Malva almiscarada: descrição, plantio e cuidados
A malva almiscarada compara-se favoravelmente com seus "parentes" pela presença não apenas de uma cor delicada, mas também de um cheiro perfumado. Os arbustos em miniatura crescem apenas até um metro, mas continuam a florescer quase até o início da geada.
Peculiaridades
A malva almiscarada é uma planta herbácea, atingindo uma altura de 20 a 100 centímetros. A variedade recebeu este nome devido ao aroma almiscarado incomum, mas agradável, inerente a esta cultura perene. Os caules retos, mas ramificados, são cobertos por pequenos pêlos, como as folhas, na parte inferior dos quais aparecem crescimento branco. As folhas da planta, outro nome que soa como malva, são arredondadas e assentam em longos pecíolos. As flores, via de regra, são solitárias, embora às vezes cresçam em combinação de três, e no topo se reúnam em inflorescências.
O cálice de três lóbulos é coberto de pêlos, e a corola, cujo tamanho é algumas vezes maior, tem uma cor rosa pálido ou branco como a neve. O diâmetro de uma flor chega a 5 centímetros. O fruto da malva almiscarado também parece incomum, com 15 a 20 partículas coletadas ao redor do cone central. A malva almiscarada não é apenas uma planta de jardim popular, mas também fornece uma grande quantidade de néctar às abelhas. O homem usa as propriedades medicinais desta cultura. Por exemplo, uma decocção da raiz ajuda com doenças do estômago e intestinos, o chá das frutas fortalece o sistema imunológico e os banhos com folhas infundidas curam feridas.
Em alguns países, os caules, raízes, folhas e frutos da malva são até comidos.
Como plantar?
O plantio da malva almiscarada em terreno aberto deve ser realizado na presença de solo leve e solto de composição nutritiva. O excesso de umidade afeta negativamente o estado da planta, portanto, não se deve esquecer a camada de drenagem, e também excluir áreas com localização próxima de lençóis freáticos. Melhor dar preferência a uma área bem iluminada e solo argiloso rico em húmus. A malva almiscarada só se desenvolve melhor se estiver junto à cerca ou parede da casa, ou seja, obstáculo às correntes de ar. O solo pobre é pré-enriquecido com húmus.
O plantio de sementes pode ser realizado simplesmente colocando-as na superfície da terra em 2-3 pedaços, sem cavar buracos, mas com mais polvilhamento com uma fina camada de solo. Entre plantações individuais, pelo menos 30-50 centímetros devem ser mantidos para que os arbustos cultivados não interfiram uns com os outros. As mudas, neste caso, podem ser esperadas em 2-3 semanas, sujeitas a irrigação regular. Se for decidido usar a semente no outono, então você terá que abrir buracos de três centímetros, colocar 5 sementes cada já lá. As plantações são borrifadas com uma mistura de solo solta misturada com turfa e devem ser protegidas do frio do inverno com a ajuda de folhas secas caídas, feno e ramos de abeto.
Importante! As plantas maduras não toleram muito bem o transplante. A razão é que a essa altura a planta já formou uma raiz muito longa, que pode ser danificada quando escavada. O mesmo se aplica à colheita, por isso é melhor plantar as mudas imediatamente em recipientes separados.
Como cuidar bem dele?
Cuidar da malva almiscarada é considerado muito simples. A parte principal é irrigação e um pouco de cobertura. Num verão calmo, basta regar o arbusto uma vez por semana, mas quando chegam os dias quentes, recomenda-se aumentar a frequência do procedimento de acordo com as condições do solo. Recomenda-se completar a cada quatro regas, afrouxando suavemente o solo na zona da raiz para melhor suprimento de oxigênio.
Os principais fertilizantes exigidos pela malva são complexos contendo potássio, nitrogênio e fósforo. O aditivo é aplicado em pequenas quantidades, geralmente uma vez a cada três semanas durante o período de floração e brotação. A cobertura é realizada durante a rega. Uma vez por ano, a terra onde cresce a malva almiscarada é enriquecida com composto ou húmus, consumindo-se cerca de 3 quilos da substância por metro quadrado. Não devemos esquecer que espécimes altos são melhor fixados em um suporte, a fim de evitar a quebra do caule devido a ventos fortes... Assim que o botão completa a floração, ele é imediatamente removido e o ramo murcho é cortado de forma que restem 30 centímetros do broto. Antes das geadas de inverno, a malva é cortada até a raiz ou isolada com folhagem seca e palha.
Importante! Após o término da floração, os brotos ainda devem ser cortados quase completamente, parando na superfície do solo. Ao mesmo tempo, a superfície é abundantemente coberta com adubo ou húmus. De 3 a 4 quilos da substância devem ir por metro quadrado.
