- Autores: Canadá, Kolumbii Brytyjskiej
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: sobremesa
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Peso da baga, g: 5-7
- Produção: até 5-6 kg por arbusto
- Resistência à geada: resistente ao inverno, -29 ° С
- Compromisso: para consumo fresco, para processamento
- Período de frutificação: de meados de julho a meados de agosto
- Mantendo a qualidade: Sim
A tulamina é uma das variedades de framboesa mais procuradas, produzindo frutos grandes e saborosos. A cultura foi cultivada por criadores canadenses, ganhou popularidade entre os jardineiros domésticos.
Descrição da variedade
Hoje a variedade Tulamina é o padrão de sabor da framboesa. A altura máxima a que a planta se eleva é de cerca de 150 cm As folhas da framboesa têm uma rica tonalidade verde, o caule distingue-se por um pequeno número de espinhos. Menos brotos são formados durante o crescimento em comparação com outras variedades.
Características da variedade:
- frutos duros em forma de cone;
- resistência à geada;
- imunidade a doenças e pragas.
Os jardineiros cultivam tulamina ao ar livre e em estufas.
Termos de amadurecimento
As primeiras bagas aparecem em meados de julho. O mato continua se deliciando com frutas até meados de agosto.
Produção
Com os devidos cuidados, será possível colher até 5-6 kg de frutos grandes e perfumados de um arbusto de framboesa. Com o tempo, os frutos ficam menores, portanto, próximo ao outono, o peso de uma baga pode diminuir para 6 g.
Bagas e seu sabor
Os frutos da Tulamina são doces e grandes, com um aroma rico e agradável. Durante o armazenamento, a forma cônica dos bagos é preservada, os tamanhos também permanecem os mesmos. A cor dos frutos é vermelho vivo, o sabor foi atribuído à sobremesa.
Recursos crescentes
Para atingir o crescimento ativo de arbustos de framboesa, os jardineiros usam dois métodos. Cada um se adequará a uma ocasião específica.
- Método de cultivo de Bush. Para isso, as mudas da variedade são colocadas em covas separadas, medindo 40x50 cm. Nesse caso, não devem permanecer mais de 10 brotos no arbusto.
- Tapeçaria. A técnica também é chamada de fita. Antes de plantar, o jardineiro cava uma trincheira onde coloca os arbustos jovens. A distância entre as mudas deve ser de no mínimo 40 cm. Vale a pena manter 1 m entre as trincheiras.
Além disso, para o plantio, os jardineiros costumam comprar mudas cujo sistema radicular é de tipo aberto. Este método de cultivo possui várias nuances. Primeiramente, logo após a compra da muda, ela deve ser plantada no solo para que a planta não morra. Em segundo lugar, o solo deve descongelar e aquecer completamente.
Seleção do local e preparação do solo
Raspberry Tulamin adora áreas ensolaradas sem colinas e elevações. O solo deve ser fértil, de preferência uma camada de drenagem. Após o plantio, as plantas são bem regadas. Se choveu muito antes do plantio, vale a pena reduzir a quantidade de rega. Caso contrário, o líquido ficará estagnado, causando a morte da planta.
Poda
Realiza-se após a apanha dos frutos silvestres e a floração do arbusto. Recomenda-se cortar os brotos que deram frutos no ano em curso. Processos fracos, doentes ou deformados também são removidos com eles. Pelo menos 9 brotos fortes devem permanecer no arbusto.
Regar e alimentar
Tulamina requer hidratação abundante. Uma quantidade insuficiente de água afetará negativamente a saúde do mato. Mas, ao mesmo tempo, você também não deve exagerar, caso contrário a planta apodrecerá. Recomendações de rega:
- após o plantio, você precisa umedecer o solo com 1-2 baldes de água por dia durante uma semana;
- com o início do calor, o volume de água deve ser aumentado para 15 litros;
- no outono, a planta também precisa ser regada para formar novos brotos.
Quanto aos fertilizantes, o primeiro adubo é aplicado no solo antes mesmo do plantio das mudas. Neste caso, deve-se dar preferência ao composto, húmus, cinzas ou fertilizantes minerais. Além disso, a alimentação deve ser realizada:
- no início do verão;
- Final de Outono;
- durante a floração do arbusto.
Os jardineiros aconselham o uso de húmus, fertilizantes complexos e turfa.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Tulamina é resistente à geada. Portanto, não há requisitos especiais para cuidados antes do início do frio e durante o inverno. Antes que a temperatura caia, vale a pena podar, adubar e regar abundantemente o solo ao redor do perímetro do mato. Se o inverno está chegando com pouca neve, os arbustos ficam cobertos de fibras agrícolas.
Doenças e pragas
A variedade se diferencia pela boa imunidade, os arbustos praticamente não estão expostos a doenças e não atraem pragas. Curiosamente, as bagas também não apodrecem durante o armazenamento.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Framboesas Tulamina são propagadas vegetativamente. Esta é a forma mais rápida e eficiente. Estágios de reprodução:
- a planta produz brotos de raízes;
- jardineiros separam o crescimento junto com o rizoma e o transplantam para o solo no outono;
- na primavera, os brotos são retirados para que os nutrientes vão para a formação das plantas existentes.
No final do verão, recomenda-se que os arbustos jovens sejam colocados em estufa por várias semanas para acelerar o crescimento e fortalecer os arbustos.