- Autores: Moscou, Instituto de Horticultura (VSTISP), prof. V.V. Kichina
- Reparabilidade: Não
- Cor de baga: vermelho
- Gosto: doce
- Período de amadurecimento: atrasado
- Peso da baga, g: 4-12
- Produção: 250 kg de cem metros quadrados, 4-5 kg de um arbusto
- Resistência à geada: médio
- Compromisso: consumo fresco, preparações - congeladas, secas, compotas, compotas
- Período de frutificação: do final de junho a meados de agosto
A Framboesa Patricia pertence a variedades universais, seus frutos são adequados para consumo in natura e para processamento, colheita - congelamento, secagem, cozimento de compotas e geléias. Bagas não diferem em termos de qualidade e transportabilidade, portanto o cultivo industrial está excluído. Mas esta variedade de framboesas era muito apreciada pelos jardineiros amadores.
História de criação da variedade
Uma variedade de seleção russa. Ele foi trazido em Moscou pelo Professor V.V. Kichina no Instituto de Horticultura VSTISP. A framboesa Patrícia da seleção britânica foi tomada como base. O registro da versão russa foi realizado em 1992.
Descrição da variedade
As framboesas desta variedade atingem 180 cm de altura, o arbusto tem uma forma semi-espalhada. Os rebentos não são cobertos de espinhos, de espessura média, pubescentes e direitos. A variedade é autofértil, não requer polinização cruzada. Não reformado, oferece até 5-6 coleções por temporada. O sistema radicular é do tipo superficial, no momento do plantio é necessário um ligeiro aprofundamento.
As folhas novas são castanho-avermelhadas. Aos poucos vão adquirindo uma coloração verde claro, escurecendo no outono. A forma da folha é serrilhada, a superfície é ondulada, com relevo pronunciado.
Termos de amadurecimento
Patricia é uma framboesa de maturação tardia. A frutificação dura do final de junho a meados de agosto nos brotos do ano passado.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para a região de Moscou. Além disso, é cultivado com sucesso na zona média, nas regiões de terra preta. A Patricia também é adequada para o plantio em zonas de clima frio, mas sujeita às condições de abrigo obrigatório para o inverno. As datas de amadurecimento, neste caso, podem mudar para o outono.
Produção
Coletou 4-5 kg de um arbusto, 250 kg de uma centena. A variedade pertence à categoria de alto rendimento. A frutificação torna-se abundante 3 anos após o plantio e enraizamento.
Bagas e seu sabor
A framboesa Patricia produz bagas vermelhas brilhantes em tamanhos grandes a muito grandes. O peso do fruto chega a 4-12 G. O formato do fruto é truncado-cônico, a polpa é de densidade média. O sabor e o aroma são doces, com um toque característico de framboesa. As sementes são pequenas, não muito comuns.
Recursos crescentes
Ao plantar entre arbustos, é recomendável manter uma distância de 0,7-1 m. Uma planta pode permanecer no mesmo lugar por até 20 anos. Ao crescer, é recomendável amarrar a uma treliça para aumentar o rendimento das plantas. O plantio da framboesa da variedade Patricia no solo é feito na primavera, antes do início do escoamento da seiva. No outono, é necessário um preparo preliminar do solo, que começa no verão e as plantas são transferidas para um novo local a partir de 1º de outubro.
Seleção do local e preparação do solo
Ao escolher um local adequado para as framboesas da Patrícia, é preciso estar atento às plantas da vizinhança. Por exemplo, você não deve colocar arbustos ao lado de morangos e beladonas - eles têm várias doenças comuns.A variedade cresce bem em solos de terra preta ou franco-arenosa, prefere um ambiente ligeiramente ácido. Os rebentos não crescem em argila pesada. É melhor escolher uma área aberta, Patricia não tem medo da exposição direta ao sol.
Além de uma boa iluminação, a ausência de sombra e correntes de ar é importante para as plantas. O preparo do solo na área selecionada depende do tipo de solo. Para areia, fertilização de nitrogênio adicional será necessária. Basta cavar primeiro o solo com esterco ou excrementos de galinha, húmus e depois deixar repousar 6 meses. No local preparado, são formados poços com uma profundidade de 40-50 cm, onde é depositada uma mistura de fertilizantes e matéria orgânica com cinza de madeira.
Poda
Os rebentos do ano passado são cortados a uma altura de 0,8-1,2 m. Os rebentos jovens devem ser removidos, deixando 6 a 10 ramos principais. Se essa medida for abandonada, a planta distribuirá suas forças não para frutificar, mas para construir massa verde. Todos os elementos desnecessários são removidos antes de ficarem mais fortes, altere a cor da casca.
A poda principal é feita no outono. Os galhos que deram frutos este ano são removidos, os brotos são armazenados até a primavera. Após o inverno, os ramos congelados e secos são removidos e as copas das plantas saudáveis são cortadas. No verão, a poda até o nível da treliça também é exibida.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade se adapta bem a climas temperados e frios. Resistência média de inverno, arbustos adultos podem suportar uma queda de temperatura de -35 graus a curto prazo. Os rebentos jovens precisam de abrigo adicional. As geadas após o degelo são perigosas para eles.
Doenças e pragas
A variedade é suscetível à requeima. A resistência à mancha roxa, botrítis e antracnose é alta. Os criadores observam que a planta contém um gene que repele pulgões.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
O principal método de criação são as estacas. Rebentos jovens e saudáveis com raízes elásticas e 3-4 botões na base são separados do arbusto de framboesa Patricia. Para o corte, é melhor escolher o período do início da primavera, quando as folhas ainda não começaram a aparecer ativamente. No outono, as estacas são cortadas e plantadas 30 dias antes do início da geada.
O grande número de processos basais facilita muito a disseminação da framboesa Patricia. Eles podem ser separados sem dor do arbusto-mãe agarrando um caroço de terra. Os buracos de pouso são preparados com antecedência.
Visão geral da revisão
Os proprietários dos arbustos de framboesa Patricia consideram esta variedade uma das melhores entre as de frutos grandes. Ele fornece uma colheita abundante, não muito exigente com os cuidados. Quando cultivadas em treliças, as plantas recebem ventilação suficiente para que seus brotos não apodreçam e amadureçam na hora certa. Observa-se que a variedade inverte bem no clima perto de Moscou, sem abrigo adicional. Bagas grandes e suculentas também são elogiadas - suas propriedades gustativas merecem a maior apreciação.
As desvantagens desta variedade de framboesas incluem uma fraca capacidade de tolerar transporte e armazenamento. As bagas não podem ficar penduradas nos arbustos por muito tempo. Se forem transportados, a colheita é removida com um talo. Além disso, Patricia tolera muito mal a derrota da requeima, deve ser protegida do contato com as fontes desta doença, e o espessamento dos brotos deve ser evitado.