- Autores: Instituto de Horticultura de Moscou, Kichina V.V.
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: vermelho
- Gosto: doce sem açucarado
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Peso da baga, g: 15-20
- Produção: até 7 kg por árvore, até 20 t / ha
- Resistência à geada: inverno resistente, −30 ° C
- Compromisso: consumo in natura, conservas, compotas, compotas, congelação
- Local de entrega: sem correntes de ar e sem água subterrânea
Os funcionários do Instituto de Horticultura de Moscou conseguiram combinar as variedades Shtambovy-1 e Stolichnaya para obter um tipo completamente novo de cultura de jardim. Os frutos da framboesa Tarusa, também conhecida como K 50, têm aplicação universal. Eles são usados para fazer compotas, doces e conservas. Eles também são consumidos em sua forma natural ou congelados.
Descrição da variedade
Os arbustos são limpos, padrão e compactos. A variedade tem uma força de crescimento ativa. As plantas atingem uma altura de 2 metros. Não é necessário amarrar os brotos, eles são bastante fortes e resistentes para manter a safra inteira sobre eles. A cor dos ramos é verde, com ligeiro tom púrpura. Os espinhos estão praticamente ausentes. A massa verde é constituída por grandes folhas com nervuras brilhantes e expressivas.
Termos de amadurecimento
A variedade de reparo carrega a colheita várias vezes por temporada. As bagas são colhidas 4-5 vezes durante a estação de crescimento. A Tarusa de Framboesa chega a tarde e frutifica do início de julho ao outono. As datas exatas podem mudar dependendo das condições meteorológicas.
Produção
A cultura do jardim agrada com um alto rendimento, até 7 quilos de frutos por planta e até 20 toneladas por hectare para cultivo comercial. Os frutos apresentam excelente qualidade de conservação e transportabilidade.
Bagas e seu sabor
Os frutos maduros tornam-se vermelhos com um tom rosa escuro característico. Eles têm a forma de um cone rombudo. As framboesas são grandes, com 2 a 2,5 cm de largura e 2,5-5 cm de comprimento. Em peso, os frutos ganham de 15 a 20 gramas.
Muitos residentes de verão apreciaram muito o sabor da variedade Tarusa. Bagas maduras são doces, mas não açucaradas, com um gosto amargo agradável. A polpa é densa em consistência, mas macia, com suculência média. O aroma acentuado de frutos silvestres complementa a qualidade gastronômica.
As framboesas maduras podem ser armazenadas por muito tempo sem perder a aparência e o sabor. Os frutos não se desintegram e permanecem muito tempo nos pedúnculos após a maturação.
Recursos crescentes
Devido à sua alta robustez invernal e resistência à seca, o crescimento enraizou-se facilmente em diferentes regiões do país, independentemente do clima. A variedade é autofértil, portanto, no processo de polinização, utiliza apenas o pólen de suas próprias flores. Você precisa cultivar framboesas em áreas espaçosas, deixando um espaço de 1,8 a 2 metros entre as fileiras. As melhores regiões de cultivo são os Urais, a zona central da Rússia, o sul ou a Sibéria. Tarusa adora regas moderadas.
Os arbustos são plantados na primavera ou no outono. Ao escolher a primeira opção, o trabalho deve ser feito o mais rápido possível.
Seleção do local e preparação do solo
Ao escolher um território para plantar uma planta padrão, certos requisitos devem ser cumpridos.
Uma área iluminada pelo sol ou com sombra parcial é ótima. A iluminação insuficiente provoca uma degradação da qualidade dos bagos.
As correntes de ar e os ventos fortes afetam negativamente a saúde das plantas. Você pode salvar o pouso com edifícios altos ou cercas.
Se framboesas ou plantas da família Solanaceae costumavam crescer na área selecionada, você deve escolher um local diferente. Tarusa se sente muito bem ao lado de macieiras.
Para a frutificação regular, as framboesas são plantadas em solo fértil. A opção ideal é solo franco-arenoso ou argiloso enriquecido com matéria orgânica. Para deixar o solo mais solto, acrescenta-se areia.
Um nível de acidez adequado é 5,8-6,2 pH. Se esse número for maior, cal é adicionado ao solo. O procedimento é realizado com antecedência. Os níveis do solo devem estar localizados a uma profundidade de no máximo um metro para que as raízes não sofram com o excesso de umidade.
Regar e alimentar
A rega moderada é necessária não só para a formação de frutos suculentos, mas também para o pleno desenvolvimento das framboesas. Na estação quente, a planta da framboesa é irrigada pelo menos uma vez por semana. Com precipitação regular, não é necessário regar. Com umidade excessiva, as bagas tornam-se ácidas e aguadas.
As raízes estão localizadas a uma profundidade de cerca de 25-30 centímetros, então a água deve atingir essa marca. Ao irrigar, é aconselhável fazer cobertura morta e soltar o solo. Uma camada de cobertura morta evita que a umidade evapore rapidamente, reduzindo a quantidade de rega. A camada natural se decompõe, alimentando o solo com microelementos úteis. A camada superior fica mais solta e a troca de ar melhora. A uréia é amplamente utilizada. Muitas vezes é misturado com chás de ervas.
Você precisa fertilizar a colheita de frutas regularmente. A cobertura é necessária não apenas para uma colheita saborosa, mas também para manter as plantas durante o período de inverno. Cada um dos tipos de fertilizantes possui certas características. O nitrogênio ativa o ganho de massa verde. As folhas ficam brilhantes e grandes. Ao longo da temporada, são realizados 3-4 curativos, com intervalo de 2 semanas entre os procedimentos. A primeira vez que os arbustos são alimentados durante a abertura dos botões.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Arbustos saudáveis e fortes podem resistir a geadas de até -30 graus. Se nas regiões os termômetros não ficarem abaixo dessa marca, não é necessário cobrir as plantas para o inverno. No entanto, em regiões com climas instáveis ou mais severos, as plantas devem ser dobradas ao solo, onde permanecerão sob a cobertura de neve. E também é usado tecido não tecido.
Doenças e pragas
Os criadores desenvolveram uma variedade que não tem medo de doenças e pragas de insetos. Mesmo os arbustos infectados podem surpreender com uma colheita estável. As framboesas não têm medo da mancha roxa, pragas comuns, mosquitos da vesícula. Os residentes de verão apontam para a resistência da cultura do jardim às condições climáticas adversas. Para evitar que as plantas adoeçam, elas precisam de cuidados regulares e adequados, especialmente em climas caprichosos.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A variedade Tarusa é propagada por métodos padrão que são usados para outros tipos de framboesas. Você pode aumentar o número de arbustos por estacas ou brotos de raiz. A segunda opção é escolhida com mais frequência pelo motivo de ser simples e mais adequada para jardineiros novatos, sem experiência. O processo de reprodução consiste na separação do crescimento da raiz. Framboesas jovens são desenterradas junto com um torrão de terra e plantadas em um novo local.
Tanto cortes verdes quanto lignificados são usados para renovar a plantação de frutas silvestres. Os rebentos são separados do arbusto-mãe e enraizados. As mudas resultantes são transplantadas para um local de cultivo permanente. Muitos residentes de verão brotam mudas em estufas.
Se você não quer gastar tempo e energia cultivando mudas, você pode comprar sementes prontas. Deve ser adquirido apenas em viveiros especiais que cultivam plantas fortes e saudáveis.