- Autores: Criado por G. D. Aleksandrova na Estação Experimental de Frutas e Vegetais de Leningrado
- Cor de baga: vermelho
- Gosto: bom, harmonioso
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: 3-4 g, até 8 g
- Produção: 900 kg / ha
- Resistência à geada: Boa
- Taxa de rendimento: Alto
- Apareceu ao cruzar: originado da variedade Orgulho da Rússia
- Transportabilidade: Sim
Entre a variedade de espécies de framboesa, muitos jardineiros dão preferência às mudas domésticas. Um desses favoritos é a framboesa Orbita. Neste artigo, consideraremos as características da cultura, rendimento, bem como métodos de reprodução.
História de criação da variedade
Raspberry Orbita foi criado pelo criador russo G. D. Alexandrova na estação experimental de frutas e vegetais de Leningrado. A principal tarefa era desenvolver uma variedade que pudesse crescer na parte noroeste da Rússia.
Descrição da variedade
Raspberry Orbita tem um alto rendimento, mas pertence a uma espécie não renovada. Os arbustos são compactos, de tamanho médio. Os rebentos são eretos, não rastejam, até 2 m de altura, a cor dos caules é púrpura, existem espinhos por toda a altura, assim como placa pronunciada e falta de pubescência.
A variedade é universal, tolera bem os períodos de chuva.
Termos de amadurecimento
Uma vez que a variedade não é reparada, as framboesas produzem uma colheita apenas uma vez por safra, nomeadamente em julho ou no início de agosto.
Produção
Esta safra tem um rendimento estável. Até 900 kg de bagas são colhidas em um hectare.
Bagas e seu sabor
O peso de um fruto é de 3-4 a 8 G. A cor dos frutos é vermelha, de formato grande, largamente cônico. Os primeiros frutos maduros podem pesar até 18 G. O sabor dos frutos silvestres é agradável, bem pronunciado, doce.
Recursos crescentes
A variedade Orbita não necessita de cuidados especiais. Todo cuidado se resume ao fato de que é necessário regar e alimentar a planta na hora certa, bem como cortá-la.
Seleção do local e preparação do solo
A seleção do local é muito importante para a colheita. As framboesas crescem bem em locais onde o endro ou a beterraba, bem como os legumes e os cereais, cresciam anteriormente.
As framboesas não devem ser adjacentes a batatas ou tomates, pimentões ou morangos. Todos eles têm as mesmas pragas.
Antes de plantar mudas, você precisa preparar uma árvore de framboesa: cave o solo com fertilizantes e descarte bem o solo. Tudo isso deve ser feito em cerca de duas semanas para que o solo fique saturado de minerais úteis.
Vale a pena cavar buracos com 50 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro. O húmus ou composto com cinza de madeira é colocado no fundo do buraco. Uma muda é baixada, suavemente polvilhada com terra ao redor das raízes, compactada. Em seguida, os arbustos são derramados abundantemente com água. É preciso plantar de norte a sul.
É aconselhável manter a distância entre os arbustos de 60 cm, mas é melhor deixar 1,5-2 m entre as linhas.
Poda
O Raspberry Orbita produz muito crescimento todos os anos, que deve ser removido. Se você deixar muitas mudas novas, o rendimento cairá. Além disso, o crescimento excessivo cria boas condições para as pragas.
Pode podar as framboesas após a colheita ou antes da primeira geada e no início da primavera para remover os ramos secos.
Os caules desenvolvem-se em média dois anos. No primeiro ano eles crescem, no segundo eles dão frutos e depois morrem. São esses ramos que devem ser removidos imediatamente após a colheita para que os brotos de reposição comecem a se formar.
Em média, 7 vinhas grandes e saudáveis devem ser deixadas em um arbusto.
Regar e alimentar
Esta cultura gosta muito de solo úmido. E isso significa que as chuvas não são terríveis para ela. Mas uma seca severa e de longo prazo sem irrigação pode afetar adversamente a colheita.
Em grandes plantações, eles pensam em um sistema de irrigação por gotejamento.
Vale lembrar que a variedade Orbita não deve ser coberta com cobertura morta, principalmente na época das chuvas, pois a cobertura retém o dobro da umidade, o que pode levar ao apodrecimento das raízes.
A cobertura deve ser realizada durante a estação de crescimento. Na primavera, época de floração, vale a pena usar fertilizantes com alto teor de nitrogênio e complexos minerais. E no outono, alimente-o com flúor.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Como as framboesas foram criadas especificamente para as regiões do noroeste, elas têm uma tolerância bastante alta à geada. Se for inverno com chuvas fortes, a neve é o abrigo ideal. Mas alguns jardineiros ainda abrigam brotos jovens no primeiro ano.
Se as mudas são plantadas no outono, então na primeira neve vale a pena socar os caules com elas para que a videira não se quebre com a pressão da neve.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
As framboesas se reproduzem de três maneiras.
- Crescimento jovem. As vinhas mais fortes e poderosas são selecionadas. Eles são separados do arbusto, cuidadosamente cavados junto com o solo e movidos para os buracos previamente designados.
- Divisão do mato. São selecionados ramos frutíferos que não sejam danificados por doenças ou pragas.Divida o arbusto, enquanto as mudas resultantes devem ter pelo menos 3-4 galhos. Após o transplante de um novo arbusto, eles começarão a crescer e no final da temporada darão os primeiros frutos. Esse método é melhor realizado na primavera.
- Estacas de raiz. É necessário desenterrar uma raiz grossa, cortá-la em pedaços de 20 cm de comprimento e as estacas resultantes devem ter 2-3 botões. As mudas devem ser enterradas cerca de 10 cm em um recipiente e deixadas na estufa. No outono, os botões devem dar caules e, só depois disso, as mudas devem ser plantadas no solo.