- Autores: Vladimir e Ilya Shiblev
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: vermelho escuro
- Gosto: sobremesa
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Peso da baga, g: 7-20
- Produção: 6-10 kg por arbusto, 15-20 t / ha
- Resistência à geada: inverno resistente
- Compromisso: universal
- Local de entrega: sem rascunhos ou sombreamento
A framboesa Pohvalinka, que rende durante a temporada, é considerada uma das variedades mais promissoras da seleção privada. As plantas permitem a colheita de safras de maneira industrial, usando colheitadeiras. Na jardinagem privada, a variedade surpreende pelo tamanho dos bagos, facilidade de tratamento e despretensão geral.
História de criação da variedade
A variedade multiuso foi criada pelos criadores Vladimir e Ilya Shiblev no canil Shkolny Sad. Em 2019, foi enviado para provas estaduais, passou com sucesso e foi inscrito. O elogio foi criado no clima de Nizhny Novgorod, mas dividido em zonas para a maioria das regiões da Rússia.
Descrição da variedade
Pokhvalinka é caracterizada pela formação de um arbusto poderoso, de extensão média, com uma altura de 130-150 cm, que se mostra não muito grande, com rebentos eretos. As folhas que os cobrem são grandes, ligeiramente pubescentes, de cor verde brilhante. Os rebentos têm espinhos no fundo.
O elogio se distingue pela abundante formação de ramos laterais. O enredo é rapidamente coberto de vegetação. Os rebentos têm uma forma inclinada. As plantas anuais são marrons, com um revestimento ceroso claro, glabro.
Termos de amadurecimento
A variedade começa a frutificar em julho, pertence à espécie de meia temporada. Remontant.
Regiões em crescimento
Framboesa Pokhvalinka é cultivada com sucesso no centro da Rússia, no sul. Há uma experiência de cultivo bem-sucedido na Sibéria e nos Urais.
Produção
Frutificação abundante. Com um alto rendimento, Pohvalinka dá até 15-20 t / ha ou 6-10 kg de bagas por arbusto.
Bagas e seu sabor
Os elogios são apreciados pelas belas e grandes bagas de formato cônico alongado. A cor do fruto é vermelho escuro, a polpa é suculenta e densa. Aroma pronunciado a framboesa. A massa dos bagos chega a 7-20 g com um comprimento de até 5 cm. As framboesas têm sabor de sobremesa e são muito valorizadas quando consumidas frescas.
As bagas toleram bem o transporte e o armazenamento e são adequadas para cultivo comercial com posterior venda. Após o congelamento, não amolecem, retêm a forma e o sabor.
Recursos crescentes
A variedade é insensível à seca, geadas e tolera bem as mudanças climáticas. No plantio em mato, recomenda-se deixar de 0,7 a 1 m entre as plantas. Com o método da fita de colocação do espaçamento entre filas, são feitos cerca de 1,5-2 m. Neste caso, faltam 40-50 cm entre os arbustos O cultivo é recomendado em um suporte.
A maioria dos jardineiros cultiva a cultivar anualmente. Os rebentos do ano passado são cortados no final da temporada. Isso permite que você concentre o rendimento em 1 período sem esticá-lo. Esse cultivo é ideal em regiões frias, onde a segunda parte da fruta simplesmente não tem tempo de amadurecer antes da geada.
Seleção do local e preparação do solo
Na hora de escolher o local de pouso, é importante dar preferência às áreas ensolaradas, protegidas de correntes de ar, sem sombreamento. O melhor solo é terra preta ou solo argiloso. É necessária uma composição leve com boa respirabilidade.A acidez é melhor escolher neutra ou fraca, de 5,8 a 6,3 pH. Ao escolher um local, é importante evitar planícies, áreas com lençóis freáticos próximos, morros e encostas.
Sob a framboesa, você pode tirar os canteiros antes ocupados por legumes ou cereais. Não se pode plantar Louvor depois de tomates, batatas, berinjelas e pimentões, bem como nas proximidades dessas plantas. Os arbustos enraizados devem se mover para o solo no início da primavera ou outono, antes da geada.
Ao preparar um buraco ou vala, é importante não se esquecer da fertilização. Um arbusto vai precisar de 5 kg de estrume podre, 50 g de fertilizantes potássicos e superfosfato. Isso é suficiente para obter a primeira colheita ao plantar na primavera no verão.
Poda
Para preservar as propriedades remanescentes da variedade, recomenda-se cortar os brotos por 2 anos após o término da primeira onda de frutificação. Nesse caso, as demais filiais receberão potência máxima. Após a 2ª vaga de frutificação, não são cortadas, deixando-as para a postura da vindima do ano seguinte. Quando cultivado em uma safra anual, as regras mudam. No outono, toda a parte aérea é cortada dos arbustos sob a raiz, nas regiões frias esse procedimento é adiado até a primavera.
Regar e alimentar
A variedade é sensível à umidade do solo. Para obter frutos suculentos, deve-se regar regularmente, por gotejamento, instalando tubos em várias filas. Não adicionar umidade por aspersão, a fim de evitar queimaduras nas folhas ou o desenvolvimento de doenças fúngicas. A rega da raiz é permitida. Devem ser aplicados pelo menos 10 litros de água debaixo do arbusto uma vez por semana.
Apesar do fato de que os fertilizantes para Pokhvalinka são necessariamente colocados mesmo durante o plantio, ele precisa de fertilização subsequente a partir de 2-3 anos de cultivo. No início da primavera, você deve dar preferência à fertilização com nitrogênio, no outono - fósforo-potássio. No verão, durante a floração e a formação dos frutos, a nutrição necessária será fornecida pela irrigação das raízes com solução de verbasco na proporção de 1 para 10.
Doenças e pragas
O elogio se refere às variedades de framboesa que são altamente resistentes a doenças e pragas. Há evidências de que os brotos praticamente não são afetados pela ferrugem ou antracnose. No entanto, os arbustos devem ser desbastados, evitando o espessamento. A poda completa no outono evita os parasitas que ameaçam o desenvolvimento normal da framboesa.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
O elogio se distingue pela abundante substituição de brotos. O arbusto é propagado aumentando o número de brotos, dissecando as raízes com uma pá. As mudas jovens formadas na primavera são separadas do arbusto-mãe. Eles darão sua primeira colheita no verão do mesmo ano.
E também praticar a propagação por estacas, com corte de material na primavera ou outono. Eles são adicionados gota a gota para o inverno e, em seguida, colocados sob um filme no início dos dias quentes. O sinal para o transplante em terreno aberto será o aparecimento de 3 folhas no cabo.
Visão geral da revisão
Framboesa Pokhvalinka era apreciada por muitos jardineiros amadores. A variedade é freqüentemente comparada com Samokhval da mesma seleção para características semelhantes. Note-se que os tamanhos dos bagos superam significativamente os declarados durante os testes no Cadastro Estadual. A partir dos 2 anos, a planta da framboesa dá safras estáveis, frutifica em abundância. Os jardineiros também não se decepcionam com o sabor, mas surgem dúvidas sobre a adaptação da variedade nas regiões muito áridas do sul.