Descrição das framboesas e seu cultivo
As framboesas são uma fruta deliciosa que contém muitos nutrientes. Portanto, não é surpreendente que arbustos de framboesa cresçam na maioria das áreas. Cuidar de uma framboesa é muito simples e até um jardineiro novato pode mantê-la em boas condições.
Descrição
A framboesa de jardim é uma planta que pertence à família Pink e à classe das dicotiledôneas. Sua forma de vida é um arbusto. As framboesas têm um sistema radicular forte e se multiplicam muito rapidamente. Uma planta adulta pode atingir de um ano e meio a dois metros de altura. Os rebentos são de cor esverdeada. Com o tempo, eles ficam rígidos. Todos os brotos carmesins são cobertos de espinhos. Em plantas jovens, eles são muito finos, em adultos, eles são fortes e afiados.
O arbusto de framboesa vive cerca de 10 anos. Depois disso, seu sistema raiz morre. Os rebentos começam a morrer após 2 anos. A framboesa floresce no final de maio ou início de junho. Nesse momento, toda a framboesa parece muito bonita. Após a floração, pequenos frutos começam a se formar nos arbustos. As frutas aparecem nas framboesas apenas no segundo ano de vida.
Framboesas comuns têm bagas vermelhas ou rosa escuras. Mas também existem variedades com tonalidades de fruta amarela, azul ou preta.
Espalhando
Os primeiros arbustos de framboesa apareceram na Ásia. Com o tempo, essa planta foi trazida para a Europa e depois para a América. Era altamente considerado por seu sabor delicioso e propriedades medicinais. Por muitos anos, as framboesas cresceram selvagens. As pessoas começaram a cultivá-lo em seus terrenos apenas na segunda metade do século XVI.
Na Rússia, as framboesas foram domesticadas ativamente no século XVIII. Ao mesmo tempo, as pessoas começaram a criar novas variedades de plantas. Agora, as framboesas são cultivadas em muitos países ao redor do mundo. Esta planta se adapta bem a uma ampla variedade de condições climáticas.
Variedades populares
Hoje, existem várias variedades principais de framboesas. Os arbustos são divididos de acordo com o tamanho do fruto, a época de seu amadurecimento e também a resistência à geada. Esta classificação permite que você escolha rapidamente a variedade de planta mais adequada para você. Separadamente, vale destacar a framboesa remanescente e a framboesa padrão. O primeiro difere porque pode dar frutos várias vezes por temporada. A cultura padrão é uma pequena árvore com caules grossos e fortes.
Ao procurar plantas adequadas para o plantio, você deve prestar atenção às variedades que há muito são populares entre os jardineiros.
- "Escarlate placer". Nativa da Rússia, esta variedade de framboesa é ótima para o plantio em regiões frias. Possui boa resistência de inverno. A deliciosa framboesa pode ser consumida tal qual ou usada para processamento.
- Willamet. Esta é uma variedade de framboesa precoce bastante comum. Os primeiros frutos aparecem nos arbustos no início de junho. Ao mesmo tempo, as framboesas frutificam até setembro. Esta variedade de framboesa pode ser cultivada na maioria das regiões do país.
- "Beleza da Rússia". Os arbustos de framboesa perenes têm um sistema radicular bem desenvolvido. Uma das principais características desta variedade são os caules sem espinhos. É bastante simples cuidar de uma framboesa com tais arbustos. Se as framboesas forem bem cuidadas, darão frutos muito bem. De um arbusto, você pode coletar até 5 kg de bagas.
- "Beleza do outono". Esta variedade pertence ao grupo dos remanescentes. A planta pode dar frutos duas vezes por temporada. Seus frutos são grandes e doces.Bagas são ótimas para enlatamento e congelamento.
- "Polca". A pátria desta planta é a Polónia. Esta variedade de framboesa se espalha bem. É ideal para o cultivo na região de Moscou. A cultura frutifica desde o início de junho até o início das primeiras geadas.
