As nuances de cuidar das framboesas
As framboesas são uma cultura sem a qual é quase impossível imaginar as parcelas da maioria dos jardineiros. As frutas mais doces, colhidas em grandes quantidades a cada temporada, são o resultado de cuidados adequados com as plantas.
Rega
A irrigação regular da safra é uma parte importante do cuidado da framboesa. Uma vez que uma parte significativa dos processos de raiz está localizada na camada superior do solo, uma violação da oportunidade de ingestão de umidade tem um efeito extremamente negativo na condição da planta. A rega desempenha o papel mais importante durante os períodos de floração, crescimento e maturação dos frutos de uma cultura que vive no campo a céu aberto ou em estufa. Em geral, a frequência e a abundância da irrigação são ajustadas de acordo com as condições climáticas. Por exemplo, a seca e o sol exigem um suprimento mais intensivo de umidade, e durante chuvas prolongadas, é permitido abandonar completamente este procedimento.
Ao regar, é importante monitorar se as gotas atingem uma profundidade de 30-40 centímetros. Se a água simplesmente se espalha pelo território, faz sentido pensar na instalação de uma moldura ou na formação de um aterro de terra. O primeiro é facilmente construído a partir de pranchas de madeira ou placas de ardósia, ligeiramente enterradas no solo. O aterro de terra revelou-se não menos eficaz. Em média, a irrigação das lavouras é realizada duas vezes por semana. A quantidade de água utilizada aumenta significativamente entre o final de maio e julho.
O procedimento é recomendado para ser realizado tarde da noite, para que durante a noite toda a umidade tenha tempo de penetrar no solo. Se você fizer isso pela manhã, a maior parte da água simplesmente evaporará da superfície, sem atingir o sistema radicular.
Ressalte-se que se o solo dos canteiros com frutos silvestres fica oculto sob a agrofibra, não faz sentido levantar a lona durante a irrigação, pois possui excelente condutividade de umidade. A frequência do procedimento, neste caso, é determinada apenas em função das condições meteorológicas.
Top curativo
As framboesas gostam muito de fertilizantes - a ingestão regular de nutrientes acelera seu desenvolvimento, melhora as características dos frutos formados... Na primavera, os arbustos de bagas precisam de misturas orgânicas, assim como fósforo, potássio e nitrogênio. O uso primário do fertilizante é feito assim que a neve derrete. Antes mesmo de o solo ser solto, ele é enriquecido com nitrato ou uréia. Após regar os arbustos, cada metro quadrado deverá ser alimentado com 15 gramas de grânulos do primeiro medicamento ou 20 gramas de grânulos do segundo. Para aumentar seu efeito, propõe-se espalhar um copo de cinzas sob cada arbusto, em seguida, afrouxe as camas e certifique-se de cobertura morta.
Em maio, recomenda-se fertilizar a lavoura com verbasco. A substância é primeiro diluída com água na proporção de 1: 2, depois infundida por uma semana e, por fim, é diluída novamente com líquido: para cada 2 litros de fertilizante, são necessários 10 litros de água limpa. A mistura acabada é derramada sob os arbustos. A formação dos ovários é acompanhada pela introdução de superfosfatos no solo. Durante a floração, as framboesas precisarão de uma mistura complexa obtida a partir de 100 gramas de carbamida, além de cinzas e superfosfato, tomadas na quantidade de um copo cada.
Neste ponto, não é proibido usar novamente orgânicos, ou melhor, uma solução de esterco de galinha.
Para preparar um fertilizante caseiro, a substância é primeiro misturada com água na proporção de 1 a 5 e depois infundida por 5 dias. Posteriormente, cada litro da mistura é diluído em 20 litros de água. Após o início da frutificação e a primeira poda, a cultura pode ser alimentada com nitroammofos, dos quais 40 gramas serão suficientes para processar um metro quadrado de canteiros. No entanto, isso só pode acontecer no quarto ano de existência da instância. Após a colheita, cada arbusto é proposto para ser fertilizado com 3 litros de húmus, combinados com 100 gramas de salitre. A fertilização de framboesas no final do outono, por exemplo, em outubro, também é permitida com uma mistura de potássio-fósforo, dos quais 60 gramas de superfosfato e 40 gramas de sal de potássio são enviados por baixo de cada arbusto.
Em princípio, em qualquer estágio do desenvolvimento da planta, a fertilização orgânica é útil para ela.... Pode ser esterco fresco diluído em água na proporção de 1 a 10, bem como fezes de pássaros, preparado na proporção de 1:20. Uma variedade de infusões de ervas também são populares: topos de urtiga, confrei ou batata no valor de um quilo são derramados com um balde de líquido e infundidos por uma semana e meia. Se alimentar framboesas com mistura de bordeaux ou sulfato de cobre, será possível não só aumentar o valor nutritivo do solo, mas também desinfectar e prevenir o desenvolvimento de doenças e o ataque de pragas. Na utilização de matéria orgânica, o solo deve ser umedecido para evitar o aparecimento de queimaduras no sistema radicular. Será mais correto realizar o procedimento em um dia frio e nublado.
Poda
A tecnologia de poda dos arbustos de framboesa difere consoante a estação do ano.
No outono
No final da safra, todos os brotos de dois anos, dos quais os frutos já foram retirados, são retirados da cultura. Isso acontece porque eles não poderão dar frutos no próximo ano e não faz sentido que a cultura continue a alimentá-los. Se a variedade não for remanescente, o corte é feito na junção do verão com o outono, caso contrário o procedimento só pode ser realizado após a segunda colheita, praticamente antes das geadas. Os brotos acima devem ser cortados pela raiz e, em seguida, idealmente queimados.
