Stockrose: descrição, plantio e cuidados
Entre as culturas hortícolas perenes, um lugar especial é ocupado pela pecuária. Esta planta, que muitas pessoas confundem com malva, tem inflorescências incrivelmente brilhantes e viçosas e pode crescer até 2,5 metros de altura. Neste material, você conhecerá a descrição do stockrose, bem como as peculiaridades do plantio e cuidados com esta planta de jardim.
Peculiaridades
Stockrose (ou Álcea) refere-se a plantas de jardim com flores da família Malvaceae. O gênero desta cultura de jardim inclui 77 variedades, entre as quais existem anuais, bienais e perenes.
Stockrose tem flores enormes bissexuais de formato regular... A corola da planta consiste em 5 pétalas conectadas, e também há uma sutileza característica. A planta é caracterizada por placas de folhas alternadas e simétricas de cor verde claro, um caule ereto e alongado, bem como uma torneira e um poderoso sistema radicular.
Os frutos secos desta cultura de jardim assemelham-se a bolos castanhos. Uma cápsula de fruta pode conter de 14 a 40 sementes semelhantes a feijão marrom.
Dependendo da idade da planta e sua variedade, ela pode crescer até 2,5 metros de altura. Em seu ambiente natural, essas flores são raras. Sua reprodução ocorre principalmente por meio de sementes, que são transportadas para um novo local pelo vento ou por animais selvagens. O período de floração de uma cultura hortícola dura cerca de 2-3 meses e geralmente começa no final de junho ou julho.
Stockroses são cultivadas hoje exclusivamente para fins decorativos por causa de suas inflorescências brilhantes e maciças - cada botão quando aberto pode atingir 20 cm.
As próprias inflorescências têm uma fileira ou pétalas duplas - as últimas são semelhantes às flores de uma rosa comum.
Quais são as diferenças com a malva?
Stockrose pertence à família Malvaceae, mas é considerada um gênero independente, que possui cerca de 80 espécies. É pela semelhança externa da malva e do stockrose, bem como pelo seu relacionamento com a mesma família, que muitos jardineiros não percebem a diferença entre essas plantas. Abaixo estão os fatores que irão ajudá-lo a entender como a palha do jardim difere da malva.
- A diferença mais importante entre essas plantas é período de crescimento em um lugar permanente. Se a malva ou malva pertencer a plantas bienais ou anuais, então a stockrose pode ser perene.
- A segunda diferença importante entre stockrose e malva são as diferentes taxas de crescimento.... Por exemplo, se a malva normalmente não cresce mais do que 120 cm de altura, a rosa pode crescer até 2,5 metros. O mesmo se aplica à altura mínima dessas flores - para a malva é de 30 cm, e para a flor - 50.
É devido à maior altura que as stockroses são plantadas junto a vedações ou paredes de tijolo.
- Algumas diferenças também estão relacionadas a recursos específicos.... Como já mencionado, o gênero stockrose inclui cerca de 80 (para ser mais preciso, 77) variedades, enquanto o gênero malva consiste em apenas 29 espécies. A área natural de distribuição dessas plantas também pode ser distinguida - o stockrose é considerado uma planta exclusivamente domesticada e geralmente é encontrada apenas como uma cultura de jardim. E algumas variedades e tipos de malva crescem na natureza.
- Stockrose é uma cultura hortícola mais exigente - necessita de uma preparação especial para o inverno e, quando semeada, forma apenas rosetas sem inflorescências. A malva, por sua vez, não requer preparo especial para o inverno e pode florescer no primeiro ano. Além disso, a malva e a stockrose são cultivadas por semente.
A diferença no plantio aqui é que a malva geralmente é plantada diretamente em campo aberto, enquanto a estocagem geralmente é plantada primeiro com as mudas.
Variedades
Hoje, os jardineiros usam apenas 8 variedades e variedades de stockrose.
- Anual. É uma planta relativamente baixa - até 80 cm, com cinco pétalas ou inflorescências duplas de até 10 cm de diâmetro. O período de floração começa em junho e vai até o final de agosto. Além de flores grandes e brilhantes, possui um perfume leve e agradável. Na maioria das vezes plantadas como parte de canteiros de flores ou perto de sebes.
- "Real". Uma das espécies anuais mais populares. Ela cresce até meio metro de altura e tem flores duplas maciças de até 10 cm de diâmetro. Também tem um aroma agradável, mas quase imperceptível, floresce de julho a meados de setembro. É frequentemente usado por jardineiros no desenho de vasos ou vasos de jardim, mas você também pode encontrá-lo em um canteiro de flores.
- Carnaval de verão. Uma variedade de dois anos que cresce até 1,5 metros. Possui flores duplas grandes e exuberantes nas cores mais inusitadas: rosa, branco, amarelo e vermelho. O período de floração é em julho e vai até setembro. É cultivado ativamente para corte e venda posterior.
- "Tolet". Uma das variedades mais altas - cresce até 2 metros. Possui enormes flores duplas de cor púrpura profunda. O período de floração é padrão - de julho a setembro.
- "Majoretta". Variedade de jardim com dois anos de idade até 80 cm de altura, com grandes flores duplas de cor vinho, chocolate, vermelho ou mesmo preto. Pode florescer apenas um ano após o plantio em campo aberto - esse período cai no final de julho e vai até outubro.
- Stockrose está enrugado. É caracterizada por grande crescimento (até 2 metros), boa resistência à geada, bem como pétalas relativamente pequenas (até 5,5 cm) de cor amarelo claro e laranja. Esta é uma das espécies mais antigas de stockrose cultivada - é cultivada desde o final do século XXVI.
- "Mulato". Esta variedade perene distingue-se pela sua altura elevada, bem como pelas inflorescências bordô ou quase pretas, muito grandes. Na maioria das vezes cultivado para corte e venda.
- Stockrose rosa ou comum. Este é o tipo mais comum de stockrose, do qual todas as variedades e híbridos se foram.
Como plantar?
Hoje, um esquema em fases para plantar stockroses em terreno aberto é muito popular entre os jardineiros. Inclui o momento do plantio, preparação do material de plantio, semeadura em casa, cuidado com as mudas, bem como o transplante de mudas para o campo aberto.
Cronometragem
O tempo de plantio de sementes ou mudas afeta diretamente a duração do período de floração, bem como na imunidade das plantas.
- A melhor época para o plantio de joias em casa é o início de abril.
- Se as sementes forem plantadas em uma estufa em uma horta, a melhor época para isso será a primeira quinzena de março.
- Se as sementes são plantadas em campo aberto, então você precisa escolher o final de maio ou o início de junho para isso.
Para plantar sementes em terreno aberto sem dor, elas precisam ser plantadas com a chegada das noites quentes e com total ausência de geadas. Lembre-se que no primeiro ano a partir do plantio das mudas de stockrose, você não vai esperar a floração.
Preparação de sementes
As sementes de stockrose, dependendo da variedade da planta, podem ser colhidas de meados do verão a novembro. Cada planta tem frutos em forma de cápsulas, que escurecem e amarelam cerca de um mês após a floração - é um sinal de que as sementes podem ser colhidas. Cada uma dessas caixas pode conter de 15 a 40 sementes. Se você tiver uma variedade de stockrose com um período de floração de outono à sua disposição, os brotos são cortados imediatamente depois e secos em casa.
Sementes de stockrose são capazes de permanecer viáveis por 3 anos após a coleta, mas o melhor material de plantio é há dois anos.
Antes de plantar sementes de stockrose no solo, elas precisam ser colocadas em um recipiente com água morna por meio dia. Em 12 horas, as sementes ficam saturadas de umidade, o que permite que germinem melhor no solo.
Semeadura
As estoqueses, como a malva, têm um sistema de raiz axial; além disso, essas plantas não toleram bem a colheita. Por essas razões, recipientes de plantio profundos na forma de vasos ou taças de turfa são geralmente usados para stockroses.
