- Autores: Kazakov I.V.
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: Vermelho escuro
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: a primeira colheita é de 15 a 20 de julho, a segunda - de 20 de agosto até a primeira geada, o período de frutificação é estendido
- Peso da baga, g: 5-7
- Produção: 2-3 kg por arbusto, até 5,5 kg com cobertura adicional
- Resistência à geada: médio, até -25 ° C
- Avaliação de degustação: 4,1
- Localização de pico: distribuído ao longo do caule raramente, principalmente na base
O gorro de framboesa Monomakh (Rubus idaeus) é apreciado tanto por criadores como por jardineiros amadores. Na maioria das regiões da Rússia, não tem tempo de amadurecer completamente na segunda onda da colheita, mas mesmo quando cultivada como planta anual, dá resultados bastante satisfatórios.
História de criação da variedade
A variedade foi criada pelo criador I.V. Kazakov como parte da equipe de funcionários da VSTISP. Ele se tornou um dos primeiros de uma série de subespécies de framboesas de jardim com múltiplas flores domésticas. O chapéu de Monomakh foi testado na região de Bryansk, na base de Kokinsky. Devido à alta suscetibilidade a doenças infecciosas, a variedade não foi inscrita para inscrição no Cadastro Estadual, é distribuída por amadores.
Descrição da variedade
A variedade é remanescente, os arbustos chegam a atingir 150 cm de altura. Cada uma forma 3-4 brotos poderosos e altamente ramificados, cobertos por espinhos rígidos localizados na base do caule. A variedade não é propensa a supercrescimento, dá pouco crescimento excessivo. Sob carga, os galhos caem ligeiramente.
Os rebentos laterais crescem nos rebentos centrais, com 25-30 cm de comprimento. Os cachos de frutas contêm de 6 a 8 bagas cada.
Termos de amadurecimento
A primeira colheita é obtida em 15-20 de julho, a segunda - de 20 de agosto até a primeira geada. A frutificação difere na duração.
Produção
2-3 kg de bagas podem ser removidos do arbusto. Na presença de abrigo adicional, o rendimento aumenta para 5,5 kg.
Bagas e seu sabor
O chapéu de Monomakh é uma variedade de framboesa com um aroma característico de baga brilhante. Cada um deles pesa 5 a 7 g, tem uma cor vermelho escuro profundo, forma alongada e cônica romba. O sabor é doce e azedo, a polpa é elástica, separa-se facilmente do pedúnculo. As bagas podem suportar transporte. Pontuação de degustação - 4,1 pontos.
Recursos crescentes
O cultivo depende da zona climática. O plantio é possível para plantas com sistema radicular aberto, é feito no início da primavera ou no final do outono. Mudas em recipientes são colocadas no solo durante a estação quente. A distribuição dos arbustos é feita em touceiras de 3-5 peças ou em filas com uma distância de 0,7 m por 2,5 m. No primeiro ano, a zona radicular requer capina, e no plantio deve-se cuidar da instalação de treliças ou apoia.
Seleção do local e preparação do solo
Ao procurar um local para plantar uma planta em um terreno de framboesa, o Chapéu Monomakh recebe os territórios mais ensolarados. A cultivar é sensível à quantidade de luz. Um bom local para plantar é o lado sul da casa.Nesse caso, os arbustos ficarão protegidos de correntes de ar e ventos frios, começarão a frutificar mais rápido e não haverá problemas com o amadurecimento da safra.
Ao escolher um local, é importante considerar quais plantas estavam anteriormente nele. Cumes depois das colheitas de erva-moura não funcionam - de batatas a berinjelas. Você não pode plantar esta variedade de framboesas depois de groselha preta. Mas os territórios após as plantas bulbosas ou morangos são bastante adequados.
Certos requisitos também são impostos ao solo. Deve ser permeável à umidade, solto o suficiente, rico em matéria orgânica. Não é ruim plantar adubo verde um ano antes e depois cavar o solo. O solo ácido é preliminarmente normalizado no outono com o auxílio da farinha de dolomita, mantendo os padrões recomendados (1 kg por 3 m2), de forma a não prejudicar o delicado sistema radicular das plantas. O plantio, neste caso, é adiado para a primavera.
Poda
A tampa do Framboesa Monomakh precisa de controle sobre a formação dos brotos. Não sobram mais do que 5-6 ramos fortes por 1 m2. O restante é removido durante o verão. Se você negligenciar a poda, a plantação crescerá demais, as bagas serão esmagadas e o risco de propagação de infecções aumentará. Os rebentos verdes são removidos com um podador de jardim afiado na própria superfície do solo, seguindo-se o processamento das secções com manganês, grama de jardim.
Regar e alimentar
As plantas da variedade Shapka Monomakh precisam de muita rega. É importante que o solo nas raízes permaneça ligeiramente úmido. Em condições normais, 1 balde por semana sob a raiz é suficiente. No calor extremo, a frequência de introdução de umidade é aumentada em até 2 a 3 vezes por semana.
A cobertura também deve ser regular. O primeiro ocorre no início do verão, repetido - 2-3 vezes por temporada. A matéria orgânica é introduzida - solução de verbasco 1: 10, fermentada por 3-4 dias. O concentrado é diluído 1: 3 em relação ao volume original. É introduzido no solo pela raiz após rega abundante, 5 litros por 1 m2 de plantio.
Resistência à geada e preparação para o inverno
O chapéu do Raspberry Monomakh é caracterizado por uma resistência média à geada. Os arbustos podem suportar temperaturas de até -25 graus. Em regiões mais frias, a poda das raízes no outono é necessária no final de novembro, antes que a primeira neve caia.
Doenças e pragas
A variedade não é resistente a doenças virais, sendo altamente suscetível a diversas infecções. Como medida preventiva, mostra-se aos arbustos o tratamento de primavera dos rebentos jovens com o líquido bordalês na concentração de 3%. Após 2 semanas, a pulverização de pragas pode ser realizada. O medicamento Fitoverm, que pertence ao grupo biológico, tem se mostrado bem.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A variedade não forma rebentos de raiz, portanto a propagação ocorre exclusivamente por estacas. Os rebentos jovens da primavera são cortados na base. Para uso posterior, resta um segmento com 3-4 entrenós. A seguir, a estaca é colocada por 10-12 horas em um meio com uma composição que promova a formação de raízes. Em seguida, são plantadas em substrato fértil sob a jarra, proporcionando irrigação durante todo o período de calor.
Visão geral da revisão
Muitos anos de experiência no cultivo de framboesas da variedade Shapka Monomakh nos permitem julgar com segurança suas propriedades. Muitos residentes de verão a cultivam há mais de 15 anos, obtendo colheitas abundantes sem dificuldades desnecessárias. A beleza e doçura dos frutos silvestres maduros são especialmente apreciadas. A variedade é muitas vezes preferida para crescer precisamente para obter frutos da estação, para consumo fresco como sobremesa. E também residentes de verão experientes recomendam uma poda completa do arbusto sem medo - os brotos jovens não demoram a chegar com o início da primavera.
O único problema significativo pode ser considerado a suscetibilidade dos arbustos à infecção por doenças infecciosas. Mas os jardineiros apontam que os riscos podem ser reduzidos com medidas preventivas. Quando cultivado à sombra, a suscetibilidade a doenças aumenta.