- Autores: Gorno-Altaysk
- Cor de baga: vermelho, vermelho brilhante
- Gosto: doce e azedo, sobremesa
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Peso da baga, g: até 10 g, duplo - 15-18 g
- Produção: até 8 kg por arbusto
- Resistência à geada: altamente resistente ao inverno
- Período de frutificação: de meados (15-20) de julho ao final de agosto
- Taxa de rendimento: Alto
- Descrição do arbusto: compacto com topo inclinado
Nos viveiros, existe uma grande variedade de arbustos de framboesa. Alguns estão reparados, outros não têm espinhos. Existem culturas de maturação precoce ou tardia. Framboesas chamadas Tatyana já são conhecidas por muitos jardineiros por causa de sua despretensão e fertilidade. Neste artigo, vamos considerar as características da variedade, observar os aspectos positivos e o rendimento.
História de criação da variedade
A cultura foi criada por criadores russos em 1993. Esta variedade é um híbrido das variedades Patricia e Kras da Rússia, com várias variedades escocesas também presentes na mistura.
Infelizmente, esta variedade de framboesa não foi declarada como a variedade original, por isso não está listada no Registro Estadual.
Descrição da variedade
A variedade Tatiana foi especialmente criada para que as framboesas se adaptassem a qualquer condição climática da Rússia.
Esta safra é irreparável e só dá frutos uma vez por temporada. No entanto, o período de maturação é bastante longo, irregular, o que dá a impressão de que a framboesa vai amadurecer em várias passagens.
Os caules praticamente não têm espinhos e os arbustos em si são bastante compactos.
Termos de amadurecimento
A frutificação começa no segundo ano de plantio. Esta cultura é representativa de uma variedade inicial média. Ela tem uma estação de crescimento muito longa. Os frutos amadurecem de forma irregular. A frutificação propriamente dita começa no final de junho e vai até agosto.
Pelo fato dos frutos não amadurecerem imediatamente, como em todas as variedades não reparadas, mas em vários estágios, razão pela qual muitos consideram esta espécie um remanescente.
Produção
Durante a temporada de verão, as framboesas da Tatyana podem ser colhidas de 5 a 7 vezes, pois as frutas amadurecem gradualmente. Até 8 kg de frutas amadurecem em um arbusto.
Bagas e seu sabor
Os bagos ficam bem agarrados ao pedúnculo, não se desfazem, mas ao mesmo tempo não causam dificuldades na colheita. Os frutos são grandes - até 10 g, e bagas duplas podem pesar até 18 g, a superfície é acentuadamente acidentada e densa. As próprias bagas são suculentas, com uma polpa uniforme. Existem poucas sementes dentro, são pequenas e não são sentidas.
A cor é vermelha intensa, com uma fina pilosidade. O fruto é alongado, de forma ligeiramente oval. Cada baga tem quase o mesmo tamanho.
O sabor é pronunciado com um aroma característico. Excelente equilíbrio entre doçura e acidez. Depois de comer os frutos silvestres, permanece um sabor agradável.
Recursos crescentes
Raspberry Tatiana é despretensiosa, as mudas criam raízes bem e com bastante rapidez. Mas a principal característica, além da desvantagem dessa cultura, é que ela precisa ser cuidada, podada. Caso contrário, o arbusto crescerá em uma taxa elevada, novos brotos irão interferir na colheita. A baga ficará menor e seca rapidamente.E com o tempo, as framboesas podem correr soltas.
Seleção do local e preparação do solo
Como qualquer framboesa, esta variedade adora solos neutros ou ligeiramente ácidos. O melhor é plantar em um terreno "descansado", depois de cavar com fertilizantes. Também vale a pena escolher um local para que não haja sombra, a superfície deve ser plana.
Para o plantio de mudas é necessário fazer covas de cerca de 0,5 m, a distância entre os arbustos deve ser de 1,2 m, e as fileiras devem ser colocadas no mínimo 1,5-2 m uma da outra. Isso é feito para facilitar a colheita e para dar espaço de sobra às framboesas. Despeje fertilizante em cada buraco. Pode ser estrume ou superfosfato. O fertilizante deve ser misturado ao solo. Antes do plantio deve-se regar o terreno (1 balde d'água), deixar a água de molho e enfiar cuidadosamente a muda na cova. As raízes são uniformemente cobertas com terra seca e compactadas.
Poda
Os arbustos devem ser podados pelo menos duas vezes por ano. No outono, você deve cortar todos os galhos secos e fracos. Você também deve desbastar os caules que dão frutos por mais de 2 a 3 anos.
Na primavera, vale a pena podar os galhos que não podem hibernar ou quebram. Os rebentos jovens também são encurtados.
Durante a temporada, vale cortar os brotos excedentes para que o arbusto não cresça. Você também pode fazer treliças para os arbustos para que eles cresçam de forma mais organizada.
Resistência à geada e preparação para o inverno
As framboesas são protegidas da geada com húmus e cobertura de palha. A camada deve ter até 10 cm, é um excelente abrigo contra geadas e fertilizações.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A propagação desta variedade de framboesa é bastante simples. Ele se reproduz por crescimento.Para isso, você precisa comprar várias mudas, plantá-las e, na próxima safra, aparecerão cerca de 10 a 15 brotos. Tudo o que resta é desenterrar os brotos novos e transplantá-los para o lugar certo.
E também pode ser propagada por estacas, que devem ser cozidas no outono (não mais que 15 cm de comprimento). Corte e, depois de tratado com preparações antifúngicas, plante no solo, isole com papel alumínio ou ramos de abeto e retire para um local escuro. Na primavera, plante em uma pequena estufa, o solo não deve estar seco. E vale a pena esperar até que o talo germine e dê raízes. Assim que as primeiras folhas aparecerem na muda, ela pode ser plantada em campo aberto.