- Autores: Polônia, Jan Danek
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: sobremesa
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Peso da baga, g: até 7
- Produção: 3-6 kg por arbusto
- Resistência à geada: baixo
- Compromisso: para consumo fresco, congelamento, todos os tipos de conservação
- Período de frutificação: Junho a outubro
- Mantendo a qualidade: Sim
Entre as variedades modernas de framboesa, um lugar especial é ocupado por uma seleção polonesa. O desenvolvimento começou em 1979 em uma estação experimental em Brzezna. Desde então, foram desenvolvidas várias variedades excelentes, que são procuradas em muitos países do mundo. A variedade Radzieva de maturação precoce (Radziejowa ou Rubus daeus Radzieva) é considerada uma novidade promissora.
História de criação da variedade
Foi criado pelos esforços do renomado criador Jan Danek em colaboração com a Doutora em Biologia Agnieszka Orzel na Cadeira Experimental do Instituto de Horticultura de Brzezno. Além de Radziev, o resultado de seu trabalho conjunto foram as variedades populares Sokolitsa, Poema, Polonez. Em 2010, a variedade foi incluída no Registro Nacional de Culturas Frutíferas da Polônia. Radziev foi obtido cruzando a framboesa polonesa Laszka, Polana e British Malling Promise. A variedade deve seu nome ao Monte Radzeev nas montanhas Beskydy, localizado nos famosos Cárpatos.
Descrição da variedade
Radzieva é uma variedade de framboesa multifuncional ultraprimeira, de alto rendimento, não muito resistente ao inverno, mas resistente a doenças, com grandes frutas vermelhas brilhantes com sabor de sobremesa.
Termos de amadurecimento
A frutificação da variedade começa cedo, no início a meados de junho (um pouco antes da variedade Lyachka) e se estende até o início do outono. Se ocorrerem geadas recorrentes em abril, os botões podem congelar: manchas calvas se formam nos brotos afetados e uma pequena baga cresce. A colheita mais precoce e perfeita pode ser feita quando cultivada em uma estufa.
Regiões em crescimento
Na Polónia, a variedade começou a ser cultivada ativamente em plantações abertas comerciais e em estufas. Bem, Radzieva cresce na Europa, Ucrânia, Bielo-Rússia, países bálticos. Ainda há poucas avaliações de jardineiros russos. Aparentemente, Radzieva vai se sentir bem nas regiões do sul (mas não áridas), na zona do meio, nos Urais. Um grande viveiro siberiano VASKHNIL cultiva com sucesso esta variedade em estufas e oferece mudas para venda durante toda a temporada: de abril a outubro.
Produção
Radziev oferece uma rica colheita de frutas quase unidimensionais de excelente apresentação. Você pode coletar 3-6 kg de bagas de um arbusto. Um ramo de fruta (lateral) contém cerca de uma dúzia de bagas. A colheita de framboesas é confortável: Radziev tem poucos espinhos, são curtos e macios. Alta transportabilidade: as framboesas não fluem e não perdem o brilho da cor durante o transporte e armazenamento.
Bagas e seu sabor
Os bagos da variedade Radziev são grandes e pesados (peso médio de 6-8 g, por vezes até 10 g), a cor varia do rosa escuro ao vermelho-framboesa profundo, quase sem brilho. A forma é cônica, alongada. A polpa é perfumada, suculenta. O fruto é seco e denso, quando amadurece facilmente se desprende dos caules, não se desfaz em drupas. O sabor é doce e azedo, com alto teor de açúcar. Adequado para consumo fresco, panificação, várias preparações e congelamento.
Recursos crescentes
A variedade se desenvolve melhor em climas temperados. Muitos agricultores do sul da Rússia e da Ucrânia observam que ele não gosta de calor excessivo: nessas condições, o crescimento de rebentos de reposição diminui. Em termos de tecnologia agrícola, a variedade é sensível à fertilização - fertilizantes de nitrogênio e minerais (fósforo, potássio) devem ser aplicados regularmente. Normalmente os arbustos desta framboesa são de tamanho médio, 120-130 cm com ramos fortes e eretos, portanto ficam sem apoio, mas a sua altura pode chegar a 160-190 cm, sendo necessária uma liga para as treliças.
A variedade se distingue por um sistema radicular subdesenvolvido, que deve ser protegido por cobertura morta e protegida contra ressecamento e apodrecimento.
Seleção do local e preparação do solo
As mudas são plantadas em março ou outubro. Para uma plantação, recomenda-se escolher uma zona plana ou com ligeiro declive, soalheira e calma. Radzieva adora solos leves e férteis: franco ou franco-arenoso. Com plantio de fita, os furos são feitos a uma distância de 50-70 cm, com plantio de arbusto, eles são mantidos cerca de 1,3 m entre plantas e 2,5 m entre linhas. O solo sob as mudas deve ser solto, fertilizado com matéria orgânica, cinzas, certifique-se de adicionar cobertura morta.
Poda
Para uma frutificação estável e prevenção de doenças, o desbaste e a poda sanitária são realizados regularmente, no outono e na primavera.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Resistência moderada ao inverno, de acordo com os testes, é declarada até -35 ° C. Para excluir o congelamento, é necessário preparar a planta para o inverno dobrando os brotos ao solo e cobrindo-os com agrotex.
Doenças e pragas
A variedade resiste perfeitamente às principais doenças virais e fúngicas da fruteira. A decomposição da raiz é possível com umidade excessiva do solo. Os criadores alegam alta resistência à infestação de pragas. Mas, de acordo com análises, esta framboesa é frequentemente exposta a ataques de carrapatos.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
As formas mais acessíveis de reproduzir Radziev são dividindo o arbusto-mãe e os rebentos. Na primavera, depois de escavar cuidadosamente e separar a vegetação com um pedaço de terra, é plantada em local previamente preparado.