Quais frutas são semelhantes às framboesas?
A framboesa é a favorita de todos. Ao mesmo tempo saborosa e bonita e, o mais importante, muito saudável. Neste artigo, você conhecerá frutas silvestres semelhantes às framboesas, descobrirá quais são suas semelhanças e diferenças.
Descrição da amora
Vamos começar nosso conhecimento com culturas semelhantes à framboesa com amora.
Com o que se parece?
Amora, ou amora, lembra vagamente as framboesas. As bagas têm uma forma mais alongada e oblonga. O comprimento dos frutos é de 5-5,5 cm. Amadurecem em julho-agosto. Na linguagem dos botânicos, a amora é uma noz coberta de drupas com uma polpa tenra e suculenta com um sabor único e um gosto residual diferente de tudo.
A planta em si é uma árvore alta e extensa. Na natureza, atinge uma altura de 15 m ou mais. A amora cresce no Cáucaso do Norte, na Crimeia, na região do Volga, no território da Moldávia.
Através dos esforços dos criadores, variedades de safras padrão foram cultivadas, que crescem bem não apenas nas regiões quentes, mas também na Rússia central, na Bielo-Rússia.
Preto e branco
As amoras são brancas e pretas. Frutos escuros, azuis com matizes azuis ou roxos profundos têm um sabor mais doce e levemente açucarado devido ao alto teor de açúcar.
As amoreiras brancas não são apenas brancas como a neve, mas também cor de rosa pálido, amarelado e creme. O sabor dos frutos brancos é específico. Eles são tão suculentos quanto, mas mais azedos e menos enjoativos. Devido ao seu baixo teor de açúcar e alto teor de vitaminas e minerais, as amoras são utilizadas na nutrição e no tratamento dietético. É um excelente agente diurético e colerético e uma fonte natural de potássio e fósforo para pessoas com doenças cardiovasculares.
Compotas, compotas, compotas e mousses são feitos de amoras. Eles fazem vinhos requintados.
Comparação com amora silvestre
Cloudberries são chamadas de baga real, guarda do pântano e ouro do Norte. Você pode encontrá-lo em florestas úmidas de bétulas e abetos, planícies pantanosas, tundra de musgo. Ela cresce no Extremo Oriente, na Carélia, na Península de Kola. Existem na região de Leningrado, Bielo-Rússia, Suécia e Noruega.
Com o que se parece?
Cloudberry é um arbusto baixo herbáceo. A altura da planta é de cerca de 20-30 cm. Floresce em junho, flores brancas únicas, e começa a dar frutos no final de julho. Os frutos vermelhos verdes têm 1,5-2 cm de diâmetro, muito semelhantes às framboesas comuns. Quando a amora silvestre amadurece, ela muda de um vermelho vivo para âmbar, lembrando as variedades amarelas de framboesas "orvalho Porana" e "Cúpulas douradas". Os frutos silvestres maduros e transparentes, de cor laranja claro, adquirem um delicado sabor agridoce, ligeiramente adstringente, com notas de especiarias e um acentuado aroma a mel.
Pelas suas propriedades, as amoras silvestres são tão delicadas quanto as framboesas. Frutos moles requerem coleta e manuseio delicados, não podem ser enrugados e sacudidos, caso contrário, irão enrugar rapidamente e deixar o suco sair.
Como isso é útil?
Cloudberries não são apenas bonitas, como as framboesas, mas não menos úteis. Ele contém ácidos graxos e antioxidantes, fitoncidas, minerais valiosos, oligoelementos.
A baga é rica em vitaminas C, A e beta-caroteno. Seu uso é útil para doenças do sistema cardiovascular e do trato biliar, patologia renal, resfriados e baixa imunidade.
Similaridade com Blackberry
Jardineiros inexperientes costumam confundir amoras com framboesas. Existem muitas semelhanças entre essas culturas, mas também existem diferenças. As amoras são muito maiores e mais pesadas do que as framboesas.O rendimento do primeiro é muito maior: acontece que a folhagem do arbusto é muito menor do que as bagas lustrosas roxas escuras.
A cultura em si é um pouco mais elevada do que a framboesa de jardim ou de floresta. Os arbustos crescem em altura de 1,5 a 2 metros, e longos espinhos espinhosos crescem nos brotos. Colete amoras tão cuidadosamente quanto framboesas e amoras silvestres. Comer frutas silvestres para comer ou cozinhar também é melhor imediatamente. Eles se deterioram e se deterioram rapidamente.