- Taganka. Esta é uma variedade de framboesa de maturação tardia. Como outras espécies de plantas semelhantes, ela dá frutos muito bem. Os arbustos podem ser colhidos 4-5 vezes. A planta é resistente à geada. É muito fácil cuidar dele.
- Tybury. Esta variedade de framboesa destaca-se entre outras. Nos arbustos crescem bagas de uma cor escura, quase preta. Os brotos da framboesa são muito altos. A produtividade dos arbustos é boa. Cerca de 10 kg de bagas podem ser colhidas de uma planta. Devido a essa frutificação ativa, os caules precisam de suportes fortes.
Mudas de todas essas variedades podem ser encontradas à venda, portanto, plantá-las em seu local não será difícil.
Aterrissagem
Para que uma planta frutifique bem, é importante escolher o local certo para o plantio. A produção de framboesas depende muito do habitat. Ao procurar um local para uma framboesa, deve-se prestar atenção ao estado do solo. Deve ser fértil e solto. É importante que o lençol freático não seja muito alto. Caso contrário, as raízes da planta podem começar a apodrecer muito rapidamente. Recomenda-se equipar as framboesas no lado ensolarado do local. Os arbustos devem ser bem protegidos do vento. Você também precisa ter cuidado com a escolha de "vizinhos". As framboesas podem ser plantadas ao lado das groselhas. Árvores frutíferas como ameixa, maçã ou pêra podem ser encontradas perto da árvore de framboesa. Não plante framboesas ao lado de morangos ou cerejas. Isso levará ao fato de que os arbustos sofrerão mais frequentemente de várias doenças e ataques de pragas.
Também é necessário plantar um arbusto na área selecionada corretamente. Existem dois métodos de plantio de arbustos.
- Em orifícios separados. Para plantar arbustos individuais no local, cave buracos com cerca de 50 centímetros de tamanho. Uma mistura de solo fértil, cinza de madeira e fertilizante é despejada no fundo de cada poço. Uma fina camada de terra é colocada em cima. Depois disso, as plantas são colocadas nos buracos e cuidadosamente adicionadas. Os arbustos de framboesa devem estar separados por um metro de distância.
- Nas trincheiras. Este método de plantio não difere muito do anterior. As plantas são plantadas em trincheiras com cerca de 50 centímetros de largura. A distância entre as linhas deve estar dentro de um metro. Isso é feito para facilitar o cuidado dos arbustos. Valas terminadas são preenchidas com mistura de plantio. Depois disso, as mudas são colocadas neles. Além disso, as trincheiras são bem cobertas com terra e as plantas são regadas.
Você pode plantar framboesas no outono e na primavera. O principal é escolher uma hora em que esteja suficientemente quente lá fora.
Cuidado
As framboesas, como outras plantas do local, precisam de cuidados adequados.
Rega
Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção à rega das plantas. Na maioria das vezes, as framboesas são regadas no verão. Principalmente se estiver muito calor lá fora. Em média, as framboesas são regadas uma vez por semana. Em climas quentes, isso pode ser feito com um pouco mais de frequência. Em geral, você precisa se concentrar nas condições do solo, bem como na aparência dos arbustos. Eles devem estar sempre saudáveis e fortes.
Regar as plantas antes do inverno desempenha um papel importante. Este procedimento é realizado aproximadamente duas semanas antes da primeira geada. É necessário para tornar mais fácil para as plantas sobreviverem ao inverno frio.
Top curativo
Para que as framboesas frutifiquem bem, elas também precisam ser alimentadas regularmente. Pela primeira vez, fertilizantes são aplicados ao solo durante o plantio de arbustos. Neste momento, é melhor usar fertilizantes orgânicos de alta qualidade. Alguns jardineiros também usam superfosfato. Isso torna o sistema radicular dos arbustos mais forte.
Recomenda-se que o mesmo revestimento de cobertura seja aplicado ao solo no processo de preparação do local para o inverno, a fim de tornar as plantas resistentes à geada. Na primavera, as plantas geralmente são alimentadas com fertilizantes nitrogenados.Isso permite um crescimento mais rápido das folhas, bem como maiores rendimentos de framboesa.
