- Autores: Ponto forte de Kokinsky VSTISP
- Reparabilidade: fraco
- Cor de baga: vermelho rubi
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: cedo
- Peso da baga, g: 2,7 - 3 g, até 5 g
- Produção: até 2 kg por arbusto
- Resistência à geada: inverno resistente
- Compromisso: universal
- Período de frutificação: no final de junho, de 8 a 10 de junho
O Meteor de grau universal surgiu graças aos esforços dos funcionários da base de Kokinsky. Os criadores combinaram duas variedades - Kostinbrodskaya e Novost Kuzmina.
Descrição da variedade
Os arbustos dessa variedade são altos e poderosos, atingindo uma altura de 180 a 200 centímetros. Os rebentos são ligeiramente estendidos e retos, mas compactos. Os galhos estão cobertos por uma leve flor de cera, o topo está caído. A planta é coberta por pequenos e curtos espinhos quase invisíveis.
Durante a temporada, uma planta forma de 8 a 10 brotos. E também se forma muito crescimento de raízes. Os ramos atingem seu comprimento máximo no segundo ano. Se as framboesas crescerem perto da cerca, os arbustos não precisam ser amarrados. Para obter uma colheita rica, é imprescindível observar a tecnologia agrícola intensiva e condições climáticas confortáveis.
Termos de amadurecimento
Meteor é uma colheita de frutas semi-renovada. Bagas amadurecem cedo. A primeira coleta acontece em junho. Dependendo do clima da região, as safras são colhidas no final ou início de junho.
Produção
O alto rendimento é uma das características da variedade Meteor que chama a atenção dos jardineiros. Até 2 quilos de framboesas podem ser obtidos de uma planta. Separadamente, eles observam a alta qualidade de manutenção e transportabilidade.
Bagas e seu sabor
Raspberry Meteor se transforma em uma tonalidade rubi brilhante quando totalmente maduro. Os tamanhos são médios e em peso as bagas estão ganhando de 2,7-3 a 5 gramas. Durante a colheita, os frutos são facilmente destacados dos caules. Quando armazenados corretamente, eles não emitem suco, mantendo a comercialização. Forma - cônica obtusa ou cônica redonda. A polpa é suculenta e densa ao mesmo tempo. O sabor é doce e azedo. A quantidade de açúcar é de 6 a 9%. Ácidos - de 1,5 a 1,7%.
Nota: as frutas praticamente não são utilizadas para fazer compotas ou conservas, muitas vezes são congeladas.
Recursos crescentes
A baga do jardim gosta muito de sol. Preferências de solo - moderadamente ácido ou úmido. Devido à sua alta resistência à geada, as framboesas podem ser cultivadas em regiões com baixas temperaturas. Uma das regras da tecnologia agrícola é a rega moderada. A umidade é essencial para a frutificação regular. E também é realizada poda sanitária. Na maioria das vezes, as framboesas são encontradas na Rússia central.
É recomendável plantar mudas na primavera, pois o sistema radicular é vulnerável à formação de gelo. O trabalho é realizado apenas quando o risco de retorno do gelo tiver passado. A framboesa tolera um leve escurecimento facilmente. Para que as plantas jovens criem raízes rapidamente, o solo é alimentado com esterco ou húmus. Às vezes, usa-se cinza de madeira.
O material de plantio deve ser examinado. Plantas com defeitos, sinais de doenças, raízes secas e fracas são jogadas fora. Após o plantio, as plantas jovens são regadas a uma taxa de 10 litros de água sedimentada por arbusto.O solo ao redor das framboesas é coberto com topos secos ou turfa, que funcionam como cobertura morta, mantendo o nível de umidade necessário. Os cortes são aparados, deixando 30-40 centímetros de comprimento.
Seleção do local e preparação do solo
O rendimento de uma safra de jardim é significativamente influenciado pela escolha de um local para plantar uma árvore de framboesa. Você pode plantar arbustos no lado sul dos edifícios, bem como ao longo de uma parede ou cerca. Se possível, recomenda-se optar por um site com esta característica.
