Como construir um braseiro de pedra natural: desenhos e diagramas de projeto
Uma noite agradável com os amigos na dacha é uma comunicação fácil, um mar de emoções positivas e o cheiro tentador do churrasco. Você pode surpreender seus amigos e entes queridos não só com carne deliciosamente cozida, mas também com um braseiro exclusivo feito de pedra natural, que você fez com suas próprias mãos. A construção deste objeto não é tão problemática, mas irá deliciá-lo por muitos anos.
Características da pedra natural
Todos os anos, as tecnologias modernas oferecem-nos cada vez mais materiais de construção e revestimento novos e melhorados. Mas a beleza natural da pedra sempre será apreciada. Talvez nenhum outro material possa se orgulhar de tamanha força e ao mesmo tempo graça e monumentalidade.
As vantagens indiscutíveis da pedra natural incluem muitas formas e cores. A gama natural única de tonalidades é impressionante em sua variedade. Podem ser cores sólidas ou padrões exclusivos criados pela natureza ao longo de muitos séculos.
A pedra é um dos poucos materiais com alta resistência. É graças a isso que ele encontrou um uso tão difundido. Além disso, vale ressaltar as propriedades refratárias, que serão de extrema importância no enfrentamento da churrasqueira com este material.
Das desvantagens óbvias, apenas muito peso pode ser distinguido. Todo mundo sabe que as pedras são muito pesadas. Por isso, trabalhar com eles não é tão fácil. Mas a construção acabou sendo realmente capital.
Prós e contras de um churrasco de pedra
Tendo em conta as particularidades das pedras naturais, podem-se tirar conclusões quanto às propriedades dos churrascos construídos a partir deste material.
Vantagens:
- exclusividade - usando vários tipos de pedra natural, você pode criar seu próprio braseiro exclusivo, do tipo que ninguém mais terá;
- durabilidade - basta lembrar quantos séculos os edifícios construídos em pedra resistiram, e ficará claro o quão confiável é esse material de construção;
- decoratividade - ao equipar um grelhador de pedra na sua casa de campo, não só resolverá definitivamente o problema da preparação do churrasco, como também transformará o seu próprio quintal;
- resistência à geada - ele não tem medo de geadas severas: mesmo no inverno você pode desfrutar de um churrasco perfumado feito na grelha;
- resistência ao fogo - somente um material que não tenha medo de fogo pode ser usado na construção de uma churrasqueira.
Além das vantagens, este churrasco apresenta algumas desvantagens.
- Preço Alto. Se você não vai construir um braseiro com pedras que encontra nas margens do rio mais próximo, comprar esse material não será barato. Além disso, é necessário levar em conta os custos de lançamento da fundação e outras obras.
- Intensidade de trabalho. É por esta razão que muitos se recusam a construir uma churrasqueira de pedra. Trabalhar com ele não é fácil. Se você contratar especialistas, haverá custos adicionais.
- Estacionaridade. Não será possível mover o objeto construído para outro local se você de repente pensar em reconstruir o local. Isso deve ser levado em consideração ao escolher deliberadamente um local para construção.
Opções de design
A variedade de tipos de pedra natural e seus tons representam possibilidades ilimitadas de design. Tudo depende apenas da sua imaginação e desejos.Quanto ao lado funcional da questão, existem vários tipos de designs de churrasqueiras.
- Base com braseiro. A opção mais fácil. Colocá-lo no local não requer muito espaço. É uma base de pedra, forrada a pedras, com um braseiro, que é colocado no topo.
- Braseiro com chaminé. Esse modelo requer uma abordagem e um desenvolvimento mais cuidadosos. É melhor se, na fase de projeto, você recorrer a pessoas com conhecimento ou especialistas. Eles irão sugerir as dimensões ideais e desenvolver um desenho.
- Sistema de fogão com fumeiro, churrasqueira, recuperador de calor. Uma solução tecnicamente desafiadora. Além disso, este complexo ocupará muito espaço. Também pode ser complementado com uma mesa e outros elementos. Depois de gastar muito tempo e esforço, você acaba com um sistema universal para preparar quase todos os pratos.
Seleção de assento
Vai ficar o churrasco mais espetacular, que está inscrito em uma determinada área de lazer com terraço e área de refeições. Neste caso, o edifício não se parecerá com aquele fogão solitário no meio do campo do conto de fadas "Alionushka e o irmão Ivanushka". O terraço coberto vai se encaixar muito organicamente na paisagem circundante. Uma grande vantagem desse design é que mesmo uma chuva leve não será capaz de atrapalhar seus planos de jantar ao ar livre.
Na hora de escolher um local para a construção de um futuro churrasco ao ar livre, é preciso levar em conta não só o lado decorativo da questão. O fogo aberto é sempre perigoso. Para não ter que se preocupar com a segurança dos demais objetos, leve em consideração alguns fatores importantes ao fazer a churrasqueira.
- Itens inflamáveis. É necessário colocar o braseiro a uma distância segura de tais objetos para evitar incêndios acidentais.
- Árvores. Se você tiver um carvalho centenário ou um pomar de cerejas inteiro em seu local, tome cuidado para que uma faísca acidental não provoque um incêndio. Coloque a grelha longe deles.
- De capuz. Isso resolverá o problema com a remoção de fumaça de edifícios residenciais. Caso não pretenda instalá-lo, escolha um local para não fumar a sua casa ou a de um vizinho.
