cm (pressupõe 6 espetos, localizados em degraus de 8 a 10 cm).
    • A profundidade da lateral é de 15 cm, e levando em consideração as grelhas - 20 cm (foi criado empiricamente - com tais dimensões, a carne acaba sendo frita uniformemente, e o cozimento não se atrasa no tempo). Se você se concentrar em uma altura menor, a carne pode queimar e, com um tamanho maior, pode permanecer úmida por dentro.
    • A altura das pernas é de 60 cm, é suficiente para tornar o churrasco cómodo e não causa desconforto ao responsável. No entanto, este parâmetro pode ser ajustado levando em consideração o tamanho do porta-malas do carro.

      Abaixo estão vários desenhos diferentes de churrascos pré-fabricados - dos quais todo amante de comida deliciosa pode escolher o modelo que atenderá às suas habilidades e capacidades.

      Manufatura

      Para criar um modelo de churrasco dobrável, algumas habilidades de trabalho são necessárias.

      Tradicionalmente, qualquer churrasqueira ao ar livre contém vários detalhes básicos:

      • quadro - 1 pc .;
      • pernas - 4 peças;
      • inferior - 1 pc .;
      • placas - 4 pcs .;
      • grelha - 1 pc .;
      • hardware.

      Dependendo da vontade do mestre, o braseiro pode ter um número diferente de peças removíveis.

      De acordo com o método de fabricação, o braseiro pode ser dividido em dois grupos.

      • Com pernas removíveis. Este é o modelo mais simples de executar. Possui um corpo soldado e elementos de suporte que são inseridos em ranhuras especialmente equipadas.
      • Opção totalmente dobrável. Esse modelo é o mais difícil de fazer, pois para conectar os elementos é necessário montar furos de montagem e fixadores especiais.

      Os mais comuns são vários tipos de montagens.

      • As paredes são fixadas por meio de um canto dobrado. Ao mesmo tempo, são feitos furos nas prateleiras de formato oval uniforme e, nas paredes, os olhos estreitados por cima em forma de carrapato são perfurados e dobrados. O fundo dessa estrutura é colocado em uma moldura formada por prateleiras desenhadas nos fragmentos da parede inferior sem qualquer fixação adicional.
      • O segundo método envolve a entrada das paredes laterais em ranhuras separadas de todas as paredes terminais. Este método consome mais tempo e requer o uso de ferramentas especiais.

      Tecnologia

      Na Internet, você pode encontrar muitos diagramas e desenhos de braseiros desmontáveis. Abaixo está o exemplo mais simples: um transformador.

      Primeiro você precisa fazer um desenho ou baixá-lo da Internet. Vale lembrar que todas as peças devem ser recortadas em aço estritamente de acordo com os diagramas, pois, caso contrário, a transformação da churrasqueira será bastante difícil.

      A tecnologia de fabricação inclui várias etapas, que são descritas a seguir.

      Em primeiro lugar, a parte inferior é cortada de uma folha de metal com um amolador, dos quatro lados das quais as "prateleiras" são dobradas em 2 cm. Assim, são feitas duas paredes laterais, apenas as prateleiras nelas são dobradas a partir de três lados: a extremidade superior não dobra, numa das paredes são feitas ranhuras verticais na parte superior e redondas na segunda.

      As paredes são fixadas na parte inferior com parafusos. As extremidades das paredes são executadas de forma semelhante: nelas, as prateleiras são dobradas apenas nas laterais.

      Existem três coisas a fazer na linha de chegada.

      • Anexe as porcas na parte inferior ao longo da parte inferior. Diretamente as cremalheiras são feitas de uma barra, em uma de suas extremidades é cortado um fio do tamanho desejado.
      • Toda a instalação é furada na parte central, e um parafuso é aparafusado no orifício resultante, que é reforçado com uma porca de orelhas. Isso é necessário para que as paredes laterais não se soltem durante o movimento.
      • Uma alça é fixada na prateleira lateral da parte inferior, o que facilitará o transporte da churrasqueira.
      • As pernas são mais fáceis de dobrar. Para isso, pedaços de tubos são soldados ao fundo, por onde passa uma barra metálica em forma de U. Durante o transporte, essas pernas improvisadas são pressionadas contra a estrutura e, durante a instalação, são cravadas no solo.

      Se desejar, o modelo pode ser equipado com uma cobertura.

