- Autores: Inglaterra
- Reparabilidade: Não
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: atrasado
- Peso da baga, g: 6-8 g
- Produção: até 25 t / ha (3-3,5 kg por arbusto)
- Resistência à geada: resistente ao inverno, até -30
- Local de entrega: protegido de vento forte
- Período de frutificação: final de julho - início de agosto, longa (4-6 semanas).
Ao criar framboesas, a solução correta seria ter arbustos no local com diferentes períodos de maturação dos frutos. Framboesas de frutificação tardia são consideradas mais adequadas para a colheita. Hoje, mais de 200 dessas variedades estão disponíveis para jardineiros. Isso inclui Octavia (Octavia) - o desenvolvimento de criadores ingleses.
História de criação da variedade
Octavia é o resultado do cruzamento da variedade escocesa de muito sucesso Glen Ample e EM 5928-114. Este trabalho foi realizado por biólogos de uma das instituições agrícolas mais antigas da Grã-Bretanha - a East Malling Research Station em Kent (Inglaterra). A autoria é da renomada especialista, Mestre em Genética Victoria Knight (Victoria Knight). O nome da variedade remete à palavra latina octo (oito), pois sua frutificação cai em agosto, oitavo mês.
A variedade foi lançada em 1996 e passou por vários testes antes de entrar no mercado do país em 2002. Octavia rapidamente se espalhou entre o setor de horticultura na Grã-Bretanha e se tornou uma variedade comercial favorita.
Descrição da variedade
A framboesa é uma variedade de Octavia não renovada, resistente ao inverno e de alto rendimento (com tratamento intensivo e condições climáticas favoráveis), que forma um arbusto poderoso com brotos retos e flexíveis. Os frutos desta variedade de maturação tardia no verão são grandes e de formato cônico. Sujeito a certas regras da tecnologia agrícola, os frutos serão muito doces, sem ácido. A variedade é recomendada para cultivo amador e comercial.
Termos de amadurecimento
Octavia começa a florir duas semanas depois de Glen Ample. Nas regiões da Rússia Central, a safra pode ser colhida no final de julho - início de agosto. No clima mais ameno do oeste da Ucrânia, as framboesas dão frutos mesmo em meados de julho. O período de frutificação é longo - cerca de 5 semanas.
Regiões em crescimento
No Reino Unido, esta framboesa não tem restrições de cultivo: é recomendada até mesmo para a Escócia e outras regiões do norte. Tendo conquistado o mercado britânico, Octavia ganhou reconhecimento em muitos países europeus. Lá, é um tipo industrial popular. Na Ucrânia, na Rússia, esta framboesa é escolhida por jardineiros amadores experientes, que não têm medo de um trabalho árduo no seu terreno e querem obter uma colheita de framboesas de diferentes datas de frutificação durante o verão. Um verdadeiro "britânico", Octavia prefere um clima continental temperado úmido.
Produção
De acordo com as características declaradas pelo desenvolvedor, Octavia dá uma boa colheita: de 3 a 3,5 kg de frutos maduros de um arbusto. Esse resultado pode ser obtido não imediatamente, mas por cerca de 3 anos de cultivo. Indicadores industriais: cerca de 20-25 toneladas por hectare. A variedade é universal: é utilizada para processamento, congelação e venda a fresco no mercado.
Bagas e seu sabor
Bagas grandes, de cor rica, mas não vermelha escura, têm uma forma arredondada-cônica regular. A apresentação da colheita é em altura - os bagos são de tamanho uniforme, pesando 6-8 g cada. As sementes são muito pequenas, as drupas estão bem ligadas. A colheita é fácil: os pincéis são grandes e os frutos maduros não se desfazem.
O sabor da Octavia é muito alto: os bagos são açucarados, com um aroma forte. Por fora, o fruto é seco, denso e forte, tolera bem armazenamento e transporte curtos.
Recursos crescentes
É possível liberar todo o potencial desta variedade somente se as condições necessárias forem atendidas.
Octavia requer a aplicação regular de um grande número de fertilizantes intensivos.
Apesar de o fruto não ser "assado" ao sol, o calor excessivo é contra-indicado. Com o calor e a seca, o crescimento é inibido, as bagas tornam-se menores e azedas.
O arbusto requer um dispositivo de suporte de treliça, pois por 2-3 anos os brotos chegam a 2 metros.
Climas excessivamente chuvosos e má drenagem podem causar apodrecimento das raízes e deterioração da palatabilidade da baga.
Seleção do local e preparação do solo
O desembarque é realizado na primavera, antes do despertar dos botões, ou no outono. As plantas são colocadas a uma distância de pelo menos 0,5 m umas das outras em local bem iluminado pelo sol, protegido do vento, em área plana. O espaçamento das linhas entre os futuros arbustos deve ter cerca de 3 m de largura.
O solo azedo não é adequado para o plantio, requer a introdução de calcário. As mudas desta variedade enraízam-se bem em solos argilosos e bem drenados. As raízes não devem ser enterradas profundamente, as framboesas não toleram o plantio profundo. A área da raiz deve ser coberta com cobertura morta.
Poda
Os rebentos começam a crescer intensamente, necessitando de poda, aos 3 anos. É necessário realizar a manipulação no outono, deixando cerca de 10 dos mais saudáveis e fortes. Após o inverno, uma poda secundária de primavera é realizada, removendo os brotos mais fracos ou danificados de forma que restem 5-7 brotos.
Regar e alimentar
Após o plantio, as mudas por 1,5 a 2 meses precisam de muita rega para que criem raízes e cresçam.
Curativos intensivos são aplicados em certos períodos:
início da primavera (fertilizante de nitrogênio);
antes da floração (manganês, fósforo);
após a floração (suplementos ferruginosos e potássio).
Resistência à geada e preparação para o inverno
Octavia tolera bem invernos com neve, com geadas até abaixo de -30 ° C. Mas os residentes da região central da Rússia e do nordeste ficam melhor se não correrem riscos e cobrirem os arbustos.Os caules cortados devem ser dobrados para baixo e embrulhados em agrofibra.
Doenças e pragas
A variedade Octavia revelou-se bastante resistente aos principais vírus que infectam esse gênero, exceto o vírus anão espesso. A planta resiste bem a pragas. Octavia tem uma resistência fraca à podridão radicular.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Octavia se reproduz bem por estacas e camadas de raízes. Eles podem ser enraizados em recipientes ou plantados diretamente em terreno aberto.