Métodos de reprodução
A malva perene, à qual pertence a malva almiscarada, geralmente é propagada por sementes ou mudas.... As sementes geralmente são plantadas ao ar livre em maio ou junho. Nesse caso, no primeiro ano, você só pode esperar o aparecimento de uma roseta de folhas, mas no ano seguinte aparecerão lindas flores. As sementes também podem ser plantadas primeiro na estufa em algum lugar do final de abril ao início de maio, quando a ameaça de geada finalmente passou. As mudas cultivadas são transferidas para campo aberto na última semana do verão.
Em qualquer caso, o solo deve necessariamente aquecer até pelo menos 10 graus Celsius.
As sementes das mudas são plantadas no solo das flores na junção do inverno e da primavera. Certifique-se de apertar o recipiente com filme plástico e não se esqueça de umedecer regularmente a terra. A temperatura deve permanecer entre 20 e 25 graus Celsius. Além disso, a iluminação adicional provavelmente será necessária, uma vez que é importante manter o horário de verão por pelo menos 10 a 12 horas. O filme é removido quando os brotos aparecem e, depois que algumas folhas aparecem, os espécimes são colocados em recipientes separados. Algumas semanas antes do transplante para o terreno aberto, as mudas são "endurecidas" ao serem expostas à varanda ou já no jardim por alguns minutos. O transplante principal é realizado no final de maio - início de junho.
A cápsula da semente se forma após o desbotamento da malva. No entanto, não pode ser cortado imediatamente - as sementes devem amadurecer, o que levará quase um mês. O fato de ter chegado a hora de coletar a semente será indicado pela mudança de cor da caixa - ela ficará amarela e a própria caixa começará a se abrir. As sementes de flores devem ser imediatamente enviadas para secar a uma temperatura de 10 a 12 graus Celsius, o que dura cerca de 10 dias. Em seguida, eles devem ser armazenados em um local bem aquecido, mas seco. Sob tais condições, as sementes de malva podem ser armazenadas por quase vários anos.
Ao usar o método de estacas, o rebento cortado deve ter entre 9 e 12 centímetros de comprimento. Se o plantio for realizado na primavera, então ele é cortado próximo à zona da raiz, e se no outono - mais próximo ao topo. As feridas devem ser tratadas com cinza de madeira ou um agente especial para proteção contra infecções e doenças. O caule resultante é plantado em um recipiente com uma mistura de solo fértil e solto, após o qual é coberto com uma garrafa de plástico ou jarro de vidro.Tendo assim assegurado o efeito de estufa e não esquecendo a irrigação regular, após um curto período de tempo, espera-se o enraizamento e a emergência de rebentos.
Doenças e pragas
Apesar da boa imunidade inata contra a maioria das doenças comuns, a malva almiscarada ainda pode ser infectada devido a cuidados inadequados. A irrigação excessiva do solo ou chuvas intensas levam ao aparecimento de manchas e oídio, e a localização próxima a objetos de metal causa o desenvolvimento de ferrugem. A planta sofre com a mesma freqüência do vírus do mosaico ou câncer do caule. Em todos estes casos, o primeiro passo é remover as partes danificadas do arbusto e, em seguida, ele é tratado com um agente adequado, por exemplo, um fungicida ou enxofre coloidal em solução. No caso da ferrugem, a flor também pode ser tratada com uma mistura bordalesa a um ou dois por cento diluída em água, após a retirada das folhas danificadas.
Dos insetos, a cultura é mais frequentemente atacada por pulgões, lesmas e ácaros-aranha. As lesmas precisam primeiro ser capturadas usando armadilhas em forma de tigelas cheias de cerveja. Em outros casos, os inseticidas resolverão perfeitamente o problema.
Uso em paisagismo
A malva almiscarada é muito usada em projetos paisagísticos. Além disso, ao decorar um site de estilo country, você simplesmente não pode prescindir dele. Um arbusto compacto é encontrado em canteiros de flores, apenas no gramado, em composições complexas e em calçadas. A combinação de malva e delfínio é considerada requintada.
Na hora de formar um canteiro com malva almiscarada, é importante lembrar que o elemento decorativo deve criar uma imagem harmoniosa tanto na altura dos componentes, quanto na cor, e no formato das inflorescências individuais.
Neste caso, é necessário combinar malva com plantas rasteiras e arbustos floridos. Por exemplo, dálias, sálvia, malmequeres, ageratum e nolana se encaixam perfeitamente como "vizinhos". A julgar pelos comentários, esse canteiro florescerá durante toda a temporada. Uma composição composta apenas por malvas de diferentes variedades e cores não é considerada menos espetacular. Ao decorar um local, vale a pena plantar essa cultura perto de cercas, paredes de casas e gazebos, bem como delimitadores de zonas individuais.
Para mais informações sobre a malva almiscarada, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.