- Autores: Polônia, Instituto de Pesquisa de Horticultura do Ministério da Agricultura, Jan Danek e Agnezhk Ozel
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: sobremesa
- Período de amadurecimento: cedo
- Peso da baga, g: 7-14
- Produção: 20-35 t / ha, 1-1,4 kg por arbusto
- Resistência à geada: inverno resistente
- Compromisso: consumo in natura, congelamento, secagem e preservação
- Local de entrega: à prova de rascunho
- Período de frutificação: Junho ou julho
Existem arbustos de framboesa em quase todos os locais. Essa safra, quando bem processada, não ocupa muito espaço e a colheita é sempre abundante. No artigo, consideraremos uma nova variedade de framboesas Pshekhiba, observando seus prós e contras.
História de criação da variedade
A framboesa Pshehiba é uma planta de verão que foi cultivada por criadores poloneses em 2015 na cidade de Brzezn. Cruzaram a variedade framboesa Lyashka e o clone 966081, além dessas duas espécies, há outras da Inglaterra.
Descrição da variedade
Cientistas poloneses se propuseram a criar uma cultura muito frutífera e saborosa. O que eles fizeram. Os frutos da framboesa Pshekhiba são longos, grandes e pesados. Os brotos são altos e vigorosos. Eles crescem até 2 m de altura. Em climas quentes ou em estufas, o mato pode crescer até 2,5 m. Existem pequenos espinhos que não atrapalham a colheita. Em mudas jovens, os espinhos terão uma tonalidade ligeiramente roxa. Quanto mais velha a framboesa fica, menos espinhos ela terá.
O arbusto propriamente dito é coberto por folhas esverdeadas, são grandes e ovais, com a ponta ligeiramente alongada. Franjas de folhetos com pequenos dentes.
No verão começam a formar-se novos ramos de fruta nos arbustos de framboesa, com um comprimento médio de 50-70 cm, mas como esta espécie cresce muito rapidamente, deve ser colocada em suportes ou grades.
A frutificação começa a partir do segundo ano de permanência no local e a floração abundante ocorre em maio. Formam-se grandes flores brancas. Em média, 15-20 frutos amadurecem em uma escova.
Vamos listar as principais características desta framboesa:
despretensioso, cresce até na sombra;
sofre uma leve seca;
alta resistência à geada;
bagas grandes;
alto limiar de transmissão de doenças;
frutificação precoce;
fertilidade.
As desvantagens incluem os seguintes fatores:
é necessário alimentar-se regularmente;
enobrecer o local onde crescem as framboesas (com suportes ou treliças);
alto preço das mudas;
é preciso monitorar os arbustos e podá-los a tempo.
Termos de amadurecimento
Framboesa Pshekhiba pertence às primeiras variedades, começa a frutificar a partir do segundo ano. Nas regiões do sul, a colheita começa a amadurecer no início de junho, e nas regiões centro e mais ao norte em meados de julho - início de agosto. Durante a temporada, 5-7 novos brotos são formados no arbusto de framboesa, os frutos começarão a amadurecer no próximo ano.
As framboesas dão frutos por algum tempo, portanto, as frutas devem ser colhidas a cada dois ou três dias.
Produção
A coleta de qualquer bagas é um processo muito trabalhoso que requer muito tempo. Mas a singularidade da framboesa Pshekhiba reside no fato de que os frutos desta variedade são grandes e amadurecem quase simultaneamente. Devido aos frutos serem grandes, devem ser recolhidos em recipientes pequenos para que não enrugem.
Até 25 bagas amadurecem em um cacho. E de um arbusto você pode coletar até 1,4 kg. Os arbustos pequenos têm uma média de 0,5 kg.
De grandes plantações, os jardineiros removem até 400 kg de cem metros quadrados, e de um hectare de framboesas, aproximadamente 20-35 toneladas podem ser colhidas.
Bagas e seu sabor
Os bagos desta casta são muito grandes, de cor vermelha profunda, apresentam um ligeiro brilho, bem como pilosidade pouco perceptível. Quando a fruta está totalmente madura, ela começa a escurecer.