Um arbusto ereto cresce até 3 m de altura, e uma amora preta rasteira cresce até 1,5 m de altura. Os caules da planta são cobertos por muitos espinhos grandes. As amoras-pretas florescem em junho com grandes flores rosa-esbranquiçadas. A safra é colhida no outono, antes da primeira geada. Variedades de jardim e verticais têm um sabor azedo, enquanto as amoras silvestres e rastejantes são mais doces.
A massa de nutrientes da baga não é inferior às anteriores: nela contêm pectina, fibras, aminoácidos, antioxidantes, minerais e vitaminas. Como as framboesas, as amoras têm propriedades antipiréticas e antiinflamatórias, têm um efeito positivo nos sistemas cardiovascular e nervoso do corpo e previnem o aparecimento de neoplasias.
Bagas deliciosas são ativamente usadas na culinária, para preparações caseiras, elas são comidas assim mesmo.
Revisão de outras frutas
Mora
Mora e framboesas são os parentes mais próximos. Ambas as culturas pertencem à família Rosaceae. Mora é um arbusto perene alto, com menos de 3 m de altura. Cresce nos países da América do Sul e Central. Ele adora calor e luz, mas também tolera bem temperaturas em torno de zero grau.
As bagas de Mora são muito semelhantes às framboesas na aparência. O volume dos frutos grandes é de cerca de 3 cm e o peso é de 3-5 gramas. No paladar, as frutas não são inferiores à sua parente, e até mesmo a superam em valiosas qualidades e valor nutritivo. Suculentas e doces, com um pouco de adstringência, contêm grande quantidade de vitamina C, fósforo, ferro e cálcio, muitos ácidos orgânicos e pectina.
Mora ajuda a combater doenças respiratórias, é um excelente agente antiinflamatório e é usado para aumentar a pressão arterial. O alto teor de ferro torna as bagas de mora um excelente tônico geral e uma fonte natural para pacientes anêmicos.
Como todas as bagas, compotas, compotas, geleias e compotas são feitos de mora. Usado para decorar confeitaria.
Espinafre morango
Espinafre morango, espinafre framboesa ou Marya multifacetada, os jardineiros plantaram recentemente em suas parcelas. A cultura pertence à família dos cisnes, não tendo parentesco com as framboesas, apesar dos frutos das plantas serem semelhantes entre si. Os nativos mais próximos do espinafre morango são o espinafre com folhas, a beterraba e a quinua comum.
Nas regiões do sul, a cultura cresce selvagem. As plantas anuais desenvolvem-se e crescem rapidamente, atingindo uma altura de 500 a 800 cm. A cultura não tem medo do calor nem do frio e resiste até à geada.
Nas axilas das folhas que se espalham, aparecem frutos vermelhos brilhantes e macios com sementes pretas. A polpa dos bagos é tenra e saborosa, com um ligeiro toque a morango, contém beta-caroteno, proteínas, magnésio, potássio e ferro, ácido oxálico, fósforo, vitaminas do grupo B, A.
Curiosamente, você pode comer não apenas frutas, mas toda a planta como um todo. Compotas e conservas, compotas e puré de batata são feitos de bagas. Seco, congelado e preservado para o inverno. As folhas e caules são usados para fazer saladas.
Híbridos semelhantes
Baga de pedra
Esta baga tem um nome diferente: pedra, baga berendea, framboesa rocha ou romã do norte. A planta adora um clima frio. Você pode encontrá-lo na Carélia e no Extremo Oriente, no Território de Altai, em Sakhalin. Cresce na América do Norte, Tibete, Himalaia, Islândia e Mediterrâneo.
Pequenos arbustos com 30-40 cm de altura crescem em terreno rochoso, agarrando-se à rocha com seus brotos rastejantes. As bagas ósseas são vermelhas brilhantes, brilhantes, não mais do que 1,5 cm de diâmetro, como se brilhassem por dentro.4-5 drupas cobertas com polpa de rubi são reunidas em um punhado ao redor de um grande osso.
