- Autores: Rússia, Altai
- Cor de baga: vermelho
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: até 6
- Produção: 3,2 kg por arbusto
- Resistência à geada: resistente ao inverno, até -35C
- Avaliação de degustação: 4,9
- Compromisso: universal
- Período de frutificação: final de julho
As variedades de framboesa da seleção Altai há muito são apreciadas pelos jardineiros por sua despretensão. O filhote de urso (Mishutka) é apenas uma dessas variedades. Falaremos sobre seus recursos no artigo.
História de criação da variedade
Framboesa com um nome engraçado O filhote de urso foi criado na Rússia, no Instituto Gorno-Altai de Agricultura. O famoso cientista V.M.Zeryukov estava engajado na criação, ele também deu um nome à variedade. A framboesa foi batizada em homenagem ao neto do criador. Duas variedades foram usadas para criar o urso: Shiny e Stolichnaya. Ambas as variedades não têm espinhos.
Descrição da variedade
O filhote de urso é uma variedade universal, não há remontabilidade. Os arbustos da cultura estão se espalhando ligeiramente, crescem até 130 centímetros. Os arbustos são de tamanho médio, compactos. Muito flexíveis, pelo que não se partem com o peso dos bagos.
Os brotos são retos, com entrenós curtos. A casca sobre eles é aveludada, sem revestimento de cera, mas com uma leve penugem. Os rins estão próximos um do outro. Os rebentos frutíferos crescem a um ritmo moderado. Não há espinhos no Urso.
Termos de amadurecimento
O filhote de urso pertence às variedades com um período de maturação médio. Os frutos aparecem nos brotos de dois anos. Na maioria das regiões da Rússia, as bagas são colhidas no final de julho, mas depende muito do clima. Se a área for ao sul, os frutos podem amadurecer mais cedo. A frutificação é de longo prazo, então as frutas são colhidas por várias semanas.
Regiões em crescimento
O filhote de urso é uma variedade muito adaptável. Com os devidos cuidados, cria raízes em quaisquer condições. Essas framboesas são cultivadas em toda a Rússia, Cáucaso, Ucrânia e Bielo-Rússia. O filhote de urso é especialmente recomendado para regiões frias, incluindo a Sibéria.
Produção
O rendimento do urso é alto. Se as regras da tecnologia agrícola forem seguidas, é perfeitamente possível colher até 3,2 kg de framboesas do mato. Os frutos repousam bem e são transportados com sucesso para venda.
Bagas e seu sabor
O ursinho de pelúcia framboesa produz grandes frutos vermelhos redondos. O peso de uma baga pode chegar a 6 gramas. Drupas não se desintegram. As bagas têm um sabor doce e azedo, de framboesa. Sua pontuação é de 4,9 pontos. A polpa é bastante densa, por isso a variedade é ativamente cultivada para venda. Também é ideal para compotas e congelamento.
Recursos crescentes
A chave para o cultivo bem-sucedido do Urso é a seleção correta do material de plantio. Deve-se comprar mudas jovens no solo com altura de pelo menos 16 cm, sem doenças e apodrecimento. Os brotos lignificados devem ser preparados para o plantio no final do outono. Você pode armazená-los em sacos plásticos.
Quanto à saída, será mínimo. Esta variedade cresce bem mesmo onde outras espécies de framboesa não sobrevivem. Ele só precisa de medidas agronômicas simples: regar, fertilizar, podar, preparar o inverno. Esse cuidado não é diferente de cuidar de outros tipos de framboesas. A única coisa é que na primavera essa variedade de framboesas deve ser amarrada. Isso é feito em suportes ou treliças.
Vale ressaltar que a planta é autofértil, portanto não necessita de polinizadores.
Seleção do local e preparação do solo
O Raspberry Bear prefere áreas do sul com bastante luz solar. Rascunhos devem ser evitados. A sombra de árvores frutíferas e outros tipos de arbustos é permitida. Ocorrência inadmissivelmente próxima de águas subterrâneas. Não plante framboesas em áreas com alta umidade.
