- Autores: V.V. Kichina, Moscou, VSTiSP
- Reparabilidade: parcial
- Cor de baga: amarelo
- Gosto: muito doce sobremesa
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Peso da baga, g: 5-10
- Produção: 5-12 kg por arbusto
- Resistência à geada: resistente à geada
- Avaliação de degustação: 5
- Compromisso: sobremesa
A variedade parcialmente remanescente de framboesas, a Gigante Amarela, é considerada a maior de seu tipo. Os frutos translúcidos dourados como o mel são muito apreciados pelos jardineiros por suas extraordinárias propriedades deliciosas, e a própria planta demonstra despretensão. Mesmo um residente de verão inexperiente vai lidar com seu plantio e cultivo.
História de criação da variedade
O cultivo da variedade foi realizado pelo Professor V.V. Kichina com base no VSTiSP de Moscou. O sucesso foi anunciado em 1979. No cruzamento, uma muda de frutos brancos de um viveiro na estação experimental de Ivanovskaya e uma variedade de frutos grandes Maroseyka foram usados. A gigante amarela tornou-se uma das primeiras espécies de framboesa em floração a se espalhar para a URSS. A variedade está incluída no Registro Estadual.
Descrição da variedade
A variedade Sobremesa Gigante amarela distingue-se pela capacidade de formar um arbusto poderoso e extenso de até 250 cm de altura, cujos ramos são direitos, ligeiramente ramificados, cobertos por espinhos rectos esverdeados ao longo de todo o comprimento. As folhas são de um verde rico, com dentículos nas bordas, de tamanho grande e superfície enrugada. As flores são bissexuais, brancas; polinização cruzada adicional não é necessária.
Termos de amadurecimento
A variedade pertence ao grupo intermediário inicial. Frutificação de longo prazo, de meados de julho ao final do outono.
Regiões em crescimento
A variedade pertence à categoria aprovada para cultivo nas condições da região Noroeste. Zoneado para a região de Moscou e condições climáticas mais frias.
Produção
O rendimento é alto, há 4-5 colheitas por temporada. Os rendimentos médios chegam a 5-12 kg de bagas por arbusto.
Bagas e seu sabor
A nota de degustação é muito alta - 5 pontos. Ao mesmo tempo, a manutenção da qualidade e da transportabilidade dos bagos é mínima. Os frutos do Gigante Amarelo são muito grandes, cônicos rombos, de cor amarela. A massa de frutos chega a 5-10 g, no seu interior encontra-se uma polpa suculenta com aroma pronunciado e doçura característica.
Recursos crescentes
Ao cultivar o Gigante Amarelo no local, vale a pena dar-lhe o local mais ensolarado, deixando uma distância de 1 m entre os arbustos, sendo obrigatório o uso de treliças ou adereços. Como a variedade cresce no início da primavera, é recomendável colocar no outono as mudas com sistema radicular aberto na zona climática da região de Moscou. Os contêineres de contêineres não têm tais restrições.
Seleção do local e preparação do solo
Na hora de escolher um local, além dos requisitos de iluminação, vale considerar a sensibilidade da planta à composição do solo. Framboesa O gigante amarelo cresce bem em solos ácidos. Em um nível elevado de lençol freático, recomenda-se colocar mudas em um morro - natural ou a granel. É proibido colocar novas mudas onde as framboesas foram anteriormente cultivadas. Lugares que são fortemente soprados pelo vento também não funcionam.
O plantio da framboesa gigante amarela é recomendado usando o método de trincheira em solo argiloso ou argiloso. As plantas são dispostas em uma fileira, preparando para elas uma vala alongada com uma profundidade de 2 baionetas de uma pá.A camada inferior do solo é removida, em vez da matéria orgânica é colocada na trincheira - húmus, folhas, turfa e palha. Desta forma, o local de plantio é deixado por 2 meses, só então as mudas ou plantas em vasilhames são transferidas para um novo local. Em solos férteis, o plantio é possível sem preparação.
Poda
A poda pré-inverno é obrigatória. Com o primeiro frio, toda a parte aérea é cortada. A frutificação ocorre nos brotos do ano atual e do ano passado. Às vezes, eles são deixados, mas isso não é necessário.
Regar e alimentar
As framboesas desta variedade precisam de rega regular. Em períodos normais, com umidade do solo suficiente, 1 umidade por 7 dias é o suficiente. Na seca, calor intenso, a frequência aumenta, a rega é feita dia sim, dia não. É importante não usar água fria para isso, o que diminui a resistência da planta a doenças.
1 semana após o plantio, a zona radicular da framboesa é polvilhada com cinza de madeira. Este curativo é realizado após rega abundante em uma quantidade de cerca de 200 g por 1 m2. Isso contribuirá para o desenvolvimento do sistema radicular, espantando as pragas. Se fertilizantes de potássio ou superfosfato forem colocados na cova durante o plantio, você não terá que alimentar as plantas adicionalmente durante a estação de crescimento. Na ausência desse suporte, são introduzidos na nascente por rega ou no outono na forma seca na zona radicular em forma de complexo.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A planta é resistente à geada. Suporta uma queda nas temperaturas atmosféricas até -30 graus. Pode congelar após o degelo, neste caso, os rebentos devem ser cobertos se já começaram a crescer. Com um ciclo de crescimento de dois anos, os rebentos restantes são podados, amarrados em cachos e dobrados ao solo. Um abrigo para neve é feito de serragem, terra ou material não tecido.
Doenças e pragas
A variedade é muito resistente à maioria das doenças e pragas da framboesa.Isso se deve ao fato de que a parte aérea do arbusto é removida anualmente, não deixando as pragas sem chance de um inverno bem-sucedido. Em termos de estação de crescimento, o Gigante Amarelo também supera o desenvolvimento de insetos, portanto, praticamente não há chance de encontrar frutos estragados ou vermifugados nos galhos.
No entanto, vale a pena verificar periodicamente se há pragas. Para isso, um filme é espalhado sob as mudas. Os próprios arbustos estão sacudidos. Se os insetos forem encontrados, eles são coletados e queimados. Como medida preventiva, antes da floração, você pode pulverizar os arbustos com fertilizantes organofosforados.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
O método de criação usual para o Gigante Amarelo é separando o crescimento da raiz. Mas há uma sutileza aqui - em arbustos jovens, ela não é formada com muita abundância. Mas as plantas com mais de 10 anos o dão muito generosamente. Nesse caso, a muda é separada da mata-mãe com uma pá de baioneta, junto com uma parte do rizoma, e transferida para um novo local.
Visão geral da revisão
Ao planejar adquirir framboesas gigantes amarelas em seu site, você deve estudar adequadamente as avaliações sobre o assunto. Segundo os jardineiros, essa planta é perfeita para famílias com crianças - elas gostam mais de frutas doces de uma cor incomum do que as vermelhas, e não causam reações alérgicas. Essa baga é útil até mesmo para pessoas com diabetes devido às peculiaridades de sua composição química. Os frutos, aliás, acabam sendo grandes, principalmente nos brotos de 1 ano de idade, enquanto o arbusto praticamente não requer atenção durante a temporada.
Também existem desvantagens. Se não forem colhidas a tempo, as bagas podem cair dos galhos. Além disso, a variedade é sensível ao espessamento, piora à sombra e precisa limitar o crescimento. Os galhos são bastante espinhosos - isso pode ser um problema durante a colheita.