Boneberry floresce em junho e frutifica no final de agosto - início de setembro. O sabor do osso é agradável, sua carne é doce e azeda, não enjoativa, macia e suculenta. A fruta contém compostos de pectina, carotenóides, fitoncidas, ácidos naturais. Os ossos são ricos em vitamina C, ferro, manganês, cobre.
As frutas vermelhas aumentam a hemoglobina, ajudam a combater os processos patogênicos e têm efeitos antiinflamatórios. Eles normalizam a pressão arterial, têm um efeito benéfico no processo de hematopoiese.
Os ossos são consumidos da mesma forma que as framboesas. Eles fazem tortas com ela, fazem geléias, sucos de frutas, compotas.
Frutas frescas vão bem com laticínios: creme, creme de leite, iogurte.
Ezhemalina - Logan Berry
Uma planta incrível - a ezhemalina apareceu em 1881 no jardim do criador californiano James Logan, que cruzou duas culturas populares: framboesas e amoras. Mas o novo híbrido foi muito apreciado por jardineiros experientes, e o criador russo Vladimir Michurin nomeou Yezhemalina uma baga logan em homenagem a seu criador.
A planta tem propriedades incríveis. Não tem medo de geadas e cresce bem nas latitudes do norte, e seu rendimento é incrível. Até 8 kg de bagas podem ser colhidas de um arbusto. Os frutos são maiores que as framboesas e as amoras, têm um formato alongado e uma bela cor roxa escura.
Os arbustos da baga logan são altos, espalhados, com muitos brotos dobrados em forma de arcos, que estão presos a treliças. Ezhemalina amadurece gradualmente. Colheita tardia: de setembro a novembro. Bagas suculentas e ácidas com acidez lembram vagamente as framboesas no sabor, mas são mais semelhantes às amoras-pretas. São excelentes vinhos, compotas e bebidas de fruta.
As frutas são ricas em fibras, ácidos graxos, minerais, colina e oligoelementos, vitaminas do grupo B, AC, PP. A composição química tem um efeito positivo no funcionamento do estômago e do sistema cardiovascular, normaliza o metabolismo, tem um efeito calmante e melhora a imunidade. Melhora a visão, previne o desenvolvimento de osteoporose, reduz o açúcar no sangue.
Tataramoa
Bagas pequenas, amarelas com tons de laranja amadurecem nos brotos de uma liana alta de 15 metros nas florestas da Nova Zelândia. Pequenas drupas, cobertas de polpa, brilham atraentemente aos raios do sol, atraindo os habitantes emplumados da selva.
Os moradores locais cultivam o cipó como uma sebe ao redor de suas casas, e os frutos, que têm sabor fresco, são usados apenas para a colheita.
Sylvanberry
Este híbrido foi criado por criadores na Austrália, cruzando as melhores variedades de amora, framboesa e jemalina. O Sylvanberry roxo escuro, quase preto, é muito suculento, doce e de tamanho grande. A baga pesa 9-10 g. Mais de 10 kg de bagas podem ser colhidas em um arbusto adulto. Os frutos são deliciosos não só crus. Eles fazem excelente geléia, compota, geléia, marshmallow.
Princesa
Os frutos são semelhantes a framboesas e drupas. A planta bienal relíquia adora lugares pantanosos e frescos e raramente é encontrada nas florestas da zona média. Ela cresce nos Urais, na Transbaikalia, e é encontrada em Sakhalin. Para isso, o príncipe foi apelidado de "framboesas árticas".
As bagas são muito doces, têm gosto de abacaxi, amora e framboesa ao mesmo tempo, e seu cheiro é comparável ao dos melhores vinhos vintage do mundo. Por seu sabor incomum e aparência colorida, a baga era muito valorizada na Rússia. Era servido nas mesas e era uma iguaria favorita dos nobres.
A princesa cresce em pequenos arbustos de até 40 cm de altura e floresce em maio com grandes flores rosadas. Os frutos amadurecem no final do verão e adquirem uma rica cor rosa com reflexos cereja. A baga é rica em vitaminas, ácidos e minerais. Há muito tempo é usado como um agente antiinflamatório e antipirético, usado para tratar doenças do trato gastrointestinal, fígado e rins.
Residentes de verão diligentes cultivam variedades de jardim da princesa na Rússia central. Especialmente populares entre os jardineiros são os híbridos de criadores finlandeses chamados "framboesas do néctar".
O comentário foi enviado com sucesso.