Para desembarque, o melhor é escolher recipientes com orifícios de drenagem. Solo Stockrose prefere solo nutritivo e fértil - o substrato de solo encharcado, turfa, areia e composto se revelará melhor aqui. Para tornar o solo ainda mais leve e conduzir bem o ar e a umidade, serragem pode ser adicionada ao substrato.
As pinças geralmente são usadas para plantar sementes em vasos de maneira adequada e não para prejudicá-las. As sementes não devem ser enterradas mais do que 1,5 cm, depois são polvilhadas em cima com uma camada de areia ou terra. Para criar um microclima ideal, o recipiente é coberto por cima com um filme ou vidro e instalado em uma sala iluminada com temperatura não superior a 20 graus. As mudas são regadas e ventiladas regularmente. A condensação que se forma no filme deve ser removida.
Se todas as condições forem atendidas, os primeiros brotos de stockrose devem aparecer em 1,5-2 semanas. Se as plantas cresceram muito próximas umas das outras, elas devem ser desbastadas. Ao plantar sementes, observe a distância entre eles é de 3-4 cm.
Muitos jardineiros cultivam sementes de stockrose anuais em casa ou em estufas; as plantas bienais e perenes geralmente são plantadas diretamente em terreno aberto no final da primavera.
Cuidado de mudas
Depois que os brotos brotam, o cuidado com as plantas não termina. Além da rega e aeração regulares, são endurecidos. Para isso, o abrigo do contêiner é retirado todos os dias por um período cada vez maior - se no primeiro dia for 10 minutos, no dia seguinte já é meia hora. Assim que 3 folhas maduras aparecem nos brotos, o abrigo é completamente removido, e os recipientes com os próprios brotos são exibidos todos os dias em uma sala fria - em uma varanda ou loggia.
Se as mudas carecem de luz natural, providencie luz adicional para eles na forma de fitolampos. Normalmente não se faz a colheita de stockrose - essas flores não toleram bem o transplante e criam raízes por muito tempo em um novo local. Se mesmo assim for necessário um transplante, ele é feito pelo método de transbordo - as plantas são plantadas em um novo local junto com um pedaço de terra.
Transplante para abrir terreno
O plantio das mudas de stockroz em campo aberto é realizado no final de maio, com o início das noites quentes e o aquecimento total do solo após as geadas. Há uma série de fatores a serem considerados ao escolher um local.
- Para uma floração abundante, a área de plantio de stockrose deve ser aberta e bem iluminada - essas plantas gostam muito do sol e desbotam na sombra. Um perigo particular para as flores é o vento frio e forte, que pode quebrar seus caules e, portanto, é melhor plantar a planta perto de cercas ou anexos, onde estariam protegidas de rajadas de vento.
- Apenas solos férteis e leves com alto teor de húmus são adequados para o plantio desta cultura de jardim.... O solo deve conduzir bem o oxigênio e a umidade, e também não interferir no crescimento das raízes principais da stockrose - por isso solos argilosos pesados não são adequados para isso. Se o solo em seu jardim for pesado e pobre, deve ser desenterrado e fertilizado com turfa, serragem e composto uma semana antes do plantio das mudas.
- Depois de escolher o local de pouso e preparar o solo, ocorre o procedimento de pouso propriamente dito. Para isso, são cavados buracos profundos no local a uma distância de pelo menos 30 cm um do outro.
- As mudas são plantadas em covas por transferência. O espaço entre o pedaço de terra e o buraco é coberto com solo fértil.
Após o plantio, o solo é compactado e regado, em seguida, uma camada de cobertura morta é organizada, que vai reter a umidade na superfície da terra e evitar que ervas daninhas cresçam perto da flor. É muito conveniente plantar mudas de stockrose em terreno aberto imediatamente em vasos de turfa - neste caso, o transbordo não é necessário.
Como cuidar bem dele?
Cuidar de uma stockrose inclui várias etapas, o que não parecerá difícil para jardineiros experientes.
- Rega. As Stockroses, como todas as plantas de jardim, gostam muito de umidade, então a terra em seu círculo próximo ao caule nunca deve secar. Mas a umidade excessiva para esta flor também pode ser destrutiva - para remover a umidade, uma camada de drenagem de argila expandida, seixos ou tijolos quebrados deve ser especialmente organizada. A rega propriamente dita é feita uma vez por semana em dias normais, durante os períodos de seca pode ser feita todos os dias.
Tente não inundar as flores e folhas da planta com água durante a rega - isso pode provocar queimaduras solares. A rega é melhor feita à noite ou de manhã.
- Top dress. As estoques podem passar sem se alimentar de solo fértil, mas essa flor precisa de fertilizantes para formar inflorescências lindas e exuberantes. Normalmente, a fertilização é aplicada ao solo para as plantas 2 vezes. A primeira alimentação é realizada durante o plantio das flores em campo aberto, e a segunda - em meados de agosto, quando o solo do local é desenterrado e misturado com adubo. Os fertilizantes minerais complexos com fósforo e potássio são os mais adequados para a alimentação. É melhor recusar a fertilização com nitrogênio - isso levará ao desenvolvimento de uma grande quantidade de vegetação e reduzirá o número de flores.
Se você tiver uma variedade perene de stockrose, o canteiro de flores com ela deve ser fertilizado com composto ou húmus pelo menos uma vez por ano.
- Apoio, suporte. Stockroses e malvas têm caules fortes que podem quebrar com o seu próprio peso e o peso das flores. Para evitar isso, estacas de madeira são instaladas no círculo próximo ao caule próximo às plantas (é melhor se houver várias), que são fixadas na flor com cordas naturais ou tranças.
- Afrouxamento. Se você deseja cultivar um estoque saudável e bonito, cada rega dessa planta deve ser acompanhada de um afrouxamento do solo. Isso permitirá que a umidade seja absorvida mais rapidamente e alcance as raízes, e também excluirá ervas daninhas no círculo próximo ao caule.
Métodos de reprodução
Assim como a malva, a stockrose se reproduz de duas maneiras: semente e plântula. Cada um dos métodos é adequado para certas variedades desta cultura hortícola.
Seminal
O cultivo de stockrose com sementes é considerado o mais comum, embora exija mais atenção do jardineiro. O procedimento para propagação de sementes e plantio de sementes de stockrose já foi descrito em detalhes acima. Só vale a pena notar que stockroses perenes se reproduzem bem por sementes e sem ajuda humana. No outono, após o período de floração, essas plantas espalham em torno de si uma grande quantidade de sementes prontas, que se aprofundam no solo após as chuvas e germinam sozinhas na próxima primavera.
Plantinha
A propagação de uma cultura com a ajuda de mudas é normalmente utilizada por jardineiros que a compraram em uma loja de jardinagem ou que desejam obter plantas com flores completas no primeiro ano após o plantio de uma flor. A agrotecnologia de plantio de mudas de boi em campo aberto já foi indicada acima, apenas pontos adicionais importantes dessa reprodução serão apresentados a seguir.
- Para o plantio de mudas de estoque em campo aberto em maio, o plantio de mudas deve ser feito em fevereiro.O material de plantio é plantado em vasos de turfa, que são mantidos até os dias quentes de primavera em ambiente ventilado, ligeiramente escurecido e fresco.
- Durante o transplante de brotos de stockrose, é preciso ter muito cuidado - há uma chance muito grande de prejudicar as raízes da planta. Para que o sistema radicular saia do solo sem dor, as mudas precisam ser regadas abundantemente antes do transplante. Ao transplantar as mudas para um terreno aberto, certifique-se de que o máximo possível de solo do vaso antigo permaneça em suas raízes.
- Evite plantar grandes quantidades de sementes em recipientes de plantio. É melhor plantar de 1 a 3 sementes em um vaso. Se as plantas crescem muito grossas, elas diminuem. Além disso, as raízes dos rebentos plantados rente encontram-se frequentemente entrelaçadas, o que pode causar muitos incómodos ao plantar uma cultura em local permanente.
- É melhor escolher vasos de turfa como recipiente para o cultivo de mudas. Eles têm várias vantagens: tais vasos podem ser plantados diretamente no solo sem transbordo - com o tempo eles simplesmente se dissolverão no solo; fornecem nutrição passiva à planta durante o crescimento; a turfa permeia perfeitamente a umidade e o ar, e doenças fúngicas não se desenvolvem nela. Como alternativa a esses vasos, podem ser usados tabletes de turfa especiais para o cultivo de stockroses. São pequenos pratos de turfa prensada, que aumentam de tamanho quando molhados.
Doenças e pragas
Apesar de seu tamanho impressionante, amor por umidade e luz, stockrose tem uma imunidade bastante fraca contra doenças fúngicas e pragas de jardim.
A maioria das doenças fúngicas surge devido ao frio, excesso de umidade ou luz natural insuficiente. Alguns vírus e doenças podem já estar no solo antes mesmo que as mudas de stockrose sejam plantadas no canteiro de flores.
A doença mais comum que afeta a stockrose é a ferrugem. - Esta doença se expressa na formação de almofadas marrom-claras na parte interna das folhas. Com o tempo, essas folhas encolhem, murcham e caem. Para combater esta doença, é necessário retirar completamente as folhas afetadas e tratar a planta com uma mistura de Bordéus ou Topázio. Como medida preventiva, as plantações vizinhas também são tratadas no local com uma planta doente.
Das pragas, a stockrose gosta muito de pulgões e ácaros... Pulgões podem ser facilmente identificados por suas folhas amarelas e enroladas e por colônias de formigas próximas a flores infestadas. É ainda mais fácil notar um ácaro - a partir dele, as folhas da cultura são cobertas por uma flor ou penugem branca característica, que se assemelha a uma teia de aranha. Esses insetos prejudicam a aparência da planta e enfraquecem muito sua imunidade.
Entre os remédios mais eficazes contra essas pragas estão Akarin, Fitoferm, Tanrek, Decis, Iskra e Aktaru... Se as pragas acabaram de se instalar na planta e não causaram danos tangíveis, tratar o arbusto com água com sabão ajudará a lidar com elas.
Para não lidar com o tratamento da stockrose, é melhor não permitir a infecção de forma alguma. Para fazer isso, os jardineiros recomendam tratar as stockroses com fungicidas pelo menos uma vez por temporada, e para o plantio de mudas, pegue apenas um substrato desinfetado.
Uso em paisagismo
Como já foi mencionado, hoje as stockroses são cultivadas ativamente precisamente para fins decorativos - tudo graças à altura dessas plantas e suas inflorescências brilhantes, que podem florescer por mais de 2 meses... Vale a pena dizer que essas flores podem ser cultivadas tanto para decorar um canteiro de jardim quanto para cortar - muitas vezes, buquês brilhantes de stockroses podem ser encontrados no mercado.
Stockrose é versátil na decoração de jardins. Ele pode ser plantado em pequenos grupos em um canteiro de flores ou pode crescer contra paredes de tijolos ou cercas para criar uma sebe de flores.É muito conveniente usar stockrose como um fundo claro para plantas de baixo crescimento - neste caso, não obscurecerá outras flores.
Em um canteiro de flores, essas plantas podem ser combinadas com sucesso com todas as culturas com as mesmas inflorescências ricas e volumosas. As composições de stockrose com camomilas, tremoços, delfínios, flox ou punhos têm melhor aparência.
É digno de nota que As stockroses podem ser cultivadas ao ar livre e em grandes vasos decorativos, vasos de flores ou vasos de flores. Stockroses podem disfarçar perfeitamente dependências ou gazebos antigos no jardim.
Para o cultivo e cuidados com a colza, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.