Churrasqueiras: dicas para escolher
Talvez todo adulto tenha uma ideia do que é um braseiro. Permite cozinhar carnes, peixes, legumes em fogo aberto, graças ao qual os pratos adquirem um sabor e aroma únicos. Os designs modernos são verdadeiros aparelhos multifuncionais equipados, por exemplo, com um churrasco.
Peculiaridades
Assim que começa a temporada de verão, os amantes da recreação do campo começam a se mimar com churrasco e outros pratos cozinhados em fogo aberto. O primeiro assistente é a grelha. As churrasqueiras de rua são estruturas, na parte inferior das quais existe uma fornalha. O calor que entra permite cozinhar na parte superior do aparelho.
Os produtos são enfiados em espetos e colocados na parte superior. O calor vem da parte inferior e parcialmente lateral da churrasqueira, portanto, para sua distribuição uniforme, a churrasqueira deve ser ventilada, e os espetos devem ser revirados periodicamente.
Os churrascos modernos costumam ter funções adicionais., graças ao qual a sua utilização se torna ainda mais cómoda e funcional. Um desses dispositivos é a churrasqueira, cujo destaque é a presença de uma grelha na parte superior da estrutura.
Tal unidade, como uma churrasqueira, possui uma parte inferior mais fechada, disposta como um braseiro. Isso permite regular a temperatura de aquecimento, uma vez que existem amortecedores na parte inferior. Eles abrem e fecham e regulam o suprimento de ar, o que significa a intensidade da combustão.
Se a churrasqueira tiver tampa, ela "vira" uma churrasqueira fechada, que se desejar também pode ser usada como minifumeiro.
Assim, a principal vantagem do aparelho é a versatilidade. Além disso, a maioria dos modelos, especialmente os de metal, são compactos. Esses dispositivos 2 em 1 têm os melhores recursos dos designs nos quais são baseados.
Vantagens e desvantagens
A popularidade da churrasqueira deve-se principalmente à sua versatilidade. Ele pode ser usado para cozinhar kebabs tradicionais em espetos e pratos grelhados. Se você tiver uma tampa, poderá assar um grande pedaço de carne ou peixe inteiro, cozinhar carnes defumadas caseiras.
Os dispositivos se diferenciam pela simplicidade de design e alta confiabilidade, já que o braseiro é feito de ferro fundido ou dobrado em tijolos. Podem ser usados em qualquer época do ano, e alguns modelos podem até ser usados em ambientes internos (por exemplo, eletrodomésticos a gás, lustres elétricos).
Os fabricantes oferecem designs de vários tamanhos, formas e designs., para que todos encontrem a opção que mais lhe convier. Você pode escolher estruturas fixas que se tornarão a base de uma cozinha de verão ou terraço, bem como contrapartes portáteis. Eles ajudarão se houver planos de reorganizar o braseiro no local. Entre os modelos portáteis, há muitos que se dobram e assumem a forma de mala, além de estruturas desmontáveis. Churrasqueiras dobráveis e pré-fabricadas são uma ótima solução se você está planejando um piquenique no campo. Eles são móveis e leves. É verdade que sua vida útil é um pouco menor do que a dos estacionários.
Os dispositivos são feitos de materiais refratários - tijolos metálicos, refratários e argila, portanto, a estrutura acabada possui altos indicadores de segurança contra incêndio. Aquecendo a temperaturas significativas (em média 600-700C), e depois resfriando, esses materiais não trincam e não perdem suas qualidades.
São resistentes à corrosão (as versões metálicas possuem um revestimento especial), podendo ser utilizados em qualquer clima.
Deve ser entendido que os modelos portáteis fixos e de paredes grossas são mais caros do que as estruturas móveis e de baixo peso. Porém, o preço do primeiro se justifica - a vida útil de um churrasco de boa qualidade é calculada em décadas.
Para que o dispositivo mantenha sua funcionalidade por muitos anos, após cada uso é necessário remover a matéria-prima queimada, limpar as grades e verificar a operacionalidade dos amortecedores.
Materiais (editar)
Um pouco mais acima, já dissemos que o braseiro é estacionário e portátil. Além disso, é comum distinguir os designs dependendo do material usado:
Tijolo
Eles só podem ser fixos e ter uma aparência diferente. A opção mais simples são 4 paredes conectadas entre si. Eles se distinguem por uma longa vida útil, alta temperatura de calor e longo resfriamento.
Via de regra, as churrasqueiras de tijolos são instaladas na área da cozinha de verão e são complementadas por bancadas, pia e outros dispositivos para o preparo de uma refeição completa.