Transferir
Todos os jardineiros sabem que as framboesas, que crescem constantemente em uma área, esgotam gravemente o solo. Para que a planta continue a dar frutos no futuro, ela é transferida para um novo local. Via de regra, os arbustos são transplantados a cada 4 anos.
A época ideal para o transplante de framboesas é setembro. As características de escolha de local e plantio de arbustos são as mesmas de um plantio normal. Ao escolher mudas para transplante, deve-se prestar atenção apenas aos brotos saudáveis de porte médio.
Poda
A poda oportuna de framboesas é igualmente importante. Sem ele, a planta cresce muito rapidamente e praticamente deixa de dar frutos. Para não prejudicar os arbustos no processo, é importante cortá-los corretamente. As seguintes partes das plantas precisam ser removidas.
- Filiais do ano passado. Esses brotos não dão mais frutos. Ao mesmo tempo, eles tiram os nutrientes de que os arbustos tanto precisam. Os rebentos são cortados com tesouras de poda afiadas logo abaixo da raiz.
- Brotos fracos. Galhos finos, sobreviventes ou muito curtos também devem ser removidos. Os brotos restantes devem estar a uma distância suficientemente grande uns dos outros.
- Plantas altas. Além disso, as pontas das framboesas remanescentes são cortadas. Isso é muito importante para aumentar o rendimento dos arbustos.
Existem muitos ramos novos perto do arbusto no final da temporada. Esse crescimento também precisa ser removido. Todos os ramos cortados devem ser recolhidos e queimados ou retirados do local.
Preparando-se para o inverno
Você precisa iniciar o processo de preparação de arbustos para o inverno desde o próprio verão. Nesse momento, é realizada a alimentação intensiva dos arbustos. Fertilizantes à base de potássio não são usados durante este período. Após o término da colheita, é realizada a poda.
O resto do trabalho é adiado até o outono. Uma semana antes da geada, os arbustos são bem regados e depois cobertos com cobertura morta. Depois que as folhas caem completamente, os arbustos são dobrados até o chão. Se você fizer tudo certo, a primeira neve que cair os cobrirá muito rapidamente. Você deve agir com cuidado para não quebrar os brotos. Para fixar os arbustos, você pode usar fios ou fios de náilon fortes.
Reprodução
Se houver pelo menos um arbusto de framboesa no local, o jardineiro pode facilmente propagá-lo e equipar um arbusto de framboesa totalmente desenvolvido em sua casa em apenas alguns anos. Isto pode ser feito de várias maneiras.
- Filhos. Eles se formam nas raízes da framboesa. Tanto a prole verde quanto a lignificada são adequadas para reprodução. Escolha arbustos saudáveis para este propósito. No outono, eles devem ser desenterrados, limpos de folhagem e, em seguida, plantados em um novo local. A prole verde deve ser mantida até a primavera. Eles são plantados já com o início do calor.
- Estacas. Esta opção é adequada para criar um arbusto que cresce no local há muito tempo. O procedimento é melhor realizado na primavera. O caule deve ser retirado com cuidado, tentando manter intactas as raízes crescidas. As raízes saudáveis devem ser cortadas. Em seguida, o rizoma deve ser colocado em um recipiente com um estimulador de crescimento. No dia seguinte, a planta deve ser plantada em solo bem hidratado e solto.
- Ao dividir o arbusto. Este método é um dos mais simples. Um arbusto pode ser dividido em duas ou três partes. Para isso, a planta é desenterrada, tentando não tocar nas raízes. Depois disso, deve ser dividido com uma faca afiada. Ambas as partes do arbusto são imediatamente plantadas em covas preparadas. Após o plantio, as plantas devem ser podadas, deixando apenas uma pequena parte do caule.
Você também pode usar sementes de framboesa para propagação. Mas cultivar mudas jovens dessa forma leva muito tempo.