- Zona de jantar. Claro, você pode levar a comida cozida para dentro de casa e apreciá-la lá. Mas será muito mais conveniente se a churrasqueira estiver localizada nas imediações da mesa. Você veio para desfrutar do ar fresco, não para sentar em casa.
- Vento. Se a estrutura estiver em um espaço aberto, vale a pena cuidar para que uma rajada de vento repentina não sopre as brasas. Isso pode ser extremamente perigoso.
Antes da escolha final do local, reveja esta lista com os olhos, se a maioria dos requisitos forem cumpridos, então este é um local totalmente bem sucedido e seguro para a localização do churrasco.
Seleção de material
A variedade de pedras naturais é realmente incrível. Mas alguns de seus tipos são usados com mais frequência para churrasco.
- Arenito. Apresenta uma tonalidade branca, cinza ou acastanhada. O material é muito utilizado em trabalhos ao ar livre e na disposição de meios-fios e caminhos.
- Granito. Coisas muito caras. Mas se você estiver satisfeito com o custo, no final obterá uma estrutura muito forte e durável.
- Dolomite. Tem a cor branca ou cinza intercalada e é amplamente distribuída pelo mundo como material de acabamento. É uma espécie de pedra do Daguestão.
- Ardósia. Uma formação rochosa muito interessante. A sua cor única deve-se ao facto de se tratar de um verdadeiro bolo em camadas de vários minerais. A espessura e sua sequência são individuais em cada caso.
- Shungite. Pedra negra misteriosa. Seu uso no forro da churrasqueira vai custar caro. Mas algumas fontes afirmam que esta é realmente uma pedra de cura. E não há nada a dizer sobre a aparência deslumbrante.
- Quartzito. É uma formação rochosa. Como o nome sugere, é quase inteiramente composto por um mineral como o quartzo.Dependendo do local de origem, pode ter diferentes tonalidades: amarelo, carmesim ou quase preto.
Qualquer um desses materiais de construção selvagens adicionará respeitabilidade e graça à churrasqueira. Portanto, observe mais de perto cada uma das opções e escolha a que mais gosta.
Dimensões e Desenhos
O esquema do futuro churrasco em cada caso individual requer desenvolvimento individual. Afinal, é preciso levar em conta todas as nuances e desejos de quem vai utilizá-lo. Portanto, é difícil fornecer um esquema universal que satisfaça todas as solicitações de uma vez.
Você pode usar o desenho abaixo como base. Ele leva em consideração todas as características do projeto e calcula a altura e a largura ideais. Ao escolher essa opção padrão, você pode ter certeza de que o funcionamento da churrasqueira não estará associado a dificuldades inesperadas.
Estágios de construção
Antes de começar a trabalhar, você precisa pensar claramente sobre todas as etapas da construção. Isso permitirá que você evite pequenos erros e siga as instruções passo a passo.
Preparação de fundação
Uma estrutura tão maciça como um braseiro de pedra natural requer uma fundação bem preparada. Para fazer isso, determine as dimensões finais e prepare o local apropriado. Como resultado, você deve ter um plano alinhado por nível. Para fazer isso, remova a camada superior da terra. Coloque uma mistura de areia e cascalho no fundo. Em seguida, é necessário colocar a gaiola de reforço, pois o grande peso da estrutura final pode deformar a mistura de concreto não armado. A última etapa será o lançamento do concreto.
Construção de porão
Se você já desenvolveu um desenho de seu futuro churrasco e selecionou materiais, prossiga para a construção direta. Ao assentar pedras, aplique os mesmos princípios de quando assentar tijolos. Trate bem cada nível com uma solução para que não haja lacunas. Mesmo um pequeno erro pode arruinar o resultado final.
Não se esforce para que a parede externa seja perfeitamente plana. Saliências e irregularidades naturais irão adicionar um charme especial. Use uma barra de metal na argamassa para estabilizar toda a estrutura. Na mesma fase, são construídas superfícies de trabalho adicionais, uma fornalha e outros elementos concebidos de acordo com o projeto.
Fazendo uma lareira
Ao colocar as linhas, não se esqueça de instalar suportes de metal nos quais a grade se encaixará confortavelmente no futuro. Dependendo do desejo e da altura do churrasco, pode-se preparar um local para várias grelhas onde serão cozidos os alimentos.
Haverá uma grelha na camada superior de pedras. Portanto, será necessário fazer pequenas ranhuras para que ele se encaixe confortavelmente ali.
Cladding
Após a conclusão da construção, é necessário dar uma aparência completa ao churrasco. Limpe o excesso de solução e remova todos os detritos e sujeira. A superfície de trabalho, se tal foi concebida, é coberta com uma bancada. Os braseiros feitos inteiramente de pedras não requerem revestimento. Mas se você lançar uma estrutura de concreto, o toque final será colocar a pedra na argamassa. Acredite em mim, o braseiro forrado não é de forma alguma inferior em beleza àquele que é totalmente feito de pedra.
Provavelmente, você gastará muito tempo e esforço construindo uma churrasqueira em sua casa de campo. Coréia de tudo, você gastará muito tempo e esforço na construção. No futuro, você mesmo poderá dar master classes para amigos que desejam o mesmo braseiro que o seu. E qualquer pessoa que já tenha experimentado comida cozida no fogo dirá que é muito mais saborosa do que aquela cozida no fogão comum.
Como fazer churrasqueira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.