Como cultivar malva a partir de sementes?
A malva é uma bela planta ornamental. É muito popular entre os jardineiros e paisagistas. A planta pode se reproduzir de várias maneiras, incluindo sementes. No entanto, deve-se notar que, em comparação com outros métodos, a reprodução da semente é problemática e não muito rápida.
Qual a aparência das sementes e como você as coleta?
A cápsula da semente da malva tem forma arredondada e levemente achatada e é composta por 5 sépalas, sob as quais estão as sementes. As sementes são de cor cinzenta e têm um bordo duplo serrilhado, constituído pelos mais pequenos pratos de cor de trigo. O diâmetro da semente varia de 5 a 7 mm e depende da variedade da planta.
Durante o período de maturação, as sépalas começam a adquirir uma coloração marrom-amarelada, mas não se abrem totalmente. Recomenda-se colher as sementes durante este período, arrancando as cápsulas pouco maduras e colocando-as em local quente e seco.
A temperatura do ar na sala onde a semente está localizada deve estar entre 25 e 30 graus. É indesejável deixar cápsulas verdes no caule, pois podem ser carregadas por uma rajada de vento e não haverá nada para coletar. Após o amadurecimento completo, as sépalas se abrem e as sementes prontas para a semeadura se espalham.
As sementes de malva distinguem-se pela boa germinação, que retêm por três anos após a colheita.
Além disso, de acordo com jardineiros experientes, os mais velhos, colhidos há mais de um ano, têm a melhor germinação. Ao escolher um método de propagação por sementes, você deve estar ciente de que, como resultado da polinização cruzada, muitas características hereditárias da planta-mãe são perdidas, portanto, as plantas jovens podem ter flores de forma e cor diferentes das da planta-mãe.
As culturas cultivadas a partir de sementes costumam ser mais decorativas e têm uma cor muito original. Também deve-se ter em mente que a duplicidade das flores com este método de reprodução se perde. Em casa, as sementes amadurecem rapidamente, após o que são limpas das impurezas, secas um pouco e removidas para local seco.
O modo ideal para armazenar sementes é uma temperatura de 10-15 graus e uma umidade do ar de no máximo 50%.
Horário ideal de desembarque
Ao propagar a malva por semente, você precisa conhecer bem as datas de plantio. Se estiver planejado o cultivo de mudas a partir de sementes, a melhor época para o plantio será no final de fevereiro - início de março. Este tempo será suficiente para os jovens anuais florescerem já no ano da semeadura. Já para o plantio de sementes em campo aberto, o evento pode ser realizado duas vezes - na primavera e no outono. Deve-se ter em mente que as plantas não só no outono, mas também na primavera começam a florescer apenas no ano seguinte.
Não há datas claras para o plantio de sementes na primavera, e cada jardineiro determina a época certa por conta própria. Por exemplo, em regiões com clima ameno, o plantio começa assim que o solo aquece acima de 10 graus. Isso geralmente ocorre em maio, porém no sul ocorre no início do mês, e nas latitudes mais temperadas - no meio.
Nas regiões de clima acentuadamente continental, onde a ameaça de volta das geadas persiste durante todo o mês de maio, a semeadura é realizada nos últimos dias de maio ou início de junho. Quanto ao plantio de outono, a melhor época será em meados de setembro, e nas regiões do sul - início de outubro.Depois de plantar as sementes, o canteiro do jardim deve ser coberto com folhas caídas, serragem ou turfa e deixado para o inverno dessa forma.
Estágio preparatório
Antes de começar a semear, é preciso decidir o local, preparar o terreno e selecionar as sementes.
Seleção de assento
O plantio da malva em campo aberto envolve a escolha de um local permanente, por isso esse tema deve ser abordado com total responsabilidade. Deve-se ter em mente que tanto as espécies anuais quanto as perenes crescem muito rapidamente e são plantas bastante altas. É por isso o plantio é recomendado para ser feito a uma distância próxima da cerca ou pérgula, já que os ventos fortes podem quebrar as hastes.
Isso, é claro, não levará à morte da planta inteira, mas definitivamente a privará de florescer. A área escolhida para a malva deve ser bem iluminada a qualquer hora do dia, caso contrário as plantas começarão a estagnar e a florir mal. Além do mais, o local deve ser protegido do vento e das correntes de ar. Para fazer isso, você pode construir uma tela feita pelo homem ou escolher um lugar tranquilo perto de uma parede ou cerca.
O solo
A malva é uma planta despretensiosa e não exige muito do solo. Isso se deve ao longo sistema radicular da flor, por meio do qual recebe nutrientes da camada inferior do solo. A melhor opção para a malva é uma argila leve com pH neutro e teor de húmus suficiente. Se a argila prevalecer no local, então uma mistura de areia e húmus, tomados em partes iguais, é adicionada a ele.
Se prevalecerem solos arenosos, recomenda-se a introdução de turfa e argila.
A flor cresce bem em solos moderadamente úmidos, sem água estagnada. Antes de plantar as sementes, a parcela é cavada a uma profundidade de 20-30 cm, as ervas daninhas são arrancadas e os componentes em falta (húmus, composto, areia, turfa ou cinza de madeira) são adicionados. Se a semeadura for planejada para a obtenção de mudas, o substrato é comprado no armazém ou preparado de forma independente.
Para isso, o solo do jardim é misturado com areia e húmus na proporção de 2: 1: 1, calcinado em um forno a 200 graus por 20 minutos. Se isso não for possível, a mistura do solo é derramada com água fervente ou com uma solução de permanganato de potássio. Isso ajudará a prevenir a ocorrência de uma doença tão perigosa para a malva como a perna preta.
Recipiente de mudas
Ao escolher um recipiente para semear sementes de malva, deve-se lembrar que a planta tem raízes longas e muito vulneráveis e, portanto, precisa de vasos de turfa altos.
No transplante para campo aberto, a muda é enterrada no canteiro diretamente com o recipiente, mantendo assim as raízes intactas. Se você usar recipientes reutilizáveis ou caixas de mudas comuns, ao plantar em um canteiro de flores, a maioria das mudas pode morrer. Se não for possível comprar potes de turfa, então as sementes são semeadas em caixas altas com profundidade de pelo menos 10 cm. A distância entre as sementes adjacentes deve ser de 4 a 5 cm.
Preparação de sementes
Ao escolher uma semente, você deve saber que o uso de sementes híbridas não é recomendado... Isso se deve à probabilidade de perda de muitas características maternas na segunda geração de flores.
O melhor são as sementes colhidas de plantas varietais: elas retêm todas as informações sobre as propriedades genéricas de uma flor.
Antes de iniciar a semeadura, o material da semente deve ser preparado, e isso é especialmente verdadeiro para as sementes com um ano de idade. Para acordar, recomenda-se deixá-los em água morna por 10-12 horas. Este procedimento ajuda a amolecer o tegumento e estimula a germinação rápida.
Como semear?
As sementes de malva podem ser plantadas em terreno aberto e em recipientes de mudas. A tecnologia de plantio é tão simples que até um residente de verão iniciante pode lidar com ela.
Semeando em terreno aberto
O material da semente é cuidadosamente colocado em um terreno previamente escavado, após o qual é borrifado com um substrato nutritivo.Alguns jardineiros fazem buracos rasos no solo, onde colocam as sementes. O esquema de semeadura é o seguinte: a distância entre duas espécies altas de malva deve ser de 50-70 cm, entre as de baixo crescimento, como a malva, é baixa - 45 cm. Para obter mudas garantidas, ao invés de uma semente, é melhor plantar três de uma vez, colocando-as em um triângulo a uma distância de 5 cm uma da outra.
Após a semeadura, o canteiro é cuidadosamente umedecido, procurando não tirar as sementes do solo, e coberto com agrofibra. Todos os dias, o material é retirado por 10-15 minutos e o plantio é arejado. A rega é feita conforme a necessidade, mantendo o solo úmido. Os primeiros brotos aparecem no dia 14-20, dependendo das condições de temperatura e cuidados. Após a brotação dos brotos, a película é retirada, não esquecendo de regar regularmente a plantação.
Se todas as sementes brotaram e os brotos cresceram muito densamente, eles devem ser desbastados por meio do transplante dos brotos retirados para outro canteiro de flores. No entanto, devido às raízes muito vulneráveis, não há garantias de que os rebentos irão criar raízes. Você também deve saber que ao plantar sementes em terreno aberto, apenas espécies anuais florescem no primeiro ano.
As perenes desenvolvem uma saída de folhas e começam a florescer apenas no ano seguinte.
Plantar mudas
Plantar sementes para mudas é o mesmo que semear em terreno aberto. Se for usada uma caixa comum, as sementes são colocadas a uma distância de 5 cm uma da outra, polvilhadas com uma mistura de nutrientes e umedecidas com um borrifador. Em seguida, o plantio é coberto com polietileno e germinado em local bem iluminado a uma temperatura de 20-22 graus, regando e arejando.
Depois que os brotos aparecem, o que leva de 10 a 12 dias, o filme é retirado. A semeadura em potes de turfa é feita da mesma forma, com a única diferença de que são usados potes de vidro ou garrafas plásticas cortadas em vez de embalagens plásticas. Recomenda-se plantar duas sementes em cada recipiente.
Depois que os brotos jovens crescem um pouco e ficam mais fortes, eles começam a endurecer e se preparar para o transplante para um local permanente. Para fazer isso, caixas ou potes são levados para a rua, e a cada dia aumentam o tempo ao ar livre. A malva tolera muito a colheita, portanto jardineiros experientes recomendam não fazer nada ou plantar apenas os brotos maiores e mais poderosos.
As plantas jovens são transplantadas para um local permanente no final de maio, depois que a ameaça das geadas noturnas passou por completo. O transplante é feito com muito cuidado, tentando não destruir o caroço de terra. Mudas de vasos de turfa são plantadas junto com os vasos.
Cuidados de acompanhamento corretos
Continuação do cultivo de mudas de malva requer atividades tradicionais - irrigação, fertilização, afrouxamento, liga e cobertura morta.
- Regue a planta com moderação., não mais do que duas vezes por semana e somente depois que a camada superficial do solo secar.
- Quando uma crosta dura aparece a terra deve ser afrouxada, fornecendo fluxo de ar às raízes.
- Como cobertura para plantas adultas, crescendo em solos esgotados, você pode usar turfa, húmus ou composto na proporção de 3 kg por 1 m2, ou ocasionalmente regá-los com uma solução de cinza de madeira. A matéria orgânica deve ser aplicada após a floração, mais perto do outono, e na primavera você pode usar amofos ou azofoska. Para uma floração mais exuberante e duradoura, recomenda-se que as malvas anuais sejam fertilizadas com um complexo de fertilizantes minerais para as plantas com flores.
- As espécies altas geralmente precisam de uma liga. Para fazer isso, uma estaca é colocada ao lado da planta e um caule é amarrado a ela com um fio macio. Folhas secas e flores murchas são prontamente cortadas, aumentando o período de floração.
- Para reter a umidade na zona da raiz, e também para evitar que as raízes congelem no inverno, os troncos são cobertos com palha, ramos de abeto ou turfa.Na primavera, a camada antiga é removida, substituindo-a por uma nova.
Para informações sobre como semear malva, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.