Na primavera
Na primavera, as bagas do arbusto são podadas higienizadas. Todos os ramos que se quebraram com o peso da neve, bem como os espécimes doentes ou subdesenvolvidos, são removidos da planta. Se o broto estiver congelado, será o suficiente para encurtá-lo para o primeiro botão saudável. Apenas os melhores galhos devem permanecer na framboesa - fortes, altos, grossos e saudáveis. Além disso, você deve evitar o espessamento e certificar-se de que não haja mais de 10 brotos por metro quadrado. Durante a temporada, a framboesa deve ser limpa do excesso de crescimento, que "puxa" os nutrientes dos frutos. Além disso, será necessário remover os brotos que ultrapassam o metro de largura da framboesa.
Também deve ser feita menção à possibilidade de realização poda dupla pelo método de Sobolev. Neste caso, a princípio, não mais do que 4-6 brotos fortes são deixados em cada arbusto de baga. Então, assim que o comprimento dos ramos anuais atingir cerca de um metro, seus topos precisarão ser encurtados em 10-15 centímetros. Temos que lidar com esse procedimento até os primeiros dez dias de junho. Finalmente, na próxima primavera, quando as folhas frescas eclodirem no arbusto, as plantas precisarão beliscar 10-15 centímetros dos brotos superiores que se formaram devido à poda inicial.
Tratamento contra doenças e pragas
As doenças mais comuns que acompanham o crescimento de framboesas no jardim são podridão cinzenta e antracnose. Para prevenir a infecção fúngica, recomenda-se tratar a cultura com uma solução de Bordeaux líquido. Na primavera, é mais eficaz usar uma solução de 3% e, antes de abrir os botões, uma solução de 1%. Além disso, os arbustos podem ser pulverizados com "Fitosporin", bem como expostos a carvão e cinzas. Quanto à antracnose, é possível evitar o seu aparecimento tratando os arbustos com uma solução de "Nitrafen".É preparado a partir de 200 gramas do medicamento e 10 litros de água decantada. Ao brotar, a planta pode ser adicionalmente pulverizada com o líquido Bordeaux.
Dos insetos, os arbustos de bagas são regularmente atacados por ácaros, besouros da framboesa, gorgulhos e outros.... Para a destruição de pragas, utiliza-se o Nitrafen, aplicado imediatamente após o derretimento da neve, e o Fitoverm, introduzido durante a floração.
Actélico e Karbofos, usados no início da primavera e no final do outono, têm efeito universal.
Preparação para o inverno
Não basta cuidar devidamente das framboesas durante a estação - é também necessário criar condições no local que lhes permitam sobreviver ao inverno. Se a planta for simplesmente amarrada e deixada no local em posição vertical, aqueles de seus botões que não se escondem sob a neve morrerão. A tecnologia agrícola exige que as framboesas do jardim sejam dobradas o máximo possível à superfície dos canteiros e fixadas com suportes especiais em uma posição estática. As folhas devem primeiro ser limpas dos caules.
O arbusto está coberto de neve e, se não houver neve suficiente, de material isolante ou de folhas caídas. Devo dizer que as regiões do sul, por exemplo, a região de Rostov, não exigem abrigo cultural adicional, mas na região de Moscou, e ainda mais na Sibéria, não se pode prescindir disso.
Possíveis erros
Se as framboesas não dão frutos, o problema pode estar no não cumprimento das regras da tecnologia agrícola. Por exemplo, problemas semelhantes em framboesas surgem devido a plantações espessas ou um grande número de galhos velhos e secos e copas congeladas. Nada complicado neste caso terá que ser feito - basta realizar a poda em tempo hábil. Dificuldades com a colheita, inclusive se for rasa, às vezes são provocadas pelo peso excessivo do solo... Para corrigir a situação, toda capina e fertilização é acompanhada pelo afrouxamento dos canteiros. Às vezes, a rega insuficiente é "responsável" pela redução do tamanho dos frutos.
A safra cresce mal devido à falta de fertilizantes, principalmente potássio e sódio. A planta não floresce devido a todas as razões acima, e não dá novos brotos devido ao aprofundamento do colo da raiz ou aos efeitos de pragas. Finalmente, as bagas da cultura se desintegram em grãos quando lhes falta líquido e a umidade do ar é muito baixa.
Dicas úteis
Todos os jardineiros concordam que cultivar framboesas é impossível sem cobrir as plantações. A presença dessa camada não só oferece proteção contra ervas daninhas, mas também retém a umidade do solo por muito tempo, de forma que a irrigação pode ser realizada com menor frequência. Você pode cobrir o solo com grama cortada, folhas caídas, palha ou feno. Também é possível cobrir com serragem. Uma solução incomum é criar uma camada de estrume de palha na zona das raízes. A substância seca impede a evaporação da umidade do solo. Além disso, evapora e nutre a cultura com os elementos necessários. No entanto, é importante garantir que a espessura da camada de estrume não exceda 5 centímetros, caso contrário as mudas jovens não conseguirão romper a crosta.
O momento da criação da camada de cobertura morta é determinado dependendo da situação climática da região, bem como de quanto a terra esquentou após o inverno. Como regra, a primeira vez que a cobertura morta é realizada na primavera, após a aplicação de fertilizantes minerais. Se você fizer isso antes de alimentar a cultura, a camada interromperá o fluxo de nutrientes para o sistema radicular.
Se a cobertura morta não for realizada, o espaço entre as fileiras é necessariamente coberto com um material não tecido que não transmite luz. Além disso, as camas precisarão ser afrouxadas regularmente.
O comentário foi enviado com sucesso.