- Autores: V.V. Kichina, Rússia
- Reparabilidade: Não
- Cor de baga: rubi profundo
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: cedo
- Peso da baga, g: 7-11
- Produção: 4-9 kg por arbusto
- Resistência à geada: médio
- Compromisso: sobremesa, mesa
- Período de frutificação: de 5 a 7 de julho a outubro
Os arbustos de framboesa são populares hoje em dia. A variedade Ruby Giant tornou-se famosa por suas grandes frutas silvestres. Essas plantas são despretensiosas no cuidado e apresentam altas taxas de rendimento.
História de criação da variedade
Framboesa variedade Ruby Giant criada no Instituto de Horticultura de Moscou. Variedade considerada nova, seu progenitor é a framboesa Patricia. Ruby Giant obteve os melhores indicadores de qualidade da variedade original, portanto, é frequentemente chamada de Patricia aprimorada.
Descrição da variedade
Esta variedade de framboesa é uma planta perene com ciclo de desenvolvimento de um ano. Este termo se refere ao amadurecimento das bagas nos galhos que cresceram neste ano. Nas framboesas comuns de jardim, as bagas aparecem apenas em brotos com 2 anos de idade. A possibilidade de crescer framboesas nos brotos do primeiro ano complica significativamente o processo de cuidar das plantas. A poda torna-se mais difícil, pois precisa ser tratada com muito cuidado. A variedade Ruby Giant é cortada no outono diretamente sob a raiz. No entanto, jardineiros experientes provaram que a poda deve ser feita como as framboesas de jardim para obter uma colheita precoce desta variedade de framboesa. Este princípio também é válido para esta casta, permitindo uma vindima duas vezes, apesar de a framboesa não ser reparada. A primeira vez que a safra é colhida em brotos jovens do ano em curso, e a segunda amadurece em brotos tardios ou anuais.
Termos de amadurecimento
O Raspberry Ruby Giant amadurece entre julho e setembro. O período de frutificação é médio.
Produção
A planta tem um alto rendimento, que pode ser conseguido com a poda adequada das plantas. Em média, mais de 2 kg podem ser colhidos de um arbusto, e para todo o período de maturação esse número chega a 9 kg. Esse indicador de rendimento justifica o trabalho investido no cultivo desta planta. As framboesas desta variedade podem ser consumidas frescas, processadas e congeladas.
Bagas e seu sabor
Os bagos são grandes, o seu peso pode atingir 11 g.O formato de um cone truncado e pequenas drupas tornam os bagos densos e elásticos, o que permite uma boa transferência de transporte em longas distâncias.
As bagas têm uma tonalidade vermelha brilhante ou rubi. Ao contrário das framboesas normais de jardim, Ruby Giant tem um sabor azedo que o torna fresco e picante.
Recursos crescentes
O cultivo desta variedade é recomendado em áreas abertas e ensolaradas, onde não há vento e correntes de ar. Em solos, a planta é despretensiosa. Uma rica colheita será alcançada em argila solta que é capaz de reter umidade.
Seleção do local e preparação do solo
Tendo escolhido um local ensolarado para o plantio, em algumas semanas são realizadas as atividades de plantio preparatório e os sulcos para o plantio são preparados.Mistura de húmus, turfa, cinza com superfosfato e solo de turfa são introduzidos como substrato nutriente para 1/3 da cova de plantio. A muda é colocada em um monte formado em um buraco. É muito importante distribuir uniformemente as raízes, após o que elas são cuidadosamente cobertas com terra até o colo da raiz, excluindo a saída de uma cavidade de ar. Após o plantio, cada arbusto deve ser bem regado e coberto com turfa.
O plantio é realizado a uma distância de 1,5 m entre os arbustos. A mesma distância deve ser mantida entre as linhas.
Poda
A variedade de framboesa Ruby Giant é podada de acordo com o princípio das framboesas comuns de jardim. Isso permite aumentar o período de frutificação, já que a primeira safra está amarrada nos brotos do ano passado, e a segunda nas mudas.
Regar e alimentar
As mudas de framboesa requerem rega cuidadosa, a impregnação do solo deve ser feita a uma profundidade de 40 cm. Atenção especial é dada à rega durante a floração e a pega dos frutos. As medidas de hidratação são interrompidas imediatamente antes da colheita. E também regar abundantemente antes de preparar a framboesa para o inverno.
A cobertura deve ser aplicada pelo menos 3 vezes por temporada. A primeira vez que as framboesas são alimentadas com fertilizantes de nitrogênio na primavera, e a segunda vez é quando as plantas dão frutos. Uma composição de fósforo-potássio é necessária aqui. Para apoiar o sistema radicular da planta durante o período de inverno, misturas complexas são introduzidas no outono.
A falta de nutrientes afetará o esmagamento dos frutos, o amarelecimento e o ressecamento das folhas.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas.Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A variedade é caracterizada por uma pequena formação de raízes, portanto a propagação é feita a partir de estacas e brotos verdes. De acordo com as estatísticas, as estacas enraízam-se pior do que a propagação por meio de vegetação. No entanto, as estacas podem ser preparadas em grandes quantidades.
Raspberry Ruby Giant é muito popular entre os jardineiros. Apesar da presença de acidez no sabor dos frutos silvestres, as framboesas apresentam características de sabor naturais, visto que se assemelham ao verdadeiro sabor da framboesa sem adoçantes. A planta é despretensiosa no cuidado e consegue agradar aos proprietários do sítio com uma colheita magnífica durante todo o verão.