Como cobrir framboesas para o inverno?
Antes do início do inverno, os jardineiros tentam proteger as framboesas da geada. Isso é feito para tornar as plantas mais fortes e também para aumentar seu rendimento.
A necessidade de abrigo
Se os invernos na região não forem muito gelados e com neve, a framboesa pode passar sem abrigo. Mas se a temperatura cair abaixo de -30 graus, as plantas devem ser cobertas com materiais especiais. Caso contrário, os arbustos podem não sobreviver ao inverno.
É imperativo cobrir as framboesas se no local crescerem mudas muito jovens ou arbustos inadequados para a vida em uma determinada região.
As variedades Studless precisam especialmente de proteção. Seus caules devem ser protegidos não só do frio, mas também de roedores.
Quando você deve cobrir?
Para proteger as framboesas de maneira confiável do frio, é necessário cobri-las em tempo hábil.
- Subúrbios de moscou... Nesta região, a framboesa costuma ser coberta no início de novembro. Nessa época, o clima ainda é seco e calmo.
- Ural e Sibéria. Eles começam a cobrir os arbustos desta parte do país na segunda quinzena de outubro. Nesse caso, a temperatura não deve cair abaixo de zero.
- Transbaikalia... Nesta região, as noites esfriam já em agosto. Portanto, os jardineiros locais isolam as framboesas cedo o suficiente. Isso geralmente é feito nas primeiras semanas de outubro.
- Extremo Oriente... Os abrigos de framboesa começam a ser criados no final de setembro ou início de outubro, dependendo do clima. Nesse caso, as plantas podem sobreviver ao longo e frio inverno.
- Primorye... Os invernos são geralmente amenos aqui. Mas também há surpresas. Portanto, cada jardineiro decide por si se deve cobrir os arbustos ou não. Os preparativos para o inverno geralmente são feitos no final de outubro.
Se você começar a preparar framboesas para o inverno a tempo, os arbustos serão capazes de sobreviver nesta temporada tanto na região de Leningrado quanto na Buriácia ou em qualquer outra região.
Preparação
É melhor começar a preparar os arbustos para o frio do inverno imediatamente após a colheita. Este processo consiste em várias etapas.
Top curativo
Todos os jardineiros sabem que frutificar as framboesas esgota dramaticamente o solo. Portanto, após a colheita, as plantas devem ser alimentadas. Graças a este procedimento, na próxima safra, as framboesas farão as delicias dos seus proprietários com uma excelente colheita.
Para alimentar framboesas no outono, não é recomendado o uso de fertilizantes com nitrogênio.
Eles reduzem significativamente a resistência de inverno dos arbustos. No outono, as framboesas devem ser alimentadas com fertilizante, que contém potássio e fósforo. Uma quantidade mínima de cobertura é introduzida no solo. Isso é feito várias semanas antes do início do clima frio.
Poda
Jardineiros experientes recomendam não ignorar a poda de framboesa no outono. Este procedimento também ajuda a aumentar o rendimento dos arbustos. O processo de poda de framboesas comuns consiste em várias etapas básicas.
Para começar, os brotos de dois anos precisam ser cortados com uma tesoura afiada. Neste caso, os rebentos jovens receberão mais substâncias de que necessitam para o seu desenvolvimento normal. Depois disso, é necessário remover todos os galhos doentes e quebrados. Os arbustos também precisam ser limpos de folhas secas.
É melhor podar as framboesas no início do outono.... Neste caso, os rebentos jovens terão tempo de ficar mais fortes antes do início do frio.
Processamento de arbustos
Após a poda das framboesas, é realizado o tratamento profilático dos arbustos. Primeiro, o local deve ser limpo de todas as ervas daninhas, folhas velhas e galhos caídos.Se os arbustos de framboesa estiverem saudáveis, esses resíduos podem ser adicionados à fossa de compostagem.
Caso contrário, eles terão que ser queimados ou retirados do local.
