Plantar e cuidar da malva

Contente
  1. Descrição
  2. Horário ideal de desembarque
  3. Seleção do local e preparação do solo
  4. Como plantar?
  5. Como e quando você pode ser transplantado para outro lugar?
  6. Como cuidar bem dele?
  7. Possíveis problemas de crescimento

A malva é uma das plantas com flores apreciadas por muitos jardineiros. A maioria delas são plantas altas espetaculares, repletas de botões em forma de xícara. Existem também variedades subdimensionadas, mas não menos bonitas.

Além de ser altamente decorativa, a cultura possui propriedades medicinais. Ao mesmo tempo, ela é despretensiosa e não precisa de cuidados especiais. Vamos descobrir como cultivar malva no país e quais as dificuldades que você pode encontrar no processo de cuidar de uma planta.

Descrição

Mallow (stockrose) pertence à família Malvaceae. Existem cerca de 30 variedades dessa cultura. A flor pode ser uma ou perene. O crescimento máximo é de 2,5 M. As plantas têm caules fortes e eretos.

A cor dos botões pode ser amarela, rosa, vermelha, roxa, etc. Flores em tons de vinho, plantadas ao lado de espécimes brancos como a neve, parecem especialmente impressionantes. As pétalas são regulares e duplas. A floração nas perenes ocorre no segundo ano e dura metade do verão (julho e agosto), deliciando os veranistas.

Horário ideal de desembarque

A planta pode ser plantada de várias maneiras. O tempo também depende da escolha do método.

  • As sementes são colocadas em terreno aberto na primavera. Você pode fazer isso em maio e no início de junho. As mudas podem ser vistas depois de cerca de um mês.
  • Às vezes, a semeadura é feita no outono (setembro). Neste caso, o material da semente é aprofundado mais e qualitativamente isolado antes do início do inverno.
  • A semeadura em casa ocorre em fevereiro ou março. As mudas são plantadas na horta no final de maio.
  • Quanto às mudas, a época de plantio depende da forma de obtenção. Corte na raiz são plantados na primavera. As hastes são colocadas no local no verão.

Seleção do local e preparação do solo

Ao escolher um local para plantar no jardim existem alguns pontos-chave a serem considerados.

  • O site deve estar bem iluminado. Em sombra parcial, a planta também se desenvolverá, mas a cor dos botões será pálida e inexpressiva.
  • O solo deve ser solto, nutritivo. A presença de húmus é incentivada. A argila leve é ​​uma ótima opção. Claro, não se esqueça da drenagem.
  • O acúmulo de umidade nas raízes da planta é indesejável. Isso pode levar à deterioração. Portanto, vale a pena dar preferência a áreas planas com lençóis freáticos profundos. Upland também está bem.
  • Se um alto grau for selecionado, vale a pena fechar a cultura das fortes rajadas de vento (pode-se plantar uma flor ao lado de uma casa ou de uma cerca).
  • Recomenda-se também um suporte para flor adulta.

A malva é semeada na parcela após preparação preliminar do terreno (escavação e fertilização). Solo pesado pode ser aliviado adicionando-se areia. E também vale a pena esperar algum tempo para que o solo tenha tempo de "assentar".

Como plantar?

Dependendo do método de plantio da malva, a tecnologia agrícola também difere.

Em terreno aberto

O material da semente deve ser adquirido alguns meses antes do plantio. Então você tem tempo para testá-lo para germinação. Antes da semeadura, as sementes são embebidas em água morna (cerca de 45 graus). Chega 12 horas. A casca dura deve amolecer. Isso permitirá que as sementes germinem com rapidez e facilidade.

Se a semeadura ocorrer na primavera, os buracos podem ser feitos não muito profundos. Bastam 3 cm. O local de plantio é regado com água morna. Em seguida, 3 sementes são colocadas em cada buraco.

Depois disso, as futuras plantas são polvilhadas com uma fina camada de solo fértil. Você pode usar turfa.A distância entre as flores deve ser de 35-50 cm. Mais precisamente, este indicador é determinado pela altura das plantas. Amostras grandes requerem mais espaço.

A malva plantada é regada regularmente. Você pode cobrir a cama com filme plástico - isso ajudará no melhor desenvolvimento das plantas. Os primeiros tiros aparecerão em 2-3 semanas. Em seguida, o filme é removido e os cuidados com as flores continuam de acordo com as recomendações.

Espécimes perenes cultivados em um lote de sementes deliciam-se com a floração no segundo ano. Nesse caso, a malva deve ser plantada no outono. Imediatamente após o plantio, o local é coberto com cobertura morta.

Mudas

Muitos cultivam malva pelo método de mudas. Os especialistas aconselham colocar as sementes em potes de turfa. Esse é um ponto importante, já que a cultura não tolera bem o transplante. O material da semente é enterrado 1 cm. Se a semeadura for realizada em recipientes comuns, é melhor alocar um copo separado para cada flor. Será difícil plantar flores em uma caixa comum.

Após o plantio, o solo deve ser irrigado com spray. É importante fornecer às plantas jovens uma boa iluminação. Podem ser necessárias fontes de luz adicionais. Temperatura do ar recomendada - + 22 ... 25 ° С. Uma boa solução seria cobrir as plantações com plástico transparente. De vez em quando, os brotos precisam ser ventilados e o solo umedecido.