Doenças e pragas
Como qualquer outra cultura do jardim, as framboesas podem ser afetadas por várias doenças ou pragas. Um jardineiro novato também precisa aprender a lidar com esses problemas. As framboesas são mais comumente afetadas pelas seguintes doenças.
- Clorose. É caracterizada pelo amarelecimento das folhas. As bagas no arbusto doente tornam-se pequenas e os rebentos ficam deformados.Você pode prevenir o seu aparecimento escavando regularmente o local, bem como mantendo a acidez do solo normalmente. A clorose não é passível de tratamento.
- Encaracolamento. Em arbustos doentes, as folhas tornam-se enrugadas e duras. As bagas adquirem um sabor azedo. Os rebentos secam muito rapidamente. Cabelo cacheado, como a clorose, não é curado. As plantas infectadas devem ser removidas do local imediatamente e queimadas.
- Ferrugem. Essa doença geralmente causa a morte de uma framboesa inteira. As folhas das plantas doentes escurecem e depois secam e caem. A ferrugem também não é curada. Portanto, para evitar a infecção dos arbustos, o local deve ser tratado com líquido bordalês.
- Spotting. Você pode descobrir mais sobre esta doença observando manchas marrom-avermelhadas nas folhas. Com o tempo, as folhas mudam completamente de cor e os brotos quebram. Se os arbustos infectados não forem destruídos a tempo, toda a framboesa estará em risco. Após a remoção das plantas doentes, o local é tratado com a mistura bordalesa.
- Oídio. A doença afeta as framboesas na primeira metade do verão. As partes aéreas dos rebentos estão cobertas por uma flor branca friável. As folhas desse arbusto começam a secar e os frutos começam a se deformar. Tendo notado estes sinais, os arbustos devem ser destruídos, e o local deve ser tratado com líquido bordalês.
A lista de pragas que representam um perigo para as framboesas também é muito grande.
- Aphid. Os pulgões da framboesa prejudicam não apenas as framboesas, mas também outras safras de frutas silvestres que crescem no jardim. Os pulgões se instalam na parte inferior das folhas e se alimentam de sua seiva. Para controlar essas pragas, os jardineiros costumam usar karbofos ou solução de sabão comum.
- Ácaro-aranha. Esses insetos costumam atacar a framboesa no verão quente. Malofos também é adequado para o controle de ácaros. Para evitar o aparecimento dessas pragas no local, deve-se regá-lo regularmente.
- Besouro da framboesa. Os insetos hibernam bem na camada superficial do solo. No final de maio, eles mudam para os botões de framboesa e começam a comê-los ativamente. Para evitar danos à cultura, o local deve ser inspecionado regularmente, e também limpo de larvas e pequenos besouros.
- Mariposa da framboesa. Este pequeno inseto pode destruir toda a cultura em um curto espaço de tempo. Para evitar a reprodução das mariposas, é importante borrifar a área com confidor ou solução de karbofos.
Se o trabalho preventivo for executado a tempo, assim como as plantas doentes forem removidas em tempo hábil, as framboesas se desenvolverão bem e frutificarão regularmente.
Fatos interessantes
A framboesa é uma planta domesticada há muito tempo. Portanto, há muitas coisas interessantes para contar sobre ele.
- As framboesas são ricas em vitaminas e óleos essenciais.
- Bagas frescas não são armazenadas por muito tempo. Portanto, eles geralmente são comidos imediatamente ou enlatados.
- As framboesas têm um efeito rejuvenescedor no corpo. Portanto, é útil para adultos e crianças.
- As decocções de folhas de framboesa são indicadas para pessoas com doenças estomacais. Os alimentos feitos de frutas vermelhas ajudam a combater náuseas e resfriados.
- O chá de folhas de framboesa pode ser bebido para relaxar e aliviar os problemas de sono.
Sabendo tudo sobre as propriedades benéficas das framboesas, os jardineiros ficam felizes em cultivar esta planta em seus lotes.
O comentário foi enviado com sucesso.