- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: rubi
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: atrasado
- Peso da baga, g: 2,7 - 3,5
- Produção: até 1,5-2,0 kg por arbusto, 8-9 t / ha
- Resistência à geada: acima da média
- Avaliação de degustação: 4,7
- Compromisso: para consumo in natura e para todos os tipos de processamento
- Período de frutificação: de agosto a outubro
Muitas variedades de framboesa já foram desenvolvidas. Mas mesmo entre eles, Zhuravlik se compara favoravelmente com uma série de vantagens.
História de criação da variedade
Esta planta é relativamente jovem. Foi inscrito no registro federal apenas em 2001. Os criadores recomendam uma cultura para o plantio na região do Volga e no norte do Cáucaso. O trabalho principal foi realizado por I.V. Kazakov no ponto Kokinsky do instituto de seleção de horticultura e viveiro. Zhuravlik ainda não ganhou muita popularidade.
Descrição da variedade
O arbusto é caracterizado pela compactação, vigor médio. A altura dos brotos é de 1,7-2 m. 6-7 deles são formados por arbusto. Os rebentos anuais são de cor púrpura, têm espinhos ao longo de todo o seu comprimento, cobertos por uma fraca camada de cera.
Termos de amadurecimento
Demora relativamente tempo para esperar o aparecimento das frutas. Eles começam a se formar apenas em agosto. No entanto, a frutificação continua por até dois meses - irá parar apenas no início de outubro. Ainda não foi estabelecido se esse processo continuará em um outono muito quente e seco. Em uma série de descrições, entretanto, observa-se que as bagas finalmente param de se formar somente após o início da geada.
Produção
De acordo com os desenvolvedores da variedade, cada arbusto de Zhuravlik pode produzir pelo menos 1,5 kg de frutas vermelhas. Em boas condições - até 2 kg. Em termos de 1 ha, isso será de 8.000-9.000 kg, respectivamente.
Bagas e seu sabor
A colheita é destinada tanto para consumo in natura quanto para todas as opções de processamento. De acordo com pesquisas de degustação, a pontuação média é de 4,7. As frutas em si são de cor rubi. Eles são caracterizados pela forma de um cone rombudo. A massa de cada baga varia de 2,7 a 3,5 ge a polpa densa tem sabor agridoce; os conhecedores também notam um aroma expressivo.
Recursos crescentes
O desembarque ocorre na primavera ou no outono. Na Rússia Central, a melhor época é o final de abril.
Seleção do local e preparação do solo
A planta de reparo exige muito do local de plantio. Ele definitivamente precisa de boa iluminação natural. É aconselhável remover arbustos de outras culturas frutíferas e árvores de jardim. É melhor escolher locais planos ou não inclinados. O pouso em uma planície é justificado apenas em áreas secas, que certamente esquentarão rapidamente.
Os preparativos devem ser feitos com antecedência. O solo pesado geralmente é melhorado com areia de rio. Os arenitos estão saturados de húmus ou turfa. É aconselhável limpar o solo ácido para evitar consequências negativas. A Siderata pode se tornar uma boa predecessora de Zhuravlik.
Regar e alimentar
Em vez da fertilização com nitrogênio usual, você pode usar cobertura morta diluída com uréia. A alimentação principal é realizada na primavera. Você precisa esperar o momento em que os botões desabrocham. Novamente, este procedimento é realizado 14 dias antes e durante a floração. Não é supérfluo alimentar a cultura no meio da frutificação e assim que termina.
O Variety Zhuravlik permite adaptar o regime de irrigação ao clima atual. Não há quadros rígidos, inicialmente definidos. Em clima normal, a rega ativa é realizada uma vez por semana. Nos períodos de calor é mais frequente e, com boa hidratação natural, é menos frequente. Um papel muito importante é desempenhado pela rega efectuada antes do aparecimento das primeiras flores e quando os bagos estão maduros.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A probabilidade de sobreviver a um inverno normal no Zhuravlik de framboesa é bastante alta. A preparação geralmente envolve cortar até a raiz. Se esta opção não for agradável, às vezes metade da haste é cortada no comprimento certo. Mas tal passo reduz significativamente a resistência da planta a vários parasitas e microorganismos perigosos. Os ramos de abeto são considerados um bom material para abrigos; também é muito importante bater bem as framboesas.
Doenças e pragas
Com estrita observância às normas da tecnologia agrícola, essa planta praticamente não adoece. Se o cuidado regular sistemático não for possível, você terá que se concentrar em tratamentos preventivos com produtos comprados em lojas. Os fungos são especialmente perigosos em climas úmidos e frios. O perigo do ácaro da framboesa é pequeno, mas ocasionalmente ele ataca. Os insetos podem atacar as plantações:
pulgão;
caixa de vidro;
bronze;
gallovka.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Você pode selecionar apenas mudas saudáveis e de aparência forte. É melhor que sua altura seja de 25 cm e a seção dos brotos seja de pelo menos 0,5 cm. Quaisquer áreas escurecidas e crescimentos de raízes são inaceitáveis. A reprodução por rebentos de raiz é possível se o arbusto estiver crescendo em um local por mais de 4 anos. Até este ponto, o número de supercrescimentos é muito pequeno.
O procedimento consiste em desenterrar a muda desejada e transplantá-la para um canteiro especial. Este procedimento é melhor realizado na primavera. Após o enraizamento, a muda é colocada onde deve crescer. As estacas são escavadas no outono. Seu comprimento é de exatamente 10 cm.
Às vezes, eles compartilham um arbusto. O rizoma deve ser desenterrado e cortado com faca. Todos os pontos de corte são polvilhados com cinza de madeira. Ao passar para cada nova bucha e antes de iniciar o procedimento, a faca é desinfetada. Não vale a pena correr neste momento.