Braseiro de Kazan: características do dispositivo e fabricação
Alimentos cozidos no fogo têm sabor incrível, aroma sedutor e estão invariavelmente associados às férias de verão. Quase todo verão residente e dono de uma casa particular tem um braseiro - este é o primeiro assistente para preparar um churrasco de carne ou peixe. No entanto, esse dispositivo pode ser muito mais funcional, o que permite cozinhar outros pratos em fogo aberto. Estamos a falar da chamada grelha kazan.
Peculiaridades
O braseiro é entendido como uma tigela de metal com uma grelha para cozinhar pratos em fogo aberto. O princípio de funcionamento de tais estruturas é bastante simples. No fundo da tigela, as toras são queimadas em um recipiente especial, o carvão resultante é usado para cozinhar. Além da lenha, você pode usar carvão pronto.
O braseiro de Kazan é um fogão, cuja chama aquece os pratos de paredes grossas (caldeirão) nele instalados. Há também uma churrasqueira para cozinhar churrasco. Este dispositivo permite não apenas fritar carne em uma gradinha ou espetos, mas também cozinhar pilaf, sopas e ferver água. Você pode organizar um verdadeiro tandoor oriental para a preparação de pratos uzbeques e turquemenos "corretos", bolos planos.
Uma característica do design é a presença de furos para saída de vapor, o que garante altas temperaturas, calor seco.
Em geral, a estrutura é uma caixa de metal e uma base de várias folhas de metal, instaladas sob o caldeirão. Ele é colocado na fornalha do forno em 2/3 de sua parte, só assim é possível obter um aquecimento uniforme do recipiente, que é um dos principais segredos de um delicioso pilaf. O braseiro é uma fornalha de tipo aberto, de modo que a altura das superfícies de trabalho deve ser confortável e segura. Se a parte visível do caldeirão for muito alta, o usuário pode se queimar. Se estiver muito baixo, ele terá que se curvar o tempo todo durante o processo de cozimento, o que é inconveniente. A altura ideal é de 80-85 cm do solo.
O segredo do sabor único dos pratos confeccionados com o auxílio de um grelhador de caldeirão está também na utilização de um determinado tipo de lenha. Em primeiro lugar, deve-se lembrar que é inaceitável o uso de compensado, madeira serrada e também madeira macia para obter fogo na grelha.
Mas o uso de toras de bétula, amieiro, cereja, maçã e carvalho dará à comida um aroma delicado e agradável.
Materiais para fazer
A maioria das churrasqueiras modernas é feita de metal, o que se deve à alta eficiência térmica do material, sua segurança contra incêndio, capacidade de fabricação de dispositivos móveis e facilidade de manutenção. Um braseiro tradicional é uma versão de cobre ou ferro fundido com uma espessura de parede de pelo menos 2 mm. A primeira coisa que vem à mente quando mencionamos esse design é o grande peso da churrasqueira. No entanto, é precisamente essa estrutura que é capaz de suportar temperaturas até + 700 ° C, não se presta à corrosão, permite cozinhar imediatamente para uma grande empresa, é estável, forte e durável.
Os artesãos caseiros costumam adaptar vários dispositivos e materiais para a base do churrasco. É assim que aparecem dispositivos montados a partir de discos de rodas, tambores e outros meios improvisados.
Esses dispositivos são bons devido ao seu baixo custo e à capacidade de montá-los para as necessidades específicas do proprietário. Se necessário, os aparelhos podem ter canos removíveis para retirada de fumos ou caldeira instalada no forno, equipada com fumeiro e churrasqueira.
Dispositivos fixos geralmente são feitos de tijolos, pois ao utilizá-los é possível confeccionar complexos inteiros (com braseiro, churrasqueira, caldeirão, bancada, entre outros). Esses edifícios são caracterizados por um longo período de operação e uma aparência atraente. Apenas tijolos refratários vermelhos e tijolos refratários são adequados para instalação.
Tipos de construção
Dependendo da mobilidade do churrasco, existem várias variedades.
- Estacionário São estruturas massivas que não podem ser movidas. Via de regra, são feitos de tijolos, têm várias superfícies para cozinhar, podem ser equipados com uma viseira, um telhado.
- Portátil São dispositivos móveis fáceis de transportar. Podem ser dobráveis, pré-fabricados e também móveis (têm rodas).
Se houver uma grelha acima do braseiro, esse dispositivo é chamado de churrasco.
Se estamos falando de churrasqueiras de metal, elas podem ter paredes grossas e paredes finas. Os primeiros são caracterizados por uma longa vida útil, geralmente são estacionários. A segunda é prerrogativa dos dispositivos móveis, já que paredes mais finas proporcionam menos peso para a churrasqueira. É lógico que uma pequena massa de churrasco móvel é um de seus critérios mais importantes.
