Malva perene: variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição da planta
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

A malva não pode ser considerada uma planta particularmente popular para uma casa de campo ou de verão. Mas, ao mesmo tempo, jardineiros experientes e novatos concordam que um jardim de flores com esta planta pode parecer mais espetacular e atraente. Ele chama a atenção, atuando em várias qualidades no paisagismo, e ao longo dos séculos conquistou seus próprios conhecedores. A malva de jardim é plantada tanto por proprietários de pequenos lotes quanto por residentes de casas de campo da elite.

Descrição da planta

O arbusto é herbáceo e representa a família Malvaceae. Mallow é ereto e alto. Sua altura depende da variedade e da idade e tem médias de 60 a 250 centímetros. As folhas são arredondadas com sulcos nas bordas. Eles podem ser de tamanhos diferentes, dependendo da localização. Na parte inferior, as folhas são muito maiores e, à medida que sobem, ficam cada vez menores.

Quanto às flores, seu formato se assemelha a um funil. Os botões são agrupados em inflorescências, que se localizam na parte superior, com mais de 100 cm de altura. São bastante grandes, com 6 a 12 centímetros de diâmetro. Eles não são apenas comuns, mas também semi-duplos e atoalhados. A cor pode ser qualquer, tons de branco, rosa, amarelo e vermelho são populares. A planta começa a florir em junho e termina em setembro. Assim, durante todo o verão é capaz de deliciar os outros com uma aparência atraente. Os jardineiros devem levar em consideração que, após o desbotamento da malva, são formados frutos.

Eles são um anel que une um grande número de lóbulos separados, que são separados durante o processo de amadurecimento.

Variedades

A história da malva remonta a quase mil anos. Durante este tempo, muitas espécies e variedades surgiram. Vamos considerar os mais populares.

sudanês

O segundo nome da malva sudanesa é "hibisco". Esta bienal pode ser considerada uma planta arbórea e um arbusto. É bastante alto, pode chegar a 3 metros. A planta tem flores bastante grandes, cujo diâmetro é de cerca de 8 a 10 centímetros. E os conhecedores podem preparar deliciosos e saudáveis ​​drinks a partir da fruta. Os médicos também falam sobre as propriedades benéficas do hibisco. O fato é que suas infusões e decocções podem ser utilizadas no tratamento. A malva sudanesa é um excelente antiinflamatório, diurético e expectorante de origem vegetal.

Enrugado

Os jardineiros também chamam de stockrose de malva enrugada. Existem várias variedades, que são bastante populares nas parcelas. A planta pode ser alta ou anã. Stockroses são frequentemente utilizadas para fins de design, pois dão ao território uma aparência original e marcante. A malva enrugada pode atingir até 2 metros de altura. É decorada com flores de pequeno porte, simples e duplas, ou semiduplas. Entre as variedades, as mais conhecidas são "Chater's Double Stripe", que tem flores duplas bem cuidadas, cujas tonalidades podem ser diferentes, "Single Mix", que parece hibisco, e também "Team".

A última variedade atinge apenas 80 centímetros e é anã. Suas flores podem ter uma variedade de cores.

Almiscarado

A malva almiscarada é bastante pequena.Sua altura pode atingir no máximo 100 centímetros. Esta espécie arbustiva se distingue por delicadas flores com diâmetro não superior a 5 centímetros, que possuem cores claras e cheiros incríveis. Vamos dar uma olhada nas variedades mais famosas.

  • "Perfeição branca" é uma flor anã. Sua altura não ultrapassa 60 centímetros. Os ramos estão cobertos de botões brancos como a neve, pelo que a planta parece muito delicada.
  • "Torre Branca" é um pouco mais alto, até 70 centímetros. De acordo com o nome, as flores desta variedade também são brancas. São buquês deslumbrantes com um aroma delicado e muito agradável. Ficam muito bem em canteiros de flores também.
  • "Torre Rosa" o mesmo pode atingir uma altura de 70-100 centímetros. A planta é decorada com flores rosa. Parece muito bom ao lado de botões brancos.

Híbrido

A espécie híbrida tem uma altura bastante impressionante, de até 2 metros. O arbusto é decorado com botões rosados ​​e brancos. Algumas das variedades mais famosas incluem Powder Puffs e Gibbortello.

Lesnaya

A malva da floresta pode atingir alturas de mais de um metro. Possui flores peculiares. Cada botão se distingue por veios de uma tonalidade quase preta. HA variedade mais famosa é a Black Pearl. Possui botões bastante grandes, de até 7 centímetros. Sua cor é vermelho-violeta e as veias são muito mais escuras, quase pretas. A variedade Zebrina distingue-se pelas suas grandes flores cor-de-rosa. As pétalas são decoradas com listras vermelhas oblongas.

Como plantar?

É preciso dizer que a malva não exige muito cuidado. No entanto, existem diretrizes gerais que devem ser seguidas para que a planta seja o mais confortável possível. A escolha do local e do solo desempenha um papel importante.