As filmagens aparecem em 10-14 dias. Quando as mudas crescem e ficam mais fortes, elas podem ser endurecidas. Normalmente, o processo começa uma semana antes do plantio de flores jovens no jardim. Para isso, recipientes com plantas são colocados na rua todos os dias por algumas horas. Ao final, o tempo gasto pelas mudas ao ar livre aumenta para 4 a 5 horas.

No final de maio, cada flor é transferida para o canteiro junto com um caroço de barro. Ao mesmo tempo, é importante lembrar de observar a distância recomendada por especialistas.

Estacas

Este método permite garantir a preservação das qualidades varietais da colheita. Isso é especialmente importante ao criar híbridos. Alguns só podem ser cultivados desta forma, pois suas sementes são estéreis.

As estacas são retiradas de espécimes perenes. Se o procedimento for feito na primavera, o corte é feito na raiz. Se o processo ocorrer no verão, a parte do caule é adequada. O comprimento do corte deve ser de cerca de 10 cm O corte é feito com carvão.

Os elementos cortados são deixados secar por algumas horas. Em seguida, eles são plantados em solo solto nutritivo. Em seguida, é feita a rega e, em seguida, o material de plantio é coberto com um vidro plástico transparente. Você também pode usar um saco plástico. As estacas plantadas periodicamente devem ser ventiladas e regadas.

Apesar da aparente simplicidade do processo, deve-se entender que este método não garante a sobrevivência de uma nova planta. Portanto, é usado apenas por produtores com vasta experiência.

Como e quando você pode ser transplantado para outro lugar?

Se falamos sobre o transplante de uma malva adulta, os especialistas não recomendam fazer isso sem um bom motivo. O fato é que a planta não pode criar raízes em um novo lugar. Além do mais, existe o risco de danos ao grande sistema radicular que podem ocorrer durante o processo de transplante.

Se, no entanto, tal decisão for tomada, é melhor iniciar o procedimento no final de agosto. Claro, isso se aplica a plantas perenes. É aconselhável transferir a flor junto com um grande torrão de terra. Isso ajudará a proteger as raízes delicadas da cultura.

Como cuidar bem dele?

Como qualquer planta, a malva precisa de cuidados. Somente mostrando cuidado você pode cultivar uma flor bonita e saudável. Regue a planta uma vez por semana. Cada instância deve consumir cerca de 5 litros de água. Em dias especialmente secos, rega mais frequente é permitida (uma vez a cada 2-3 dias). A quantidade de umidade fornecida ao solo também pode ser aumentada, mas não exagere - com o excesso de umidade, o sistema radicular da flor pode começar a apodrecer.

A cobertura é necessária para o pleno crescimento e desenvolvimento da planta. Isso é especialmente importante se a malva crescer em solo infértil. Após o plantio no local, recomenda-se alimentar as mudas com uma solução de cinza de madeira. Então, a cada 3 semanas, vale a pena enriquecer a terra com compostos de fósforo e potássio. No início do verão, fertilizantes orgânicos podem ser usados.

Durante o período de brotação, é melhor adicionar preparações minerais complexas ao solo. Uma adição útil será infusão de ervas.

É imperativo remover ervas daninhas e soltar o solo. No entanto, isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes. A ferramenta não deve ser aprofundada mais de 5 cm.

Recomenda-se cortar os botões desbotados imediatamente. Isso aumentará a resistência da planta, já que ela não precisa gastar energia na formação da semente. Se você for coletar material de semente para a propagação de uma cultura, precisará fazer isso após o final da floração.

A necessidade de amarrar espécimes altos já foi mencionada anteriormente. Se você ignorar esse ponto, fortes rajadas de vento podem quebrar o caule da flor. Se houver uma cerca por perto, você pode usá-la como suporte. Se a malva for plantada em uma área aberta, você pode cavar um pedaço de pau no solo.

A flor é cuidadosamente preparada para o inverno. Em setembro, os caules são cortados. Se você mora em uma zona climática do sul, pode deixar cerca de 30 cm de plantas. Devido a isso, os brotos aparecerão no início da primavera. Se os seus invernos são rigorosos, é melhor enraizar a safra. E também a flor deve ser coberta com uma densa camada de folhagem. Além disso, são usados ​​ramos de abeto ou material especial.

Possíveis problemas de crescimento

Pulgões e ácaros São as ameaças mais comuns a uma safra florescente. Se forem encontradas pragas, a flor deve ser tratada com um inseticida. Quanto às doenças, é possível o aparecimento de oídio. Uma solução fungicida pode ajudar aqui.

Se a planta está doente ferrugem da folha, infelizmente, não será possível restaurar as áreas afetadas. As folhas com manchas feias devem ser cortadas e queimadas. Caso contrário, a doença se espalhará e a malva morrerá. Para manter a imunidade, a cultura é tratada com uma mistura de bordeaux. O enxofre coloidal também é adequado.

Quando a floração da planta doente termina, ela é cortada pela raiz e completamente queimada. A área onde a flor cresceu é considerada inadequada para o plantio de nova malva por mais 3 anos após uma situação desagradável.

A seguir, assista a um vídeo com conselhos de especialistas sobre como cultivar e cuidar da malva.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário