Como amarrar framboesas?
Uma liga de arbustos de framboesa é parte integrante do cuidado adequado para este tipo de planta.... É importante notar que este processo é bastante trabalhoso e requer certos conhecimentos teóricos e habilidades práticas. Ao mesmo tempo, sabendo quando e como amarrar corretamente as framboesas, você pode multiplicar o rendimento.
Paralelamente, falaremos sobre o fortalecimento dos arbustos e a proteção efetiva da framboesa de muitas doenças. Graças a esse procedimento agrotécnico, é possível oferecer as condições mais confortáveis para a colheita.
A necessidade de um procedimento
Não é segredo que sem os devidos cuidados, obedecendo a um rol de regras, não faz sentido contar com um alto rendimento dos pés de framboesa e com a própria qualidade dos frutos. E, neste caso, a subordinação competente será um procedimento obrigatório. É importante notar que o seu descuido levará inevitavelmente a uma redução acentuada dos volumes de colheita, bem como a uma diminuição do tamanho dos bagos e a uma deterioração do seu sabor. Ao mesmo tempo, é importante saber com que rapidez, mas ao mesmo tempo correta e lindamente, realizar a liga, o que é especialmente importante para jardineiros novatos.
Para ser justo, refira-se que nem em todos os casos é necessário amarrar arbustos de framboesa para se obter uma boa colheita de frutos grandes e saborosos. O algoritmo de crescimento para algumas variedades não prevê execução obrigatória das ações descritas. Mas para a grande maioria das espécies, essas atividades de jardinagem são vitais. Isso se deve ao fato de que os brotos podem ser deformados devido aos seguintes fatores:
- rajadas de vento forte;
- chuvas prolongadas e pesadas;
- frutificação abundante;
- altura excessiva do arbusto.
Entre outras coisas, uma das vantagens claras de amarrar é tornar o processo de colheita o mais fácil possível. Naturalmente, é muito melhor fazer isso quando os brotos espinhosos, que tendem a crescer em direções diferentes, estão bem organizados e ordenados. Mas a principal tarefa das medidas em consideração é aumentar os rendimentos. Ao mesmo tempo, uma das principais condições para a obtenção de frutos grandes, suculentos e saborosos será garantir iluminação abundante e acesso aéreo às plantas.
No âmbito dos gols da liga, levando em consideração o cronograma, devem ser destacados os seguintes pontos:
- na primavera, é importante ter tempo para terminar o trabalho antes que os botões dos brotos comecem a florescer;
- no final do período de outono, as framboesas são amarradas para garantir a máxima segurança da planta durante o inverno em baixas temperaturas.
Basicamente, a própria framboesa é considerada uma planta despretensiosa. No entanto, isso não significa que você pode ignorar os principais componentes da manutenção regular de arbustos.
Como prova a prática de longo prazo, sem podas e ligas, a framboesa crescerá inevitavelmente jovem e selvagem, o que afetará negativamente a frutificação e a saúde da colheita.
As principais vantagens das atividades de jardim consideradas incluem os seguintes fatores.
- Proteção eficaz das plantas contra o surgimento e o desenvolvimento de doenças fúngicas e outras doenças infecciosas.
- Minimizando os riscos de ataque de insetos nocivos.
- Criação de condições favoráveis para a germinação e desenvolvimento ativo de rebentos centrais jovens.
- Prevenção de danos aos ramos de arbustos com frutificação abundante e maturação da cultura.
- Proteção das plantas dos efeitos negativos dos fatores ambientais.Como regra, as framboesas competentemente amarradas não temem nem mesmo as chuvas mais abundantes no verão e no outono.
- Estimulação dos processos de formação de ovários e amadurecimento das próprias bagas.
- Criação de condições para o amadurecimento uniforme dos frutos.
- Simplificação máxima do cuidado e colheita dos arbustos.
É importante lembrar que quando o plantio é compactado, os arbustos e os brotos que se encontram nas áreas mais densas ficam suscetíveis não só a doenças, mas também à morte rápida. Não há necessidade de amarrar galhos sem falta ao cultivar variedades de framboesa com rebentos grossos e fortes. Esses arbustos crescem bem no campo, no jardim e no jardim por conta própria devido à sua maior estabilidade. Na maioria das vezes, essas espécies são plantadas em canteiros de até 60 cm de largura, e o cuidado nessas situações envolve a retirada periódica dos brotos.
Também é importante considerar que não amarre uma framboesa a um tronco forte até que sua altura exceda 1,5 m. Tendo em conta as características climáticas das diferentes regiões, os criadores estão constantemente a trabalhar para desenvolver variedades de framboesa mais resistentes às várias condições climatéricas. Portanto, os mais despretensiosos e que não exigem liga incluem "Bálsamo", "Rubi Búlgaro", "Espirina Branca", "Modesto" e "Coral"... Especialmente populares entre os jardineiros modernos são consertando variedades, uma das principais características são os rebentos fortes.
Materiais (editar)
Apesar de o procedimento para amarrar brotos de framboesa parecer simples à primeira vista, ele exigirá não apenas certos conhecimentos e habilidades. Além disso, você terá que cuidar da disponibilidade de ferramentas adequadas e, claro, de consumíveis. A lista destes últimos, dependendo do método escolhido, pode incluir:
- fios ou fitas de náilon fortes;
- fio feito de fios ásperos;
- ripas de madeira com 2 m de comprimento;
- tubos de concreto (confinantes);
- postes em metal;
- estacas de madeira ou plástico;
- Hastes de aço;
- perna dividida;
- tiras de tecido sintético;
- fio com uma bainha de plástico.
Naturalmente, esta não é uma lista completa de materiais que são usados com sucesso pelos jardineiros para implementar as medidas agrotécnicas descritas. Na prática, com engenhosidade, conseguem implementar uma grande variedade de métodos de forma fácil e fiável, mas ao mesmo tempo amarram cuidadosamente os rebentos para que as framboesas não caiam com o peso dos bagos ou devido à chuva e ao vento.
O principal é que os materiais utilizados não agridam a planta.
Métodos
O alto rendimento da maioria dos arbustos de framboesa só é possível com a amarração correta e, o mais importante, oportuna. Nesse caso, o ponto-chave é a habilidade e experiência do jardineiro, bem como as características do método escolhido de fixação dos brotos. Não é segredo que não basta comprar e plantar uma boa variedade de framboesas. Sem os devidos cuidados, os frutos são esmagados muito rapidamente, perdem o sabor e, como resultado, os arbustos podem deixar de ceder. Por isso, é recomendável prestar atenção especial na escolha do método de liga mais adequado.
No momento, três opções principais são utilizadas, cada uma das quais conseguiu se estabelecer exclusivamente do lado positivo. Esses métodos têm sido usados com sucesso por muitas décadas e, ao mesmo tempo, maximizam o rendimento das safras de frutas vermelhas. E, neste caso, estamos falando sobre os seguintes métodos:
- cacho, também chamado de estaca;
- treliça;
- fã.
Naturalmente, a escolha por uma determinada opção é determinada pelas características da variedade de framboesa processada, pela disponibilidade de materiais do jardineiro, bem como por suas preferências pessoais e experiência.
As condições climáticas da região desempenharão um papel igualmente importante. A propósito, levando em consideração os critérios listados, jardineiros experientes frequentemente praticam métodos de jarreteira combinados, que incluem elementos de todas as três técnicas.
Uma atenção especial deve ser dada à amarração simples dos arbustos, que será a melhor solução para áreas pequenas. O algoritmo de ações neste caso é o seguinte.
- Prepare dois postes de 2 metros com suportes.
- Coloque-os ao longo das bordas da framboesa (intervalo de 3-4 m) e enterre-os a uma profundidade de 0,5 m.