  • A malva cresce bem na sombra, mas você ainda deve dar preferência às áreas bem iluminadas. A falta de sol pode levar ao fato de que a floração será menos abundante, respectivamente, a planta não será capaz de revelar todos os seus atrativos.
  • Antes de plantar a malva, vale a pena escolher uma área que ficará protegida de rajadas de vento. O fato é que uma planta alta pode quebrar sob sua influência. Isso se aplica principalmente a pétalas muito delicadas, uma vez que as flores estão localizadas no topo.
  • O local de plantio deve ser escolhido deliberadamente, pois o transplante não beneficiará a planta. O sistema radicular é ramificado e facilmente danificado quando a flor é movida para um novo local. Portanto, o local deve se tornar permanente.
  • Quanto ao solo, deve-se dar preferência à luz, que permitirá a passagem de umidade e ar o máximo possível. A malva, neste caso, vai se sentir muito bem. Se o solo estiver empobrecido, você precisará fertilizá-lo regularmente, fornecendo nutrientes às plantas. As espécies enrugadas gostam de solo argiloso, consistindo de argila e areia. É imperativo pensar em um sistema de drenagem, sua provisão evitará o fechamento da raiz.

A seguir, você precisa falar sobre o processo de plantio. Primeiro, as sementes são plantadas, depois chega a vez das mudas. As sementes podem ser plantadas de duas maneiras. O procedimento é realizado após atingir a temperatura amena, por volta de abril e início de maio. As sementes são semeadas em estufa e, no final do verão, colocadas em campo aberto. Se o plantio for realizado em maio ou junho, o solo é aproveitado imediatamente, após o que o local é coberto com uma película para o caso de ondas inesperadas de frio. Nesse caso, a planta florescerá apenas na próxima estação, já que o período de verão será gasto na formação de massa verde.

Para conseguir a floração no mesmo ano, deve-se usar o primeiro método, quando primeiro precisa obter mudas que já estão plantadas em campo aberto. O procedimento é realizado quando o solo aquece até +10 graus. Prepare-se para pousar com antecedência.Os fertilizantes começam a ser aplicados no solo um ano antes do procedimento. No outono, é melhor usar um suplemento de fósforo-potássio, na primavera, com um teor de nitrogênio. Será mais fácil para as sementes germinarem se o cultivador amolecer a casca primeiro. Isso pode ser feito colocando-os em água morna por 10-12 horas, cuja temperatura deve ser de cerca de +45 graus. Deve-se dizer que as sementes germinam melhor aos 3 anos de idade.

O primeiro passo é preparar os furos. Sua profundidade deve ser de cerca de 3 centímetros. 3-5 sementes são colocadas em cada buraco, cobertas com mistura de solo e cuidadosamente regadas. Os especialistas recomendam o uso de potes de turfa como recipientes, que após o procedimento são armazenados a uma temperatura de cerca de 20 graus. As mudas aparecem em 10-14 dias. Assim que aparecem 3 folhas em cada uma das mudas, elas são desbastadas. A distância um do outro deve ser de pelo menos 3 centímetros. Recipientes separados podem ser usados.

As mudas cultivadas devem ser endurecidas. Isto se faz do seguinte modo. Já na primavera, as panelas são levadas para a rua por várias horas. Em maio e junho, você pode começar a plantar mudas em campo aberto. Dependendo da variedade, a distância entre as mudas varia de 25 a 50 centímetros.

Como cuidar bem dele?

Não é tão difícil cultivar malva no local. A planta precisa de cuidados mínimos, o que permite que até mesmo os jardineiros novatos plantem uma safra. Um conjunto limitado de atividades é necessário, como regar, soltar, alimentar e jarreteira. Vamos falar sobre os meandros com mais detalhes.

  • Na hora de regar, a moderação é garantia de bem-estar da planta. Se falamos da zona média do nosso país, bastam 1 a 2 regas por semana. No sul, ou em climas secos e quentes, deve-se somar o número de procedimentos, aumentando para 1 vez em 2 dias, e somando também a quantidade de água. O mesmo deve ser feito quando se trata de estocagem de brotamento. Neste momento, a flor precisa principalmente de umidade, mas o principal é não exagerar, para que não fique estagnada no solo.
  • O afrouxamento sistemático do solo desempenha um papel importante. Com sua ajuda, você pode fornecer acesso aéreo ao sistema raiz. Além disso, o procedimento auxilia no controle de ervas daninhas. A principal condição é a precisão máxima, pois em alguns casos, danos às raízes podem levar ao fato de a planta simplesmente morrer.
  • O top dress é obrigatório. É trazido anualmente. A flor se beneficia de matéria orgânica, por exemplo, turfa ou húmus. 1 metro quadrado requer cerca de 3 quilos de fertilizante. Além disso, turfa ou composto são ótimos para cobertura morta. Na primavera, antes que os botões apareçam, complexos minerais especiais devem ser adicionados ao solo.
  • Algumas variedades de malva são de altura considerável. Isso significa que eles podem precisar de uma liga. Isso dará à planta resistência adicional, o que se torna especialmente importante em condições climáticas adversas. Pegs comuns podem ser usados ​​como suporte.
  • Além disso, não se esqueça da poda. Ela poderá prolongar a floração. Para isso, os elementos danificados e secos devem ser removidos em tempo hábil.

