Como amarrar framboesas do inverno?

Contente
  1. A necessidade de uma liga
  2. Regras fundamentais
  3. Os caminhos

As framboesas são uma fruta deliciosa. Para que os arbustos dêem frutos bem, você precisa aprender a amarrá-los corretamente. Então a planta irá deliciá-lo com doces e lindos frutos silvestres. Além disso, após a liga, você pode continuar a não se preocupar com os galhos quebrando e os frutos sendo esmagados. Falaremos sobre como amarrar adequadamente a planta abaixo.

A necessidade de uma liga

Para se tornar um verdadeiro residente de verão, você precisa aprender a amarrar arbustos de framboesa. Então o passatempo no campo se tornará mais útil, já que você terá uma boa colheita e poderá preparar uma excelente geléia para o inverno. A propósito, a doçura da framboesa é um remédio muito bom para resfriados. A gravata perfeita é a chave para o seu sucesso futuro. Assim, você pode contar com frutas grandes.

Você precisa entender que uma grande baga aparece nos galhos apenas quando eles têm luz solar suficiente, ar, etc. Se os galhos estão na sombra o tempo todo, a baga mói.

Há outra razão: as framboesas costumam ter brotos muito flexíveis e quebradiços. Eles podem ser danificados, então são reforçados amarrando-os a estacas. Os arbustos de framboesa também podem quebrar e morrer devido a:

  • vento forte;
  • abundância de precipitação;
  • a severidade das bagas;
  • o fato de alguns arbustos crescerem mais de 2 metros.

Além disso, lembre-se de que se você amarrar os arbustos de framboesa, poderá colher facilmente os frutos maduros e não arranhar as mãos nos brotos espinhosos.

A framboesa é uma planta bastante despretensiosa. Porém, ao amarrar os arbustos, você pode contar com o seguinte:

  • as framboesas ficarão protegidas de pragas, doenças e várias infecções;
  • os brotos recém-surgidos receberão enormes vantagens para o pleno desenvolvimento e não morrerão devido à falta de luz solar;
  • a baga amadurece uniformemente;
  • você vai colher a quantidade máxima da colheita.

Regras fundamentais

Obviamente, qualquer empresa deve ser abordada de maneira responsável. Portanto, as dicas a seguir serão úteis.

  • Se você acabou de plantar mudas, durante o primeiro ano não toque nelas e não faça nenhuma manipulação. Deixe o crescimento endurecer bem. No final da temporada, verá que as suas framboesas adquirem um aspecto de sebe.
  • Quando as framboesas tiverem um ano de idade, remova quaisquer brotos fora da sebe. Deixe as linhas ficarem uniformes. Em seguida, remova os brotos desnecessários entre os arbustos. Deixe o crescimento restante crescer livremente. A distância entre as hastes deve ser de aproximadamente 25 cm.
  • Observe que você pode usar qualquer material para segurar a liga. Se você não tiver ripas especiais à mão, use estacas de madeira fortes como liga. O principal é que sejam bem processados ​​e não causem danos mecânicos aos ramos da framboesa.

Além disso, tubos de concreto armado, tubos de plástico (eles não corroem e, portanto, duram muito tempo), postes, arame (você pode usar plástico), cordéis, cordas e até fios fortes podem ser usados ​​para ligas.

Deve ser entendido que nem todas as variedades de framboesa respondem positivamente às ligas. Normalmente, essas variedades incluem aquelas cujos ramos crescem retos e os caules são muito grossos. Vamos listar os nomes dessas plantas:

  • Spirina é branca;
  • "Modesto";
  • "Coral";
  • "Bálsamo";
  • "Ruby Bulgarian".

É necessário amarrar o fruto na primavera, imediatamente após a retirada dos brotos. Lembre-se de que você precisa de tempo para concluir todos os procedimentos antes do amanhecer. A liga de framboesa também pode ser realizada no outono, após os arbustos terem perdido a folhagem.Agindo desta forma, você protegerá as framboesas do frio, ventos fortes, etc.

Para proteger os arbustos do congelamento no inverno, é necessário amarrá-los para que fiquem cobertos de neve. Para isso, coloque o material da cinta a 25 cm do solo. Para prender a liga, use ingredientes que não prejudiquem as framboesas.

A amarração da cultura no outono deve garantir um inverno bem-sucedido para as plantas. Portanto, os arbustos precisam ser conectados com um aglutinante para que a neve permaneça entre os galhos. Então ele protegerá as framboesas do vento gelado.

