- Cor de baga: roxo escuro ou preto
- Gosto: doce
- Resistência à geada: inverno resistente até -23 ° С
- Local de entrega: ensolarado, protegido de fortes ventos e correntes de ar
- Período de frutificação: Agosto setembro
- Sinônimos (ou nome latino): Roxo frutado
- Altura do arbusto, cm: 150
- Escapes: tipo liana
- Sai: cirrus
- Forma de baga: oblongo
Muitas pessoas amam as framboesas desde a infância por seus frutos grandes e sempre saborosos. Existem alguns tipos de framboesas. Neste artigo, daremos uma olhada em uma variedade chamada japonesa. Chegou ao território da Rússia vindo do Extremo Oriente muito recentemente, portanto é muito exótico e muitos nem mesmo sabem disso.
História de criação da variedade
O local exato onde esta bela variedade foi cultivada é desconhecido. Há muitas evidências de que as framboesas eram cultivadas no Japão e na China. Por exemplo, na China é chamado de Miao Miao.
Data de origem século XIX. Quem é o criador é desconhecido.
Na Rússia, a variedade é conhecida por outro nome - Purpurenoplodnaya.
Descrição da variedade
A framboesa japonesa é um arbusto de tamanho médio, atinge cerca de 2 m de altura e os caules são bastante delgados, tipo junco. As folhas são emplumadas, de cor verde escura, ligeiramente pubescentes na parte inferior. Os brotos da framboesa são longos, mais de 3 m, cobertos por cerdas felpudas. Devido ao facto dos rebentos desta cultura serem muito encaracolados, muitas vezes é comparada a uma videira.
Termos de amadurecimento
Os tempos de amadurecimento da framboesa variam muito. Por exemplo, no Extremo Oriente, o período de floração é no início de maio, tudo devido às condições climáticas. Na Rússia, o clima é mais frio, então a floração começa no final de maio ou no início de junho.
A floração ocorre na inflorescência do carpo, em média existem 5 pequenas flores por cacho. As bagas apresentam uma distribuição irregular e a frutificação se estende de agosto até a geada.
Produção
Dependendo da região, o período de maturação é muito variado, daí que a vindima se inicie por volta de agosto-setembro. Na temporada, você pode coletar até 1,5 kg de um arbusto, mas se o arbusto for pequeno, então apenas cerca de 0,5 kg de fruta. No primeiro ano, a colheita dos bagos sempre ocorre no final do verão, nos anos subsequentes - à medida que as framboesas amadurecem.
Para a conveniência da colheita, todos os ramos frutíferos devem ser cortados em um comprimento de até 2 metros e fixados com treliças.
Bagas e seu sabor
O diâmetro de uma baga é em média cerca de 10 mm, a cor varia do vermelho ao roxo escuro. Também existe uma cor preta. É pelos tons escuros que esta variedade se confunde com amoras.
O formato da baga é oblongo, com até 1 cm de comprimento. O sabor é bastante doce, não açucarado. A doçura também depende da quantidade de sol e da alimentação, se a comida não for suficiente, então notas azedas estarão presentes.
Recursos crescentes
Este tipo de framboesa não requer condições especiais de cultivo.A variedade é bastante despretensiosa, mas tem uma característica muito significativa que deve ser levada em consideração: a framboesa japonesa é uma cultura muito agressiva. Ela cresce muito rapidamente e pode encher um site em quase uma temporada. Muitas vezes solta raízes, é por isso que a variedade não se dá bem com outros tipos de culturas, pois absorve todo o território.
Seleção do local e preparação do solo
Esta cultura é um representante dos arbustos de bagas, então é melhor plantar framboesas japonesas em um ambiente levemente ácido. Pode ser plantada tanto na primavera como no outono. O local deve ser suficientemente iluminado pelo sol.
Não é recomendável plantar a planta em locais onde anteriormente cresciam tomates ou batatas. As framboesas sofrem das mesmas doenças, por isso o risco de infecção aumenta.
Antes de plantar uma muda, é preciso preparar um local.
Cavar buracos. O diâmetro da fossa deve ser 2 vezes maior que o sistema radicular das mudas.
Fertilize o solo com fertilizantes orgânicos.
A muda deve ser baixada para dentro do buraco, ao longo do caminho, as raízes devem ser estendidas para baixo.
Em seguida, polvilhe tudo com terra e tampe.
Regue com água e cubra com cobertura morta.
E também na hora de plantar é preciso cuidar sempre das treliças, caso contrário o mato vai começar a crescer de forma incontrolável. Portanto, os suportes devem estar afastados 1,5-2 m entre si e o fio deve ser colocado do solo a uma altura de 1 e 1,5 m, respectivamente.
Se a variedade for plantada em um local onde prevalece a sombra, a framboesa brotará como um arbusto ornamental. As folhas ficarão mais fortes e maiores, mas as bagas, ao contrário, amadurecerão mais lentamente.
Poda
Como mencionado anteriormente, essa cultura é propensa a um crescimento rápido. Portanto, é impossível evitar a poda. Deve ser feito todos os anos após a colheita. Primeiro, são retirados os brotos de dois anos e também os afetados por doenças. Os ramos frutíferos são encurtados em cerca de 30 cm, o que irá estimular o crescimento dos rebentos laterais. Acontece que o arbusto não crescerá em comprimento, mas em largura.
Regar e alimentar
Framboesas japonesas não devem ser regadas em excesso. Isso só deve ser feito durante os verões muito secos, pois o solo seca.
O acabamento é feito apenas uma vez no início da temporada, ou seja, na primavera.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A cultura tolera bem a geada. Se a temperatura na região cair abaixo de -30 graus, os arbustos devem ser isolados. Mas as framboesas suportarão com calma a geada a 20, 25 graus, e a neve que caiu será o seu abrigo.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Esta variedade de framboesas não apresenta peculiaridades na reprodução. O arbusto se reproduz de todas as maneiras disponíveis.
A forma mais popular é, obviamente, a disposição em camadas. Os novos brotos não são imediatamente separados do arbusto principal. Na primavera, eles são primeiro inclinados e presos com arame em uma pequena trincheira. As camadas são regadas com água e apenas no outono são separadas do arbusto principal e transplantadas para um novo buraco. Esse método é indicado para quem quer plantar um arbusto, por exemplo, em outro lugar.
As framboesas japonesas se reproduzem sozinhas, sem qualquer intervenção. Portanto, é necessário apenas monitorar o sistema radicular para que a planta não entre em estado selvagem.