Métodos de reprodução

A malva se propaga de três maneiras. Você pode usar sementes, estacas e mudas. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. Quanto ao plantio em campo aberto, o procedimento geralmente é realizado no início do verão. O solo é escavado, as sementes são colocadas e polvilhadas com uma pequena quantidade de terra. Sulcos rasos podem ser usados. As sementes de malva também podem ser plantadas no outono. No entanto, isso levará a uma mudança na tecnologia. Pequenos buracos são preparados a uma distância de 40-50 centímetros um do outro, dependendo do tipo de planta que você planeja cultivar. Eles são cobertos com turfa ou terra solta e, em seguida, cobertos com uma camada de folhagem que os ajudará a sobreviver ao inverno.

Para o preparo das mudas, as sementes podem ser semeadas ainda em março. A malva florescerá pela primeira vez na próxima temporada. Se um jardineiro quiser apreciar a beleza das flores no mesmo ano, você deve começar o plantio o mais cedo possível, além disso, você também precisará transferir as mudas para o terreno aberto o mais cedo possível. Os brotos são melhor colocados em copos grandes o suficiente para serem confortáveis ​​com um sistema radicular ramificado. Como mistura de solo, os especialistas recomendam o uso de solo para o plantio de flores, que é vendido em lojas especializadas.

A tecnologia de plantio praticamente não difere do trabalho com sementes em campo aberto. Em cada copo existem várias sementes, que são cuidadosamente polvilhadas com terra e regadas. Em seguida, os recipientes devem ser removidos para local aquecido e protegido de correntes de ar. É necessário monitorar o nível de umidade, a rega deve ser regular.

Para ver uma variedade específica de malva perene no local, é melhor usar a propagação por estacas. O procedimento pode ser realizado tanto na primavera quanto no verão. No primeiro caso, a estaca é cortada mais perto da raiz. No verão, é colhido do caule da planta. Quando um jardineiro para de propagar a malva por meio de estacas, ele deve cuidar da disponibilidade dos ingredientes necessários. Além disso, os elementos são desinfetados com antecedência para evitar o aparecimento de infecção.

Em primeiro lugar, você precisa de uma faca afiada e bem afiada. A planta deve ser cortada com facilidade e sem esforço. E também os recipientes com uma mistura de solo são preparados com antecedência, onde serão colocadas as estacas. O corte da flor precisará ser processado. O carvão picado é perfeito para isso. O procedimento em si é bastante tradicional e não causa dificuldades. Depois que o talo da malva é cortado, o jardineiro precisa processar o corte com cuidado. Quando a superfície seca um pouco, a estaca é colocada em um recipiente previamente preparado. Deve ser regado em abundância, não é proibido o uso de formulações que estimulem o crescimento radicular. É nesse recipiente que a planta ficará até a hora de transplantá-la para o campo aberto.

Deve-se notar que enxertia não é um procedimento muito simples, como alguns floristas novatos parecem pensar... Para um resultado bem-sucedido, são necessários experiência e certos conhecimentos. Portanto, recomenda-se colher mudas em quantidade maior do que o necessário para elas. Quanto mais experiente o jardineiro, mais fácil e bem-sucedido ele será para lidar com a tarefa. Plantar malva requer paciência e uma abordagem competente para os negócios.

Doenças e pragas

Deve-se notar que a maior parte da malva é despretensiosa, não tem medo da maioria das doenças e ataques de pragas. No entanto, problemas ainda podem acontecer. Por exemplo, a planta pode adoecer com oídio e manchas... A razão para isso é o excesso de umidade, por exemplo, durante chuvas fortes. A ferrugem pode se formar se os arbustos crescerem próximos a cercas ou suportes de metal. O câncer de tronco e o vírus do mosaico também são perigosos.

A luta contra todas essas doenças deve ser iniciada em tempo hábil. As partes infectadas da planta são removidas primeiro. Depois disso, o arbusto deve ser tratado com preparações especiais. Fito-doctor, Trichodermin e outros são perfeitos. A doença não é o único ataque que afeta a malva. Os insetos nocivos também podem causar ao jardineiro muitos minutos desagradáveis. A planta é afetada por ácaros e pulgões. Os inseticidas vão ajudar na luta, por exemplo, "Fufanol" ou "Fitoverm".

Uso em paisagismo

Esta planta é muito apreciada pelos paisagistas.Parece muito atraente devido às cores expressivas e grandes. Devido à localização dos pedúnculos, é frequentemente utilizado para plantios em grupo, colocando-o próximo a cercas ou paredes de edifícios. Ficam bem na decoração de fundos de canteiros de flores, neste caso, você pode plantar flores não tão altas na frente.

Uma boa opção é colocar uma ou mais malvas no centro do canteiro. As plantas são plantadas ao redor, combinando em cores e outros indicadores. Tremoços, floxes, camomilas, calêndulas e outras flores simples podem ser notadas entre os vizinhos bem-sucedidos. Malvas de baixo crescimento podem ser colocadas em vasos de flores. Essas plantas parecerão vantajosas na entrada da casa.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente da malva perene, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário