Quando e como dobrar framboesas para o inverno?
Comer frutas vermelhas é uma experiência agradável e gratificante. Para ter certeza da qualidade e segurança da fruta, é melhor cultivá-la você mesmo. A framboesa é considerada uma das frutas silvestres mais deliciosas. São frutos de cor rosa, amarelo e até preto, graças à sua doçura e suculência, todos os adoram - do pequeno ao grande.
Para ter bons rendimentos de framboesa, você precisa ser capaz de cuidar dos arbustos e cobri-los adequadamente para o inverno. A saúde da cultura e a qualidade da sua frutificação dependem do método de cobertura e do método de dobrar os arbustos.
A necessidade de um procedimento
As framboesas são uma iguaria excelente que podem ser consumidas frescas, preparadas deliciosas compotas, recheadas com bolinhos e tortas e congeladas no freezer para o inverno. Para poder desfrutar do fruto o maior tempo possível, vale a pena criar as condições ideais para o crescimento e desenvolvimento da cultura. Por si só, os arbustos de framboesa são considerados despretensiosos, são fáceis de cuidar, mas deve-se ter cuidado ao se preparar para o inverno. Dobrar os galhos do arbusto é um procedimento necessário para aquelas regiões onde a temperatura pode cair para 30-40 ° C de geada e uma quantidade significativa de neve não cai, razão pela qual a cultura permanece descoberta.
Se as condições climáticas forem amenas e não houver risco de geadas severas, as framboesas podem ser deixadas intocadas para o inverno. As mais desfavoráveis para o crescimento de arbustos são as regiões do norte: Sibéria, Urais e algumas cidades do noroeste da Rússia. Nesta área, é imperativo abaixar as framboesas para o inverno, porque o clima pode ser imprevisível - de invernos amenos a muito rigorosos, onde o frio chega a -45 ° e as colheitas descobertas pelo solo ou neve congelam completamente. Se as plantas não forem cobertas, podem sofrer um pouco, mas o processo de recuperação será mais demorado, o que afetará significativamente a quantidade e a qualidade da safra.
Além de dobrar as buchas em si, é importante saber como fazê-lo corretamente e a que horas iniciar o procedimento. Se você se apressar com esse evento, os arbustos podem começar a chiar e, se você se atrasar, os galhos podem congelar um pouco. Para conservar as framboesas o máximo possível, é necessário pressionar o arbusto corretamente, sem deixar uma grande lacuna entre a cultura e o solo. Se os galhos estiverem altos em relação ao solo, eles podem não estar cobertos de neve e perderão a proteção contra a geada. Com a baixa fixação da planta, existe o risco de congelamento da crosta de neve acima dos arbustos, o que leva ao apodrecimento da planta, já que o ar não flui para ela.
Existem riscos em realizar tal procedimento, mas são muito menos significativos do que a perda da framboesa inteira, se não fossem tomadas medidas para cobrir os arbustos durante o inverno.
Cronometragem
Para proteger os arbustos de framboesa da morte no inverno, você deve dobrar os galhos, inclinando-os o mais próximo possível do solo. A necessidade de tal procedimento é especialmente grande nas regiões do norte, onde uma onda de frio se instala rapidamente e as geadas atingem níveis graves. Se os arbustos crescem perto de edifícios e são protegidos de correntes de ar, eles não podem ser tocados. Em regiões com invernos amenos, você também pode passar sem essa manipulação.
Na Sibéria, a dobra da framboesa é realizada no início do outono, já que uma forte onda de frio chega a esta região no início de outubro, quando é necessário trabalhar com a cultura. Vale a pena preparar os arbustos em agosto, depois de enterrar os nutrientes necessários.Recomenda-se a aplicação de fertilizantes orgânicos nos arbustos jovens, após a primeira invernada é preferível fertilizar com compostos minerais. A última vez que os aditivos são adicionados é antes de fechar as framboesas para o inverno. Para proteger a lavoura de pragas e doenças, antes do fechamento, os brotos são pulverizados com produtos químicos, o excesso de galhos é cortado, as folhas são removidas. Para facilitar a inclinação dos ramos, o procedimento deve ser feito antes da geada, quando os brotos ainda estão flexíveis.
Nos Urais, curvar as framboesas é uma obrigação, uma vez que as fortes geadas e a ausência de uma grande quantidade de neve congelam as culturas desprotegidas. Para evitar que os arbustos congelem, eles são cobertos com feno, ramos de abeto, spunbond e outros materiais à mão. As condições de trabalho no jardim variam desde o momento da queda da folhagem até ao período em que chegam as primeiras geadas nocturnas.
É melhor trabalhar no canteiro do jardim de meados ao final de outubro. É necessário retirar o abrigo a partir do momento em que a neve derreteu, em março ou abril, recomenda-se amarrar os galhos à treliça.
Em Transbaikalia, a situação não é muito diferente da dos Urais, aqui se recomenda começar a dobrar framboesas em meados de outubro, quando fica bem mais frio e começam as geadas noturnas. Para proteger as framboesas, são prensadas ao solo com suportes de metal e cobertas com meios improvisados que protegem a planta do vento forte e do gelo. Em Irkutsk, é necessário cozinhar arbustos de framboesa a partir do final de setembro, quando a temperatura ainda está acima de zero, mas já bastante baixa. Se atrasar a dobra da planta e fizer o procedimento em outubro, quando já tem um pouco de geada lá fora, os galhos vão ficar mais frágeis, podem quebrar, e o mato vai ficar danificado.
Antes de abrigar, é necessário retirar todas as folhas da planta, o melhor é fazer com a mão, passando da raiz ao topo do arbusto com a mão em uma luva rígida. Muito importante não aperte o galho apertado, caso contrário, você pode danificar os botões, dos quais os brotos se formarão no próximo ano. Na região de Moscou, os invernos são menos severos, mas também podem ocorrer geadas severas, portanto é recomendável cobrir todos os arbustos para protegê-los do congelamento e obter uma boa colheita no próximo ano. Recomenda-se começar a dobrar a cultura no intervalo em que a temperatura cai para + 5-0 graus, e ainda não há geada. O mais favorável para o trabalho é novembro. Tendo colocado os arbustos corretamente, prendendo-os ou cobrindo-os, você não precisa se preocupar com o congelamento da cultura.
Em Primorye, também se recomenda curvar os arbustos de framboesa, realizando este movimento antes do início do frio e após a última colheita. Os residentes de verão que estão seriamente envolvidos em seu local devem monitorar de perto a previsão do tempo, monitorar as geadas que se aproximam e responder a elas em tempo hábil. Os arbustos preparados devem ser podados, tratados com inseticidas, fertilizados com os aditivos necessários antes de serem protegidos para o inverno. Para proteger as plantas do congelamento, é aconselhável polvilhar o solo próximo às framboesas com serragem numa camada de 15-20 cm. O momento de abrigar arbustos de framboesa para o inverno pode variar significativamente, por isso é importante conhecer as características do clima da região e as características da própria variedade da planta.
Como dobrar corretamente?
Para obter um alto rendimento de framboesas após o inverno, é necessário proteger os arbustos da geada. Além do processo de dobrar as buchas em si, é importante saber realizar corretamente este procedimento, caso contrário os esforços serão em vão. Existem várias maneiras de conduzir este evento.
- Corte o arbusto, trate com inseticidas, retire a folhagem, dobre ao solo e faça uma estrutura de madeira ou outro material que garanta a retenção da neve. Proteger as plantações com neve é uma maneira natural e conveniente para as regiões com freqüentes precipitações de inverno.
- Arbustos de ameixa remova a folhagem, borrife os galhos, curve-se no chão e cave com terra do corredor.
- Se for necessário cobrir arbustos altos, então eles são cortados, preparados para o inverno, e ramos, feno e outros ingredientes naturais são colocados no solo perto do arbusto, o que protegerá a colheita do congelamento. Os galhos são dobrados sobre a camada preparada, cobertos com uma tábua ou outro material disponível por cima. Com a primeira neve, essa estrutura fecha e protege totalmente a cultura.
Se os arbustos são resistentes à geada ou crescem em um clima com invernos amenos, eles podem não precisar ser cobertos para o inverno.
A tecnologia para dobrar ramos de framboesa é assim:
- ramos são reunidos e amarrados com uma corda ou corda;
- incline os brotos para o solo em uma direção conveniente para a planta de modo a não quebrar ou danificar os galhos;
- fixe os ramos assentados com arame, um suporte ou outro fixador, pode usar um peso;
- se necessário, coloque feno, galhos e outros materiais sobre e sob o arbusto para fornecer proteção mais completa para o arbusto.
Se você depositar framboesas adequadamente no inverno, os arbustos estarão protegidos e, na primavera, crescerão rapidamente e começarão a dar frutos. Não é recomendável fechar a cultura com folhas, pois pode conter esporos de microrganismos e ovos de pragas que vão prejudicar o crescimento dos jovens na primavera.
O comentário foi enviado com sucesso.