- Puxe 2-3 fileiras de fio de aço ou fio de plástico forte horizontalmente entre os postes.
- Amarre os tiros. É importante considerar que os ramos com ovários estão localizados separadamente dos demais. Nesse caso, as bordas dos brotos não devem ficar mais de 20 cm acima da fileira superior do arame.
A principal vantagem deste método é a proteção confiável dos arbustos contra rajadas de vento.... Se falarmos sobre suas deficiências, deve-se notar que esta abordagem aumenta o risco de danos aos rebentos jovens. Amarrar na parte inferior a um fio de plástico permitirá que você evite quebrar o crescimento.
Kolovy
A principal característica desse método de erguer estruturas para uma liga é que uma estaca ou trilho de 2 metros é colocado no centro (martelado no solo). Eventualmente, deve ser 0,4 ou 0,5 m mais alto do que os arbustos. Depois disso, você precisa:
- colete cuidadosamente de 6 a 7 brotos em um feixe ao redor desta prateleira, a um metro e meio do solo;
- fixe ordenadamente as hastes no trilho no centro;
- leve os topos para o lado, dobrando em arco, e também conserte.
Como base, você pode usar com sucesso não apenas madeira, mas também tubos de concreto e metal. Avaliando as características e eficácia deste método de amarrar arbustos de framboesa, vale destacar as seguintes vantagens claras:
- simplificação máxima do cuidado posterior das plantas;
- um princípio intuitivo, mesmo para jardineiros novatos e inexperientes;
- intensidade mínima de trabalho;
- falta de custos financeiros e de tempo significativos.
No entanto, não era isento de desvantagens. Com essa liga de brotos, os ovários que estão dentro não se desenvolverão com rapidez suficiente. Existe o risco de danos ao tronco em condições climáticas adversas. Além disso, não se esqueça da ventilação inadequada de arbustos amarrados dessa forma, o que por si só leva ao desenvolvimento de infecções e ataques de insetos nocivos.
Um ponto igualmente importante é a distribuição desigual dos fluxos de luz que afetam o crescimento e a frutificação.
Shpalerny
Amarrar arbustos de framboesa a treliças é hoje um método universal e provavelmente o mais comum. É praticado com sucesso por jardineiros em todo o mundo, que usam uma variedade de consumíveis para sua implementação. É importante destacar que existem várias opções para amarrar plantas às treliças. E uma delas é uma "pistola", ou liga dupla, na qual devem ser seguidos os seguintes passos:
- preparar duas ripas de 2 metros;
- fortaleça-os no solo a cada 4 m;
- a uma altura de 1 e 1,5 m do solo, faça duas esticadas paralelas de arame macio;
- amarrar os caules dos arbustos em dois pontos correspondentes, distribuindo-os uniformemente entre os suportes da estrutura;
- fixe os brotos a uma distância de cerca de 0,5 m um do outro.
As vantagens indiscutíveis do método da treliça incluem, em primeiro lugar, a garantia do aparecimento de um grande número de mudas jovens, o que, por sua vez, terá um efeito positivo no rendimento dos arbustos. É igualmente importante que cada haste receba luz suficiente e seja bem ventilada. Se falamos sobre as deficiências, então, antes de tudo, devemos notar que não será muito conveniente colher. Além disso, existe a possibilidade de quebra de ramos.
Fanny
Neste caso, não nos referimos ao mais fácil de implementar, mas ao método que ao mesmo tempo provou sua eficácia. Consiste no facto de, entre os arbustos de framboesa, serem cravadas verticalmente no solo duas cremalheiras com cerca de 2 metros de comprimento. Depois disso, a framboesa é dividida em dois grupos de caules. O primeiro está vinculado a uma e o segundo às outras colunas. Como resultado, o patamar parece um grande leque. É importante notar que jardineiros consideram este método de liga bastante difícil... No entanto, jardineiros e especialistas experientes a caracterizam como uma das mais bem-sucedidas.