A preparação do território para a framboesa começa no outono com uma plantação de primavera. Uma trincheira está sendo construída a uma profundidade de 30 centímetros. Para que as plantas criem raízes rapidamente em um novo local, uma pequena quantidade do substrato é colocada no fundo. Para a sua preparação, misturam-se húmus, excrementos de pássaros e cinzas. A distância ideal entre as plantas é de 50-70 centímetros, entre as fileiras de framboesas - 1,5-2 metros.
Poda
Ameixa de framboesas por razões sanitárias. O trabalho é realizado no início da primavera ou outono. A segunda opção é mais preferível. Rebentos quebrados, finos, doentes, secos e enfraquecidos são removidos. Essas medidas são necessárias para prevenir infecções. E também nos galhos danificados pode haver larvas de insetos perigosos. Os topos dos rebentos já amadurecidos são cortados no outono. Após o inverno, os galhos congelados são cortados. E também a poda é realizada no verão, se a planta crescer com muita exuberância. O excesso de brotos é desbastado, deixando apenas 7-9 hastes saudáveis e fortes. Certifique-se de remover ramos deformados que podem causar a propagação da doença.
Regar e alimentar
Se o inverno foi nevado, não é necessário regar a framboesa no início da primavera. A água do derretimento umedecerá o solo. É imprescindível garantir uma hidratação regular durante o amadurecimento dos bagos. As mudas novas são regadas todas as semanas no primeiro ano de plantio. Mesmo após a colheita dos frutos, a plantação é irrigada para que a planta fique mais forte antes do inverno que se aproxima. Jardineiros experientes sempre hidratam o solo antes de aplicar o curativo superior. Na estação quente, a framboesa é irrigada regularmente até as chuvas de outono.
Os arbustos de framboesa adultos são fertilizados pelo menos 2-3 vezes por temporada. Para tornar a massa verde vazia e exuberante, nitrato de amônio é adicionado ao solo na primavera. A próxima vez que a alimentação é aplicada no processo de floração e derramamento de frutas. Eles mudam para complexos minerais equilibrados e cinzas. E as seguintes opções também são eficazes: infusões de ervas, composto e excrementos de pássaros. No final do outono, estrume de porco ou de vaca é espalhado pelo local.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Se houver o risco de a framboesa não sobreviver ao inverno, a framboesa deve ser preparada para a estação rigorosa. No outono, os ramos ainda são bastante flexíveis, por isso devem ser pressionados ao solo e cobertos com estopa ou uma película forte. As framboesas sobrevivem melhor sob alta cobertura de neve.
Doenças e pragas
Apesar de a variedade Meteor ser altamente resistente a doenças e pragas perigosas, as plantas podem sofrer infecções e outros patógenos. O sistema imunológico da planta sofre dos seguintes fatores: condições climáticas desfavoráveis, abandono do plantio, não adesão às práticas agrícolas, fertilização excessiva ou falta de nutrientes.
Uma das doenças mais comuns é a mancha roxa. Você pode identificá-lo por manchas roxas. Para proteger a plantação de frutas silvestres, você precisa limpar regularmente a área de restos de plantas, garantindo ventilação adequada. Uma das formas de lidar com a doença é borrifar os arbustos com o líquido bordalês (1%). O beneficiamento é realizado no início da formação dos brotos, antes da floração e após a floração. O segundo remédio eficaz é o tratamento com cloreto de cobre (3-4 gramas da substância por litro de água).
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Devido ao fato de as raízes formarem um grande número de descendentes, elas podem ser usadas para propagar uma plantação de bagas sem problemas. Eles são cuidadosamente desconectados do rizoma principal e transplantados para um novo local. O trabalho é realizado da primavera ao outono.
Outra forma de propagar framboesas é dividindo ou mudas verdes. Durante a divisão, um sistema radicular completo deve permanecer em cada nova muda.