Os "fogões" fixos podem ser angulares e universais. Graças ao seu tamanho compacto, a unidade angular economiza espaço no jardim. Uma grelha universal é uma opção, cuja instalação não está vinculada a um local específico do local, e também inclui várias superfícies de cozimento.
Quanto ao material de fabricação, dependendo do tipo, os braseiros são de vários tipos.
- Tijolo. É caracterizada pela capacidade de atingir altas temperaturas e liberar calor por um longo tempo. Isto permite-lhe cozinhar vários pratos de uma vez ou preparar pratos para uma grande empresa em vários lotes, sem receio de que o grelhador esteja frio. Tais dispositivos, ao contrário das contrapartes de metal, não corroem, suportam os efeitos negativos do ambiente externo, a vida útil de um churrasco devidamente dobrado é de um século. É a estrutura de tijolo que permite organizar um braseiro combinado, incluindo várias placas, uma bancada e até mesmo um lava-loiça. Finalmente, esses dispositivos parecem sólidos e respeitáveis. Eles certamente se tornarão uma decoração do site. As "desvantagens" dos braseiros de tijolos são o longo prazo de construção (são necessários pelo menos 14 dias para preparar a fundação), a laboriosidade e o alto custo do processo de construção.
- Metal. É caracterizado pela segurança contra incêndios, aquecimento rápido e fácil instalação. O design mais simples pode ser feito à mão a partir de folhas de metal ou de um cilindro de tamanho adequado. Existem também opções forjadas que se distinguem por sua sofisticação na aparência.
- Combinado. Combina elementos de tijolo e metal. Via de regra, é feito de metal em uma caixa de metal. Esta opção possui uma base de ferro sob o caldeirão.
Dependendo do número de fogões e de sua finalidade, os caldeirões são diferenciados:
- com churrasqueira (ideal para assar carnes, peixes fritos);
- com fumeiro (o fumeiro pode ser utilizado não só para obter carnes secas e fumadas, mas também para preparar churrasco);
- com um caldeirão, no qual é conveniente ferver água, cozinhar sopas, ferver batatas e pilaf.
Arranjo do lugar
Se quiser fazer um grelhador estacionário, deve primeiro decidir o local de instalação. Deve ser uma área plana com umidade normal do solo.É aconselhável colocá-lo a uma distância de pelo menos 4 m da casa e do banho, bem como de outros edifícios inflamáveis. Não instale a estrutura perto de cercas. Será inconveniente usar a máquina na beira de um caminho, estrada ou entre canteiros. Melhor encaixá-lo em uma área de lazer.
Para um bom descanso, você pode montar um mirante próximo, colocar uma mesa e espreguiçadeiras. Uma boa opção é organizar um braseiro com caldeirão diretamente na cozinha de verão, se houver.
Para uma casa particular ou chalé de verão onde você descansa o ano todo, é recomendável escolher uma unidade fixa. Neste caso, a fundação deve ser colocada sobre uma superfície plana, não estando sujeita à deformação do solo e à ação das águas subterrâneas. Se a base do forno for montada sobre uma superfície plana e seca, não se pode deixar de selar a base.
Como fazer você mesmo?
Para a fabricação do concreto para cava, são utilizadas misturas prontas ou uma solução é preparada com as próprias mãos à base de areia e argila. É melhor pegar areia de ravina em vez de areia de rio, uma vez que a areia de rio é moída com água e não tem indicadores de aderência suficientes. Para a construção da alvenaria inferior do forno, são usados tijolos refratários vermelhos de primeira classe, a fornalha é colocada de tijolos refratários. A parte abobadada e arqueada da estrutura é montada com tijolos em forma de cunha ou tijolos vermelhos voltados para a forma desejada.
Os tijolos são colocados sobre uma argamassa pronta para a construção dos fornos. No entanto, você mesmo pode cozinhar. Para isso, é amassada uma composição de areia e argila oleosa. No assentamento das fiadas de fundo e do revestimento, recomenda-se a adição de cimento (1 kg por balde de argamassa pronta).
Tendo decidido construir um braseiro com um caldeirão, você deve encontrar ou fazer um projeto de design. Você pode pegar um pronto ou fazer o seu próprio, usando desenhos de vários braseiros como base e dica.
Ao mesmo tempo, é importante determinar imediatamente o local de instalação do dispositivo e certificar-se de que o projeto selecionado se encaixa bem em termos de seus parâmetros e geralmente se adapta aos usuários.
Depois que o desenho é feito, eles começam a preparar a base. Para fazer isso, você precisa cavar um poço 5 cm mais largo do que as dimensões do futuro forno. A profundidade da cava deve ser de 40 cm .A areia é despejada no fundo da cava escavada, em cima dela - entulho, após o que tudo fica bem compactado. No processo de compactação, o território da fossa é necessariamente regado com água, recomenda-se o uso de vibradores de construção especiais (se eles não estiverem lá, então designs de compactadores caseiros também servirão).