      Proteção contra ferrugem

      É importante garantir a segurança e proteção do produto durante o armazenamento: é necessário realizar o tratamento anticorrosivo do produto.

      Existem duas maneiras principais de proteger o metal da ferrugem - pintando e azulando.

      Os especialistas recomendam o uso de corantes em pó cozido como revestimento resistente ao calor. Para isso, o braseiro é desmontado em elementos separados e cuidadosamente processado cada parte com pó, após o que é enviado ao forno para posterior cozimento. Esse processamento melhora significativamente as características de resistência do metal - os produtos se tornam fortes, resistentes ao calor constante e às condições climáticas adversas.

      No entanto, este método é muito caro e o equipamento necessário não pode ser encontrado em todas as casas.

      É por isso que os esmaltes de silicone automotivos são mais usados ​​na vida cotidiana, que são vendidos em lojas para proprietários de automóveis. Essas substâncias são usadas para pintar silenciosos. Eles podem suportar temperaturas de até 600 graus, por isso são ideais para um braseiro. A tinta está disponível em latas de spray. É fácil de usar e não requer habilidades de tingimento.

      O braseiro pode ser pintado com outras tintas, mas devem atender a uma série de condições:

      • ser resistente ao calor;
      • contêm componentes anticorrosivos;
      • não emita substâncias nocivas durante a combustão.

      Todos os parâmetros acima estão indicados na embalagem. Se as informações que você procura não forem encontradas, isso significa que são falsas.

      Não confunda os esmaltes retardadores de fogo com os resistentes ao calor. O primeiro é usado em superfícies de madeira para evitar incêndios. Não resiste ao calor e, sob exposição regular a altas temperaturas, pode deformar-se e rachar. Consequentemente, a substância não pode ser usada para fazer um churrasco.

      Como alternativa à pintura, você pode usar um verniz resistente ao calor, cujo componente ativo são as resinas alquídicas. A substância protege perfeitamente as superfícies dos efeitos adversos de umidade e temperaturas extremas.

                A segunda maneira de proteger o metal é o azulamento. Para realizar o procedimento por conta própria, você precisa desmontar a estrutura, desengordurar todas as partes dela e, em seguida, fervê-la em uma solução de soda cáustica (para uma solução, água e soda cáustica são misturadas na proporção de 20: 1) por um hora.

                Este é um longo processo. Exige o cumprimento de normas de segurança, embora a sala deva ser bem ventilada, mas o resultado vale a pena. No processo de azulamento, a camada superior do metal muda sua estrutura, por isso não se racha e não perde sua aparência por muitos anos.

                No próximo vídeo você verá o processo de fazer um churrasco em forma de V dobrável com suas próprias mãos.

                Modelos prontos

                Fazer um churrasco, especialmente do tipo dobrável, requer experiência especial no trabalho com metais e habilidades técnicas. É por isso que a maioria dos consumidores prefere modelos prontos.

                As vantagens dos produtos acabados são óbvias:

                • eles não requerem tempo e esforço para projetar e fabricar;
                • o preço para eles é comparável ao custo final de uma estrutura caseira;
                • os produtos fabricados em fábrica atendem a todos os requisitos de segurança contra incêndio, ambientais e técnicos.

                Os modelos mais populares incluem produtos de empresas da Federação Russa e de outros países:

                • Grillver;
                • Doorz;
                • Megagrill;
                • Alder Smoke;
                • Onix;
                • Forester.

                Uso: dicas

                  A churrasqueira dobrável serve como um verdadeiro ajudante em caminhadas, passeios na natureza e em viagens. É bastante simples fazer tal estrutura, mas isso requer pelo menos uma experiência mínima de trabalho e um conjunto de ferramentas necessárias (brocas, máquina de solda e retífica). Caso contrário, você deve dar preferência aos modelos prontos.

                  O correto funcionamento, o cumprimento das normas de armazenamento e uso do churrasco prolongarão significativamente a sua vida útil e proporcionarão muita alegria a todos os que utilizam este atributo.

                  1 comentário

                  Para mim, quero observar dois tipos de churrasco - esses são churrascos comuns e churrasqueiras. O resto, quanto a mim, é auto-indulgência.

                  O comentário foi enviado com sucesso.

                  Cozinha

                  Quarto

                  Mobiliário