- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: 3,2-5 g
- Produção: 4 kg por arbusto, 113 kg / ha
- Resistência à geada: resistente ao inverno, até -35 ° C
- Avaliação de degustação: 4
- Compromisso: universal
- Localização de pico: comprimento total
- Taxa de rendimento: Alto
A variedade de framboesa Volnitsa é o resultado do cruzamento das variedades Bryanskaya e Brigantina. Foi desenvolvido por criadores russos. É uma casta não renovada e com características próprias de cultivo.
Descrição da variedade
O arbusto está se espalhando e, portanto, requer uma liga. A altura da árvore é de 150-200 cm, apresenta rebentos retos castanho-claros com pequenos espinhos rectilíneos roxos localizados ao longo de todo o seu comprimento.
As folhas são grandes, de cor verde escura, a lâmina da folha é enrugada, a borda está ausente. Em um tronco, 10-12 ramos frutíferos poderosos são formados, escovas ramificadas carregam cerca de 20 ovários.
Termos de amadurecimento
As primeiras bagas ficam vermelhas cerca de uma semana após as primeiras variedades, pelo que esta variedade é classificada como de meia estação.
Produção
A variedade é considerada de alto rendimento. Ao mesmo tempo, mesmo em condições desfavoráveis, um arbusto traz cerca de 4 kg de frutos, o que equivale a aproximadamente 113 c / ha. O rendimento é estável ao longo dos anos.
Bagas e seu sabor
Os frutos da variedade Volnitsa são de cor vermelha brilhante e formato cônico. Os bagos são grandes, o seu peso ronda os 3,2-5 g, não têm aroma. A polpa do fruto é macia, o sabor não é açucarado, doce e azedo. Os frutos têm média transportabilidade e baixo derramamento, enquanto os frutos verdes, em geral, não são removidos da fruteira.
Recursos crescentes
Uma das principais vantagens do cultivo da variedade é sua alta robustez no inverno. Os arbustos podem suportar temperaturas de até -35 graus. A este respeito, o desembarque é permitido em todas as regiões da Rússia.
Entre as desvantagens do Wolnitsa, vale destacar a fragilidade dos brotos que exigem ligas nas treliças. Além disso, as bagas estão muito firmemente presas ao caule, o que torna a colheita difícil.
Seleção do local e preparação do solo
As framboesas dessa variedade preferem crescer em solo fértil e bem hidratado. No entanto, é importante evitar localizar o local próximo a lençóis freáticos.
Se o solo turfoso for escolhido, adicione argila e estrume antes do plantio - esses fundos garantem o desenvolvimento de organismos que decompõem a turfa. Não plante framboesas em áreas baixas.
O local ideal para os arbustos é próximo à cerca do lado sul, este local é confortável devido à luz solar uniforme ao longo do dia. Evite plantar perto de canteiros de tomate, batata e morango.
Poda
A poda é realizada três vezes ao ano:
na primavera, é necessário remover os brotos danificados durante o inverno;
no verão, é importante remover os brotos fracos e deixar 5-6 brotos saudáveis;
no outono, eles eliminam os brotos do ano passado, dos quais as bagas foram retiradas.
Os arbustos precisam ser amarrados. As plantas que são cultivadas em uma trincheira são amarradas a uma treliça. Arbustos individuais são anexados a uma estaca próxima.
Regar e alimentar
Ao cultivar a variedade apresentada, não devem ser permitidos transbordamentos. Antes de molhar o solo, verifique o estado da camada superficial do solo. Se estiver muito seco, hidrate um pouco. Durante a estação, é comum regar a planta 3-5 vezes - na primavera e duas vezes em junho, e conforme necessário.
Depois do inverno, pelo menos 10 litros de água são despejados sob o arbusto, em junho essa taxa dobra para cada arbusto. Lembre-se que os transbordamentos não são apenas a causa das doenças dos arbustos, mas também contribuem para a deterioração da qualidade dos frutos - os bagos ficam aguados. Os arbustos respondem bem à cobertura morta. Turfa, serragem e feno podem ser usados como cobertura morta.
Pela primeira vez, uma árvore precisa de fertilização 2-3 anos após o plantio, e isso se, no momento do plantio, o solo foi preparado com antecedência adicionando matéria orgânica e minerais.
Na primavera, antes que a neve derreta, a planta deve ser alimentada com nitrogênio - ele contribui para a formação de uma massa verde. Antes da floração, o potássio e o fósforo são relevantes, assim como o cálcio e o magnésio, que são recomendados para aplicação foliar, ou seja, por exemplo, com pulverizador.
Doenças e pragas
A variedade Wolnitsa é vulnerável a insetos, como ácaros da framboesa ou ácaros renais. Mas o arbusto é resistente a infecções fúngicas. O fato é que os caules desse arbusto são recobertos por um revestimento ceroso, que protege os tecidos de rachaduras e da penetração de fungos, mesmo na época das chuvas. Essas framboesas e antracnose não são suscetíveis, o que contribui para um aumento na produção.
A alta resistência a doenças evita o uso de produtos químicos, e por isso as frutas permanecem ecologicamente corretas.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Criar uma variedade geralmente não é difícil. No outono, é necessário desenterrar os filhotes localizados a 30-40 cm do tronco e plantá-los em covas.
O cruzamento de uma variedade enraizando estacas é bastante simples de realizar.
Cave uma trincheira de 30 cm de largura e 40-50 cm de profundidade perto do arbusto-mãe.Adicione uma mistura de superfosfato, potássio e húmus.
Corte metade dos botões de um galho grande e saudável.
Colocar o broto em uma trincheira, reforçar com estilingues e polvilhar com solo fértil.
Umedeça o local de plantio suavemente. Os botões cortados darão raízes e os botões restantes desenvolverão brotos.
Em agosto, desenterre os brotos e plante-os em covas separadas.
Visão geral da revisão
Basicamente, os jardineiros apreciam muito o rendimento e a qualidade da fruta Volnitsa. Os residentes de verão gostam do sabor dos frutos silvestres, bem como da capacidade de os guardar durante vários dias. A facilidade de cultivo e a alta resistência à geada são notadas - para alguns jardineiros, o arbusto resistiu a geadas a 40 graus. Entre as desvantagens, são mencionados os espinhos nos caules, que dificultam uma colheita confortável.