O solo é adequado para franco-argiloso fértil ou arenoso, textura leve. Antes do plantio, o local é limpo. E também a terra precisará ser alimentada com matéria orgânica: verbasco, excremento de galinha ou húmus. O material de plantio é plantado no final do primeiro mês da primavera. Antes do plantio, alguns punhados de cinzas de madeira são colocados em cada buraco. Uma distância de 70-80 centímetros é mantida entre os arbustos.
Poda
A primeira poda deve ser feita na primavera. O procedimento visa retirar brotos mortos e desbastados durante o inverno. Em brotos congelados, a parte superior é removida, mas apenas até o primeiro botão vivo. No outono, os brotos que já deram frutos são removidos. E também cortar espécimes primários infectados com doenças ou simplesmente não desenvolvidos. Após a poda, cada arbusto deve reter de 5 a 8 brotos viáveis e fortes.
Regar e alimentar
O filhote de urso é muito difícil de tolerar a umidade estagnada, então a rega deve ser dosada. No verão, em climas secos e quentes, a rega deve ser feita a cada 7 dias, colocando 2 baldes de água embaixo de cada arbusto. Você também pode organizar a irrigação por gotejamento ou o abastecimento de água através de valas, o que terá um efeito benéfico no crescimento das framboesas.
Os primeiros 2 anos de alimentação não são necessários para o Urso, pois já foram introduzidos durante o plantio. Você só pode cobrir a cultura periodicamente. No terceiro ano, o jardineiro precisará de um esquema de fertilização. O primeiro é trazido depois que a neve derrete. Você precisará de 1 ou 2 baldes de matéria orgânica por metro quadrado de solo: esterco ou composto. Quando a folhagem começa a crescer, a planta precisa de nitrogênio. O período de formação da baga exigirá fósforo e potássio. No outono, você precisará adicionar cerca de 15 gramas de cloreto de potássio, bem como cerca de 30 gramas de superfosfato por 1 sq. m.
Resistência à geada e preparação para o inverno
O filhote de urso é uma variedade muito resistente ao gelo que pode suportar até -35 graus Celsius. No entanto, se a região tem invernos sem neve e geadas severas, os arbustos precisam ser preparados. Observe que, em qualquer caso, eles não congelarão completamente, mesmo sem abrigo, mas o rendimento diminuirá significativamente.
Para proteger as framboesas, os arbustos precisam ser dobrados até o chão, mas não os coloque no chão, caso contrário eles vão quebrar. Em seguida, os arbustos são cobertos com material não tecido. Se houver neve, coloque-a sobre o material.
Doenças e pragas
O Raspberry Bear é altamente resistente a vários tipos de doenças. Assim, ela praticamente não adoece com doenças infecciosas e fúngicas, não é atacada por ácaros, mosquitos da vesícula. No entanto, pode ser afetado pelos pulgões da framboesa. Este inseto deve ser tratado com inseticidas antes ou depois da floração.
Para proteger completamente a cultura, a prevenção deve ser realizada:
não danifique as raízes;
não cultive framboesas em um só lugar por mais de 6 anos;
escolher mudas saudáveis e monitorar a qualidade do solo;
desinfetar ferramentas de jardim.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento oportuno.
Reprodução
O filhote de urso dá uma grande quantidade de crescimento de raiz, então mesmo um jardineiro completamente inexperiente pode propagar tal variedade. Para fazer isso, faça um tiro localizado a cerca de 30 centímetros da base de um grande arbusto. Com o auxílio de uma pá, eles recolhem o solo, com a mesma ferramenta cortam o processo. O espécime resultante é imediatamente plantado na cova preparada, cortando as raízes com antecedência. O procedimento é realizado após o derretimento da neve ou próximo ao final de setembro.