Os jardineiros preferem processar arbustos com soluções de sulfato de ferro e cobre. O resto do produto é geralmente derramado sob as raízes das plantas. O procedimento ajuda a proteger as plantas de doenças fúngicas. Alguns dias depois de tratar os arbustos, as framboesas podem ser pulverizadas com qualquer inseticida adequado.
Após o processamento das framboesas, o solo no local é recomendado relaxar... Isso é feito para se livrar das larvas da praga.
Rega
Antes do inverno, o local deve ser regado em abundância. Isso geralmente é feito em meados de outubro, quando o solo ainda está quente o suficiente. Você precisa regar os arbustos com cuidado. O solo deve ser bem umedecido. Mas não deve haver água no círculo próximo ao barril. Se necessário, esse processo deve ser estendido por vários dias.
Materiais (editar)
Terminada a preparação das plantas, pode-se começar a cobrir as framboesas. Para isso, você pode usar uma variedade de materiais.
- Lapnik... O material de cobertura protege perfeitamente os arbustos da neve úmida e ventos frios. Para criar um abrigo seguro, você precisa usar ramos de pinheiro ou abeto secos e saudáveis. Você precisa coletá-los com antecedência.
- Agrofibra... Você pode comprar esse material em uma loja de ferragens ou de jardinagem. A espessura da agrofibra deve ser selecionada, com foco nas peculiaridades do clima. Nesse caso, com certeza será capaz de salvar as framboesas do resfriado.
- Folhagem... Em alguns casos, o solo fica coberto com folhas secas. Este material de cobertura protege perfeitamente os arbustos do frio do inverno. Na primavera, a folhagem podre é um excelente fertilizante para a framboesa. Deve-se lembrar que a folhagem das árvores frutíferas não pode ser usada para cobrir os arbustos. Cubra as framboesas com filme plástico.
- Canudo... Para criar abrigos, geralmente a palha é amarrada em cachos. Esses espaços em branco são colocados em arbustos preparados com antecedência. Como no caso da folhagem, esses abrigos precisam ser embrulhados adicionalmente com papel alumínio.
- Sintepon... Este material é usado para cobrir arbustos de framboesa com menos freqüência do que outros. Via de regra, é escolhido por jardineiros que vivem nas regiões norte. As plantas são envoltas em várias camadas de poliéster acolchoado. Depois disso, o material é fixado com corda.
Se forem usados materiais naturais como material de cobertura, a framboesa deve ser protegida de roedores. Para isso, próximo aos arbustos, é necessário espalhar o veneno ou colocar armadilhas.
Como isolar framboesas?
Aquecer arbustos de framboesa não é um procedimento tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Ao preparar as plantas para o inverno, vale a pena considerar as características das variedades de framboesa.
Regular
Arbustos de framboesa comuns são menos resistentes. Portanto, seu isolamento deve ser tratado com mais responsabilidade.
Essas variedades de framboesas sempre são alimentadas no outono. Isso os torna mais fortes.
Os arbustos antes do inverno costumam ser encurvados no chão. Eles fazem isso com muito cuidado, tentando não quebrar os brotos. Depois a planta é fixada nesta posição e coberta com ramos de abeto, folhas ou qualquer outro isolamento.
Reparado
Esta framboesa difere da habitual por dar frutos várias vezes ao ano. As frutas desse arbusto são geralmente colhidas no outono. Portanto, as framboesas remanescentes são cortadas um pouco mais tarde. Ao mesmo tempo, é necessário isolar as framboesas antes mesmo da primeira geada, porque o frio intenso pode tornar os brotos quebradiços. Antes de cobrir as plantas com material de cobertura, os ramos devem ser encurtados para 70-80 centímetros.
Cubra as framboesas com um material leve e respirável.
Alguns jardineiros optam por cortar os ramos completamente. Após esse procedimento, os arbustos não precisam ser tratados com preparações especiais ou isolados adicionalmente. Se feito corretamente, a planta dará apenas uma safra, mas será muito abundante.
Seguindo essas dicas simples, mesmo um jardineiro novato pode lidar com a preparação de arbustos de framboesa para o inverno.
O comentário foi enviado com sucesso.