Em tamanho, o fruto é grande, pesado, em média 10 g Os frutos maiores pesam até 14 g e têm um comprimento de 3 a 5 cm.Os bagos são suculentos, com casca fina, firmes, poucas sementes. Forma alongada, ponta cilíndrica arredondada. Na apanha, os bagos não se desintegram, o que permite um transporte perfeito.
O sabor é bastante rico, não muito enjoativo, ideal para uma sobremesa. Excelente proporção de açúcar para ácido.
Recursos crescentes
Raspberry Pshekhiba não tem nenhuma preferência particular no cultivo. O local deve ser de solo neutro e ensolarado. A variedade não gosta de ventos ou correntes de ar, já que os bagos são pesados, podem começar a cair.
É melhor plantar mudas na primavera ou no outono. Mas deve-se lembrar na hora de escolher o local de plantio que essas framboesas não devem ser plantadas em locais onde outras espécies dessa cultura já tenham crescido, pois larvas de pragas ou fontes de doenças fúngicas podem permanecer no solo.
Seleção do local e preparação do solo
A escolha do local é ditada por um bom solo. Antes do plantio, o solo deve ser desenterrado e livrar-se de todas as ervas daninhas. Para um bom crescimento das framboesas, é necessário colocar as mudas a uma distância de pelo menos 75 cm umas das outras. A distância entre as linhas deve ser superior a um metro, de preferência dois. Em condições de superlotação, arbustos grandes pioram e, eventualmente, começa a luta por um lugar ao sol. Em primeiro lugar, a colheita sofrerá com isso.
As mudas devem ser plantadas em covas ou trincheiras. O fertilizante orgânico ou o adubo de cobertura são despejados nos caroços e, em seguida, as raízes da framboesa são colocadas no caroço. Neste ponto, regue as raízes com água não muito fria e, em seguida, preencha o buraco e tampe ligeiramente.
Se os brotos forem muito longos, eles devem ser cortados. A altura do rebento não deve ser superior a 25 cm.
Regar e alimentar
As framboesas gostam muito de ser regadas, mas você também não deve colocá-las. Se o solo for inundado demais, doenças fúngicas podem começar. Em média, regava aproximadamente uma vez por semana. Não regue as framboesas se estava chovendo outro dia.
Em grandes plantações, um sistema de irrigação por gotejamento deve ser fornecido.
Para a alimentação, você deve escolher algo orgânico, por exemplo, palha ou esterco. Você pode fazer um curativo líquido com o esterco e derramar sob os arbustos. A quantidade de curativo superior não deve exceder a metade do balde.
A primeira alimentação deve ser feita na primavera, assim que o arbusto começar a ganhar cor, a próxima após a floração e a última alimentação após a colheita da safra.
Doenças e pragas
Malina Pshekhiba tem excelente imunidade. Portanto, a maioria das doenças e pragas não tem medo dele. Mas ainda há uma série de doenças às quais uma planta é suscetível.
A requeima é uma doença causada pelo excesso de umidade no solo. Isso pode ser devido a áreas pantanosas ou irrigação. Um arbusto afetado pela requeima morre rapidamente, à medida que as raízes começam a apodrecer. Para combater, devem ser usados preparações químicas contendo fungicidas.
Ferrugem da framboesa. Esta doença é dividida em dois tipos: o primeiro afeta apenas as folhas, e o segundo - as raízes e os brotos. Manchas amarelas aparecem na folhagem e cápsulas pretas aparecem no verso da folha. Vale a pena combater essa doença com medicamentos que contenham cobre.
As pragas incluem pulgões e ácaros. Para evitar o seu aparecimento, as framboesas são pulverizadas com uma solução de sabão em pó.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
As framboesas são propagadas de duas maneiras. O primeiro é o método de estacas. Para a propagação da framboesa por estaca, os brotos devem ser preparados no outono, tendo-os previamente cortado em 20 cm cada, são enterrados em pequenos buracos, derramados com água, e no inverno são cobertos com galhos de árvore de Natal ou folha de alumínio. Na próxima estação, essas mudas criarão raízes e, no outono, você obterá boas mudas.
Reprodução da cultura pelas raízes. Este método é fácil e barato. Na primavera, vale a pena escolher os brotos mais fortes e grossos, cavando-os junto com um pequeno pedaço de terra para não danificar o rizoma e depois replantando-os em um novo local.