- Autores: NIISS em homenagem a M.A. Lisavenko, V.I. Anisova, I.P. Kalinina, A.D. Zabelina
- Reparabilidade: Não
- Cor de baga: vermelho
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: 2,3-4,5
- Produção: média 5,8, máximo - 7,0 t / ha
- Resistência à geada: resistente ao inverno, até -35 С
- Local de entrega: área plana com leve declive, bem drenada, protegida do vento
- Período de frutificação: meados ao final de julho
As duras condições climáticas de nosso país muitas vezes complicam a tarefa dos jardineiros. Por isso, os criadores de framboesa estão em constante busca de uma variedade que resista a geadas severas, mas que se destaque pela alta produtividade e bom gosto. O Altai Zorenka resistente à geada e de frutos grandes merece sua atenção especial.
Descrição da variedade
A variedade Zorenka Altai, alta e média propagação, foi criada em N.I. Mikhail Afanasyevich Lisavenko para cultivo em zonas agrícolas de risco por hibridação de framboesas silvestres de crescimento selvagem e a variedade Vityaz. É caracterizada por longos rebentos castanhos claros e folhas grandes, verde acinzentadas e ligeiramente enrugadas.
Entre as vantagens devem ser destacadas:
alta produtividade;
frutífero grande;
Sabor fantástico;
alta resistência à geada;
transportabilidade.
Também existem desvantagens:
a presença de alguns espinhos moles;
suscetibilidade à mancha roxa e besouro da framboesa.
Termos de amadurecimento
A casta encontra-se a meio da época - o amadurecimento dos bagos é observado na última década de Julho.
Produção
Zorenka Altai possui uma colheita abundante - até 7,0 t / ha.
Bagas e seu sabor
Os bagos são grandes (peso pode atingir 4,5 g), vermelhos, de formato cónico-rombudo, com forte adesão das drupas. As frutas vão deliciar os gulosos com polpa suculenta e aroma agradável, sabor rico em sobremesas com acidez e capacidade para fazer compotas, compotas e outras preparações para o inverno a partir delas.
Recursos crescentes
As regras de plantio e cultivo de Altai Zorenka como um todo diferem pouco das geralmente aceitas. No entanto, para se obter um alto rendimento, é necessário levar em consideração algumas características dessa variedade.
Seleção do local e preparação do solo
A variedade prefere áreas bem iluminadas com lençóis freáticos profundos e solo fértil, neutro ou levemente ácido. As framboesas também precisam de proteção contra ventos frios, portanto, os arbustos devem ser plantados perto de uma cerca ou edifícios externos.
Enraíza-se bem no lugar de leguminosas, plantas de adubo verde e cereais. No lugar dos arbustos de baga, ao contrário, cresce mal e muitas vezes adoece. Para o plantio, deve-se preparar covas ou valas de até 30 cm de profundidade, caso contrário, o algoritmo de ações não difere das regras para o plantio de outras variedades.
Observação! Ao pousar, é importante observar as seguintes distâncias:
para o método da correia - 1 m entre arbustos, 2 m entre linhas;
para abertura de valas - 0,4 m entre plantas, 1 m entre linhas.
Poda
A poda deve ser feita 2 vezes ao ano. Antes do inverno do arbusto, os brotos férteis e doentes são removidos e, na primavera, os caules congelados são cortados, deixando apenas uma dúzia dos mais fortes. O procedimento ajuda a maximizar os rendimentos e reduz o risco de desenvolver doenças.
Regar e alimentar
É necessária uma rega moderada - para obter uma colheita abundante, bastam uma dúzia de regas por estação. Em nenhum caso o solo deve ficar alagado, isso pode levar à decomposição dos rizomas.
Para melhorar a qualidade dos frutos silvestres, atenção especial deve ser dada à alimentação:
na primavera, fertilizantes de nitrogênio são necessários, incluindo nitrato e uréia;
antes de definir a fruta, é necessária uma fertilização mineral complexa;
após a colheita, as composições de potássio-fósforo são introduzidas;
na preparação para o inverno, o arbusto é alimentado com fertilizantes contendo fósforo.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade se distingue pela alta resistência à geada (até -35 ° C), mas no outono você ainda tem que cuidar para dobrar os brotos no chão - assim o arbusto estará protegido de forma confiável sob uma camada de neve no inverno. Se isso for negligenciado, as hastes expostas podem congelar.
Observação! É aconselhável remover e destruir os brotos de dois anos para reduzir o risco de doenças fúngicas.
Doenças e pragas
A variedade é altamente resistente à maioria das doenças e ataques de insetos. Porém, para evitar surpresas desagradáveis, é necessário seguir à risca as regras de irrigação e alimentação, sem deixar de lado a prevenção. Periodicamente, vale a pena fazer uma inspeção visual da planta - isso permitirá identificar e eliminar a maioria dos problemas em tempo hábil.
O tratamento no início da primavera com "Abiga-Peak" e "Oxyhom" contendo cobre protege contra manchas roxas, e "Fitoverm" e "Fufanon" ajudam contra o besouro da framboesa.
Observação! Se forem encontrados brotos afetados, eles devem ser cortados e queimados imediatamente.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas.Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A reprodução é realizada por rebentos de raiz ou estacas. Na primavera, os brotos devem ser separados da mata-mãe junto com um pedaço de solo e plantados em covas pré-preparadas com 30 cm de profundidade. Após o plantio, você precisará aplicar fertilizante, regar abundantemente e cobrir o solo ao redor da muda.
É necessário preparar a propagação por estacas com antecedência e, na primavera, separar grandes estacas do arbusto, cortando-as em ramos de 20 cm de comprimento. Estes últimos são plantados em recipientes com solo fértil e colocados em estufa antes do transplante de outono para um lugar permanente.