- Autores: Noruega
- Cor de baga: vermelho coral
- Gosto: doce e azedo
- Resistência à geada: resistente ao inverno, até - 29 С
- Compromisso: para assar e também para congelar com açúcar
- Local de entrega: áreas sombreadas no início ou no final do dia
- Período de frutificação: do final de julho à primeira geada
- Rega: moderado
- Poda: no final do outono, a parte aérea é cortada
- Resistência a fatores climáticos adversos: Alto
Recentemente, muitas variedades de safras de framboesa podem ser encontradas à venda. Mais recentemente, uma variedade completamente nova apareceu - a framboesa norueguesa. Atraiu jardineiros tanto pelas suas características como pela sua beleza durante o período de floração.
História de criação da variedade
As framboesas norueguesas são uma variedade nova e melhorada. Sinônimos são definições: sedutor, morango, tibetano e também morango. Possui um tipo de polinização bissexual. A variedade foi desenvolvida na Noruega. O clima frio deste país contribuiu para o desenvolvimento de uma cultura resistente à geada.
Descrição da variedade
A framboesa é um arbusto denso, de pequeno porte, até 100 cm de altura, cujos rebentos são verdes, semelhantes à madeira perto da base. As folhas são alternadas, pecioladas, pinadas. Os espinhos são curvos, aderentes, localizados nos caules e pecíolos das folhas.
Termos de amadurecimento
A variedade apresenta maturação tardia. Os arbustos começam a dar frutos em julho e continuam até as primeiras geadas.
Regiões em crescimento
Como a variedade tolera muito bem as geadas de inverno, pode ser cultivada não só nas regiões do sul. Também é adequado para regiões do norte com um clima rigoroso de inverno.
Produção
A safra tem um alto rendimento. Um arbusto pode produzir mais de 2 kg de bagas. A maturação dos frutos é determinada pela forma como são separados do pedúnculo. A colheita é recomendada quando eles estão totalmente maduros. A safra atinge seu pico máximo de produtividade no terceiro ano de crescimento.
Bagas e seu sabor
Os frutos da framboesa são redondos ou amplamente elípticos, grandes, com 3-5 cm de diâmetro, têm um aroma leve e um sabor agridoce. A cor da baga é vermelho coral. A consistência da polpa é muito suculenta. Durante o período de máxima maturação, o fruto assume uma forma esférica e torna-se visualmente fofo.
Recursos crescentes
As framboesas são plantadas na primavera. Antes de plantar a planta, é necessário retirar as áreas afetadas da muda. Abaixe a planta no buraco, polvilhe com terra e compacte o solo com as mãos. Depois disso, despeje abundantemente. É importante que a distância no momento do plantio, levando em consideração o crescimento dos arbustos, seja de no mínimo 0,8-1,2 m, no dia seguinte é necessário soltar o solo ao redor das mudas. Não é recomendado cultivar uma safra em locais onde há uma alta probabilidade de estagnação de umidade.
Seleção do local e preparação do solo
As framboesas norueguesas não precisam de luz solar constante. Ela tem uma resistência muito alta aos fatores climáticos adversos. Portanto, áreas sombreadas no início ou no final do dia são adequadas para a cultura. O melhor solo para o crescimento de arbustos é argila clara. Mas a planta também pode se sentir bem em solo levemente ácido e neutro com uma faixa de pH de 6,6-7,2.
Poda
No final do outono, com a chegada da geada, a parte aérea do arbusto é completamente cortada. Ao longo da temporada, é necessário fazer a poda, retirando os brotos doentes e secos.
Regar e alimentar
A framboesa tolera bem a tolerância à seca. Mas por duas semanas após o plantio, você precisa monitorar o nível de umidade. Durante este período, os arbustos são regados no máximo 2 vezes por semana. Assim que as mudas começarem a crescer, a rega pode ser limitada a uma vez por semana. É importante notar que as folhas da cultura também adoram umidade. Portanto, além de regar o sistema radicular, é necessário irrigar a parte do solo do arbusto.
No primeiro ano de crescimento, você não precisa alimentar framboesas, uma vez que os fertilizantes necessários são colocados durante o plantio. Em seguida, você precisa alimentar os arbustos de acordo com a programação:
durante o período de crescimento, fertilizantes contendo nitrogênio são usados;
durante o período de floração, as plantas são alimentadas com fertilizantes de potássio;
para o período de inverno, a fertilização orgânica é derramada.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Framboesas norueguesas são variedades resistentes à geada. Alta resistência no inverno, pode suportar temperaturas de até -29 graus Celsius. Em regiões onde os invernos são rigorosos e a cobertura de neve baixa, o sistema radicular deve ser coberto com uma camada de turfa.
Doenças e pragas
Framboesas norueguesas são bastante resistentes a doenças e pragas. Mesmo assim, existem vários tipos de doenças às quais ela pode estar exposta.
Na maioria das vezes, as framboesas sofrem ataques de insetos. Pode ser um besouro da framboesa ou um gorgulho.
Oídio. A causa desta infecção é o excesso de umidade, bem como a densidade excessiva do arbusto.
De infecções bacterianas, o arbusto pode causar câncer de raiz e clorose.
A doença mais perigosa para os arbustos é o mosaico amarelo. Depois de contrair essa infecção, a planta deve ser destruída.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
O método de criação mais comum para framboesas norueguesas é por divisão. Parte separada do arbusto. Encontre raízes com botões e plantadas no solo. Esta variedade se reproduz apenas por plantas do terceiro ano.
Visão geral da revisão
Avaliações de framboesas norueguesas são muito controversas. Alguns jardineiros estão confiantes de que a cultura atendeu às suas expectativas, enquanto outros, ao contrário, consideram suas expectativas injustificadas. Mas se seguir corretamente todas as recomendações para o cultivo e o cuidado da colheita, as framboesas norueguesas irão deliciá-lo com a generosidade da sua colheita.
Segundo as análises, as framboesas são muito boas para assar, retêm o sabor e a forma mesmo depois de congeladas com açúcar.