Os caminhos

Você precisa aprender a amarrar adequadamente os arbustos de framboesa para que as plantas não morram. Isso será necessário tanto no sul do país e na Sibéria, quanto nos Urais e em outras regiões. Assim, você garantirá o correto desenvolvimento das mudas, e elas, por sua vez, agradecerão com uma deliciosa e abundante colheita. Existem maneiras diferentes. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Kolovoy

O método Kolova (ou o chamado feixe) é considerado pelos jardineiros como o mais simples. E se você não puder usar outros métodos por algum motivo, use pelo menos este. Você não precisa conhecer certas regras da liga para executar o método de empacotamento. Basta pegar um trilho de 2 metros e uma corda.

Como proceder:

  • conduza o trilho até o centro do arbusto;
  • em seguida, reúna os caules em um feixe e espalhe sua parte superior em ambas as direções.

No entanto, o método de estaqueamento não é muito popular entre os jardineiros experientes. E tudo isso porque tais ações não garantem uma boa colheita. Além disso, este método de liga também tem suas desvantagens muito significativas:

  • muitas vezes as hastes se partem ou são feridas;
  • os caules são comprimidos, o que significa que não se desenvolvem bem;
  • os brotos de framboesa não recebem luz suficiente.

Devido ao fato de que com este método o arbusto de framboesa é mal ventilado, as seguintes manifestações negativas podem aparecer entre os ramos associados: mofo, micróbios patogênicos. Além disso, as pragas podem estragar o mato.

Observação: é melhor amarrar as framboesas no método do caldeirão no outono. Isso irá preparar a planta para o inverno. O melhor mês para uma liga será outubro.

Shpalerny

Este método é assim chamado porque as framboesas são amarradas com uma treliça. É o mais popular porque os jardineiros, na maioria dos casos, conseguem uma boa colheita com ele. Mas antes de aplicar esse método, você precisa descobrir o que é uma tapeçaria. Trata-se de um dispositivo que consiste em uma tira (na maioria das vezes, de madeira) e um arame resistente.

As ripas devem ser cravadas firmemente no solo ao longo de toda a fileira em ambos os lados. Em seguida, cubra toda a estrutura com arame forte e prenda os arbustos. E agora vamos considerar quais são os tipos de ligas de arbustos com a ajuda de uma treliça.

  • Em uma treliça. É utilizado onde existem pequenas áreas com framboesas. As ripas de madeira são cravadas nas bordas de cada fileira com framboesas e, assim, toda a fileira é enrolada com arame. O resultado é um design horizontal. Ele permite que cada arbusto receba luz solar suficiente e fornece ventilação adequada.
  • Uma liga de 2 treliça ou uma chamada pistola pode ser feita com ripas de madeira de 2 metros. Eles devem ser instalados verticalmente a cada 4 metros. Depois, entre as ripas verticais, é necessário fixar mais 2 ripas de diâmetro. Em seguida, é necessário puxar o fio, que deve ficar na posição transversal, ao contrário dos trilhos instalados. Então você pode prosseguir com segurança para a liga de framboesa. É produzido por este método: fixamos os ramos em dois locais, estendemos os seus topos para os lados e fixamos. Dessa forma, os arbustos de framboesa receberão luz suficiente. A única desvantagem desse método pode ser a seguinte nuance: a colheita será difícil para você porque os galhos arranharão a pele de suas mãos.
  • E então há o método escandinavo... Este princípio prevê puxar o fio em 2 treliças ao mesmo tempo. Eles são instalados na forma de uma lança perto de cada arbusto. E então eles agem assim: os processos não são amarrados, mas simplesmente torcido o fio em torno deles para que uma figura em forma de estilingue seja obtida.

Fanny

Este método também é bastante popular, pois é muito eficaz. Muitas pessoas o usam, embora seja relativamente complexo. No caso de uma liga de framboesa em forma de leque, você terá que dedicar muito tempo a cada arbusto individual. Além disso, aqui você precisará levar muito mais trilhos. Nas laterais de cada bucha, duas estacas de 2 m de comprimento são cravadas. Em seguida, cada bucha é dividida em 2 partes e essas partes são amarradas individualmente ao trilho. O resultado é algo que parece um leque.

Este método é popular pelos seguintes motivos:

  • os ramos frutíferos não interferem no crescimento dos processos que reaparecem no arbusto;
  • a planta mais do que recebe luz solar e calor;
  • ocorre circulação de ar;
  • fácil de colher;
  • o rendimento aumenta significativamente.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário