- Cor de baga: rosa brilhante, carmesim escuro
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: atrasado
- Peso da baga, g: 4-5 g
- Produção: 2-3 kg por arbusto
- Resistência à geada: inverno resistente
- Compromisso: universal
- Período de frutificação: 3ª década de julho
- Resistência ao ácaro da framboesa: estábulo
- Resistência a fatores climáticos adversos: quando os topos dos brotos congelam no inverno, o rendimento é compensado pela formação de poderosos ramos de frutos na parte inferior do caule
Por muito tempo, as conquistas da ciência do melhoramento doméstico não tiveram competição nas plantações de jardins do país. Com a chegada de novos produtos de criação estrangeira, a situação mudou. Mesmo assim, muitos jardineiros preferem variedades russas de framboesa comprovadas que não precisam passar por aclimatação. Uma dessas variedades é a turmalina.
História de criação da variedade
A variedade Tourmaline é obtida pelo cruzamento de variedades de framboesa resistentes à geada da Escócia. Foi retirado na Estação de Jardinagem Experimental de Sverdlovsk. É uma das instituições científicas mais antigas do setor, fundada em 1935. Os principais funcionários da empresa tornaram-se os criadores de Turmalina: L. I. Chistyakova e I. I. Bogdanova.
Descrição da variedade
A turmalina é uma framboesa de maturação tardia, de boa produção, de propósito universal, com frutos agridoces de grande porte. Forma arbustos até 2 m de altura com rebentos eretos e sem espinhos. É caracterizada pela resistência às principais doenças da espécie. Perfeitamente transportado e armazenado sem alterar a cor e a forma dos bagos.
Termos de amadurecimento
A variedade apresenta maturação tardia. O período de amadurecimento ocorre na terceira década de julho, antes da primeira geada. A frutificação longa ocorre devido à floração gradual do arbusto: as flores aparecem primeiro no topo do rebento, depois no meio e depois no fundo. Por conta dessa característica, tais variedades são denominadas semirrecuperáveis.
Produção
O rendimento não é ruim: a turmalina dá de 2 a 3 kg de bagas por arbusto por temporada. Sujeito às regras da tecnologia agrícola, você pode coletar até 56 kg de frutas em uma centena de metros quadrados. O processo de colheita é simplificado pela falta de espinhos nos galhos.
A produtividade é influenciada pela densidade de plantio dos arbustos e pela qualidade do solo.
Bagas e seu sabor
Os frutos da Framboesa Turmalina são grandes, elásticos, de formato cônico alongado, de cor rosa brilhante e carmesim escuro na época de maturação completa. A cor, semelhante ao tom da turmalina da pedra semipreciosa, é a razão do nome da variedade. Os bagos costumam pesar 4 a 5 g, mas podem chegar aos 7 g, têm um sabor agridoce agradável, perfeito para sumos, compotas, sobremesas e congelados. Podem ficar muito tempo pendurados nos galhos, são facilmente removidos após o amadurecimento, as drupas não se esfacelam. Eles toleram muito bem o transporte, são armazenados sem alterar a apresentação.
Recursos crescentes
A turmalina é uma variedade bastante exigente na fertilidade e nível de acidez do solo. Precisa ser estimulado com fertilização com nitrogênio na primavera e potássio durante o amadurecimento. Cresce melhor em áreas ensolaradas com boa drenagem. Galhos altos precisam de apoio. Polinizado de forma independente.Bagas e arbustos não queimam ao sol, eles toleram verões secos se receberem rega em tempo hábil. Durante a temporada, a rega é realizada cerca de 10 vezes, 10 litros debaixo de um arbusto.
A turmalina requer poda obrigatória: arbustos de framboesa moderadamente espessados devem ser desbastados no outono, removendo os brotos germinados.
Seleção do local e preparação do solo
A turmalina é melhor plantada em uma área plana, ensolarada e sem ervas daninhas. É imperativo manter uma distância de 0,5-0,6 m entre arbustos e 2-2,5 m entre linhas. O solo deve conter húmus, ser solto, não muito ácido (de 5,7 a 6,6 pH). Antes do plantio, o solo deve ser fertilizado com sal de potássio ou cinza de madeira. Para que a umidade das raízes não evapore rapidamente, pode-se colocar uma camada de palha, feno ou turfa.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A rusticidade invernal da variedade é boa, pois os criadores previram o seu cultivo nas condições do Médio Ural. A planta só se abaixa para o inverno para que os arbustos fiquem cobertos de neve. Nos invernos com pouca neve, as framboesas são cobertas com ramos agrotécnicos ou de abeto.
Se a planta não estiver dobrada, as copas do arbusto podem congelar, mas a turmalina consegue se recuperar rapidamente: ramos de frutos poderosos crescem da parte inferior dos brotos.
Doenças e pragas
A turmalina não é afetada pelo mofo cinzento e pelos ácaros da framboesa e é resistente a infecções fúngicas. A única ameaça é a mancha roxa, que aparece em agosto. Os fungicidas podem proteger a planta contra ela, bem como a poda oportuna.
Esta framboesa cresce bem mesmo em áreas urbanas no setor privado: tolera firmemente a poluição do ar de uma grande cidade por gás.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A turmalina é produzida tanto por estacas de raízes como por brotos verdes ou pela divisão do arbusto.
Na propagação por estacas de raízes no outono, as raízes (15 cm) são separadas dos arbustos saudáveis, colocados em recipientes com solo em local fresco. As raízes são regadas uma vez por mês. O recipiente é transferido para a estufa na primavera, onde as mudas ficam mais fortes até o outono, depois do qual já estão plantadas na framboesa.
Ao dividir um arbusto, você pode obter cerca de 6 novas plantas. Essa reprodução é realizada na primavera. Rebentos verdes com altura de 15-20 cm também são separados na primavera e plantados em covas preparadas.