Junto com o tijolo, as versões de concreto aerado estão cada vez mais sendo construídas. O material é resistente ao calor e acessível. Além disso, um bloco de concreto aerado substitui vários tijolos, o que permite uma conclusão mais rápida da construção. Os blocos de concreto aerado reforçado da Sibit também são adequados para isso.
Metálico
As churrasqueiras de metal, mais frequentemente de ferro fundido, podem ser fixas e móveis. Em termos de suas propriedades técnicas, podem ser tanto próximas às unidades profissionais quanto as estruturas desmontáveis mais simples.
Em qualquer caso, mesmo um braseiro de ferro fundido de parede espessa terá menos peso do que um de tijolo de forma e tamanho semelhantes.
A vantagem dos braseiros de metal é uma alta taxa de aquecimento das superfícies, resistência à umidade.
As estruturas de ferro fundido aquecem rapidamente, o que reduz o tempo de fritura. Eles não se deformam sob a influência de altas temperaturas, portanto a vida útil do dispositivo é de até 100 anos. Ao mesmo tempo, os alimentos cozidos em tal dispositivo podem adquirir um leve sabor específico. Churrasqueiras de ferro fundido também são muito caras.
Uma alternativa mais acessível são as churrasqueiras de aço inoxidável. Eles aquecem mais lentamente e provavelmente terão que mudar os designs no final da temporada. Isso se deve à pequena espessura das paredes da churrasqueira, por isso elas queimam e se deformam. Além do baixo custo, o design é leve e móvel.
Formulários
A churrasqueira de metal mais simples tem o formato de um retângulo nas pernas. O retângulo tem um fundo, paredes de extremidade mais longas e paredes laterais. Em outras palavras, parece uma caixa. Na parte inferior existem furos técnicos, na parte superior existem reentrâncias para instalação de espetos. As pernas podem ser ajustadas em altura. Para facilitar o transporte, o design é equipado com uma alça. Churrasqueiras quadradas e redondas também são convenientes e práticas.
A base de uma churrasqueira de tijolos também é um retângulo feito de tijolos. Dadas as grandes dimensões da estrutura, deve-se ter o cuidado de preparar a fundação com uma profundidade de 40-45 cm.O desenho de tal churrasqueira se assemelha a uma caixa com teto, equipada com um soprador.
- Via de regra, a própria caixa é de metal, forrada com tijolos. É importante escolher uma estrutura resistente ao calor de parede espessa com uma espessura de parede de metal de pelo menos 5 mm.
- A grade cilíndrica também é conveniente e ergonômica. A parte inferior é instalada em uma pequena fundação e cavada no solo.
- Se falamos de dispositivos operados em ambientes internos, eles são pequenos e, em sua maioria, simplificados. Um exemplo desse tipo de churrasco é o finlandês, destinado a ser instalado em uma varanda ou em uma casa de verão. Um elemento obrigatório deste tipo de estrutura é um exaustor com tubo.
- Fumantes também podem ser recomendados para uso ao ar livre. É verdade que você precisa escolher sua variação "grill", então o fumante será equipado com um grill.
- Churrascos de formatos inusitados merecem atenção especial. Via de regra, trata-se de uma imitação de tecnologia (locomotiva, avião, navio), animais, estruturas que lembram uma casa, utensílios domésticos (baús, potes).
- Os braseiros, de formato bastante lacônico, podem ser decorados com elementos forjados, o que os transforma em uma verdadeira obra de arte.
Dimensões (editar)
Por falar no tamanho do churrasco, eles se referem aos indicadores de seu comprimento, largura, altura e profundidade. Todos esses indicadores estão interligados e acabam afetando a qualidade da fritura dos alimentos, a segurança e a durabilidade do churrasco.
Em primeiro lugar, você deve decidir sobre a duração do churrasco. Para uma empresa de médio porte, você pode recomendar um grelhador com pelo menos 100 cm de comprimento, onde pode fritar carne simultaneamente para 7 a 10 pessoas. Para estruturas mais longas, é imperativo fornecer pernas adicionais.
A largura mínima da churrasqueira deve ser de pelo menos o comprimento do espeto, ou seja, 40-45 cm. Os modelos mais avançados de churrasco têm largura de 50-80 cm.
A profundidade do churrasco é determinada pela intensidade da combustão necessária. Quanto mais funda for a grelha, mais combustível necessita. O valor mínimo é de 15 a 20 cm, é claro que um grande braseiro deve ter profundidade suficiente, caso contrário o calor gerado não será suficiente para cozinhar.
A altura do churrasco costuma ser de 85-90 cm, neste caso deve-se levar em consideração o crescimento de quem vai fazer churrasco. Se o churrasco estiver muito alto ou baixo, será inconveniente usá-lo.
Equipamento
Um braseiro equipado com a função de churrasco tem um design mais complexo. Além dos elementos obrigatórios (recipientes para combustível e alimentos), estão equipados com grelha, tampa e amortecedores de tiragem.
Um dos aparelhos de churrasco mais úteis é um termômetro. A sua presença permite-lhe confeccionar verdadeiras iguarias de carnes de vários graus de torra. Diferentes tipos de carne, assim como o tamanho das peças, requerem diferentes temperaturas. A presença de um termômetro permitirá que você entenda se vale a pena fechar os amortecedores, adicionar combustível, etc.
Outro detalhe, sem o qual é impossível imaginar uma churrasqueira, é a grelha. Pode ser feito de aço inoxidável (uma opção econômica e acessível), ferro fundido (prático, durável, mas também mais caro). No formato - redondo (universal), quadrado, têm formas específicas (por exemplo, para fritar peixes inteiros).
A tampa da churrasqueira também é útil no aparelho. Graças à sua presença, pode utilizar a churrasqueira como fumeiro, protegendo os produtos da contaminação enquanto não está a cozinhar.
É melhor equipar dispositivos fixos com um teto. Desempenha uma função protetora, confere ao dispositivo uma aparência completa.
A propósito, você pode obter um complexo multifuncional para fritar carne comprando um inserto para braseiro. O inserto é o braseiro mais simples em termos de design, podendo ser colocado em um braseiro de tijolos ou churrasqueira, instalado em uma mesa e até mesmo em um inserto de lareira.
Como montar sozinho?
Você pode montar a construção mais simples de uma churrasqueira com suas próprias mãos. Em primeiro lugar, você deve decidir sobre o tamanho e a forma da estrutura, para que primeiro os desenhos sejam feitos.
Então você precisa soldar uma estrutura retangular. Os parâmetros são considerados tamanhos médios: 90 cm - altura, 15-20 cm - profundidade da churrasqueira, 90-100 cm - comprimento e 40-50 cm - largura. Esses valores podem ser alterados com base em suas próprias necessidades.
A parte inferior da parte superior deve ter orifícios, é melhor fazer abas primitivas. Então você pode regular a intensidade do calor.
Preste muita atenção à estabilidade das pernas. Se você estiver usando uma grelha de churrasco disponível no mercado, compre uma ao criar seu desenho de construção. É importante que o tamanho do grelhador corresponda ao comprimento e largura do grelhador.
Melhores opções
- Ao escolher uma churrasqueira, em primeiro lugar, deve-se considerar onde e com que freqüência ela será utilizada. Para uma casa de campo e uma casa de verão durante todo o ano, uma estrutura fixa pode ser recomendada. Irá deliciá-lo com uma longa vida útil, ocupará o seu devido lugar na cozinha de verão ou no coreto e tornar-se-á uma decoração do local. No entanto, tal grelha deve ser protegida no período outono-inverno.
- Se você quiser evitar o incômodo de cuidar do seu forno no inverno, escolha os dispositivos móveis. Eles, como os fixos, podem ser bastante grandes e atraentes e, se necessário, podem ser trazidos para dentro de casa, garagem, galpão ou enrolados, se estivermos falando de uma lareira sobre rodas.
- Se você não tem muito espaço ou precisa encaixar a churrasqueira em um complexo já existente, preste atenção nos modelos localizados no canto. O desenho do canto tem todas as funcionalidades necessárias, mas é compacto.
- Não se esqueça que o grelhador faz parte do exterior, pelo que deve ser combinado com o mesmo. Felizmente, o design diversificado de estruturas modernas permite que você faça isso, além disso, há sempre a opção de fazer um dispositivo sob encomenda.
- Para aqueles que periodicamente organizam incursões na natureza, as estruturas móveis são recomendadas. Dobrar é considerado mais confiável do que pré-fabricado. No entanto, se alguma parte dele falhar, toda a estrutura terá que ser descartada.
- Hoje, os fabricantes oferecem churrasqueiras suspensas móveis. Eles têm suportes especiais e podem até ser pendurados em uma varanda. As dimensões dessas estruturas são pequenas; ao mesmo tempo, você pode cozinhar carne para no máximo dois. No entanto, em alguns casos, é disso que você precisa.
Como construir um braseiro de tijolos com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.