- Autores: VSTISP, I.V. Kazakov
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: luz vermelha
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: atrasado
- Peso da baga, g: 4,2 - 4,6, máximo - 6,0
- Produção: 14-15 t / ha e mais, 2,2-2,5 kg por arbusto
- Resistência à geada: médio
- Compromisso: adequado para consumo fresco e todos os tipos de processamento
- Período de frutificação: da segunda quinzena de agosto a outubro
A variedade Framboesa Firebird recebeu excelentes características, graças às quais se destaca no contexto de outras variedades. O nome exótico indica que durante o período de frutificação, o arbusto fica coberto por um grande número de bagas brilhantes.
Descrição da variedade
Os arbustos de framboesa Firebird são altos, poderosos, mas ligeiramente espalhados. Eles atingem uma altura de 160-190 centímetros. Os rebentos são verdes, grossos e fortes. Eles são cobertos com um revestimento de cera. Folhas pequenas de cor verde pálido são cobertas por pequenas rugas. No verso - branco. Os espinhos são pequenos e finos. Eles crescem na parte média e inferior dos brotos.
Termos de amadurecimento
O Firebird é uma variedade remanescente que traz colheita após colheita em uma temporada. Os primeiros frutos amadurecem tardiamente, e o período de frutificação inicia-se na segunda quinzena de agosto e vai até outubro.
Produção
O Firebird agrada aos jardineiros com alto rendimento. De 2,2 a 2,5 kg de frutos são obtidos de uma planta, se a cultura for bem cuidada. Quando cultivada em escala industrial, de 14 a 15 toneladas de frutas são colhidas em um hectare de framboesa. Os bagos são bons porque têm uma excelente transportabilidade, mantendo a forma e o sabor durante o transporte.
Bagas e seu sabor
A cor da framboesa é vermelho claro com brilho. A forma é cônica, alongada. Os frutos grandes ganham 4,2-4,6 gramas de peso. Alguns exemplares chegam a 6 gramas. Sabor rico de framboesa, acidez e doçura combinam-se harmoniosamente. O aroma é intenso mas agradável. A polpa é macia e suculenta, razão pela qual os frutos são comidos frescos.
Após o amadurecimento, as framboesas permanecem nos galhos por muito tempo, não se esfarelam nem se deterioram. A safra colhida e resfriada é armazenada por 3 a 4 dias.
Recursos crescentes
A resistência da cultura do jardim à geada e à seca é média. Framboesas autoférteis são polinizadas sem problemas, mesmo que as plantas polinizadoras não sejam plantadas nas proximidades. O Firebird adora a luz solar. Ela precisa disso para o amadurecimento de frutas silvestres doces e suculentas. No processo de crescimento, os arbustos são moderadamente regados e com poda sanitária. Áreas de cultivo recomendadas - regiões Central e Central da Terra Negra da Rússia.
Na faixa do meio e nas regiões norte, as mudas são plantadas na primavera. O aumento da umidade do solo e a ausência de calor constante ajudarão as mudas a criar raízes rapidamente em um novo lugar. No sul, as framboesas são plantadas no outono, quando há mais dias frios e nublados.
De acordo com jardineiros experientes, é recomendável plantar o Firebird pelo método do arbusto. Ao escolher um método de fita, as mudas devem ser colocadas mais firmemente umas às outras do que qualquer outra variedade de framboesa remanescente. Esta característica se deve à compactação das plantas.
Na plantação, as trincheiras ou buracos devem ter 30-40 centímetros de profundidade. Antes do plantio, um substrato nutritivo é colocado neles, que consiste em húmus, cinzas, composto e terra. Em vez de cinzas, fertilizantes minerais prontos são frequentemente usados. A distância ideal entre arbustos é de 60 a 70 centímetros. Ao escolher um esquema de plantio de fita, as mudas são enterradas em valas a uma distância de 30-40 centímetros. A diferença entre as linhas é de 1,5-2 metros. Ao plantar, as mudas são aprofundadas até o nível do colo da raiz. Após o trabalho, o solo deve ser regado com água sedimentada e coberto com uma camada de cobertura morta.