A principal vantagem aqui está na distribuição uniforme da luz entre todos os brotos, o que garante seu pleno desenvolvimento e, consequentemente, altos rendimentos. Não é menos significativo que, com tal distribuição de ramos, os frutíferos não irão interferir no crescimento de outros caules. Paralelamente, o risco de rompimento dos brotos e de sua deformação é praticamente nivelado. É garantida uma boa circulação de ar no interior da framboesa, o que por si só previne a ocorrência de doenças. Não se esqueça da conveniência da colheita.
A principal desvantagem do método pode ser chamada de intensidade de trabalho, o que criará certas dificuldades e exigirá recursos adequados no processamento de arbustos na escala de grandes viveiros.
escandinavo
Em muitos aspectos, essa opção é semelhante à "pistola" descrita acima. A principal diferença é a altura de amarração dos brotos. A linha superior de fio é colocada não 1,5, mas 2 metros acima do solo. E os próprios ramos, por assim dizer, são enrolados ao longo das estrias na forma da letra "V". As principais vantagens do método:
- boa ventilação dos arbustos;
- conveniência de colher frutos silvestres;
- simplificação da inspeção das plantas e dos seus cuidados, inclusive durante o tratamento.
A única desvantagem significativa neste caso é o risco de danos às hastes.
Torniquete móvel
Esta opção prevê a instalação de uma estrutura móvel baseada em dobradiças. A principal característica do método é que permite ajustar a localização dos ramos em todas as fases da estação de crescimento. Isso se refere à mudança na coordenação dos ramos de vertical para horizontal e vice-versa. Neste caso, os brotos são fixados aos suportes e a inclinação das barras laterais, se necessário, é alterada em 120 graus. É importante considerar os seguintes benefícios claros:
- os ramos podem muito bem não ser removidos das treliças durante o inverno;
- quando a estrutura se volta para oeste, os frutos em maturação ficam localizados em um dos lados da treliça, o que simplifica muito sua coleta.
A principal desvantagem é, obviamente, a complexidade da instalação da própria base.
Dicas úteis
Para a correta aplicação da liga de framboesa, é necessário familiarizar-se com as normas pertinentes da tecnologia agrícola, bem como conhecer o momento das etapas de cultivo das plantas tratadas... Recomenda-se que o procedimento em si seja realizado no início da primavera, após o corte de brotos desnecessários. Isso se deve ao fato de que, nesta fase, os botões ainda não começaram a florescer. A segunda opção é amarrar os arbustos pouco antes do inverno, depois que a folhagem caiu. É importante notar que esta abordagem permite que você proteja arbustos de framboesa de forma confiável contra as condições climáticas adversas. O agrupamento correto dos caules aumenta muito as chances de a framboesa hibernar com sucesso, mesmo em geadas severas.
No processamento pré-inverno, o fio sobre o qual serão fixados os galhos é colocado a 20 cm do solo, o que impede o congelamento. Nesse caso, as hastes ficam sob a cobertura de neve, o que é uma proteção confiável. É importante ressaltar que o aperto com uma liga de arbustos de framboesa, principalmente antes do período de inverno, pode ter consequências extremamente negativas. É importante que o procedimento seja realizado enquanto os ramos ainda apresentam flexibilidade natural. Caso contrário, não será possível evitar interrompê-los.
Além de tudo o que já foi dito, deve-se notar que o conhecimento teórico sobre a cinta-liga correta e as habilidades correspondentes não serão suficientes. Um ponto igualmente significativo é a formação competente do arbusto.Trata-se de levar em consideração a necessidade de poda e desbaste da própria framboesa no processo de amarração dos brotos.
Também faz sentido lembrar mais uma vez que nem todas as variedades conhecidas hoje são relevantes para a liga obrigatória de brotos.
O comentário foi enviado com sucesso.