Depois disso, a cava está pronta para despejar concreto. Ao mesmo tempo, a fundação de concreto é coberta com uma camada de serragem de 5 cm de altura, no dia seguinte a superfície ganhará 50% de sua resistência, a resistência final será alcançada após 27 dias. A postura pode ser feita dentro de 10 dias após o vazamento. Lembre-se, para que o alicerce da rua não rache durante a secagem, deve-se utilizar serragem, pois evita o risco de tal incômodo. Durante o calor do verão, recomenda-se pulverizar a camada de serragem com água.
O próximo passo é o arranjo da impermeabilização, o que evitará que o concreto retorne a umidade obtida do solo para a camada de tijolos. Para fazer isso, duas camadas de material de cobertura são instaladas no topo da fundação (pode ser substituído por papel de alcatrão de construção), que são fixadas com mastiques ou resina quente.
A seguir é colocado sobre uma camada impermeabilizante umedecida com uma solução de feltro ou camada de amianto. Recomenda-se construir a primeira fila de tijolos sem argamassa, observando rigorosamente a ordem. As duas primeiras linhas são de alvenaria maciça. A partir dos próximos, eles já vão organizar um local para o forno.
Na mesma fase, é instalada uma porta de soprador, que pode ser adquirida ou feita à mão.Ao mesmo tempo, uma lacuna é deixada entre a porta e os tijolos para que, quando o metal aquecido da porta se expande, o tijolo não racha. A lacuna é feita com isolamento à base de silicone ou cordão de amianto.
Lembre-se de deixar uma abertura com dois tijolos de altura para permitir que o ar quente entre no braseiro. A propósito, será mais fácil recolher carvão devido a esta característica do projeto.
Durante a construção dos painéis laterais, um nicho de 2-3 fornalhas deve ser deixado para carvão e lenha. Na fase de arrumação do local sob o caldeirão, devem ser instalados suportes especiais, fixando-os nos quais não entrará em contato com o estande. Depois disso, você pode prosseguir para a construção do lintel em arco. Não serve apenas como decoração para a churrasqueira, mas também distribui a carga da parte superior da alvenaria, garantindo a confiabilidade da churrasqueira.
O arco é disposto com tijolos talhados em um arco. Como base para este último, é feito um gabarito de reforço. Depois que o fogão estiver pronto e seco, a primeira fornalha (de controle) deve ser feita. Deve ser curto, os ramos e o papel funcionam como fonte de energia.
Se você pretende montar um braseiro de metal estacionário com um caldeirão, primeiro você precisa criar um desenho do dispositivo.
Ao trabalhar, você deve seguir as seguintes recomendações:
- a caixa é cozida em metal com espessura não superior a 3 mm;
- uma chaminé deve ser soldada à estrutura para que o processo de cozimento seja confortável e seguro;
- a tampa do forno deve se encaixar confortavelmente contra ela;
- as pernas da churrasqueira devem ser conectadas aos pares por meio de jumpers;
- a parte superior da churrasqueira necessita de reforço adicional, para a qual são utilizadas hastes quadradas de aço de 10 mm de espessura.
Exemplos de design
A opção mais prática e atrativa para a organização de um churrasco é "encaixá-lo" em um complexo de lazer, que é uma estrutura de tijolos sob uma cobertura com churrasqueira, fumeiro e tandoor. Há também mesas, cadeiras e cadeiras leves de vime. Procure integrar o máximo possível o complexo com a paisagem do local - plante plantas com ramificações que vão envolver as paredes do complexo, use uma decoração idêntica.
Se o seu local já tem um gazebo aberto, você pode integrar um forno grill nele. Além de pratos grelhados, este dispositivo permitirá que você cozinhe sopas, pilaf (se você equipá-lo com um caldeirão).
O dispositivo de metal compacto pode ser colocado na varanda da casa. Neste caso, deve-se ter o cuidado de proteger as superfícies da varanda, por exemplo, tratá-las com uma camada adicional de impregnação ignífuga.
Não pense que uma grade de tijolos estacionária extremamente cara pode ter uma aparência atraente e estilosa. Mesmo os modelos caseiros podem ser decorados com elementos incomuns. Por exemplo, este design parece uma verdadeira obra de arte. Uma invulgar imitação de um navio é dotada de tudo o que é necessário para funcionar, cada detalhe pensado aqui, cumpre não só uma função estética, mas também prática.
Um braseiro em forma de avião não parece menos original. Os para-lamas improvisados podem ser removíveis, quando montados servem como tampos de pequenas mesas.
Se essas soluções parecerem extravagantes demais para você, dê uma olhada nos churrascos de formato tradicional com elementos forjados. Esses designs parecem caros, vintage, embora se encaixem bem na maioria dos exteriores.
Conhecedores de minimalismo e soluções incomuns vão gostar do braseiro, que é um tubo vertical.
Veja o vídeo abaixo para uma visão geral do Buran 2 kazan-mngala.
O comentário foi enviado com sucesso.