Seleção do local e preparação do solo
Ao escolher um local para as framboesas, preste atenção ao solo. O Firebird adora solos soltos e férteis com um nível de acidez de 4-5 pH. Caso o solo não atenda aos requisitos estabelecidos, ele é solto com a adição de matéria orgânica (esterco, húmus ou turfa). O índice de acidez é corrigido com calcário.
Ao escolher uma plantação de outono, o território para a árvore de framboesa é preparado na primavera, e na primavera - no outono. A terra é limpa de plantas desnecessárias, alimentada, solta e nivelada. Um local localizado no lado sul é ótimo para iluminação suficiente. Ao mesmo tempo, deve ser protegido de correntes de ar. Um pouco de sombra parcial é permitida, mas apenas por algumas horas durante o dia.
É comum plantar framboesas em uma pequena encosta ou área plana. Caso contrário, o terreno é drenado. Valas de drenagem são necessárias para drenar o excesso de umidade. Ao plantar plantas, pedras, cascalho ou tijolos quebrados são colocados no fundo dos fossos de plantio ou trincheiras.
Poda
A poda sanitária de arbustos frutíferos é uma condição padrão da tecnologia agrícola. Remova os brotos afetados, secos, quebrados e danificados. E também se livram dos ramos que deram frutos. No cultivo anual de framboesas, com a chegada do inverno, todos os ramos são cortados pela raiz. Com o início da primavera, novos brotos são formados.
Regar e alimentar
O firebird gosta muito de umidade, no entanto, os arbustos devem ser irrigados com cuidado para evitar a estagnação da umidade. A rega deve ser regular. A falta de umidade afeta negativamente os bagos, eles ficam pequenos, secos e perdem o sabor. Para que a framboesa receba constantemente a porção certa de umidade, é possível organizar regas moderadas com sistemas automáticos. Nos verões quentes, as plantas são regadas com muito mais frequência do que em outras estações. Com a precipitação frequente, a irrigação é completamente interrompida.
No final do outono, quando o crescimento pára, os arbustos podem ser alimentados com esterco fresco. É melhor não usar essa substância na primavera. Em vez disso, o solo é tratado com ureia ou nitrato de amônio.A cinza da madeira é introduzida no solo quando os botões são formados. Alimentar com excrementos de aves, infusões de ervas, composto e complexos minerais prontos também será eficaz. Os fertilizantes devem ser aplicados preferencialmente em solo úmido.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Dada a resistência média da variedade às geadas, é aconselhável preparar a plantação para o inverno. Os rebentos são suavemente pressionados ao solo, cobertos com um denso material têxtil e polvilhados com terra (turfa ou serradura também são adequados). Com o início do inverno, os galhos ficam cobertos de neve. Se os arbustos foram cortados até a raiz, eles também são cobertos e húmus, serragem ou turfa são colocados sobre o material.
Doenças e pragas
O pássaro de fogo praticamente não sofre infecções e insetos perigosos, que costumam causar a morte da framboesa. A imunidade das plantas cai se você não seguir as regras da tecnologia agrícola. As doenças mais comuns são a podridão cinzenta, a antracnose e a ferrugem.
Para reduzir o risco de desenvolvimento e reprodução, você precisa seguir as recomendações a seguir;
deixe espaço livre suficiente entre os arbustos;
remoção de ervas daninhas de framboesas e remoção de ervas daninhas no local;
cobertura morta;
rebentos de poda;
rega regular;
preparação para o inverno.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Você pode propagar framboesas com arbustos, mudas ou estacas. Ao comprar material de plantio, ele deve ser cuidadosamente examinado quanto a doenças e defeitos.
Processo de reprodução por estacas:
ramos jovens são enraizados no solo sob uma película forte em condições de estufa;
na primavera seguinte, as framboesas são endurecidas removendo a película;
com o início do outono, as estacas podem ser plantadas em terreno aberto.